Fuerza Aérea Argentina (FAA)
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Quanto ao pod improvisado, eu imagino algo do tipo:
Abraços,
Wesley
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Dez 11, 2022 1:34 pm
Mas antes existia esperança, depois de muitas viagens e avaliações técnicas.
Parece o nosso hexa, que de 4 em 4 anos renovamos a esperança: agora vai , mas nunca chega.
Abraços,
Wesley
A citada esperança acabou ainda nos começos dos 90, quando após dar uma mãozinha simbólica na Guerra do Golfo, o Menem foi aos EUA buscar um lote de F-16 e acabou trazendo outro de A-4; depois disso foi só falatório ou, como dizem los hermanos, "humo para los giles".
As FFAA de lá estão com os dias contados, talvez virem um meio-termo entre Defesa Civil (catástrofes, etc) e Gendarmería (policiamento fronteiriço, apoio às polícias comuns).
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
E talvez esse sempre tenha sido desde a redemocratização do país o objetivo final da classe política portenha.
Só os britânicos que não perceberam isso.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Diria que não só perceberam como até deram uma mãozinha: lembrar, a influência do Foreign Office em BAires era imensa, a ponto de aqui nós culparmos os ianques pelo "gópi" e lá eles tradicionalmente culparem mais OS BRITS (lembro de ter lido sobre essa curiosidade nos anos 80, e referia desde os tempos do Perón e suas nacionalizações, que deram muito mais prejuízo ao Tommy do que ao Sam).
IMHO os militares de lá cometeram DOIS erros: (1)exageraram FEIO na repressão e na quantidade de "gópi" e "contragópi", e isso pode ser relativizado, mas ainda por cima (2)provocaram uma guerra, tendo-a perdido logo depois o que, aí sim, não tem jeito.
Essa gente não vai SE perdoar nunca; triste dizer mas a chance de desintegração como nação é imensa, e acho brabo que haja alguém lá capaz de impedir isso, é o mesmo que tentar misturar água e óleo. Lembrar ainda que não existe Polícia capaz de manter unido um País que quer se separar, é para coisas assim que existem FFAA: quem fica sem...
IMHO os militares de lá cometeram DOIS erros: (1)exageraram FEIO na repressão e na quantidade de "gópi" e "contragópi", e isso pode ser relativizado, mas ainda por cima (2)provocaram uma guerra, tendo-a perdido logo depois o que, aí sim, não tem jeito.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Podiam terceirizar a FAA com a FAB, pagar com carne e alimento para a fazenda .
abs
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Não conheço a realidade portenha tão bem quanto tu, mas sabemos que historicamente a América Latina sofre regularmente com isso de golpes, revoluções e questões independentistas, tanto que o vice reino do prata de debulhou em vários pedaços quase que irreconciliáveis entre si, assim como aconteceu com os vizinhos espanos ao norte.Túlio escreveu: ↑Seg Dez 12, 2022 12:48 pmDiria que não só perceberam como até deram uma mãozinha: lembrar, a influência do Foreign Office em BAires era imensa, a ponto de aqui nós culparmos os ianques pelo "gópi" e lá eles tradicionalmente culparem mais OS BRITS (lembro de ter lido sobre essa curiosidade nos anos 80, e referia desde os tempos do Perón e suas nacionalizações, que deram muito mais prejuízo ao Tommy do que ao Sam).
IMHO os militares de lá cometeram DOIS erros: (1)exageraram FEIO na repressão e na quantidade de "gópi" e "contragópi", e isso pode ser relativizado, mas ainda por cima (2)provocaram uma guerra, tendo-a perdido logo depois o que, aí sim, não tem jeito.
Essa gente não vai SE perdoar nunca; triste dizer mas a chance de desintegração como nação é imensa, e acho brabo que haja alguém lá capaz de impedir isso, é o mesmo que tentar misturar água e óleo. Lembrar ainda que não existe Polícia capaz de manter unido um País que quer se separar, é para coisas assim que existem FFAA: quem fica sem...
