Já coisas como CPFH e MTBO são nada (um Phenom vai e volta pelo custo de um Phalcon na metade da ida)...
Força Aérea Portuguesa (FAP)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Já coisas como CPFH e MTBO são nada (um Phenom vai e volta pelo custo de um Phalcon na metade da ida)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1189 vezes
- Agradeceram: 721 vezes
Isso daí são meros detalhes, meu jovem! O importante é que não seja da Embraer.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 8:20 amIsso daí são meros detalhes, meu jovem! O importante é que não seja da Embraer.
Abraços,
Wesley
Cupincha, eu sei que o @cabeça de martelo tem lá os ranços dele com a EMBRAER, mesmo ela sendo responsável por muitos empregos bem pagos em Portugal, mas eu também os tenho com a SAAB e mesmo assim ela faz a mesma coisa aqui, é pura patriotada mesmo, dele e minha, viva-se com isso.
Só que não foi ele que escolheu e comprou o Falcon (apenas vai pagar pelo que outro escolheu, junto com as muitas outras mordomias que já paga para outros, do mesmo modo que nós pagamos aqui*) isso é coisa de politiqueiro querendo voar de graça mas sem dar muito escândalo, coisa que tanto lá como cá já tem aos magotes; num caso destes, mesmo o velho jato tendo um CPFH doidíssimo, quase ninguém - fora uns geeks como nós - sabe coisas assim, logo, foi "balatim balatim", é o que interessa, o que tem por trás ninguém liga porque não sabem.
Tanto lá quanto cá tem escândalos demais, não precisam de mais manchetes como as sobre outro Falcon na Copa...
(*) - Lembres do GTE, o que é, o tamanho e grau de disponibilidade da frota, e principalmente para que serve.
Só que não foi ele que escolheu e comprou o Falcon (apenas vai pagar pelo que outro escolheu, junto com as muitas outras mordomias que já paga para outros, do mesmo modo que nós pagamos aqui*) isso é coisa de politiqueiro querendo voar de graça mas sem dar muito escândalo, coisa que tanto lá como cá já tem aos magotes; num caso destes, mesmo o velho jato tendo um CPFH doidíssimo, quase ninguém - fora uns geeks como nós - sabe coisas assim, logo, foi "balatim balatim", é o que interessa, o que tem por trás ninguém liga porque não sabem.
Tanto lá quanto cá tem escândalos demais, não precisam de mais manchetes como as sobre outro Falcon na Copa...
(*) - Lembres do GTE, o que é, o tamanho e grau de disponibilidade da frota, e principalmente para que serve.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Errado, o importante é ser o mais barato possível. Por acaso sabes como é que este avião foi parar à FAP?FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 8:20 amIsso daí são meros detalhes, meu jovem! O importante é que não seja da Embraer.
Abraços,
Wesley
@Túlio estes aviões são usados muito mais para o transporte de órgãos, pacientes, evacuar militares feridos do que voar políticos de um lado para o outro.
- cabeça de martelo
- Sênior
Velhos tempos, quando o pessoal para não passar vergonha pesquisava antes de escrever...
Deixo aqui a noticia com a informação que o P44 já tinha dito:
Avião utilizado para tráfico de droga fica para o Estado como pagamento de dívida
Falcon 900 será utilizado para transportar altas individualidades do Estado e em operações de socorro
2023-02-24 22:41 - Rolando Santos
O Estado português recuperou 4,8 milhões de euros que a empresa OMNI devia à Parvalorem. O valor diz respeito à entrega de uma aeronave Falcon 900, que fazia parte da frota daquela empresa, que assim salda a dívida que tinha, e que decorria de um leasing feito pelo BPN. A confirmação do negócio foi feita à TVI/CNN Portugal pelo Ministério da Defesa. A Parvalorem foi criada com a missão de maximizar a recuperação do legado de ativos de menor liquidez do BPN.
A entrega da aeronave é feita após um acordo entre Estado e OMNI, sendo que o Falcon 900 foi de imediato afetado à Força Aérea, depois de ter sido previamente sujeita a uma avaliação por parte de um perito avaliador independente, além de inspecionada e testada pela própria Força Aérea. Os restantes valores que a OMNI ainda deve à Parvalorem serão pagos dentro do plano de pagamentos acordado, que tem sido cumprido até aqui.
