Eu considero um super NaPaOc pesadamente armado, até demais para a sua função.Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 9:48 am Eu não considero a Tamandaré como uma pseudo fragata subarmada....![]()
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Eu considero um super NaPaOc pesadamente armado, até demais para a sua função.Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 9:48 am Eu não considero a Tamandaré como uma pseudo fragata subarmada....![]()
Entre as duas opções apontadas por si há um oceano de possibilidades. Bastava usar os Mk41 VLS que conseguiam aumentar e muito o número de misseis carregados pelas Fragatas, e para além disso abria portas para outras possibilidades (misseis).Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 12:50 pm a turma quer contratorpedeiro..... complexo do SUTadoro tonelagem....
não quero sea ceptor com 12 células..... quero sea viper e aster 30 B1 com lançador de 48 células![]()
sistemas americanos na MB, somente nos Tupi e nos Sea Hawk. não consigo enxergar os navios da MB operando MK-41 e família RIM.cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 16, 2022 1:49 pmEntre as duas opções apontadas por si há um oceano de possibilidades. Bastava usar os Mk41 VLS que conseguiam aumentar e muito o número de misseis carregados pelas Fragatas, e para além disso abria portas para outras possibilidades (misseis).Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 12:50 pm a turma quer contratorpedeiro..... complexo do SUTadoro tonelagem....
não quero sea ceptor com 12 células..... quero sea viper e aster 30 B1 com lançador de 48 células![]()
O programa FCT na minha visão é muito similar ao do gripen. um grande aprendizado, tanto a nivel de industria e sistemas, como gerenciamento de projeto e desenvolvimento de pessoal.FCarvalho escreveu: Sex Dez 16, 2022 4:37 pm Uma Meio A100 Corvette de 2800 Ton, básica e sem frescuras, nos custaria entre 150 e 200 milhões de dólares/euros
A versão NaPaOc, com 1800 ton, igualmente básica e sem frescuras, sairia por uns 100 milhões no máximo.
O PAEMB prévia 5 escoltas e 5 patrulhas oceânicos.
Agora é só fazer os cálculos e perceber que o investimento em apenas 4 navios anabolizados poderia nos trazer 10 ou mais unidades daqueles acima em conjunto com uns trocados a mais.
Será que foi de fato um bom investimento?
Para se pensar.
Se já achamos complicado manter a produção ativa para suprir 36 unidades (talvez 40) do Gripen, o que pensar de 4 unidades da Tamandaré? A conta não fecha... esse é o problema.Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 5:00 pmO programa FCT na minha visão é muito similar ao do gripen. um grande aprendizado, tanto a nivel de industria e sistemas, como gerenciamento de projeto e desenvolvimento de pessoal.FCarvalho escreveu: Sex Dez 16, 2022 4:37 pm Uma Meio A100 Corvette de 2800 Ton, básica e sem frescuras, nos custaria entre 150 e 200 milhões de dólares/euros
A versão NaPaOc, com 1800 ton, igualmente básica e sem frescuras, sairia por uns 100 milhões no máximo.
Agora é só fazer os cálculos e perceber que o investimento em apenas 4 navios anabolizados poderia nos trazer 10 ou mais unidades daqueles acima em conjunto com uns trocados a mais.
Para se pensar.
marujo vai ter que ter doutorado![]()
Entre ida e vindas, o FX levou quase duas décadas para ter uma decisão, e estamos levando outra década para colocar os primeiros caças em operação. Ou seja, quase trinta anos de embromação em um acordo que está de fato trazendo alguns benefícios para partes da indústria nacional e BID, mas sem perspectivas de longo prazo no que tange capacitá-la, por exemplo, a projetar e produzir um caça de 5a G como queria a FAB há décadas atrás.Lucubus escreveu: Sex Dez 16, 2022 5:00 pmO programa FCT na minha visão é muito similar ao do gripen. um grande aprendizado, tanto a nivel de industria e sistemas, como gerenciamento de projeto e desenvolvimento de pessoal.FCarvalho escreveu: Sex Dez 16, 2022 4:37 pm Uma Meio A100 Corvette de 2800 Ton, básica e sem frescuras, nos custaria entre 150 e 200 milhões de dólares/euros
Para se pensar.
marujo vai ter que ter doutorado![]()
Devem ter aprendido com os Suecos a "transferir tecnologia" para si mesmos, oras...FCarvalho escreveu: Qua Jan 25, 2023 4:48 pm Só tenho uma pergunta: o quanto disso tudo, dentre outras questões, a engenharia brasileira terá acesso e formação de mão de obra no país, já que o estaleiro é alemão![]()
Que por sua vez, aprenderam com os israelenses...Túlio escreveu: Qua Jan 25, 2023 10:16 pmDevem ter aprendido com os Suecos a "transferir tecnologia" para si mesmos, oras...FCarvalho escreveu: Qua Jan 25, 2023 4:48 pm Só tenho uma pergunta: o quanto disso tudo, dentre outras questões, a engenharia brasileira terá acesso e formação de mão de obra no país, já que o estaleiro é alemão![]()
![]()
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jan 26, 2023 10:41 amQue por sua vez, aprenderam com os israelenses...Túlio escreveu: Qua Jan 25, 2023 10:16 pm
Devem ter aprendido com os Suecos a "transferir tecnologia" para si mesmos, oras...![]()
![]()
![]()
![]()
Abraços,
Wesley
Mas eu estava fazendo menção ao Brasil e AEL. África do Sul, Turquia e Irã em desconheço.Túlio escreveu: Qui Jan 26, 2023 10:57 amFIGHTERCOM escreveu: Qui Jan 26, 2023 10:41 am
Que por sua vez, aprenderam com os israelenses...![]()
![]()
![]()
Abraços,
WesleySei não, se não fossem os Israelenses a África do Sul jamais teria desenvolvido uma indústria bélica que há anos, desde a "devolução" do País a MELHOR ETNIA, vem sendo retalhada e disputada no tapa por grandes potências.
Claro, hoje Israel joga na Série A, quem IMHO faz atualmente o seu antigo papel são Turquia e Irã.
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jan 26, 2023 11:03 amMas eu estava fazendo menção ao Brasil e AEL. África do Sul, Turquia e Irã em desconheço.Túlio escreveu: Qui Jan 26, 2023 10:57 am
Sei não, se não fossem os Israelenses a África do Sul jamais teria desenvolvido uma indústria bélica que há anos, desde a "devolução" do País a MELHOR ETNIA, vem sendo retalhada e disputada no tapa por grandes potências.
Claro, hoje Israel joga na Série A, quem IMHO faz atualmente o seu antigo papel são Turquia e Irã.
Abraços,
Wesley