INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2544 vezes
Agradeceram: 756 vezes

Re: INVESTIR EM?

#1141 Mensagem por EduClau » Sex Nov 18, 2022 5:25 pm

Eu já estou dando por perdida minha posição em OIBR, 91% de loss, 5k em $ e só notícia ruim em cima.

E tem outras na fila... perda global da carteira em mais de 30%. Joguei na planilha e somando o que eu DEIXEI de ganhar se o $ investido tivesse ficado 'parado' na poupança chega a -50%.

Entra milão de dividendo mas a carteira perde 2, 3 mil de valor em dois dias, aí outro dia recupera mil, depois perde mais dois. Tá assim, escada abaixo.

Desânimo total e meio que jogando a toalha.

Edito aqui, de novo:

Daí me toquei que daqui a 4 dias vão fazer 3 anos que eu comprei meus primeiros papéis (foco em dividendo: dois lotes de TIET11, que mudou o ticker e é AESB3 agora, posição hoje está com -21,7% de P/L). Fui buscar meus posts da época neste tópico, ali pelas páginas 9 e 10:
EduClau escreveu: Qua Dez 11, 2019 9:11 pm ...
Se começar perder demais cato os cacos e pulo fora.
Estou quase.
pd. mas não deixa de ser divertido o negócio ...
Não é mais, porque pra tirar algum ganho tem que ter tempo e ficar ligado no mercado de forma permanente, esse negócio de colocar stop loss/gain não vira, uma oscilada no preço e você perde o papel, exemplos que aconteceram comigo: EMBR, TASA e outros.
Esse poucos dias que tive de 'folga' isolado me deram essa certeza, ou o cara se dedica só a isso ou vive perdendo o passo, os poucos ganhos que tive em DT recentemente foram quando tive um mínimo de tempo pra operar.

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#1142 Mensagem por Túlio » Sex Nov 18, 2022 7:17 pm

Matheus escreveu: Sex Nov 18, 2022 2:41 pm Eu continuo no Hold, FII, ações perenes, renda fixa, previdência e caixa. Esta última precisa ser reforçada, rsrs.

PUTZ, e depois EU É QUE SOU O VÉIO CONSERVADOR... [003] [003] [003] [003]

EduClau escreveu: Sex Nov 18, 2022 5:25 pm

Daí me toquei que daqui a 4 dias vão fazer 3 anos que eu comprei meus primeiros papéis (foco em dividendo: dois lotes de TIET11, que mudou o ticker e é AESB3 agora, posição hoje está com -21,7% de P/L). Fui buscar meus posts da época neste tópico, ali pelas páginas 9 e 10:
EduClau escreveu: Qua Dez 11, 2019 9:11 pm ...
Se começar perder demais cato os cacos e pulo fora.
Estou quase.
pd. mas não deixa de ser divertido o negócio ...
Não é mais, porque pra tirar algum ganho tem que ter tempo e ficar ligado no mercado de forma permanente, esse negócio de colocar stop loss/gain não vira, uma oscilada no preço e você perde o papel, exemplos que aconteceram comigo: EMBR, TASA e outros.
Esse poucos dias que tive de 'folga' isolado me deram essa certeza, ou o cara se dedica só a isso ou vive perdendo o passo, os poucos ganhos que tive em DT recentemente foram quando tive um mínimo de tempo pra operar.

sds
Não deixa de ser curioso: comecei nem sabendo que existia dividendo, depois quando soube não dei bola e só agora começo a entender o que é e o quão desejável, desde que no ativo certo (e PETR4 o é por enquanto, vai saber o que vem em 2023); tenho feito quase tudo LONG TRADE, tipo só vendo quando compensar e der lucro (tenho dito e repetido, só boto $$$ de que não vou precisar tão cedo).

Grande pena não teres aproveitado as dicas que dei sobre coisas como MGLU3, no compra 👇 vende 👆 recompra 👇 já estou (completei hoje) com 3 mil (PM de BRL 3,37: é bater 5 pila - já fez isso várias vezes - e tô grandão), e desta vez só largo nos 50%+: isso vai me deixar - worst case scenario - bem perto das citadas 2 mil PETR4 para HOLD, pois vou usar para comprar mais (Penny Stock eu compro com o que me sobra no fim do mês). Lembres, a Estratégia é feita de Táticas.