O Falcon 900 será utilizado no reforço da missão que está a ser realizada pelas aeronaves Falcon 50, e que se destina ao transporte de altas individualidades de Portugal em missões de representação do Estado. Em paralelo poderá também servir para assegurar evacuações médicas urgentes e o transporte de órgãos para transplante. Este mesmo avião seria utilizado para tráfico de droga para Portugal. Terá sido através do Falcon 900 que uma rede de tráfico tentou colocar 500 quilos de cocaína em Portugal, num caso que até levou à audição de João Loureiro, que seguia nesse mesmo voo.
https://tvi.iol.pt/noticias/falcon-900/ ... 1ZkBdcrQeA
- FIGHTERCOM
- Sênior
Li 2x e entendi nada da sua esplanação.Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 10:25 amFIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 8:20 am
Abraços,
WesleyCupincha, eu sei que o @cabeça de martelo tem lá os ranços dele com a EMBRAER, mesmo ela sendo responsável por muitos empregos bem pagos em Portugal, mas eu também os tenho com a SAAB e mesmo assim ela faz a mesma coisa aqui, é pura patriotada mesmo, dele e minha, viva-se com isso.
Acho que deveria ter usado aspas em algum ponto para ter conotação de irônia. Da próxima vou desenhar para ficar engraçado.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FIGHTERCOM
- Sênior
Que bom saber que não estão falando mal da Embraer. Ganhei meu dia!cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 10:57 amErrado, o importante é ser o mais barato possível. Por acaso sabes como é que este avião foi parar à FAP?FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 8:20 am
Abraços,
Wesley
@Túlio estes aviões são usados muito mais para o transporte de órgãos, pacientes, evacuar militares feridos do que voar políticos de um lado para o outro.
Abraços,
Wesley
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Fev 25, 2023 1:55 pm Velhos tempos, quando o pessoal para não passar vergonha pesquisava antes de escrever...
Avião utilizado para tráfico de droga fica para o Estado como pagamento de dívida
Falcon 900 será utilizado para transportar altas individualidades do Estado e em operações de socorro
2023-02-24 22:41 - Rolando Santos
O Estado português recuperou 4,8 milhões de euros que a empresa OMNI devia à Parvalorem. O valor diz respeito à entrega de uma aeronave Falcon 900, que fazia parte da frota daquela empresa, que assim salda a dívida que tinha, e que decorria de um leasing feito pelo BPN. A confirmação do negócio foi feita à TVI/CNN Portugal pelo Ministério da Defesa. A Parvalorem foi criada com a missão de maximizar a recuperação do legado de ativos de menor liquidez do BPN.
A entrega da aeronave é feita após um acordo entre Estado e OMNI, sendo que o Falcon 900 foi de imediato afetado à Força Aérea, depois de ter sido previamente sujeita a uma avaliação por parte de um perito avaliador independente, além de inspecionada e testada pela própria Força Aérea. Os restantes valores que a OMNI ainda deve à Parvalorem serão pagos dentro do plano de pagamentos acordado, que tem sido cumprido até aqui.
O Falcon 900 será utilizado no reforço da missão que está a ser realizada pelas aeronaves Falcon 50, e que se destina ao transporte de altas individualidades de Portugal em missões de representação do Estado. Em paralelo poderá também servir para assegurar evacuações médicas urgentes e o transporte de órgãos para transplante. Este mesmo avião seria utilizado para tráfico de droga para Portugal. Terá sido através do Falcon 900 que uma rede de tráfico tentou colocar 500 quilos de cocaína em Portugal, num caso que até levou à audição de João Loureiro, que seguia nesse mesmo voo.
https://tvi.iol.pt/noticias/falcon-900/ ... 1ZkBdcrQeA
Estranho, pois o que botaste em negrito ME dá razão, outras coisas que não transporte de politiqueiros são ditas como EM PARALELO, enquanto tentas me (ou TE? ) convencer de que são o principal.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
O valor de um Falcon 900 usado no mercado internacional pode comprar vários Phenom 100 e Phenom 300 que custariam muito mais barato à FAP e ao erário português na relação custo x benefício, seja para transportar políticos, seja mais ainda para missões MMI como diz-se no Brasil.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
Faz um desenho que o clube de fãs da Embraer ainda não percebeu
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
Aterrou na quinta-feira, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, Portela, o novo avião da Esquadra 504 - "Linces", o Falcon 900. Esta nova aeronave vem aumentar a capacidade de transporte estratégico da Força Aérea nas missões de transporte de doentes a grande distância. A aeronave agora rececionada está em fase de aprontamento operacional, prevendo-se que em breve comece a ser operada pelos Linces.
