INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6326 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: INVESTIR EM?

#1216 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2023 5:25 pm

prp escreveu: Qui Jan 12, 2023 5:10 pm
Hahaha

Comprei a 2,82BRL
Já estamos no gain.
Pode até ser mas não levo muita fé: por um lado eu concordo que montaram (ainda estão montando, na verdade) um grupo bastante competente para redesenhar a empresa e purgar os "venenos", e que o lugar da AMER3 não é entre as Penny Stocks, onde reina orgulhosamente o meu xodó MGLU3 [086]; por outro o escândalo ainda é bem recente, vai saber que outras "caixas pretas" não podem estar por serem descobertas.

Assim, minha OC está mantida no valor citado, podendo até baixar.

BTW, voltamos ao vermelho... [003] [003] [003] [003]

Imagem

EDIT - Curioso, o pessoal do AFTER não me parece muito emocionado.

EDIT 2 - Ao repensar o valor do provável rombo e os possíveis remédios (p ex rolagem, o que parece ser quase garantido, e mesmo um Follow-On, o que ia derrubar ainda mais o preço do papel) alterei minha OC para 2.500 papéis a BRL 2, bobear e o bicho ainda vai cair bastante antes de voltar a subir; não vou repetir o erro de não comprar MGLU3 quando andou pouco acima de 2 pila, e nem tinha (possível/provável) negociata envolvida. Me parece que a ultima esperança de quem ainda estava segurando era o AFTER, e ele tava de cara feia: bobear e a desova vai ser grande amanhã.

EDIT 3 (13/01) - Não atualizei este post ontem porque vi que ninguém leu mesmo, e segundo porque era então apenas uma crescente desconfiança minha, que agora já é CERTEZA, por mais que a Lame$tream continue a tentar passar pano: foi um baita dum SHORT contra a AMER3, basta ver que está subindo tão forte (mesmo com a própria Lame$tream já falando abertamente em Follow-On, que mencionei ontem, e que derrubaria os preços, e mesmo assim negada tá comprando à moda diabo, tanto que entrou em leilão agora mesmo para tentar conter o rally); acabei conseguindo comprar só mais 1.400, ficando com 2.900 e provavelmente vou ter que cancelar minha OV de BRL 5,44 (o HB não aceita acima di$$o) para escapar do DT (qua$e 3 dígito$, se eu cometer isso vai ser [081]).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#1217 Mensagem por prp » Sex Jan 13, 2023 2:55 pm

Parabéns Túlio. 50% em AMER3 e subindo.
Eu saí com 15%
Mão de alface.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1218 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2023 3:02 pm

prp escreveu: Sex Jan 13, 2023 2:55 pm Parabéns Túlio. 50% em AMER3 e subindo.
Eu saí com 15%
Mão de alface.
Não hôme, eu tô é todo borrado, não quero saber de IR no meu pé a cada mês, prefiro ganhar menos mas só fazer uma vez por ano. Mas parece que o leilão - ainda em andamento - esfriou um pouco a tigrada, caiu de novo abaixo dos BRL 4 (me pareceu um curioso tipo de LONG SQUEEZE: não podendo botar mais/reajustar OC, negada foi botar $$$ em outras coisas), o que me deixou um pouco menos preocupado; no que voltar ao normal eu cancelo a josta daquela OV e deixo pra botar de novo só no AFTER.

PS.: estava a mais de 60% quando editei o post anterior.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2544 vezes
Agradeceram: 756 vezes

#1219 Mensagem por EduClau » Sex Jan 13, 2023 10:44 pm

Eu estou trabalhando das 8 as 20hs... mal tenho tempo de ler notícias, quanto mais operar...

:roll:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1220 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2023 11:00 pm

EduClau escreveu: Sex Jan 13, 2023 10:44 pm Eu estou trabalhando das 8 as 20hs... mal tenho tempo de ler notícias, quanto mais operar...

Tás perdendo muita coi$a, cupincha véio, como aliás te falei que ia rolar neste trimestre (e viste como foi no anterior), e nem profeta ou vidente eu sou, só leio e penso sobre o que li. E te falo, tão passando pano direto - até O ULRICH - sobre o que realmente foi perpetrado contra AMER3, muito menos como...

EduClau
Sênior
Sênior

#1221 Mensagem por EduClau » Sex Jan 13, 2023 11:02 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 13, 2023 11:00 pm
EduClau escreveu: Sex Jan 13, 2023 10:44 pm Eu estou trabalhando das 8 as 20hs... mal tenho tempo de ler notícias, quanto mais operar...