E mesmo depois, disputas internas sempre foram o rastilho de pólvora para manter acesa as eternas birras nacionais, seja entre estados, sejam internas com suas querelas coronelistas de barranco. E o Brasil não escapa disso. O EB é uma das pedras filosofais para manter junto até hoje gente que, de outra forma, já teria virado as costas uns para os outros faz muito tempo. Por lá as ffaa's fez e faz ainda esse papel. Mas pelo andar da carruagem, se continuar assim, em breve nem isso terá mais força e representatividade para manter. E fazer.
A guerra das Malvinas foi o fiasco de afirmação do que acontece quando ao invés da busca por profissionalismo e operacionalidade na arena castrense, militares se voltam mais para a politicagens internas e, pior, para a enganosa auto afirmação de salvadora da pátria. Como se por aqui já não houvessem pessoas, instituições e organismos mais que suficientes querendo fazer esse papel. E deu no que deu. Uma lambança que jogou as forças no ostracismo e na inépcia sem data para terminar. A repressão política - a pior da américa latina - é representativa da incompetência e negação do papel tradicional de qualquer força militar, que é a dissuasão externa, e não combater "inimigos internos" sempre que convém.
Eu só posso desejar muita sorte às ffaa's argentinas, dado que a FAA não verá a cor de caças novos, seminovos ou usados em qualquer tempo dentro do horizonte possível de se ver. E não duvido que a atual gestão se repita novamente. O que não seria exatamente uma surpresa. Se bem que, do ponto de vista meramente da Casa Rosada e do congresso portenho, nada mudará no papel destinado às ffaa's enquanto perdurar esse choque de interesses e contraposições entre sociedade, governo e militares. E ninguém quer largar esse osso primeiro. Uma lástima para um país que já foi um dos melhores em termos de desenvolvimento humano em um continente marcado pela contradição.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Vamos ser honestos, para quem opera hoje um punhado de A-4 modernizados há 30 anos atrás, o FC-1 Bloco III seria como sair de um caça X-Wing de segunda mão para o cruzador estelar do Dart Vader. É um salto quântico para a FAA.
Mas eles devem se dar por satisfeitos com a copa do mundo.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
FCarvalho,FCarvalho escreveu: ↑Qui Dez 15, 2022 10:51 pm Vamos ser honestos, para quem opera hoje um punhado de A-4 modernizados há 30 anos atrás, o FC-1 Bloco III seria como sair de um caça X-Wing de segunda mão para o cruzador estelar do Dart Vader. É um salto quântico para a FAA.
Mas eles devem se dar por satisfeitos com a copa do mundo.
Seria, não fossem dois pequenos detalhes:
1- Se o FC-1 não fosse um vetor problemático;
2- Se tivessem orçamento para operá-los de forma adequada.
O orçamento deles não comporta nada mais caro que um A-4. Enquanto ficavam sonhando com F-16 e M-2000, deveriam ter seguido o exemplo do Brasil e do Chile. Catava alguns F-5 mundo afora e aplicava uma mordenização by Israel. Mas não, ficaram naquela ladainha: é perna curta, não tem sonda, blá, blá...
Taí o resultado, vão ter que se contentar com Pampas
Abraços,
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
Ainda que problemático, o FC-1 olhando as características e sistemas a bordo já é muito mais do que a FAA poderia sustentar. E nem os Pampa eles conseguem manter, vide a situação da frota atual e o projeto de modernização que não sai do lugar.
E sim, o problema maior deles é não ter capacidade de apor os recursos necessários para operar absolutamente nada que voe e não se relacione a missões secundárias, como se faz aqui por exemplo, que compramos Gripen E\F mas os pilotos dificilmente irão operar mais do que as 50 a 60 horas disponíveis hoje para os F-5 e A-1. Muito longe das mais de 120 horas dos caçadores da OTAN e de quem leva Defesa, e sua força aérea, a sério. E isso não é um problema da força aérea, mas de gestão de política de defesa como questão de Estado. Coisa que não existe aqui e nem lugar nenhum da América Latina.
