Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6961
Mensagem
por FCarvalho » Qui Mar 09, 2023 2:09 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Mar 09, 2023 7:23 am
arrebatador21 escreveu: ↑Qua Mar 08, 2023 8:19 pm
Sobre o Gripen está correndo notícias que não teremos notícias boas sobre o tema acho que o segundo lote infelizmente, aqueles vôos em M346 na Itália já eram um preludio do que poderia vir a ocorrer. A dúvida que fico é se é algo referente a número de aeronaves que conseguiríamos manter/operar. Mais depois tratamos disso no tópico correto lá.
O que convenhamos, era até previsível. Se o governo não tomar medidas que permitam o crescimento econômico do país, dificilmente teremos novas aquisições nos próximos anos. Mas pelo visto, o governo ainda está em campanha eleitoral.
Abraços,
Wesley
No caso de um segundo lote de Gripen E\F, penso que a coisa toda agora vai ficar atrelada de fato a possíveis compras do KC-390 pelos suecos. Eles precisam dos cargo e nós de mais caças. Eles precisam também vender mais caças.
A Embraer tem folga na linha de produção hoje para adiantar entregas mais rápidas para a força aérea sueca.
Se não me engano havia coisa de 9 aviões na linha de montagem até outro dia, quando ainda daquele imbróglio com a FAB.
Caso parte destes aviões possam ser negociados, já que eram originalmente para a FAB, o negócio pode ser feito tranquilamente. O pagamento inclusive pode ser feito na forma de KC-390 que iriam originalmente para a FAB e que ainda estavam em produção. É o famoso uma mão lava a outra.
A ver.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6962
Mensagem
por FCarvalho » Qui Mar 09, 2023 2:11 pm
cabeça de martelo escreveu: ↑Qui Mar 09, 2023 9:51 am
FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 06, 2023 3:39 pm
O problema @Morcego_Wilton é que o Gripen E não é um produto da Embraer, e a empresa só se dá o trabalho de fazer propaganda daquilo que é efetivamente seu.
Talvez se os suecos fossem mais flexíveis, e menos burros, veriam as enormes vantagens de trabalhar junto com a Embraer par vender o seu peixe. Mas parece que eles não conseguem, ou não querem, ver isso.
Azar o deles.
Ainda recentemente tivemos um debate acerca do porquê Portugal não fazer pressão para que outros membros da OTAN/UE comprassem o KC-390 e nessa altura eu disse que o governo Português não tinha que fazer o trabalho que competia à Embraer ou ao governo Brasileiro.
Cada um tem que fazer a sua parte. Vender KC-390 gera ganhos para todas as partes envolvidas no processo produtivo. E cada avião vendido é emprego, renda e lucro para todos.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6963
Mensagem
por FCarvalho » Qui Mar 09, 2023 2:16 pm
Segundo diversos sites na internet, os indianos estão negociando com a Embraer muito mais que o KC-390. Estão interessados também em produzir aviões na linha dos E-Jet com transferência de tecnologia.
A empresa brasileira por sua vez está em busca de parcerias para os seus novos projetos, como a família Energia e, principalmente, o novo turbohélice, algo que também interessa aos indianos.
O Brasil também teria muito a ganhar com o projeto espacial indiano, anos luz na frente do nosso, incluindo transferência de tecnologia e outras coisas mais.
Na área de defesa as possibilidades são muitas, já que eles possuem uma larga vantagem em termos de produtos e soluções no tema em relação a nossa BIDS.
É esperar para ver no que vai dar.
Carpe Diem
-
arrebatador21
- Novato
- Mensagens: 17
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 2:48 pm
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
#6964
Mensagem
por arrebatador21 » Qui Mar 09, 2023 8:15 pm
Aparentemente o negócio está progredindo, tomara....
https://twitter.com/indiainbrazil
Saiu uma troca de twitter do CEO da Embraer hoje com o da L3Harris, estão confiantes que vão ser fornecedores da USAF do Agile Tanker, mas ai já é demais, né... aqui sem chance rs, De qualquer forma essa parceria pode abrir oportunidades de vendas em outros países que usam Flying Boom..
-
Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
#6965
Mensagem
por Matheus » Sex Mar 10, 2023 9:39 am
Li que o Peru cancelou o antonov e que a Suécia os c-130J usados...pode ser que pinte oportunidades.
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6966
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mar 10, 2023 4:03 pm
arrebatador21 escreveu: ↑Qui Mar 09, 2023 8:15 pm
https://twitter.com/indiainbrazil
Saiu uma troca de twitter do CEO da Embraer hoje com o da L3Harris, estão confiantes que vão ser fornecedores da USAF do Agile Tanker, mas ai já é demais, né... aqui sem chance rs, De qualquer forma essa parceria pode abrir oportunidades de vendas em outros países que usam Flying Boom..
Do ponto de vista técnico, a proposta da Embraer\L3Harris é muito atrativa, e tem todas as qualidades e potencialidades para sair-se vencedora neste Agile Tanker. Mas compras militares são bem mais complicadas do que ter o melhor produto.
A ver como Embraer se sai.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6967
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mar 10, 2023 4:08 pm
Matheus escreveu: ↑Sex Mar 10, 2023 9:39 am
Li que o Peru cancelou o antonov e que a Suécia os c-130J usados...pode ser que pinte oportunidades.
