INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: INVESTIR EM?

#1186 Mensagem por Túlio » Qui Dez 15, 2022 6:41 pm

EduClau escreveu: Qui Dez 15, 2022 6:17 pm Falando em PETR ontem minha ordem pegou graças ao feirão do Mercadante e outras notícias ruins, assim teria que fechar minha posição em ELET pra cobrir mas fiquei com algumas dúvidas, o ativo desabou e está longe do valor da minha OV, agora lendo o insight do @Túlio, será que compensa segurar ?
É que entraram uns pixulecos de FII, GOAU e RAIZ que quase cobriram a compra da petroleira mas ainda fiquei com saldo negativo de uns cento e poucos reais. Nos 'custos operacionais' tem uma tabela que até 999,99 devedor você paga multa fixa de 9,90, acima disso é 1% AO DIA.
Esse pouquinho deve ser coberto por pixulecos de VBBR e CEMIG até dia 30. Será que esses 9,90 são mensais ?

Edito sobre VALE, estou quase no zero a zero, levemente negativo, também estou em dúvida que fazer...

[085]
IMHO ELET (presumo que 6, mas tanto faz) é HOLD, idem para VALE3 (neste último caso talvez aguardar um pouquinho valesse a pena, a China ainda não despencou e até lá o bicho tem tudo pra disparar acima dos BRL 90, talvez mesmo voltar acima dos 100). Lembrar ainda que a VALE3 não é estatal.

EU, Túlio, pagaria os cento e tantos pila do meu bolso, mesmo sacrificando a cerveja do domingo (que já tá comprada mesmo [003] ).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2544 vezes
Agradeceram: 756 vezes

#1187 Mensagem por EduClau » Sáb Dez 17, 2022 6:35 am

Sobre o esquecido BTC previsões sombrias, MM50 caindo abaixo da MM200:
Bitcoin se aproxima da temida “Cruz da Morte” e traders ficam em alerta

O indicador técnico significa que o mercado está prestes a entrar em parafuso
...
O Bitcoin caiu 75% desde que atingiu um recorde de US$ 69.000 em novembro do ano passado. Esse período de baixa provou ser mais intenso do que os anteriores.

De acordo com a Delphi Digital, a negociação lateral do BTC na faixa de US$ 16.500 a US$ 17.300 após o colapso da exchange FTX oferece pouca esperança aos mais otimistas.
...
Vários mineradores de criptomoedas provavelmente irão à falência no primeiro semestre do ano que vem, empurrando o Bitcoin para US$ 12.000 ou menos.

...
https://www.infomoney.com.br/mercados/b ... em-alerta/
sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1188 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 17, 2022 4:27 pm

EduClau escreveu: Sáb Dez 17, 2022 6:35 am Sobre o esquecido BTC previsões sombrias, MM50 caindo abaixo da MM200:
Bitcoin se aproxima da temida “Cruz da Morte” e traders ficam em alerta

O indicador técnico significa que o mercado está prestes a entrar em parafuso
...
O Bitcoin caiu 75% desde que atingiu um recorde de US$ 69.000 em novembro do ano passado. Esse período de baixa provou ser mais intenso do que os anteriores.

De acordo com a Delphi Digital, a negociação lateral do BTC na faixa de US$ 16.500 a US$ 17.300 após o colapso da exchange FTX oferece pouca esperança aos mais otimistas.
...
Vários mineradores de criptomoedas provavelmente irão à falência no primeiro semestre do ano que vem, empurrando o Bitcoin para US$ 12.000 ou menos.

...
https://www.infomoney.com.br/mercados/b ... em-alerta/
sds
ADORO esses "ixpéxialixtex" com seus FIBs cheios de MMs, "cisnes negros" e "cruzes da morte"... [003] [003] [003] [003]

E vou repetir: não é hora de comprar (nem de vender) ₿ITCOIN que, como todo ativo, não dura nem vale muito na mão de emocionado [025] . Há várias coisas que já falei aqui e ninguém deu bola: p ex, que retirei minha OC de PETR4 a BRL 22 por, após "ler" o momento, estar certo de que cairia mais: deu no que mesmo? E tem tudo para ir ainda mais para baixo, talvez MUITO MAIS! Vale o mesmo para ₿TC, embora por razões bem diferentes.