Como sabemos, lá como cá, defesa não faz parte da agenda política do país a não ser que se trate de ACISO, MMI, SAR ou táxi aéreo VIP para os pelegos no poder. Neste sentido, podem esperar sentados ou embalando na rede que é melhor, porque se não quiseram F-5 enquanto era possível, agora é tarde. Os SEM estão do jeito que estão. E os A-4 não vão durar muito mais tempo.
Seria bom a FAA aposentar tudo sem fazer alarde, e deixar só os AT-27 voando e ver o que acontece. Deixa rolar. Veremos até onde a empáfia da classe política deles irá com a defesa do país.
E sim, o problema maior deles é não ter capacidade de apor os recursos necessários para operar absolutamente nada que voe e não se relacione a missões secundárias, como se faz aqui por exemplo, que compramos Gripen E\F mas os pilotos dificilmente irão operar mais do que as 50 a 60 horas disponíveis hoje para os F-5 e A-1. Muito longe das mais de 120 horas dos caçadores da OTAN e de quem leva Defesa, e sua força aérea, a sério. E isso não é um problema da força aérea, mas de gestão de política de defesa como questão de Estado. Coisa que não existe aqui e nem lugar nenhum da América Latina.
Como sabemos, lá como cá, defesa não faz parte da agenda política do país a não ser que se trate de ACISO, MMI, SAR ou táxi aéreo VIP para os pelegos no poder. Neste sentido, podem esperar sentados ou embalando na rede que é melhor, porque se não quiseram F-5 enquanto era possível, agora é tarde. Os SEM estão do jeito que estão. E os A-4 não vão durar muito mais tempo.
Seria bom a FAA aposentar tudo sem fazer alarde, e deixar só os AT-27 voando e ver o que acontece. Deixa rolar. Veremos até onde a empáfia da classe política deles irá com a defesa do país.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Dez 16, 2022 9:39 amFCarvalho,FCarvalho escreveu: ↑Qui Dez 15, 2022 10:51 pm Vamos ser honestos, para quem opera hoje um punhado de A-4 modernizados há 30 anos atrás, o FC-1 Bloco III seria como sair de um caça X-Wing de segunda mão para o cruzador estelar do Dart Vader. É um salto quântico para a FAA.
Mas eles devem se dar por satisfeitos com a copa do mundo.
Seria, não fossem dois pequenos detalhes:
1- Se o FC-1 não fosse um vetor problemático;
2- Se tivessem orçamento para operá-los de forma adequada.
O orçamento deles não comporta nada mais caro que um A-4. Enquanto ficavam sonhando com F-16 e M-2000, deveriam ter seguido o exemplo do Brasil e do Chile. Catava alguns F-5 mundo afora e aplicava uma mordenização by Israel. Mas não, ficaram naquela ladainha: é perna curta, não tem sonda, blá, blá...
Taí o resultado, vão ter que se contentar com Pampas
Abraços,
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Achei os dois comentários BEM exagerados: comparar A-4 com X-Wing é completamente descabido; por outro lado, essa charla de o JF-17 ser "problemático" me soa a puro preconceito, que vi pessoalmente por parte da FAB e considero altamente provável que exista também por parte da FAA. E o que não falta é Forista (repito, este tipo de viagem vem do ZM, é bem comum lá) para comprar a narrativa que, se formos ver, é feita de BOATOS apenas, ninguém opera nem operou este caça nas Américas. Um dos "argumentos" mais comuns é de que a China não o opera, mas por que o faria, tendo o J-10? Seria como esperar que a USAF operasse F-5 junto com F-4: este último tinha, para os conceitos da época, capacidades tão superiores que simplesmente não faria sentido algum, além de tanto o F-5 quanto o JF-17 terem sido desenvolvidos para exportação desde o começo.
