EDUCAÇÃO

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Túlio
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Re: EDUCAÇÃO

#931 Mensagem por Túlio » Qua Mai 12, 2021 1:29 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:44 pm
Túlio escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:06 pm
Tá enjoativo isso, a FALÁCIA é tão véia que mesmo repetida à exaustão cada vez menos gente acredita. Quem tem que investir nisso SÃO OS PAIS! Escolher uma boa escola, pagar a mensalidade e supervisionar se os fedelhos estão mesmo aprendendo coisa que preste ou só recebendo DOUTRINAÇÃO, que é o que mais tem por aqui. Ninguém manda o filho pra escola pra "aprender" que menino pode ser menina & trocentas variantes disso, relativizar droga, crime e muito menos pra receber Educação, que isso se aprende em casa, na escola se vai em busca de Conhecimento.
Essa charla de entregar os filhos pro Estado e ele que se vire é pedir pra levar; taí a legião de Engenheiros e Advogados dirigindo Uber que não me deixa mentir.
A não ser que queiras mudar a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Educação continua sendo um dever do Estado e das famílias, em cooperação com a sociedade. Ou seja, é responsabilidade de todos.
Mas sou só eu? Todos os "lados" já admitem que a famigerada "cidadã" é uma monstruosidade. E entregar os filhos ao Estado para que os EDUQUEa única coisa que tenho contra os Colégios Militares) faz tanto sentido quanto emprestar dinheiro pra caloteiro, nada de bom vai resultar daí. Dúvidas? Engenheiros e Advogados no Uber, crianças que crescem como analfabetos funcionais, que modelo edificante, não?
FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:44 pm Ideologices fora a parte tuas, educação pública e gratuita é um direito de todos e até por isso é garantida indistintamente. Direito subjetivo.
Subjetivo significa ça dépend, cumpañero :mrgreen: . E Educação (no sentido que a IDEOLOGICE predominante aplica) não é o mesmo que "educação"; no primeiro caso a criança cresce sendo preparada para o mundo REAL, no segundo para uma UTOPIA.
FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:44 pm Enfim, se nem tudo o que está escrito na legislação educacional do país é seguido à risca, no mínimo há de se perguntar o porquê não é mesmo? Eu pelo menos sei que o que dizes aí passa longe, e bota longe mesmo, do que acontece de fato na imensa maioria das escolas. Públicas ou privadas. Isso é conversa de boteco sobre política.
Na verdade politicagem é o que menos me importa (ANCAP aqui), se negas FATOS é problema teu e nem vou entrar no mérito. Mas não resisto a comentar que esta tua maravilhosa "educação" é responsável por os brazucas estarem eternamente nos últimos lugares das olimpíadas e outras competições educacionais no mundo, e não é de hoje nem mesmo deste século, já rolava no final do anterior. De vez em quando UM se destaca em algo (notícia de primeira página, pela raridade), e vai ver onde estudou. Não tem discurso nem IDEOLOGICE que supere a Lei de Mercado: se as escolas tiverem que competir para sobreviver, o Brasil teria que recomeçar tudo, pois ia sobrar pouca...
FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:44 pm Bom, Educação continua sendo um dever do Estado. Quem pode e quer pagar por educação em escola privada tem todo o direito de fazê-lo. E quem não tem, dispõe do direito de recorrer à Educação Pública que só não é melhor porque simplesmente não é um bom negócio para manter o status quo de quem sempre viveu, e vive até hoje, por cima da carne seca da miséria alheia.
Outra vez, IDEOLOGICE: que há de errado em pensar em alternativas? Tipo bota o mesmo Povo a escolher a melhor escola pro seu filho (e, como é Dever do "querido" Estado tirar de mim pra pagar, fazê-lo de acordo com a escolha de cada um) e vamos ver quantas com 100 vagas vão ter 100 MIL candidatos e quantas com 1.000 vagas terão pelo menos o suficiente para preenchê-las. Já falei, bota a competir e logo o BOM SENSO vai imperar, que pai nem mãe algum(a) vão querer botar seu pimpolho num lugar de onde vai sair sabendo menos do que quando entrou.
FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 12:44 pm Povo educado é outro nível. E educação não é só o que acontece dentro das quatro paredes de uma sala de aula. É mais que isso. Sempre foi.
Idealmente sim, na prática não é o que podemos ver. Um exemplo que deves estar DOIDO pra citar é o dos chamados Tigres Asiáticos, e eu agrego China e Japão pra engrossar o caldo com coisa que preste. TODOS, sem exceção, chamavam seu sistema de Educacional mas na prática era tudo sobre conhecimentos úteis para o futuro, ou seja, ENSINO. Eram - alguns ainda são - TIRANIAS mas tinham um norte, sabiam para onde queriam ir. E chegaram!