Também caí na arapuca da OIBR3 mas escapei apenas meio chamuscado, com perda de umas poucas centenas de pixulecos, mas encarei como lição paga: nunca mais comprei nem vou comprar um ativo sem estudá-lo antes, ali eu fui à moda loteria e deu no que deu. Uma dúvida que tenho é como o @prp se safou de MGLU3 comprado a 17 pau, mas não o vi chorando nem entregando os pontos.

Mas vou me referir outra vez ao meu post anterior: não te tornes emocionado, aproveites as perdas como lições. Fora as coisas que a tigrada aqui ensina (p ex, se não fosse tu eu nem teria entrado na B3, só pra teres uma ideia), tipo o citado PRP, aquele COMUNAZZZ [086], dando a morta sobre fazer SHORT e operar alavancado; não pretendo fazer tão logo mas já comecei a estudar na Rico como se faz, e cedo ou tarde vou dar uma$ tenteada$.

Por fim, poups é perda CERTA, apenas pequena a ponto de ser quase imperceptível, se a gente não for olhar de perto (está nos meus primeiros posts deste tópico); e estarás a um arremedo de Plano Collor de ficar com uma mão na frente e outra atrás.

Investimento/especulação irrigam o Mercado e, dando tempo ao tempo, rendem. Uma ideia divertida: e se a gente "esquecesse" OIBR3 por uns 2 anos? Se rendesse uns 10% líquidos já daria mais de 2 DÉCADAS de poups/TD.

Não te afobes, vem coisa buena por aí (tipo um baita tombo do ₿ITCOIN 🤑)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1143 Mensagem por Matheus » Sex Nov 18, 2022 10:12 pm

Túlio escreveu: Sex Nov 18, 2022 7:17 pm
Matheus escreveu: Sex Nov 18, 2022 2:41 pm Eu continuo no Hold, FII, ações perenes, renda fixa, previdência e caixa. Esta última precisa ser reforçada, rsrs.

Eu sou um conservador nato... Cagão na verdade 😂

Mas me considero um conservador mesmo, não no sentido de costumes, mas no sentido original (liberal-conservative).

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1144 Mensagem por Túlio » Sex Nov 18, 2022 10:18 pm

Matheus escreveu: Sex Nov 18, 2022 10:12 pm

Mas me considero um conservador mesmo, não no sentido de costumes, mas no sentido original (liberal-conservative).

Charla, olha só o @EduClau véio, todo borrado e já querendo entregar os pontos... [003] [003] [003] [003]

Mas isso também me enche o saco, de repente ser LIBERAL virou ser COMUNISTA, PÓ CARAILO!!! [033]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

EduClau
Sênior
Sênior

#1145 Mensagem por EduClau » Sex Nov 18, 2022 10:44 pm

Túlio escreveu: Sex Nov 18, 2022 10:18 pm
Matheus escreveu: Sex Nov 18, 2022 10:12 pm

Charla, olha só o @EduClau véio, todo borrado e já querendo entregar os pontos... [003] [003] [003] [003]

Mas isso também me enche o saco, de repente ser LIBERAL virou ser COMUNISTA, PÓ CARAILO!!! [033]
Aquele 'estou quase' foi meio demais, não vou realizar prejuízo mas enquanto não tiver tempo para estudar e acompanhar está difícil. O lance da MGLU até pensei, mas como estou sem k deixei passar.

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1146 Mensagem por Túlio » Seg Nov 21, 2022 7:35 pm

EduClau escreveu: Sex Nov 18, 2022 10:44 pm
Túlio escreveu: Sex Nov 18, 2022 10:18 pm

Aquele 'estou quase' foi meio demais, não vou realizar prejuízo mas enquanto não tiver tempo para estudar e acompanhar está difícil. O lance da MGLU até pensei, mas como estou sem k deixei passar.

sds
Grande azar, basta voltares umas páginas e verás que eu mal tinha umas poucas centenas, e a época está pra compras; as ultimas MGLU3 eu peguei a BRL 3,11 na sexta (fechou a 3,15). Notes, nas primeiras mil meu PM de BRL 3,79 foi baixando até exatamente BRL 3,60; ao completar três mil já estava em 3,37, e a meta era 3,40.