Mas não consideres como uma ACUSAÇÃO ou deboche, pois mesmo a BRL 22 o papel PETR4 ainda é um excelente investimento, desde que seja "esquecido" por um bom tempo: em algum ponto vai dobrar (se for o caso de vender) ou voltar a pagar gordos DIV/JCP, assim, não foi um mau ponto de entrada. Importante agora é estar ligado para quando (nem digo SE) descer abaixo (espero que BEM ABAIXO 🤑) de BRL 20, pois formar PM cada vez mais para baixo ainda é e sempre vai ser uma coisa bastante $EN$ATA.

PS.: outra coisa que disse, enfatizei e ninguém deu bola, seja aqui no DB, em outros pontos da web e até mesmo pessoalmente, com meus amigos e até mesmo minha Irmã: "o Q4/2022 e o Q1/2023 vão ser muito INTERE$$ANTE$". Não sou profeta nem tenho bola de cristal, mas como estás achando o atual Q4 mesmo? E não viste nada ainda, aguardes o Q1 engrenar de vez, talvez ali pela metade dele... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1189 Mensagem por Túlio » Dom Dez 18, 2022 12:09 pm

Ainda sobre ₿ITCOIN & trading, eu nunca havia encontrado uma explicação suficientemente boa (e que me fosse conveniente) sobre as várias perguntas que já me foram dirigidas, pois ou eu fazia "textão" gigante ou ia direto ao ponto e acabava compartilhando conhecimentos que tive (e continuo tendo) um trabalhão imenso para obter e assimilar, o que inclui até perdas financeiras; há coisas que não se dá de graça porque não foram obtidas grátis. Mas acabei de achar um dos muito posts dos "tempos heróicos" no REDDIT que explica muita mas MUITA COISA em pouquíssimas palavras.

Enjoy and try to learn something:

Imagem

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1190 Mensagem por Túlio » Sex Dez 23, 2022 1:40 pm

PUTZ, comprei MRFG3 na segunda-feira, dia 19 (DATA-COM), com PM de (quase) exatos BRL 7 e hoje, na sexta 23, já está nos dois dígitos (12,68% ou BRL 7,89, tendo alcançado quase BRL 8 mais cedo); mas é cedo para vender, nem recebi os DIV ainda (dia 28, quarta que vem) e talvez guarde para o ano que vem, pois carne tem tudo pra BOMBAR no Q1/23, e aí já vou estar de olho é nos TRÊS dígitos, isso se for vender. 🤑 🤑 🤑 🤑

Imagem

PS.: me é divertida a similaridade com aquela OC de PETR4 do @EduClau que cantou a BRL 22, mais ou menos o mesmo percentual de valorização em mais ou menos o mesmo período; outra coincidência é que a relação DIV/preço por ação está EXCELENTE!!!

EduClau
Sênior
Sênior

#1191 Mensagem por EduClau » Sex Dez 23, 2022 3:19 pm

P/L em PETR 14,4%, não entro em MRFG porque já/ainda tenho BEEF e também porque não tenho $$ pra comprar.

8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1192 Mensagem por Túlio » Sex Dez 23, 2022 3:41 pm

EduClau escreveu: Sex Dez 23, 2022 3:19 pm P/L em PETR 14,4%, não entro em MRFG porque já/ainda tenho BEEF e também porque não tenho $$ pra comprar.

8-]
Já tive BEEF3 (DY 4,4%) e não gostei, vendi com menos de dois dígitos mesmo, o bicho vem subindo ao longo do YTD, sendo o MRFG3 (DY 29,0%) exatamente o oposto, caiu e muito mas está se recuperando bonito.