Mas não foi liberando nem muito menos estimulando mimimi e putaria, passando pano pra leniência e vagabundagem, fazendo a classe toda andar no passo do mais lerdo, aceitar venda e consumo de drogas em estabelecimentos de ensino (o véio trafica de portão de escola hoje tem "representantes autorizados" dentro dela) que conseguiram um lugar ao sol. Vai ver se algum Professor na China ou Japão ou Coréia tem medo de apanhar ou mesmo ser morto por aluno: QUÁ, o pivete tá fud FERRADO não só com a justiça mas com a Sociedade inteira só de INSINUAR algo assim!

PS.: qual dos Países citados usa o "método paulo freire" mesmo? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: EDUCAÇÃO

#932 Mensagem por prometheus » Ter Jul 13, 2021 11:17 pm

Boa noite! Não sei onde postar, logo será aqui...

Parece que agora vai, espero...

MEC aposta no ensino a distância e quer Universidade Federal Digital

O governo federal enviou às universidades um plano ambicioso que, se bem-sucedido, vai ampliar significativamente a oferta de vagas nas universidades federais. O Reuni Digital aposta no ensino a distância (EaD) para expandir o número de universitários, e prevê até mesmo a criação de uma Universidade Federal Digital. Mas a ideia já gerou críticas de pelo menos uma grande universidade.


O governo federal enviou às universidades um plano ambicioso que, se bem-sucedido, vai ampliar significativamente a oferta de vagas nas universidades federais. O Reuni Digital aposta no ensino a distância (EaD) para expandir o número de universitários, e prevê até mesmo a criação de uma Universidade Federal Digital. Mas a ideia já gerou críticas de pelo menos uma grande universidade.

A minuta do projeto foi enviada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio. O documento de 64 páginas detalha as ações para que o país atinja uma das metas do Plano Nacional de Educação para 2024: uma taxa bruta de 50% e uma taxa líquida de 33% de matrícula no ensino superior em 2024. A taxa líquida informa o percentual de alunos de 18 a 24 anos que estão na universidade ou já obtiveram seu diploma de ensino superior. A taxa bruta é a divisão do número de brasileiros que frequentam ou concluíram a universidade (de todas as idades) sobre o total de brasileiros de 18 a 24 anos.

Segundo o último Censo da Educação Superior, a taxa bruta em 2019 era de 37,4%, enquanto a taxa líquida era de 21,4%. O plano elaborado pelo MEC inclui ações de curto (de um a seis meses), médio (de sete a 24 meses) e longo prazo (de 25 a 60 meses). O objetivo é que, com o Reuni Digital, as instituições públicas sejam responsáveis por pelo menos 40% das novas vagas no período até 2024.

O governo federal enviou às universidades um plano ambicioso que, se bem-sucedido, vai ampliar significativamente a oferta de vagas nas universidades federais. O Reuni Digital aposta no ensino a distância (EaD) para expandir o número de universitários, e prevê até mesmo a criação de uma Universidade Federal Digital. Mas a ideia já gerou críticas de pelo menos uma grande universidade.


A minuta do projeto foi enviada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio. O documento de 64 páginas detalha as ações para que o país atinja uma das metas do Plano Nacional de Educação para 2024: uma taxa bruta de 50% e uma taxa líquida de 33% de matrícula no ensino superior em 2024. A taxa líquida informa o percentual de alunos de 18 a 24 anos que estão na universidade ou já obtiveram seu diploma de ensino superior. A taxa bruta é a divisão do número de brasileiros que frequentam ou concluíram a universidade (de todas as idades) sobre o total de brasileiros de 18 a 24 anos.