Se continuar baixando por mais uns dias vou tentar chegar a algo perto de 3,20 (nunca peguei tão pesado com Penny Stock mas é aquilo, vendendo tudo acima de 5 pila eu no mínimo dobro minhas PETR4 (no momento 800, e reitero que a meta para este ano é de no mínimo 2.000)... 🤑 🤑 🤑 🤑

Olhes a quantas eu andava na sexta, vermelho em menos de 3%:

Imagem

Sobre PETR4 eu comecei com PM de BRL 27,79 e já está a 27,31; a meta é parar tão abaixo de 27 quanto possível, e como me faltam ainda 1.200 para este ano (e emputeci depois, ao ter visto BBAS3 com mais de 5% e não vendi, dava folgado e sobrava troco - as operações da sexta deixaram sobra de exatos BRL 366,16 - pra comprar mais umas 250 PETR4, que estava a 26,29; já as de hoje ficaram em BRL 1.920 e uns quebrados). São coisas assim que mostram a importância do HEDGING, que é ter papéis com comportamentos diferentes em momentos iguais: um cobre a "perda" do outro e, em determinados momentos, servem para ser vendidos e comprar mais do que está "em queda" (mas no fim achei certo não ter vendido: 5% é pouco para negociar Blue Chip, mesmo que em apenas dois dias).

MAS NUMA COISA TENS RAZÃO, E MUITA: É PRECISO TER TEMPO E ESTAR SEMPRE "COM O DEDO NO GATILHO", POIS AS OPORTUNIDADES APARECEM E DESAPARECEM RÁPIDO!

BTW, se existem dois dias que me deram extremo prazer em estar no Mercado, estes foram sexta passada e hoje; entendedores entenderão (e no que MELI34 cair abaixo de BRL 30 também começo a comprar e estocar)... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

EduClau
Sênior
Sênior

#1147 Mensagem por EduClau » Ter Nov 22, 2022 6:57 am

Coloquei OV dos meus ELET6 e vou comprar PETR a hora que vender.

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1148 Mensagem por Túlio » Ter Nov 22, 2022 11:47 am

EduClau escreveu: Ter Nov 22, 2022 6:57 am Coloquei OV dos meus ELET6 e vou comprar PETR a hora que vender.

sds
Por um lado, acho meio estranho vender ELET6 por menos de BRL 52 (as minhas eu tinha comprado por menos de 42 e vendi mais ou menos pelo preço de hoje, mas justamente para comprar minhas primeiras PETR4, que estava por uns 5 pixuleco a mais do que hoje, se bem recordo. E já era barato!

Mas CARACA, hoje começou a mil por hora: estava olhando os leilões do premarket e tomei um susto: PETR4 a BRL 23,20! Achei que era alguma birutagem, então botei uma OC de 100 un a 23,15 e acabei arrematando uns 5 min depois por... BRL 23,04; mais curioso do que nunca, botei mais 100 aos mesmos 23,04 e executou a 23! Notando que continuava a cair, taquei mais 100 a 22,90, e executou a 22,88! Deve ser os tales de dividendos, presumo (2022 sozinho rendeu quase 12 pixuleco por ação PN); pelo sim, pelo não, mantenho aberta a minha OC de mais 100 un a exatos BRL 22.

Assim, por enquanto estou com 1.100 a PM de BRL 23,85! 🤑 🤑 🤑 🤑

PQP, estamos falando de um papel que umas poucas semanas atrás eu estava vendo a DEZ PAU mais caro (lamentei aqui mesmo que não achava um bom negócio comprar por aquele preço, com dividendo e tudo), e é uma das maiores petroleiras DO MUNDO!!!

Assim, não sei quantas ELET6 tens nem por quanto compraste mas PETR4 tá na liquidação (BRL 22,35 agora mesmo [092]), É CRIME NÃO COMPRAR!!!

(Com 50 ELET6 tu compras 100 PETR4 e ainda sobra troco 💰)

E tão vendendo a preço de BLACK FRIDAY: a hora é agora!

PS.: HAPV3 já é Penny Stock, voltando ao meu radar (abri OC de 500 un a BRL 4,80, mas topo até 5).

EduClau
Sênior
Sênior

#1149 Mensagem por EduClau » Ter Nov 22, 2022 1:49 pm

Merreca, 1 lote de ELET PM 43,90, estou com OV a 52,35 e OC PETR4 a 21,80.
Entrou pixuleco de CMIN e apareceu uma graninha até que razoavel de BTC de VALE.

Vai tudo pra petroleira.