CURIOSIDADE - A Ágora iniciou um DT (logo, válido apenas para hoje) em RAIZ4 com ponto de entrada a BRL 3,64, com primeira meta a BRL 3,72 (até agora não alcançou) e segunda a BRL 3,82; se esta for atingida talvez eu venda as que eu tenho (PM BRL 3,59), então abri uma OV a BRL 3,83, mesmo sem maior intere$$e, já que passar dos BRL 4 me parece coisa ainda para a semana que vem, mas ia ser divertido ganhar dos "sabichões da Faria Lima". :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

A ver.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1193 Mensagem por Túlio » Ter Dez 27, 2022 9:29 pm

Creio que este é meu último toque para 2022:

Amanhã é quarta, metade da última semana deste ano (ou seja, fim do H2 e Q4, muita gente cool and fashion da Faria Lima vai ter que dar um balaio de explicação se fizer jo$ta :twisted: ); entre amanhã e quinta a tigrada, no maior cagaço com as constantes birutagens do Eleito, vai ter que decidir se mantêm ou vende suas posições e espera para ver como começa o ano que vem. Esta semana tem sido pura sangria, IBOV andando de lado mas claramente ensaiando um baita tombo! Eu, neste momento, chuto que VENDEM! As consequências para o IBOV serão/seriam óbvias...

LEMBRAR AINDA: o que acontecer até o fechamento na quinta-feira aparecerá nos balanços de muitas e muitas empresas; vai ter gente caindo e gente subindo, com base no que fizeram ou deixaram de fazer. Para ser claro, é um jogo estritamente psicológico.

Estou numa posição relativamente confortável, só tenho papel de empresa privada na mão (e mesmo assim tudo alugada pra DT fazendo SHORT ou vai saber o quê); já quem tiver ESTATAL (tipo PETR3/4 e ELET3/5/6) melhor se ligar, pois o bicharedo pode despencar com tanta força que não vai dar tempo de fazer nada.

Assustado que venda e mantenha liquidez para ver no que dá e as oportunidades que irão surgir; quem for MACHO que segure firme, pois não adianta declarar que "AINNN VOH EFTATIVÁ TUDO DI NOVU" sem ter cojone$ para fazer isso.
Num momento de extremo PAVOR, a melhor atitude é manter a calma. [009]

Bons negócios a todos, todas & todes.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1194 Mensagem por Túlio » Seg Jan 02, 2023 7:45 pm

Bueno, BOVESPA fechada, ficam aqui minhas impressões sobre o que rolou hoje; começo dizendo que o post a seguir é diretamente baseado no meu anterior (DEZ27), assim, quem não o leu ou só passou os olhos, melhor ler bem ou vai boiar também neste aqui.

:arrow: Primeiro, é importante ressaltar o que eu estava vendo e levando em conta quando o escrevi:

Imagem

Note-se, na sexta anterior (DEZ23) tinha fechado ainda "alta" mas já apontando para baixo (ver a primeira candle no gráfico, "pavio" para cima); assim, queda no começo da semana era algo a se esperar - quase uma certeza, a rigor - e foi exatamente o que sucedeu, para surpresa de ZERO pessoas; mas a segunda passada fechou com uma sucessão de novos "pavios" outra vez para cima: tinha cara de mais tombo!

E foi o que deu; mas aí reverteu e, mesmo fechando com novos "pavios negativos", reparar no MM30: antes o IBOV se mantinha "submerso", mas ali pela metade do pregão da terça, disparou firme e se manteve confortavelmente "à tona", com certa folga até. Com base nisso e no monte de coisa que tinha lido (e continuava, e continuo a ler), então comecei a escrever aquele post, ainda antes do fechamento, como este aqui, BTW (mas, como o outro, só vou postar depois, para ter maior firmeza no que disser), e fiz os prognósticos que nele constam.

