P44 escreveu: Ter Fev 07, 2023 3:43 am
Acho que tem a ver com a altitude, como foi escrito. A partir de determinada altitude nenhum estado tem jurisdição sobre esse espaço aéreo, pelo que eu percebi, caso contrário começavam a derrubar satélites uns aos outros...
Se fosse isso, em que um caça difere de um SAM? Que eu saiba só estados podem ter.
Além disso parece que quiseram causar o mínimo de dano possível de modo a poder recuperá-lo e estudá-lo
O Standard tem uma versão com ogiva puramente cinética, era só furar o balão e recuperar o que sobrasse e apenas com os estragos inerentes à queda em si, não dos estilhaços de um AMRAAM.
Acho que tem a ver com a altitude, como foi escrito. A partir de determinada altitude nenhum estado tem jurisdição sobre esse espaço aéreo, pelo que eu percebi, caso contrário começavam a derrubar satélites uns aos outros...
Se fosse isso, em que um caça difere de um SAM? Que eu saiba só estados podem ter.
Além disso parece que quiseram causar o mínimo de dano possível de modo a poder recuperá-lo e estudá-lo
O Standard tem uma versão com ogiva puramente cinética, era só furar o balão e recuperar o que sobrasse e apenas com os estragos inerentes à queda em si, não dos estilhaços de um AMRAAM.
Um balão a 18-20km de altitude vai se deslocar quantos quilômetros depois de "furado" ? O momento do abate foi escolhido para maximizar a probabilidade do balão cair em águas territoriais americanas (12milhas da costa). Segundo a USAF o missil usado era um AIM-9X Sidewinder, escolhido por ter uma ogiva menor que o AMRAMM. Também é possível especular que o sensor tipo Imaging Infrared do Sidewinder seria mais adequado para a situação que o sensor de radar ativo do AMRAAM.
Daqui a nada o F22 vai ser o caça Norte-Americano mais ativo da USAF só por causa dos balões chineses.
Nesse caso em questão, analisando bem, eles realmente teriam um motivo legítimo para derrubá-lo, independentemente se o balão é chinês ou mesmo americano(como alguns veículos mencionaram). Aparentemente perdeu o controle e começou a mudar de altitude e estava flutuando na altitude de uma companhia aérea civil. Realmente foi um perigo desta vez.