Olá @prometheusprometheus escreveu: ↑Sáb Dez 17, 2022 9:20 amObrigado pela resposta, carvalho.FCarvalho escreveu: ↑Sex Dez 16, 2022 4:48 pm As prioridades de modernização no EB são muitas. Do básico ao mais tecnológico. E não há verba para fazer tudo ao mesmo tempo. A não ser que a desgraça venha bater à nossa porta. Aí de repente o dinheiro aparece. Mas mesmo assim, como na Ucrânia, as soluções só aparecem depois de uns 6 meses de guerra. No mínimo.
Até lá, alguém ou "alguns" já nos venderam bem antes.
Ou simplesmente levantamos a bandeira branca por inanição.
Não temos tantos "amigos" assim como os ucranianos.
Eu particularmente não sei nada de forças armadas a despeito da minha simpatia, mas falo muito c adeptos e todos me são unânimes em alegar que não tem dinheiro por conta de haver muita gente, muitos salários e aí não resta, segundo eles, dinheiro p investir nisso... O Brasil mesmo tem mais pessoal da marinha que o reino unido, franca e Alemanha, segundo eles. O Canadá, país parecido c o nosso em vários sentidos, não tem nem 200k de militares da ativa. Qual a necessidade de tanto pessoal em vez de investimentos militares? Essa é uma queixa muito comum de todos com quem converso... Isso pq não se toma em conta os inativos.
O orçamento do MD é quase todo voltado para custos com pessoal. E isso não é tanto em função da quantidade de gente, mas da falta de melhor gestão do próprio orçamento. Todas as forças estão diminuindo seus quadros já faz tempo, mas nem por isso o orçamento da defesa melhorou em nada, pois custeio e investimento continuam com menos de 30% dos valores dispostos.
Não é apenas questão de diminuir pessoal, é saber alocar melhor e mais apropriadamente onde realmente façam a diferença quando presentes. Diz-se que o EB tem pouco mais de 200 mil servidores entre homens e mulheres, civis e militares. Mas quants desse pessoal está aqui na minha região, onde o CMA e CMN lutam há décadas com falta de gente e de OM para completar e\ou dotar as bdas e unidades de apoio que deveriam em tese estar localizadas aqui
Por aqui o que não falta são OM com dotação de pessoal incompleta, ou bdas que se muito possuem um ou dois BIS, mas sem artilharia, logística, e engenharia, quando há. E são apenas 6 brigadas, com apenas 2 completas, quando a ideia seriam 8 bdas. Para não destoar muito do tópico, em Manaus há o 4o Bavex que deve apoiar o CMA, enquanto em Belém somente agora foi ativado um núcleo de Bavex, com 2 HM-4...
Então, onde estão mesmo esses 200 mil efetivos que não estão aqui ou no centro oeste fazendo a diferença, onde eles realmente precisam, e podem, estar