Segundo o último Censo da Educação Superior, a taxa bruta em 2019 era de 37,4%, enquanto a taxa líquida era de 21,4%. O plano elaborado pelo MEC inclui ações de curto (de um a seis meses), médio (de sete a 24 meses) e longo prazo (de 25 a 60 meses). O objetivo é que, com o Reuni Digital, as instituições públicas sejam responsáveis por pelo menos 40% das novas vagas no período até 2024.

Elite brasileira das ciências humanas tem desempenho global pífio
“A EaD é fundamental para que o país consiga ofertar cursos de nível superior com qualidade e que ela não seja apenas um formato desvinculado das ações atuais das IFES, mas que faça parte do cotidiano destas instituições, atendendo demandas locais e regionais”, afirma a minuta.

O plano do MEC tenta corrigir uma distorção. Embora tenham 24,2% dos universitários brasileiros, as instituições públicas de ensino são responsáveis por apenas 6,4% das vagas de EaD.

O projeto prevê formação de um grupo de especialistas, indicado pelas universidades, para discutir o formato do Reuni Digital. O projeto também inclui a realização de consultorias para identificar as demandas profissionais em cada região do país, para adaptar os novos cursos às necessidades locais.

Além dos cursos completamente virtuais, o MEC quer discutir a possibilidade de que os cursos presenciais possam oferecer até 40% do seu conteúdo de forma remota. O documento fala em “um projeto pedagógico para a IFES, com abordagem pedagógica definida, currículos flexíveis, intercâmbio acadêmico nacional e internacional, emprego da prerrogativa dos 40% de virtualidade na carga horária dos cursos presenciais, mobilidade estudantil, acreditação de cursos MOOC e outras que favoreçam a construção de uma Educação Superior aberta no Brasil”. As IFES são as Instituições Federais de Ensino Superior. MOOC é uma sigla inglesa que se refere a cursos online abertos ao público geral.

Outra novidade da proposta é a adoção de um ciclo básico, de um ano, em cada "área do saber". Nesse sistema, o universitário não seria selecionado para um curso específico, mas para uma área geral (como as Ciências Humanas, por exemplo). Apenas depois do primeiro ano é que o aluno decidiria qual curso seguir. "Nos casos dos cursos mais concorridos as notas do estudante no primeiro ano podem ser usadas como critério de seleção", explica a minuta.

Outra proposta incluída no projeto do Reuni Digital é a criação de um sistema de EaD único, que possa ser usado por todas as universidades federais para desenvolver seus cursos. A solução tende a reduzir custos e a facilitar o intercâmbio de informações. Em uma fase mais avançada, o programa resultaria na formação da Universidade Federal Digital, uma instituição de ensino superior completa apenas com cursos remotos.

Ao mesmo tempo em que prevê um aumento no número de vagas, o documento do MEC afirma que os cursos devem ter uma concorrência de pelo menos dois candidatos por vaga. A ideia é "qualificar e elevar a oferta de vagas em EaD nas IFES sem diminuir necessariamente a oferta de vagas presenciais".

O documento do MEC prevê ainda que os alunos carentes recebam tablets ou notebooks para participarem dos cursos virtuais, além de apoio no acesso deles à internet.

Primeira reação contra o Reuni Digital
A Universidade Federal da Bahia foi a primeira a se pronunciar publicamente sobre a proposta do governo. A instituição emitiu um comunicado criticando duramente a proposta, que chega em um momento de corte nos recursos para as instituições federais. “Apresentar uma proposta de expansão de vagas, nas atuais circunstâncias, quando não se garantem as melhores condições para as vagas existentes, quando não temos garantia de suficientes recursos de investimento e de custeio para o sistema das universidades federais, implica aprofundar o sucateamento da nossa infraestrutura", diz o texto.