:arrow: Para confirmar (ou concluir que só digo BESTEIRA mesmo [086]), o gráfico abaixo parte da continuação dos dois dias que mencionei como CRÍTICOS, a quarta e a quinta, tendo inclusive relacionado o que iria (para mim) acontecer com um jogo psicológico, pois eu mesmo estava sentindo a pre$$ão mas, como só mexo com meus próprios pixulecos, fiquei imaginando como seria na cabeça de quem precisa prestar contas a terceiros. Creio que a imagem fala por si:

Imagem

Notar que, ao longo da quarta, a distância entre "à tona" e "submerso" se foi reduzindo cada vez mais, e isto se manteve ao longo da quinta, último dia de pregão de 2022, até "submergir" de vez: QUEM PRECISAVA - E PODIA - VENDEU (ou deixou OV aberta para pipocar hoje), tornando-se óbvio que viria mesmo o baita tombo que podemos ver no final do gráfico, referente ao fechamento de hoje.

Pessoalmente, esperava muito pior, mas a semana recém começou(*); agrego que estou olhando menos para o IBOV do que para as estatais, especialmente PETR4 e BBAS3, ativos que já tive, vendi bem e recebi inclusive DIV/JCP (da PETR4 ainda tem uns pixulecos para o dia 19) mas agora não compro nem a pau, os considero RADIOATIVOS (as razões para pensar assim são tão ÓBVIAS que nem vou me dar ao trabalho de enunciar), voltando a abrir OC apenas lá para quando já estiverem tornando a ameaçar o retorno ao único dígito (falei AMEAÇAR, ou seja, é chegar a alguns pixulecos acima de BRL 10, talvez 15 e já compro de novo).

(*) - Quem prestou atenção no "leilão" do AFTER deve ter visto outra obviedade, em relação às supracitadas estatais: os números estavam BEM ABAIXO dos (já modestos) da cotação oficial. Não que isso seja garantia de alguma coisa mas já me basta para ficar longe...

ASSIM, BONS NEGÓCIOS A TODOS, TODAS & TODES NESTE 2023!!! [009]

EduClau
Sênior
Sênior

#1195 Mensagem por EduClau » Seg Jan 02, 2023 7:56 pm

Do dia 29 pra hoje os candles fizeram o L... ainda bem que PETR e ELET eu fechei quase tudo, a carteira até que 'segurou' perto do tombo do IBOV, caiu menos de 2%...
:roll:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1196 Mensagem por Túlio » Seg Jan 02, 2023 8:17 pm

EduClau escreveu: Seg Jan 02, 2023 7:56 pm Do dia 29 pra hoje os candles fizeram o L... ainda bem que PETR e ELET eu fechei quase tudo, a carteira até que 'segurou' perto do tombo do IBOV, caiu menos de 2%...
:roll:
Curiosidade sobre ELET6: fechou hoje exatamente nos BRL 41,71 por que eu tinha comprado ano passado, deve ter até print meu mostrando aí por algum lugar do tópico; vendi com quase 10 pila de lucro por papel, e vendi só de brabo por nem saber o que era DATA-COM e, por consequência, ter ficado de fora dos DIV. [003] [003] [003] [003]

Sério agora, uso apenas o MM30 porque minha E$tratégia para este ano (que testei várias vezes ao longo do anterior, especialmente no Q4) se baseia nele, sem muito intere$$e em MM50, 200, YTD para mais nada do que escolher os ativos e mesmo isso com limites, porque agora a regra do jogo vai mudar e quem corre mais chora menos.

PS.: só eu que já tive GFSA3 durante meses a fio, sempre a vendo andar em círculos entre BRL 5 e BRL 6, se irritou, vendeu por menos de um dígito e a viu disparar mais de 150% entre quarta e hoje? Se continuar desse jeito até quarta, quando pego os pixulecos que sobraram do que vendi hoje, vou tentar minha primeira SHORT na B3. 🤑 🤑 🤑 🤑

Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#1197 Mensagem por Poti » Qua Jan 04, 2023 10:33 am

Anos nesse forum e nunca entro nos assuntos gerais e só agora descubro esse tópico.
Andei comprando algumas ações essas semanas BBDC4 a 14.01, Petr4 a 22.7. Sobre a Petr4, não sei se fiz bem pois há muitas incertezas políticas quanto à Petrobrás.
E tá na hora de vender as da vale. Preço do minério de ferro está a 160 dolares, nunca esteve nesse patamar e ciclo do preço do minério é curto (6-7 anos). Esteve em 77 dólares há alguns anos. É vender e comprar de novo em alguns anos na baixa do ciclo dessa commodity.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1198 Mensagem por Túlio » Qua Jan 04, 2023 11:25 am