Tás perdendo muita coi$a, cupincha véio, como aliás te falei que ia rolar neste trimestre (e viste como foi no anterior), e nem profeta ou vidente eu sou, só leio e penso sobre o que li. E te falo, tão passando pano direto - até O ULRICH - sobre o que realmente foi perpetrado contra AMER3, muito menos como...
Tá difícil acompanhar, só dou uma lida rápida no Investing ou no Infomoney pelo celular quando dá tempo... sempre lembro daquele ditado "Quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro".

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1222 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2023 11:06 pm

EduClau escreveu: Sex Jan 13, 2023 11:02 pm
Tá difícil acompanhar, só dou uma lida rápida no Investing ou no Infomoney pelo celular quando dá tempo... sempre lembro daquele ditado "Quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro".

sds

PUTZ, junta os dois e num dá MEIO!!! [003] [003] [003] [003]

Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#1223 Mensagem por Poti » Sáb Jan 14, 2023 8:58 am

EduClau escreveu: Sex Jan 13, 2023 11:02 pm
Túlio escreveu: Sex Jan 13, 2023 11:00 pm

sds
Fiquei igual, não acompanhei por trabalhar. Mas não colocaria dinheiro nas americanas, falam em buraco de 20 bilhões e contratos "mal" assinados.

prp
Sênior
Sênior

#1224 Mensagem por prp » Dom Jan 15, 2023 5:55 pm

Quem tem caixinha no nubank como reserva de emergência. Fujão para as montanhas kkkk

Parece que os espertos estavam topados de debendures das americanas. Kkkk

Minha reserva está lá, mas em um cdb [025]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1225 Mensagem por Túlio » Dom Jan 15, 2023 7:15 pm

prp escreveu: Dom Jan 15, 2023 5:55 pm Quem tem caixinha no nubank como reserva de emergência. Fujão para as montanhas kkkk

Parece que os espertos estavam topados de debendures das americanas. Kkkk

Minha reserva está lá, mas em um cdb [025]
NUBR33 já nasceu desenhado pra falir e deixar um monte de gente desdinheirada com uma mão na frente e outra atrás; mas com AMER3 o jogo recém começou, teremos uma semana de tirar o fôlego pela frente, IMHO.

E vai valer a pena acompanhar, imagina um treco que pode tanto despencar tipo MGLU3 (ou o mesmo NU) desde 2021 quanto disparar num baita SHORT SQUEEZE como GFSA3 entre a última semana de 2022 e a primeira de 2023...