Ainda segundo o comunicado da UFBA, o programa proposto pelo MEC prejudica as universidades por deixar a pesquisa e a extensão em segundo plano, focando apenas nas aulas. " O projeto Reuni Digital dissocia a EaD da pesquisa, do ensino e da extensão de nossas universidades federais, representando, por esse viés, grave ameaça à sua autonomia didático-pedagógica", alega a universidade.
https://www.gazetadopovo.com.br/educaca ... i-digital/

Eu tenho uma ótima ideia, fecha os campus universitarios que o Lula abriu a rodo nos interiores do Brasil, aluga estruturas de até 500m2 p meramente realizar provas e ou atividades presenciais, reaproveita o professorado para o ensino remoto (mas com carga mais puxada, se c a mesma remuneração; e menos $$$ se com a mesma carga horária - mude a legislação para deixar a critério trabalhista-pessoal) e abra a possibilidade para todos (incluindo camadas mais pobres), focando sempre na multidisciplinaridade.

Os campus envolvidos com pesquisas em ciência e tecnologia, precisariam ser analisados, e posicionados estrategicamente; mas preferencialmente só para doutores e pos docs, ou casos peculiares examinados pelo Capes e outras instituições de interesse nacional. Realoca os recursos poupados do ministério da educação para o da ciência e tecnologia.




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Re: EDUCAÇÃO

#933 Mensagem por prp » Ter Mar 29, 2022 4:18 am


https://g1.globo.com/politica/noticia/2 ... naro.ghtml


Governo oficializa saída de Milton Ribeiro, quarto ministro da Educação de Bolsonaro
Saída se deu uma semana após divulgação de gravação na qual Ribeiro diz liberar verbas da pasta por indicação de dois pastores a pedido de Bolsonaro. Ele estava no cargo desde julho de 2020.




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Re: EDUCAÇÃO

#934 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 13, 2023 10:22 am

Lula veta aula de programação e robótica na grade escolar

O presidente vetou a parte que versa sobre a obrigatoriedade de inclusão na grade do ensino médio fundamental e do ensino médio de aulas de computação, programação e robótica.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/ ... e-escolar/




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Re: EDUCAÇÃO

#935 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2023 8:35 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Jan 13, 2023 10:22 am
Lula veta aula de programação e robótica na grade escolar

O presidente vetou a parte que versa sobre a obrigatoriedade de inclusão na grade do ensino médio fundamental e do ensino médio de aulas de computação, programação e robótica.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/ ... e-escolar/
Mais um grande acerto do nosso Grande Líder: essa garotada precisa primeiro aprender se é menino, menina ou menine, antes de se meter com essas frescuras de aprender coisas que lhes proporcionem capacidades superlatives(as/os) das quais nem irão precisar mesmo, basta exigir da mamãe e/ou da vovó e já vem na mãozinha mesmo... [003] [003] [003] [003]

(((Foi em tom de zoeira mas é sério: se nem sabem o que são, para que aprenderem o que não vão utilizar?)))




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Re: EDUCAÇÃO

#936 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 14, 2023 8:41 am

Túlio escreveu: Sex Jan 13, 2023 8:35 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sex Jan 13, 2023 10:22 am
Mais um grande acerto do nosso Grande Líder: essa garotada precisa primeiro aprender se é menino, menina ou menine, antes de se meter com essas frescuras de aprender coisas que lhes proporcionem capacidades superlatives(as/os) das quais nem irão precisar mesmo, basta exigir da mamãe e/ou da vovó e já vem na mãozinha mesmo... [003] [003] [003] [003]

(((Foi em tom de zoeira mas é sério: se nem sabem o que são, para que aprenderem o que não vão utilizar?)))
Não entendi. Você concorda com o veto?

