Bueno,
BOVESPA fechada, ficam aqui minhas impressões sobre o que rolou hoje; começo dizendo que o post a seguir é diretamente baseado no meu anterior (
DEZ27), assim, quem não o leu ou só passou os olhos, melhor ler bem ou vai boiar também neste aqui.
Primeiro, é importante ressaltar o que eu estava vendo e levando em conta quando o escrevi:
Note-se, na sexta anterior (
DEZ23) tinha fechado ainda "alta" mas já apontando para baixo (ver a primeira
candle no gráfico, "pavio" para cima); assim, queda no começo da semana era algo a se esperar -
quase uma certeza, a rigor - e foi exatamente o que sucedeu, para surpresa de
ZERO pessoas; mas a segunda passada fechou com uma sucessão de novos "pavios"
outra vez para cima: tinha cara de mais tombo!
E foi o que deu; mas aí reverteu e, mesmo fechando com novos "pavios negativos", reparar no
MM30: antes o
IBOV se mantinha "submerso", mas ali pela metade do pregão da terça, disparou firme e se manteve confortavelmente "à tona", com certa folga até. Com base nisso e no monte de coisa que tinha lido (e continuava, e continuo a ler), então comecei a escrever aquele post, ainda antes do fechamento, como este aqui, BTW (mas, como o outro, só vou postar depois, para ter maior firmeza no que disser), e fiz os prognósticos que nele constam.
Para confirmar (ou concluir
que só digo BESTEIRA mesmo ), o gráfico abaixo parte da continuação dos dois dias que mencionei como
CRÍTICOS, a quarta e a quinta, tendo inclusive relacionado o que iria (para mim) acontecer com um
jogo psicológico, pois eu mesmo estava sentindo a pre$$ão mas, como só mexo com meus próprios pixulecos, fiquei imaginando como seria na cabeça de quem precisa prestar contas a terceiros. Creio que a imagem fala por si:
Notar que, ao longo da quarta, a distância entre "à tona" e "submerso" se foi reduzindo cada vez mais, e isto se manteve ao longo da quinta, último dia de pregão de 2022, até "submergir" de vez:
QUEM PRECISAVA - E PODIA - VENDEU (ou deixou OV aberta para pipocar hoje), tornando-se óbvio que viria mesmo o baita tombo que podemos ver no final do gráfico, referente ao fechamento de hoje.
Pessoalmente, esperava muito pior, mas a semana recém começou
(*); agrego que estou olhando
menos para o
IBOV do que para as estatais, especialmente
PETR4 e
BBAS3, ativos que já tive, vendi bem e recebi inclusive DIV/JCP (da
PETR4 ainda tem uns pixulecos para o dia 19) mas agora não compro nem a pau, os considero
RADIOATIVOS (as razões para pensar assim são tão
ÓBVIAS que nem vou me dar ao trabalho de enunciar), voltando a abrir OC apenas lá para quando já estiverem tornando a ameaçar o retorno ao único dígito (falei
AMEAÇAR, ou seja, é chegar a alguns pixulecos acima de BRL 10, talvez 15 e já compro de novo).
(*) - Quem prestou atenção no "leilão" do
AFTER deve ter visto outra obviedade, em relação às supracitadas estatais: os números estavam
BEM ABAIXO dos (já modestos) da cotação oficial. Não que isso seja garantia de alguma coisa mas já me basta para ficar longe...
ASSIM, BONS NEGÓCIOS A TODOS, TODAS & TODES NESTE 2023!!!