prp
Sênior
Sênior

#1226 Mensagem por prp » Ter Jan 17, 2023 10:51 pm

Americanas: o tradeoff do trio 15 de janeiro de 2023

Credores da Americanas querem que Carlos Alberto Sicupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann injetem pelo menos R$ 10 bilhões na companhia como parte de um plano para resgatar a empresa – mas a decisão da Americanas de tentar ganhar tempo na Justiça pegou os bancos de surpresa e aumentou o clima de desconfiança. Numa reunião na sexta-feira, o enviado dos acionistas de referência, Sergio Rial, se reuniu com um quem é quem do sistema financeiro: Milton Maluhy, o CEO do Itaú; Marcelo Noronha e Eurico Fabri, os vps de atacado e de varejo do Bradesco; um executivo do Safra; Carlito Dayan, do Daycoval; Fausto Andrade, em seu último dia na presidência do Banco do Brasil; Roberto Sallouti e André Fernandes, o CEO e o chief risk officer do BTG Pactual; e Mario Leão, o CEO do Santander Brasil. Rial sinalizou que os acionistas de referência estariam dispostos a colocar R$ 6 bilhões na companhia, mas não fez promessas. Os bancos responderam que não dava para começar a conversa com um número abaixo de R$ 10 bi. Àquela altura, no entanto, a Americanas já tinha ido à Justiça se proteger dos credores – mas preferiu omitir essa informação na reunião com os bancos. A maioria soube pela imprensa. Os bancos disseram a Rial que era hora de dar o nome certo ao que aconteceu – “fraude” –, cobraram a presença dos acionistas, e notaram que, apesar de Lemann, Telles e Sicupira recentemente terem se tornado apenas “acionistas de referência,” eles eram os controladores da empresa durante a maior parte do período em que a fraude aconteceu. O consenso na Faria Lima é que o trio é no mínimo co-responsável pelo desastre. Executivos de bancos de investimento que já trabalharam para a Americanas e B2W em diversas transações dizem que os executivos do grupo não tomavam decisão nenhuma sem consultar os controladores, particularmente Sicupira, que sempre esteve mais presente no negócio. Os credores apontam que Roberto Thompson – o sócio e conselheiro do trio – e Paulo Alberto Lemann, um dos filhos de Jorge Paulo, não apenas fazem parte do board como também participam do comitê financeiro. O histórico de tormentas contábeis em empresas ligadas ao trio também está sendo analisado sob uma nova luz. Imediatamente após assumir a América Latina Logística (ALL) – a precursora da Rumo – em 2015, a Cosan decidiu republicar os balanços de 2013 e 2014 da ALL, reclassificando itens como dívidas com fornecedores, caixa, ativo fixo, tributos e outras contas a pagar. A forma como a ALL reportava os resultados inflava o EBITDA da companhia. Poucos anos depois, em 2021, a Kraft Heinz – em que os brasileiros são sócios de Warren Buffett – pagou US$ 62 milhões à SEC como parte de um acordo para encerrar uma investigação sobre suas práticas contábeis duvidosas. Dois anos antes, a SEC havia acusado a Kraft de “se envolver em vários tipos de má conduta contábil, incluindo o reconhecimento de descontos não recebidos de fornecedores e a manutenção de contratos falsos e enganosos com fornecedores, que reduziram indevidamente o custo das mercadorias vendidas da empresa, atingindo supostas ‘economia de custos’. A Kraft, por sua vez, divulgou essas supostas economias ao mercado.” Assim como no caso da ALL, as impropriedades contábeis permitiram à Kraft reportar um EBITDA ajustado inflado. Em junho de 2019, após o início da investigação da SEC, a Kraft republicou os números, deletando US$ 208 milhões em economias de custos reconhecidas indevidamente em quase 300 transações. “Depois da ALL, depois da Heinz… de novo??? ‘Vocês, de novo?’” diz o CEO de um banco credor da Americanas. Mas o melhor termômetro do clima entre os bancos e o trio talvez seja a petição do BTG Pactual para reaver R$ 1,2 bilhão que a Americanas tinha depositado no banco. Os advogados do banco disseram que a Americanas “é o fraudador pedindo às barras da Justiça proteção ‘contra’ a sua própria fraude. … É o fraudador travestindo-se como o menino da antiga anedota forense, que, após matar o pai e a mãe, pede clemência aos jurados por ser órfão.” A explosão da Americanas – e seu possível resgate – escreverá um capítulo importante na história do capitalismo brasileiro. Além de serem ícones empresariais e sinônimo de sucesso nas últimas décadas, o trio ainda controla ativos muito relevantes – e a forma como lidarem com este episódio será determinante tanto para suas biografias quanto para o valor de todo seu ecossistema de empresas. “Os caras têm R$ 180 bi e não querem comparecer com R$ 10-15 bi para resolver o problema?” pergunta um outro credor, espumando. “Vão deixar na mão dos minoritários, debenturistas, bondholders e bancos?” Com um misto de perplexidade, fúria e melancolia, o mercado está tentando digerir os acontecimentos: primeiro, a descoberta-relâmpago da fraude por parte de um CEO egresso de um banco credor. “Rial já sabia?” virou o assunto da Faria Lima. Depois, o choque com a escala que a dívida tomou, com a Americanas reportando uma dívida de R$ 40 bilhões. Finalmente, a percepção de que os acionistas não estão com pressa. “Anunciaram o problema sem saber quantificá-lo, jogaram a empresa no limbo e parecem não estar com pressa para achar um solução,” disse um gestor do Itaim. Para um banqueiro envolvido nas conversas, a Americanas ainda pode ter salvação. “A companhia tem R$ 9 bi em caixa, mais R$ 5 bi em recebíveis de cartão de crédito – um ativo líquido – e, com alguma boa vontade, poderia vender o Hortifruti por R$ 2 bi. Um aumento de capital de R$ 10 bi e os credores convertendo cerca de 20% da dívida resolveria a situação.” Pode ser. Mas ainda assim, as revelações sobre a ‘contabilidade agressiva’ mostram que a Americanas nunca teve a rentabilidade que afirmava ter. Neste sentido, mesmo a injeção de R$ 10 bilhões pode não mudar nada para os acionistas – forçando o trio a decidir se coloca dinheiro bom num negócio ruim. Como são conhecidos pela frieza nas decisões de investimento, deixar quebrar talvez fosse a saída mais lógica. Por outro lado, ela teria as repercussões de um tsunami. “Esses 30 dias devem servir para eles entenderem o tamanho das consequências e decidirem se vão queimar dinheiro e quanto. Se dependesse da empresa provavelmente já teriam jogado a toalha,” diz um outro banqueiro, próximo do grupo há 30 anos. “A realidade é que o jogo não é mais a AMER3, mas sim a retaliação contra o sistema 3G e as consequências criminais para os administradores e conselheiros. A empresa já era. Feliz está a turma do Mercado Livre.” Geraldo Samor Compartilhe Varejistas e empresas de consumo Lojas Americanas Quem faz o PIB lê. Receba o Brazil Journal no seu email Leia mais Políticas públicas No ‘núcleo duro’ do governo gaúcho, técnicos tarimbados Gestores Nelson Peltz não quer ser um Pateta na Disney Serviços financeiros XP: cortes podem chegar a 10% da empresa Siga o Brazil Journal no Instagram Seguir XP: cortes podem chegar a 10% da empresa Gestores Nelson Peltz não quer ser um Pateta na Disney Alimentos e bebidas Ambev sofre dano colateral de Americanas, mas ganha share nos bares Varejistas e empresas de consumo O ‘livro de cabeceira’ de Marcel Telles, agora lido sob uma nova luz Políticas públicas No ‘núcleo duro’ do governo gaúcho, técnicos tarimbados Ir para a página inicial Brazil Journal Quem faz Brands Termos de uso Política de Privacidade Anuncie Newsletter © 2016-2023 Brazil Journal - Todos os direitos reservados

