Atente para as VBTPs, pois à respeito de viaturas especializadas talvez nem o EB tenha certeza ainda.FCarvalho escreveu: Qui Mar 09, 2023 5:52 pmUm btl inf mec possui por volta de 66 bldos Guarani entre VBTP\VBE\VBC como o exército as define hoje.Aim For The Top escreveu: Qui Mar 09, 2023 2:16 pm Brasil negocia com Iveco para reduzir encomenda de blindados Guarani de 1.500 para 900
O eb irá focar nas versões especializadas do guarani agora, e o preço dos centauros também comem parte do orçamento.
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... uarani-6x6
Com 4 bdas no papel, e só uma implementada de fato até agora, na teoria são 12 batalhões para equipar, o que dá 792 bldos. São 15 RCM, que somam cada um em torno de 35 bldos, considerando também versão básica e de apoio.
Feito as contas, temos 525 bldos. Juntando um e outro são mais de 1300 bldos. E não considerei as armas de engenharia, comunicações, e até artilharia, onde eles também devem ser empregados em diversas versões. Ou seja, tem alguma coisa meio estranha nessas contas do EB desde o começo. Ou simplesmente essa conversa de 4 brigadas de infantaria mecanizada foi para o saco de vez, e vamos só com a 15a inf mec completa e o resto vai ficar para um dia quem sabe.
Lindo isso. Ao invés de rever para mais os valores dispostos em investimento, não, apela-se para a mais simplória, obtusa e ridícula das opções, que é simplesmente cortar verba, e f...-se quem não gostar.
Como mostrei outro dia aqui neste tópico, só em VBE\VBC novas em planejamento serão mais de 400 bldos para equipar as unidades mecanizadas. E é bom lembrar também que cada VBE deverá custar no mínimo 1,5x mais caro que a versão básica, para não falar nas VBTP equipadas com a UT30BR II, que até agora pode chegar até 35 torres encomendadas.
Enfim, o EB tem cada vez mais buracos para tapar nas suas fileiras da cavalaria, para ficar só nela, e tem cada vez menos recursos para implementar os ditos programas estratégicos.
Se alguém ainda duvida que esse negócio de modernização de bldos antigos não será defenestrado de vez, bem, a prova está aí. Mais uma, aliás.
Se o EB tiver 2 Brigadas de Infantaria Mecanizadas e levando-se em conta que cada Pelotão de Cavalaria Mecanizado dos Esquadrões e Regimentos de Cavalaria tem apenas 1 VBTP, vai ficar próximo às 600 unidades.