E aí eu lembro do Mi-17: era a pior aeronave de rosca do mundo até a Colômbia comprar e começar a operar; disso passou a ser apenas "problemática" e os EUA logo inundaram o dito País com Blackhawk pra ver se a FAC fazia como a FAB e jogava heli novo na lata do lixo (com a saída do cajuzinho, eu ia ADORAR que o Eleito botasse um lote de Z-10 ou -19 no lugar dos Hinds: PQP, se "soviético" já deixa os caras DOIDOS, imagina então se for "paraguaio" ).
Só que os caras estavam com uma baita narcoguerrilha nas mãos e pra isso precisa muito heli, logo, passaram a operar os dois juntos e sem choro, na verdade aqui mesmo no DB, acho que naquele tópico de helis Russos para o EB, a gente pode ver muitos Pilotos e chefões lá deles falando bem pra caramba da aeronave.
Mas numa coisa o Carvalho véio me parece que tá certo: o problema é com o presupuesto, no hay plata nem para voar o Skyhawk, de onde vão tirar para avião muito superior, seja ele qual for?
E aí eu lembro do Mi-17: era a pior aeronave de rosca do mundo até a Colômbia comprar e começar a operar; disso passou a ser apenas "problemática" e os EUA logo inundaram o dito País com Blackhawk pra ver se a FAC fazia como a FAB e jogava heli novo na lata do lixo (com a saída do cajuzinho, eu ia ADORAR que o Eleito botasse um lote de Z-10 ou -19 no lugar dos Hinds: PQP, se "soviético" já deixa os caras DOIDOS, imagina então se for "paraguaio" ).
Só que os caras estavam com uma baita narcoguerrilha nas mãos e pra isso precisa muito heli, logo, passaram a operar os dois juntos e sem choro, na verdade aqui mesmo no DB, acho que naquele tópico de helis Russos para o EB, a gente pode ver muitos Pilotos e chefões lá deles falando bem pra caramba da aeronave.
Mas numa coisa o Carvalho véio me parece que tá certo: o problema é com o presupuesto, no hay plata nem para voar o Skyhawk, de onde vão tirar para avião muito superior, seja ele qual for?
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
A questão financeira da FAA é a mesma nossa. Existe recursos para tudo que não esteja relacionado à missão primária de qualquer força aérea. Mas vejam o que a aviação de transporte, helos e até os T-27, nunca deixam de voar, por menor que sejam as horas.
No Brasil idem para a FAB, cuja aviação de transporte não voa menos do que 800 horas\ano. Agora dá uma olhada em quantas horas um caçador consegue sair do chão...
Os KC-390 com menos de 2 anos de operação já bateram mais de 4 mil horas de voo. Me perguntem em dezembro de 2025 se eu ainda estiver aqui quantas horas a frota de Gripen E\F da FAB terá voado, e veremos que o problema não é apenas financeiro, mas sim de prioridade e interesse, que sabidamente nunca foi e não é militar em qualquer lugar da América Latina.
No Brasil idem para a FAB, cuja aviação de transporte não voa menos do que 800 horas\ano. Agora dá uma olhada em quantas horas um caçador consegue sair do chão...
Os KC-390 com menos de 2 anos de operação já bateram mais de 4 mil horas de voo. Me perguntem em dezembro de 2025 se eu ainda estiver aqui quantas horas a frota de Gripen E\F da FAB terá voado, e veremos que o problema não é apenas financeiro, mas sim de prioridade e interesse, que sabidamente nunca foi e não é militar em qualquer lugar da América Latina.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
"BEM exagerados"? .... SeiTúlio escreveu: ↑Dom Dez 18, 2022 10:49 amFIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Dez 16, 2022 9:39 am
FCarvalho,
Seria, não fossem dois pequenos detalhes:
1- Se o FC-1 não fosse um vetor problemático;
2- Se tivessem orçamento para operá-los de forma adequada.