Leia mais em https://braziljournal.com/americanas-o- ... f-do-trio/ .

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1227 Mensagem por Túlio » Qua Jan 18, 2023 12:28 am

Caro @prp, o articulista parece ter se esforçado mas nem arranhou a crosta de toda a PILANTRAGEM envolvida, no que me parece ser sobretudo um JOGO DE PODER; para entender, precisamos recuar no tempo, mais precisamente para quando a então LAME3/4 fez seu merge com a BTOW3, desaparecendo estes tickers e passando a haver apenas a AMER3.

Pergunto:

:arrow: QUEM SAIU PERDENDO ENTÃO? O QUE PERDEU DE MAIS PRECIOSO?

:arrow: QUEM É O MAIOR MARKET MAKER DO BRASIL? E POR ACASO TAMBÉM UM DOS MAIORES CREDORES DE AMER3?

Mas fica mais divertido:

:arrow: QUEM, NA VÉSPERA DO ESTRONDO, TINHA O MAIOR SHORT CONTRA AMER3?

:arrow: NUM EVENTO FECHADO PROMOVIDO POR QUEM UM CEO QUE ESTAVA NA COMPANHIA HAVIA APENAS POUCO MAIS DE UMA SEMANA, LOGO APÓS RENUNCIAR(*), LAVOU A ROUPA SUJA ANTE UM PÚBLICO SELETÍSSIMO?

(*) - Não havia um certo tipo de "quarentena" para altos executivos justamente afim de evitar este tipo de coisa?

:arrow: COMO "DESCOBRIU" TANTA COISA EM TÃO POUCO TEMPO?

A parte - de longe - ainda mais divertida:

:arrow: A QUEM ESTÃO PEDINDO AGORA QUE INVISTA? O QUE ACONTECE SE INVESTIREM SEM A CONTRAPARTIDA DE MINORITÁRIOS, DEBENTURISTAS E O RESTO DA CAMBADA?

Pessoalmente, a maior parte das inúmeras matérias que tenho lido sempre mostram a mesma coisa: gente talvez até bem intencionada que tenta oferecer respostas, mas sem saber o que perguntar antes...

EduClau
Sênior
Sênior

#1228 Mensagem por EduClau » Qui Jan 19, 2023 6:01 pm

Sobre o caso Americanas, mais que o título a matéria tem informações interessantes para quem investe em dividendos:

Governo deve ter prejuízo de R$7 bilhões com Americanas

Imagem

https://blocktrends.com.br/governo-deve ... mericanas/

Com isso hoje eu me mexi como não fazia a meses, fiz alguns trades:

- fechei metade da posição em ABCB com ganho de 14,40%. Tese: pela tabela acima é de se esperar queda nos dividendos este ano, como as MM vinham apontando para baixo desde novembro e parece que até estava tentando reagir vou acompanhar para ver se encerro de vez, mas... não sei o que fazer com o k dessa venda de hoje;

- fechei o restinho de ELET que tinha com 3,85% mas esse k eu sei o destino, vai pra PETR. Coloquei OC a 24,75, esperando oscilar entre as MMs que trabalho para pegar;

- com os pixulecos que sobraram fiz pequenos aportes em CMIG e BEEF.

sds

EduClau
Sênior
Sênior

#1229 Mensagem por EduClau » Qui Jan 19, 2023 6:59 pm

Aproveitando:

:mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1230 Mensagem por Túlio » Qui Jan 19, 2023 7:39 pm

EduClau escreveu: Qui Jan 19, 2023 6:59 pm Aproveitando:

:mrgreen:

Na verdade fechou exatamente a BRL 1. [003] [003] [003] [003]

Responder