Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2431 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Out 31, 2022 5:16 pm

Esse pulverizador também é uma aeronave a hélice

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2432 Mensagem por Túlio » Seg Out 31, 2022 5:36 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Out 31, 2022 5:16 pm Esse pulverizador também é uma aeronave a hélice

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2433 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 02, 2022 9:22 am

hotm escreveu: Seg Out 31, 2022 5:59 am Eu gostava de ver o ST na Fap acho uma bom aviao. Para formação, ataque ...a um bom preço.
Mas a entrevista que o CEMGFA deu fala em helice (pode ser muita coisa) nao no ST
Pode...mas a Embraer tem padrinhos no governo, ou tens dúvidas disso?!




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2434 Mensagem por hotm » Qua Nov 02, 2022 3:03 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Nov 02, 2022 9:22 am
hotm escreveu: Seg Out 31, 2022 5:59 am Eu gostava de ver o ST na Fap acho uma bom aviao. Para formação, ataque ...a um bom preço.
Mas a entrevista que o CEMGFA deu fala em helice (pode ser muita coisa) nao no ST
Pode...mas a Embraer tem padrinhos no governo, ou tens dúvidas disso?!
Sim acredito que tem mas os produtos da Embraer são bons.
E não estou a ver melhor alternativa ao ST. podem ter padrinhos mas o produtos valem a pena comprar.

E eles investiram em Portugal (as grandes economias da europa compra á industria local) salvaram a OGMA dos maus anos da gestão do estado, é normal fazerem lobby.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2435 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 03, 2022 1:54 pm

Neste momento temos uma fábrica da Airbus, temos as antigas fábricas da Embraer em Évora que são propriedade de uma multinacional Espanhola, temos uma fábrica da Caetano Aeronautic, temos as oficinas da TAP, as OGMA, etc.

Os nossos Pilav estão habituados aos Tucanos e aos Super Tucanos, mas para treino avançado há melhor.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2436 Mensagem por P44 » Qui Dez 15, 2022 9:06 am





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2437 Mensagem por Túlio » Qui Dez 15, 2022 3:56 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 03, 2022 1:54 pm Neste momento temos uma fábrica da Airbus, temos as antigas fábricas da Embraer em Évora que são propriedade de uma multinacional Espanhola, temos uma fábrica da Caetano Aeronautic, temos as oficinas da TAP, as OGMA, etc.

Os nossos Pilav estão habituados aos Tucanos e aos Super Tucanos, mas para treino avançado há melhor.
Também acho, o Pilatus PARA ISSO me parece muito superior; problema é se tiver que combater (parece que CAS em África foi mencionado por alguém em algum lugar, e não falo de forista nem do DB :twisted: ), aí sim, a diferença seria BRUTAL!




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2438 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 15, 2022 11:09 pm

A FAB utiliza os T-29 em Natal para treinamento avançado no lugar dos Xavantes, e isso já tem seus 15 anos. Até o momento nada foi provado em contrário que os aviões da Embraer não cumprem bem o serviço. Pelo contrário.
Apesar de algumas celeumas, há uma forte indicação na FAB que não é necessário um Lift a jato.
Só o que pesa contra é a inanição da FAB em arrumar um MLU, que a está altura da vida operacional dos aviões já deveria estar sendo providenciada.
E uma frota comum para a instrução avançada e CAS/COIN no caso de países como Portugal trás com certeza muito mais benefícios penso eu.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2439 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 16, 2022 8:53 am

Essa coisa do CAS/COIN é só para vender a aquisição ao povo, porque na prática ninguém quer usar os ditos em áfrica, já que seria considerado demasiado "violento", assim como as Pandur 8x8 VCI (armadas com canhões de 30mm).

Faz muito mais sentido usar para esse fim os Blackhawk.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2440 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Dez 16, 2022 9:02 am

FCarvalho escreveu: Qui Dez 15, 2022 11:09 pm A FAB utiliza os T-29 em Natal para treinamento avançado no lugar dos Xavantes, e isso já tem seus 15 anos. Até o momento nada foi provado em contrário que os aviões da Embraer não cumprem bem o serviço. Pelo contrário.
Apesar de algumas celeumas, há uma forte indicação na FAB que não é necessário um Lift a jato.
Só o que pesa contra é a inanição da FAB em arrumar um MLU, que a está altura da vida operacional dos aviões já deveria estar sendo providenciada.
E uma frota comum para a instrução avançada e CAS/COIN no caso de países como Portugal trás com certeza muito mais benefícios penso eu.
FCarvalho,

Mas é importante ponderar que não foi necessário até agora. O que muda com a entrada em serviço dos Gripens? Sabemos muito pouco...

Abraços,

Wesley




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2441 Mensagem por Túlio » Sex Dez 16, 2022 9:30 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 16, 2022 8:53 am Essa coisa do CAS/COIN é só para vender a aquisição ao povo, porque na prática ninguém quer usar os ditos em áfrica, já que seria considerado demasiado "violento", assim como as Pandur 8x8 VCI (armadas com canhões de 30mm).

Faz muito mais sentido usar para esse fim os Blackhawk.
Bueno, se for SÓ PARA TREINAMENTO estarão muito melhor mesmo com o PC-21 ou sei lá, Texan II; já da outra parte eu discordo, nem Blackhawk nem Apache estão na mesma liga do Super Tucano: não podem passar várias horas orbitando numa área para oferecer proteção e informações a quem estiver no chão e mesmo que pudessem seu CPFH pagaria a operação de praticamente um esquadrão inteiro de ST; são dois turboprops de uns 2.000 HP que precisam manter um enorme rotor blindado girando e ainda fazer rodar um logo eixo cheio de engrenagens até alcançar o rotor de cauda, o que evita que o bicho voe apenas em círculos.