O orçamento deles não comporta nada mais caro que um A-4. Enquanto ficavam sonhando com F-16 e M-2000, deveriam ter seguido o exemplo do Brasil e do Chile. Catava alguns F-5 mundo afora e aplicava uma mordenização by Israel. Mas não, ficaram naquela ladainha: é perna curta, não tem sonda, blá, blá...
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WesleyAchei os dois comentários BEM exagerados: comparar A-4 com X-Wing é completamente descabido; por outro lado, essa charla de o JF-17 ser "problemático" me soa a puro preconceito, que vi pessoalmente por parte da FAB e considero altamente provável que exista também por parte da FAA. E o que não falta é Forista (repito, este tipo de viagem vem do ZM, é bem comum lá) para comprar a narrativa que, se formos ver, é feita de BOATOS apenas, ninguém opera nem operou este caça nas Américas. Um dos "argumentos" mais comuns é de que a China não o opera, mas por que o faria, tendo o J-10? Seria como esperar que a USAF operasse F-5 junto com F-4: este último tinha, para os conceitos da época, capacidades tão superiores que simplesmente não faria sentido algum, além de tanto o F-5 quanto o JF-17 terem sido desenvolvidos para exportação desde o começo.
E aí eu lembro do Mi-17: era a pior aeronave de rosca do mundo até a Colômbia comprar e começar a operar; disso passou a ser apenas "problemática" e os EUA logo inundaram o dito País com Blackhawk pra ver se a FAC fazia como a FAB e jogava heli novo na lata do lixo (com a saída do cajuzinho, eu ia ADORAR que o Eleito botasse um lote de Z-10 ou -19 no lugar dos Hinds: PQP, se "soviético" já deixa os caras DOIDOS, imagina então se for "paraguaio" ).
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Mas numa coisa o Carvalho véio me parece que tá certo: o problema é com o presupuesto, no hay plata nem para voar o Skyhawk, de onde vão tirar para avião muito superior, seja ele qual for?
Eu diria que o seu comentário foi uma passação de pano.
Mas relaxa, eles não vão escolher o seu "favorito". Mas se escolherem, ainda serão inferiores ao Gripen, mesmo sem IRST.
Abraços,
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Dez 18, 2022 6:02 pm
"BEM exagerados"? .... Sei
Eu diria que o seu comentário foi uma passação de pano.
Mas relaxa, eles não vão escolher o seu "favorito". Mas se escolherem, ainda serão inferiores ao Gripen, mesmo sem IRST.
Abraços,
Wesley
Mas ô cupincha, foi exagero dos brabos mesmo, POWS!!!
E por que caraças eu estaria a "passaire pano" pós chinas? Apenas disse o que todo mundo sabe, qualquer coisa sobre ele deve ser colocado em seu devido lugar, ESPECULAÇÃO: sério que info de Indiano (inimigo do Paquistão) pode ser considerada num caso desses? Ou dos EUA? Ou ainda da Austrália? O causo é que enquanto não for Combat Proven (e aí incluo até o "Milagroso Foderêitor" F-35 ) tudo o que sabemos é que tanto pode dar certo quanto pode dar para o torto.
E por que caraças eu estaria a "passaire pano" pós chinas? Apenas disse o que todo mundo sabe, qualquer coisa sobre ele deve ser colocado em seu devido lugar, ESPECULAÇÃO: sério que info de Indiano (inimigo do Paquistão) pode ser considerada num caso desses? Ou dos EUA? Ou ainda da Austrália? O causo é que enquanto não for Combat Proven (e aí incluo até o "Milagroso Foderêitor" F-35 ) tudo o que sabemos é que tanto pode dar certo quanto pode dar para o torto.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)
El nuevo Helicóptero de montaña de las Fuerzas Armadas: Bell 407GXi al detalle
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