Mais em: https://emfa.pt/noticia-4028-
Sargento-Ajudante João Brito
Mais em: https://emfa.pt/noticia-4028-
Sargento-Ajudante João Brito
Triste sina ter nascido português
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Hôme véio, se a OGMA fosse uma empresa com controle tuga e desenvolvesse e fabricasse aviões de ponta não serias fã tumbáim, shovel(*)? Pessoalmente, diria que o @FCarvalho véio exagerou/exagera na dose, me limito a estranhar este negócio de avião "grátis", me parece uma história bem ESQUISITINHA isso de avião apresado porque transportava meia tonelada de drogas para Portugal e depois recebido de uma empresa em troca de EUR 4,8M em multas que devia ou algo assim, eu fico tipo:
WTF???
O segundo ponto é ter um avião VÉIO que vai "limpar" os estoques de repuestos todo ano, além de beber querosene feito um Airbus, tendo um CPFH de meia dúzia de Phenom (senão mais) para prestar o mesmo serviço de um só; e nem vou mencionar a diferença entre a taxa de disponibilidade de um trimotor do século passado vs a de um bimotor atual: são três Garrett de 20 KN do século passado vs duas P&W de 14,4 KN atuais pra dar de mamar e manter, é mole?
Por fim, aquele 171 de "vai servir PRINCIPALMENTE pra trazer feridos e transportar órgãos": QUÁ! Temos o GTE aqui e sabemos muito bem a diferença entre sua Missão PRINCIPAL (Transporte VIP/VVIP) e SECUNDÁRIA (essas aí do WOKEHEAD).
Mas enfim, o avião é vosso, estamos apenas debatendo num Fórum, não decidindo os destinos da FAP.
(*) - Se no FX tivesse sido oferecido o Eurocanard monomotor OGMA F-74 Fado Fighter e a FAB escolhesse o Gripen mesmo assim, com CPLP e tudo, não terias postado umas poucas e boas aqui?
WTF???
O segundo ponto é ter um avião VÉIO que vai "limpar" os estoques de repuestos todo ano, além de beber querosene feito um Airbus, tendo um CPFH de meia dúzia de Phenom (senão mais) para prestar o mesmo serviço de um só; e nem vou mencionar a diferença entre a taxa de disponibilidade de um trimotor do século passado vs a de um bimotor atual: são três Garrett de 20 KN do século passado vs duas P&W de 14,4 KN atuais pra dar de mamar e manter, é mole?
Por fim, aquele 171 de "vai servir PRINCIPALMENTE pra trazer feridos e transportar órgãos": QUÁ! Temos o GTE aqui e sabemos muito bem a diferença entre sua Missão PRINCIPAL (Transporte VIP/VVIP) e SECUNDÁRIA (essas aí do WOKEHEAD).
Mas enfim, o avião é vosso, estamos apenas debatendo num Fórum, não decidindo os destinos da FAP.
(*) - Se no FX tivesse sido oferecido o Eurocanard monomotor OGMA F-74 Fado Fighter e a FAB escolhesse o Gripen mesmo assim, com CPLP e tudo, não terias postado umas poucas e boas aqui?
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5739 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Como eu disse, os Phenom custam uma fração do preço que a FAP irá pagar para manter e usar este Falcon 900.
Se o avião saiu de graça, eu tenho cá minhas dúvidas, e dada a sua condição, seria preferível leiloar o mesmo e colocar o dinheiro em Phenom 100\300, ou em qualquer outro modelo mais econômico, tendo em vista o tipo de missão que lhes seria reservado.
Fosse aqui, provavelmente a FAB sequer sentiria o cheiro desse avião. Iria talvez para o DPF, ou mais provavelmente seria leiloado e os recursos obtidos iriam parte para a justiça, parte para o DPF e outras coisas que o juiz do caso julgasse simpáticas a si.
De qualquer forma, é uma escolha do vosso governo. Se gostam de gastar dinheiro do erário em soluções de ocasião, e sem maiores compromissos com o equilíbrio das contas como nós aqui, tudo bem.
Carpe Diem