Aliás, só este trem de força completo já paga um Super Tucano inteiro, cujo motorzinho de uns 1.600 HP precisa apenas fazer girar uma pequena hélice pentapá; não é à toa que com o mesmo guito de APENAS UM destes helis tu compras uns três ou quatro ST.

E não me consta que o Brasil ou Portugal estejam nadando em ouro.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2442 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 16, 2022 9:49 am

O ST faz todo sentido para quem tem uma Força Aérea com alguma dimensão como a FAB. A FAP é pequeniníssima e tem poucos meios e recursos humanos. Os nossos poucos PILAV não servem para as encomendas e agora vamos ter um meio tão especializado? Já o BH pode ser usado para combater fogos florestais, SAR, CSAR, etc.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2443 Mensagem por Túlio » Sex Dez 16, 2022 10:07 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 16, 2022 9:49 am O ST faz todo sentido para quem tem uma Força Aérea com alguma dimensão como a FAB. A FAP é pequeniníssima e tem poucos meios e recursos humanos. Os nossos poucos PILAV não servem para as encomendas e agora vamos ter um meio tão especializado? Já o BH pode ser usado para combater fogos florestais, SAR, CSAR, etc.
Mas eu não sou o @FCarvalho :twisted:, não estou tentando te fazer convencer o teu cupincha, o António, a comprar Super Tucano ou qualquer outra aeronave da EMBRAER. Pelo contrário, te disse que para Treinamento há outras aeronaves que servem talvez até melhor e talvez custem um pouco menos; só esqueci de dizer que, assim como o BH não pode cumprir os perfis de missão do ST, a recíproca é verdadeira. Não se manda avião cumprir missão de helicóptero nem vice-versa.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2444 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 16, 2022 10:45 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 16, 2022 8:53 am Essa coisa do CAS/COIN é só para vender a aquisição ao povo, porque na prática ninguém quer usar os ditos em áfrica, já que seria considerado demasiado "violento", assim como as Pandur 8x8 VCI (armadas com canhões de 30mm).
Faz muito mais sentido usar para esse fim os Blackhawk.
Vamos dar tempo ao tempo, pois creio eu que Portugal não sai tão cedo da RCA, e eventuais problemas em Moçambique e Guiné poderiam ser resolvidos com a ajuda dos ST. Que é muito melhor e mais barato que mandar F-16.
O BH se justifica na medida em que ele é muito bom no que faz, que é prover mobilidade aérea. E por aí fica.
A depende de quantos aviões para treino avançado se precise na FAP, 12 aviões estariam mais do que bom para as necessidades que se tem, sejam no treinamento ou para eventuais deslocamentos para outros lugares, sem comprometer a base.
Não estou querendo apor soluções prontas, mas apenas aludir ao fato que o ST oferece hoje mais benefícios no conjunto da obra do que a adoção de diferentes vetores para cada tipo de missão a meu ver.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2445 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 16, 2022 10:54 am

FIGHTERCOM escreveu: Sex Dez 16, 2022 9:02 am
FCarvalho escreveu: Qui Dez 15, 2022 11:09 pm A FAB utiliza os T-29 em Natal para treinamento avançado no lugar dos Xavantes, e isso já tem seus 15 anos. Até o momento nada foi provado em contrário que os aviões da Embraer não cumprem bem o serviço. Pelo contrário.
Apesar de algumas celeumas, há uma forte indicação na FAB que não é necessário um Lift a jato.
Só o que pesa contra é a inanição da FAB em arrumar um MLU, que a está altura da vida operacional dos aviões já deveria estar sendo providenciada.
E uma frota comum para a instrução avançada e CAS/COIN no caso de países como Portugal trás com certeza muito mais benefícios penso eu.
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Mas é importante ponderar que não foi necessário até agora. O que muda com a entrada em serviço dos Gripens? Sabemos muito pouco...
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Sim Wesley, reconheço que esta postura é para a realidade atual da FAB. Mas os Gripen E\F só devem começar a nos oferecer alguma resposta sobre esta necessidade daqui a uns 10 anos, quando tivermos pilotos dos 3o Gav começando a migrar direto para eles. Os últimos caças para Anápolis só chegam em 2027.

Neste sentido, até lá, apenas pessoal habilitado nos F-5M e nos A-1A\B\M devem ser os sortudos que irão operar em Anápolis.

Creio que a FAB não iria arriscar colocar tenentes recém saídos dos A-29 direto para um caça que ela mesma não domina em todos os seus aspectos. Assim, os inputs dados pelos pilotos veteranos irá ajudar a verificar até onde, e se, o Gripen E demanda ou não um jato Lift para a transição. Depois disso com certeza haverá a necessidade de verificar como os egressos dos A-29 se comportam indo direto para os Gripen E\F. Então teremos parâmetros concretos para medir.

Lá pela segunda metade da próxima década creio eu, a FAB vai ter com o que se pautar no sentido de refletir sobre a substituição dos ST em Natal, ou se continuamos com a mesma solução. Seria importante neste aspecto pensar no MLU dos A-29, que até hoje não saiu, e parece que tão cedo não acontecerá.

A ver.




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