Poti escreveu: Qua Jan 04, 2023 10:33 am Anos nesse forum e nunca entro nos assuntos gerais e só agora descubro esse tópico.
Andei comprando algumas ações essas semanas BBDC4 a 14.01, Petr4 a 22.7. Sobre a Petr4, não sei se fiz bem pois há muitas incertezas políticas quanto à Petrobrás.
E tá na hora de vender as da vale. Preço do minério de ferro está a 160 dolares, nunca esteve nesse patamar e ciclo do preço do minério é curto (6-7 anos). Esteve em 77 dólares há alguns anos. É vender e comprar de novo em alguns anos na baixa do ciclo dessa commodity.
Vamos por partes:

BBDC4 - Compraste pelos JCP, (está no meu radar, apenas não é prioridade, pois já vem caindo há tempos e pode nem compensar depois, ao querer vender), não? Lembrar então, o DATA-COM é na próxima sexta, ficando o DATA-EX para a segunda, quando então podes vender tranquilo que o pixuleco canta em março do mesmo jeito. Pessoalmente, é o máximo que eu faria com bancos num transição tão caótica como a atual, além de o PM do papel estar muito acima dos DIV/JCP (ver PETR4, que no ano passado entregou uns 2/3 do valor de face só ni$$o);

PETR4 e VALE3 - Essas são coisas para quem é focado no longo prazo, sendo a primeira voltada para os citados DIV/JCP e a segunda mais para esperar ATH; considerando-se ainda que ambas são muito dependentes do cenário EXTERNO mas só uma do INTERNO, o que eu tinha de PETR4 eu já vendi (e ainda pego uns pixulecos no dia 19) mas, se tivesse VALE3, ainda pagaria pra ver, pois todos os dias o bicho arremete contra os BRL 90. Assim, tanto pode disparar rumo a nova ATH como pode ir despencando; pessoalmente, se caísse para perto de BRL 80 eu venderia, a continuar como está ficaria no HOLD. Isso eu, claro, que cada um decide por si. Ademais, ainda IMHO, não é só o preço de UM DOS PRODUTOS que uma empresa comercializa que determina a cotação de seus papéis, há outros fatores a serem analisados, como diversificação, produtividade, competitividade, DY, EBITDA e muito mais coisa.

(Só como exemplo, tentes achar, fora dos arredores do CORONGA DAY, data nesta década em que a VALE3 tenha estado mais de 1/3 abaixo do que está agora; é tradicionalmente uma ação "cara". Sobre o evento citado, lembrar ainda que pouco mais de um ano após, ela atingia seu ATH, coisa de quase BRL 115.)

PS.: e infelizmente o que eu falei rolou antes de eu poder me mexer: após um rally digno de BullRun de ₿ITCOIN, tendo batido - com folga - 100% em um par de dias e depois dobrar outra vez em mais dois, desaba a GFSA3 para pouco mais de metade dos mais de BRL 22 que havia atingido ontem, estando agora pouco acima de BRL 14.

EDIT - E agora disparou de novo, diabos me levem se eu já tinha visto algo assim fora de uma BullRun! 😮

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#1199 Mensagem por prp » Qui Jan 05, 2023 9:24 pm

Emprestei para a JBS via picpay 🤣
Quase 17% ao ano. 😍

Quem tiver picpay ainda tem cotas, mas acaba rápido.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1200 Mensagem por Túlio » Qui Jan 05, 2023 10:16 pm

prp escreveu: Qui Jan 05, 2023 9:24 pm Emprestei para a JBS via picpay 🤣
Quase 17% ao ano. 😍

Quem tiver picpay ainda tem cotas, mas acaba rápido.

RENDA FIXA: o hôme investe como se tivesse CEM ANOS!!! [003] [003] [003] [003]

Responder