Abraços,

Wesley




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Re: EDUCAÇÃO

#937 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2023 11:11 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jan 14, 2023 8:41 am
Túlio escreveu: Sex Jan 13, 2023 8:35 pm

Mais um grande acerto do nosso Grande Líder: essa garotada precisa primeiro aprender se é menino, menina ou menine, antes de se meter com essas frescuras de aprender coisas que lhes proporcionem capacidades superlatives(as/os) das quais nem irão precisar mesmo, basta exigir da mamãe e/ou da vovó e já vem na mãozinha mesmo... [003] [003] [003] [003]

(((Foi em tom de zoeira mas é sério: se nem sabem o que são, para que aprenderem o que não vão utilizar?)))
Não entendi. Você concorda com o veto?

Abraços,

Wesley
Isso faria alguma diferença? Para me permitir discordar eu primeiro teria que acreditar que vivemos em uma democracia, e acontece que não acredito, assim, qual motivo teria eu para dizer o que é melhor ou pior? Vai ser o que os hôme dizem que tem que ser e fim.

Fiz apenas uma zoação com o que parece ser CRUCIAL hoje, truta véio: "estudos de gênero" é o que interessa, o resto a gente vê depois (onde foi que li/ouvi coisa parecida? SNME foi ali por 2020)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: EDUCAÇÃO

#938 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 14, 2023 5:24 pm

Túlio escreveu: Sáb Jan 14, 2023 11:11 am
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jan 14, 2023 8:41 am
Não entendi. Você concorda com o veto?

Abraços,

Wesley
Isso faria alguma diferença? Para me permitir discordar eu primeiro teria que acreditar que vivemos em uma democracia, e acontece que não acredito, assim, qual motivo teria eu para dizer o que é melhor ou pior? Vai ser o que os hôme dizem que tem que ser e fim.

Fiz apenas uma zoação com o que parece ser CRUCIAL hoje, truta véio: "estudos de gênero" é o que interessa, o resto a gente vê depois (onde foi que li/ouvi coisa parecida? SNME foi ali por 2020)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Procurando algo para rebater...

https://media.tenor.com/NHBgHewWupgAAAAM/lula-lendo.gif

Mas não achei.

Abraços,

Wesley




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Re: EDUCAÇÃO

#939 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jul 05, 2023 1:31 pm

Parte 1:
Viajante escreveu: ...

Agora a Educação.

Com a revolução dos Cravos, ocorreu um enorme disparate, para além de outros, que se prende com o fim do Ensino Industrial que formava fundamentalmente quadros intermédios especializados! Só 15 anos mais tarde, em 1989, voltou sobre o nome de Ensino Profissional. O objectivo seria replicar outros modelos que já existem na Europa, como na Alemanha, na Suíça (em parte), Áustria e Luxemburgo. Passamos novamente a formar quadros superiores, mas também quadros intermédios especializados.
No entanto o nosso atraso continuava a fazer-se sentir, porque vínhamos de um patamar baixíssimo, quando entramos na CEE em 1986, só pouco mais de 17% dos jovens acabavam o Ensino Secundário!!!!!! Em 2001 continuávamos na cauda da Europa, como 44% dos jovens a concluir o Ensino Secundário, quando os restantes lanternas vermelhas eram a Finlândia e Espanha, mas que mesmo assim estavam quase 20% à nossa frente!

A realidade é que em 2011, já tínhamos deixado a Espanha para trás!!!! Como? Mas que mistério é que se passou entre 2001 e 2011 que revolucionou o nosso Ensino e deixámos para trás a Espanha? O fenómeno chama-se Sócrates, Socialista e muito criativo com tudo o que tenha a ver com números. Mas afinal o que se passou? Sem dúvida houve medidas importantes como a obrigatoriedade dos jovens estudarem até ao 12º ano. Realço a palavra obrigatório e que pode levar os país a perderem qualquer tipo de apoio/subsídio se o seu filho deixar de estudar antes dos 18 anos de idade! Mas mesmo uma alteração destas leva tempo a fazer efeito. Recordo também que neste período nasceram as Novas Oportunidades, que na prática consistia e ainda consiste em atribuír diplomas a qualquer adulto que saiba ou arranje alguém que saiba fazer um portefólio da sua vida/experiência e em apenas 3 a 6 meses tem um diploma do 12º ano, quando antes apenas tinha por exemplo a 4ª Classe! São célebres as anedotas da licenciatura do Sócrates atribuída num Domingo (com um exame de inglês técnico feito por fax!) ou da licenciatura do Relvas que também teve imensas equivalências!!!!!