O Antonov era para a polícia peruana. A ver se eles continuam em busca de um avião da mesma classe, ou se verão outras alternativas, inclusive usadas. O C-27J era também uma das opções em vista. O Peru não está muito bem das pernas no financeiro, e menos ainda no político. Uma decisão talvez só no longo prazo.
O KC-390 tem grandes chances de levar um contrato para a FAP e talvez outras instituições de segurança no país. Mas vamos ter que oferecer algo em troca. Mas isso não é problema para o Brasil e suas muitas necessidades de renovação material.
A Suécia é um caso fora a parte que vai levar à negociações bem complexas. Mas pode ser um negócio tipo ganha-ganha para ambos os lados.
A ver.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6968
Mensagem
por FCarvalho » Sex Mar 10, 2023 4:19 pm
No continente africano, a Embraer parece estar investindo, neste momento, apenas nos países ao norte do continente, no caso, Marrocos, Argélia e Egito.
Mas isso não quer dizer que não existam mais clientes a serem prospectados.
Até o momento não vi nenhuma notícia ou iniciativa sobre este lado do continente, mas temos a saber algumas forças aéreas que tem condições, e quiçá, interesse em substituir sua frota de Hércules e outros modelos soviéticos, tais como: Nigéria, Angola, África do Sul, Senegal, Sudão, Etiópia e Kenia.
Há outros países na África subsaariana que talvez sejam potenciais candidatos, mas como são países em conflito interno e também com relativa baixa capacidade de investimento e manutenção de recursos modernos, cada possível negócio terá que ser muito bem avaliado.
Carpe Diem
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
#6969
Mensagem
por FIGHTERCOM » Dom Mar 12, 2023 6:50 pm
cabeça de martelo escreveu: ↑Qui Mar 09, 2023 9:51 am
FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 06, 2023 3:39 pm
O problema @Morcego_Wilton é que o Gripen E não é um produto da Embraer, e a empresa só se dá o trabalho de fazer propaganda daquilo que é efetivamente seu.
Talvez se os suecos fossem mais flexíveis, e menos burros, veriam as enormes vantagens de trabalhar junto com a Embraer par vender o seu peixe. Mas parece que eles não conseguem, ou não querem, ver isso.
Azar o deles.
Ainda recentemente tivemos um debate acerca do porquê Portugal não fazer pressão para que outros membros da OTAN/UE comprassem o KC-390 e nessa altura eu disse que o governo Português não tinha que fazer o trabalho que competia à Embraer ou ao governo Brasileiro.
Vish, até aqui está assim?!
Isso só comprova as minhas suspeitas, que FCarvalho desconhece as atribuições de cada entidade.
Depois dá uma olhada nesse tópico:
https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... start=6255
Hilário ele querendo envolver EB, MD e MRE naquela questão do embargo da Alemanha ao Guarani.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6970
Mensagem
por FCarvalho » Seg Mar 13, 2023 6:08 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Mar 12, 2023 6:50 pm
Hilário ele querendo envolver EB, MD e MRE naquela questão do embargo da Alemanha ao Guarani.
Abraços,
Wesley
Querendo tu ou não, eles estão envolvidos e já deram os encaminhamentos para uma resposta neste contexto. O resto é estória para boi dormir.
Como digo, cada um com a sua realidade.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6971
Mensagem
por FCarvalho » Seg Mar 13, 2023 6:13 pm
Algo interessante a ser notado neste possível negócio com os indianos é que eles tem o Barak 8, que cabe nos requisitos do programa AAe comum.
Vamos ver se a Embraer, junto com MD, arrumam um bom negócio para nós.
Ainda acredito que um toma lá dá cá entre KC-390 e vários sistemas indianos que podem nos ser interessantes deve ser buscado. E eles, claro, vão fazer questão dessa dobradinha.
Carpe Diem
-
arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1926
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
-
Contato:
#6973
Mensagem
por arcanjo » Ter Mar 14, 2023 11:12 am
Alguém ainda tem dúvida?
abs.
arcanjo
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4989
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 728 vezes
#6974
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qua Mar 15, 2023 8:32 am
FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 13, 2023 6:08 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Mar 12, 2023 6:50 pm
Hilário ele querendo envolver EB, MD e MRE naquela questão do embargo da Alemanha ao Guarani.
Abraços,
Wesley
Querendo tu ou não, eles estão envolvidos e já deram os encaminhamentos para uma resposta neste contexto. O resto é estória para boi dormir.
Como digo, cada um com a sua realidade.
E o pronunciamento, teve?!
Ainda no aguardo do documento do EB mencionando Guaranis para exportação.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38072
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5767 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
#6975
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mar 15, 2023 6:00 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Mar 15, 2023 8:32 am
FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 13, 2023 6:08 pm
Querendo tu ou não, eles estão envolvidos e já deram os encaminhamentos para uma resposta neste contexto. O resto é estória para boi dormir.
Como digo, cada um com a sua realidade.
E o pronunciamento, teve?!
Ainda no aguardo do documento do EB mencionando Guaranis para exportação.
Abraços,
Wesley
Escreve uma cartinha carinhosa para o Zé Múcio. Que sabe ele atende os teus desejos.
Quem sabe ele tem o maior prazer em te atender.
Carpe Diem