Esta medida, meramente estatística, colocou-nos a par de outros países mais escolarizados, mas grande parte do salto não foi qualitativo, foi meramente estatístico! Na realidade nós temos muitos milhares de licenciados ou com o diploma do 12º ano, sem na realidade terem frequentado a Escola!
No ensino actual, é verdade que é muito difícil um estudante reprovar, mas também é verdade que os professores são obrigados (quer queiram quer não queiram) a insistir com os alunos as vezes que forem necessárias para que estes atinjam os mínimos para passar!

Mas a realidade é que vemos jovens que chegam até nós com um diploma do 9º ano e mal sabe ler e escrever! É verdade!
Mas também é preciso notar que de à 12 ou 13 anos para cá, numa Escola e pelo menos até fazerem 18 anos, anda a estudar quem quer, quem não quer! Porque se assim não for, os apoios sociais acabam nesse momento!!!!!




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Re: EDUCAÇÃO

#940 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 28, 2023 3:02 pm





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Re: EDUCAÇÃO

#941 Mensagem por Rurst » Qua Dez 06, 2023 8:27 pm













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Re: EDUCAÇÃO

#942 Mensagem por J.Ricardo » Qui Dez 07, 2023 8:18 am

O mais incrível disse é que o ME esta cag... e andando para esse índices, o importante como disseram lá atrás, é definir se o aluno é menino, menina ou menine, e essa é a prioridade, a matemática que se exploda.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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Re: EDUCAÇÃO

#943 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 07, 2023 3:00 pm

1.Singapore
560

2.Macau
535

3.Taiwan
533

4.Japan
533

5.South Korea
523

6.Hong Kong
520

7.Estonia
516

8.Canada
506

9.Ireland
504

10.Switzerland
498

11.Australia
497

12.New Zealand
495

13.Finland
495

14.United Kingdom
494

15.Poland
492

16.Czech Republic
491

17.Denmark
491

18.United States
489

19.Sweden
488

20.Belgium
486

21.Austria
486

22.Slovenia
485

23.Latvia
484

24.Germany
482

25.Netherlands
480

26.France
478

27.Portugal
478

28.Hungary
477

29.Italy
477

30.Lithuania
477

...

61.Brazil
397




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Re: EDUCAÇÃO

#944 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 07, 2023 4:50 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Dez 07, 2023 8:18 am O mais incrível disse é que o ME esta cag... e andando para esse índices, o importante como disseram lá atrás, é definir se o aluno é menino, menina ou menine, e essa é a prioridade, a matemática que se exploda.
Para um país que coloca Paulo Freire como patrono da educação, qual a surpresa? Surpreso eu estaria se os índices fossem melhores.

A Educação brasileira é somente um ambiente de militância, pura e simples. O conhecimento é algo secundário.


Abraços,

Wesley




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Re: EDUCAÇÃO

#945 Mensagem por delmar » Sex Dez 08, 2023 1:34 pm

Há vários problemas na educação brasileira, especialmente a pública. Começa que os alunos de classe média ou alta estudam em escolas particulares onde o ensino é de melhor qualidade. Assim a população, com maior poder de pressão, não está preocupada com a qualidade do ensino público. Já os pais dos alunos das classes mais pobres, muitas vezes, não tem condições de avaliar se os filhos estão ou não recebendo uma formação de qualidade, pois eles também não tiveram uma boa formação.
Outro aspecto é o corporativismo. Os sindicatos e associações de professores lutam contra qualquer sistema de avalição de resultados do ensino. Nunca trabalham pela melhoria do ensino, sempre por mais facilidades aos professores. Aqui perto de casa tem uma escola estadual. Se tiver um feriado numa quarta-feira sempre terá um feriadão na quinta e na sexta. Isto deve-se, também, ao fato dos diretores serem eleitos pelos professores. Quem promete mais benesses aos colegas é que vai ganhar mais votos.
Os problemas são muitos e complexos.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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