:)

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#1150 Mensagem por prp » Ter Nov 22, 2022 5:07 pm

Túlio escreveu: Sex Nov 18, 2022 7:17 pm

EduClau escreveu: Sex Nov 18, 2022 5:25 pm

Estou quase.

sds
Não deixa de ser curioso: comecei nem sabendo que existia dividendo, depois quando soube não dei bola e só agora começo a entender o que é e o quão desejável, desde que no ativo certo (e PETR4 o é por enquanto, vai saber o que vem em 2023); tenho feito quase tudo LONG TRADE, tipo só vendo quando compensar e der lucro (tenho dito e repetido, só boto $$$ de que não vou precisar tão cedo).

Grande pena não teres aproveitado as dicas que dei sobre coisas como MGLU3, no compra 👇 vende 👆 recompra 👇 já estou (completei hoje) com 3 mil (PM de BRL 3,37: é bater 5 pila - já fez isso várias vezes - e tô grandão), e desta vez só largo nos 50%+: isso vai me deixar - worst case scenario - bem perto das citadas 2 mil PETR4 para HOLD, pois vou usar para comprar mais (Penny Stock eu compro com o que me sobra no fim do mês). Lembres, a Estratégia é feita de Táticas.

Também caí na arapuca da OIBR3 mas escapei apenas meio chamuscado, com perda de umas poucas centenas de pixulecos, mas encarei como lição paga: nunca mais comprei nem vou comprar um ativo sem estudá-lo antes, ali eu fui à moda loteria e deu no que deu. Uma dúvida que tenho é como o @prp se safou de MGLU3 comprado a 17 pau, mas não o vi chorando nem entregando os pontos.

Mas vou me referir outra vez ao meu post anterior: não te tornes emocionado, aproveites as perdas como lições. Fora as coisas que a tigrada aqui ensina (p ex, se não fosse tu eu nem teria entrado na B3, só pra teres uma ideia), tipo o citado PRP, aquele COMUNAZZZ [086], dando a morta sobre fazer SHORT e operar alavancado; não pretendo fazer tão logo mas já comecei a estudar na Rico como se faz, e cedo ou tarde vou dar uma$ tenteada$.

Por fim, poups é perda CERTA, apenas pequena a ponto de ser quase imperceptível, se a gente não for olhar de perto (está nos meus primeiros posts deste tópico); e estarás a um arremedo de Plano Collor de ficar com uma mão na frente e outra atrás.

Investimento/especulação irrigam o Mercado e, dando tempo ao tempo, rendem. Uma ideia divertida: e se a gente "esquecesse" OIBR3 por uns 2 anos? Se rendesse uns 10% líquidos já daria mais de 2 DÉCADAS de poups/TD.

Não te afobes, vem coisa buena por aí (tipo um baita tombo do ₿ITCOIN 🤑)...
Meu PM em MGLU3 está a 7 e alguma coisa.

Aloca garantia de um contrato de mini índice e vai treinando. Deixa um stop de R$50,00 reais. Com um contrato vc vai treinando as estratégias.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1151 Mensagem por Túlio » Ter Nov 22, 2022 5:28 pm

prp escreveu: Ter Nov 22, 2022 5:07 pm
Meu PM em MGLU3 está a 7 e alguma coisa.
POWS, por este preço (Natal vem aí 🤑) eu vendo TUDO e compro as 900 PETR4 que me faltam pra completar a meta deste ano!
prp escreveu: Ter Nov 22, 2022 5:07 pm Aloca garantia de um contrato de mini índice e vai treinando. Deixa um stop de R$50,00 reais. Com um contrato vc vai treinando as estratégias.
Mim no hablar CHINÊS; há algum tutorial por aí? [085] [085] [085] [085]

EduClau
Sênior
Sênior

#1152 Mensagem por EduClau » Ter Nov 22, 2022 7:42 pm

Não me interesso muito por MGLU porque varejo já tenho VIIA e AMAR.
A primeira por um bom tempo foi uma ação muito boa pra trade, entrei e saí com ganho várias vezes. A segunda lá pelo meio do ano passado saí parcial com algum ganho mas segurei um lotinho...
Só ruína e ladeira abaixo agora.

sds

EduClau
Sênior
Sênior

#1153 Mensagem por EduClau » Ter Nov 22, 2022 7:47 pm

prp escreveu: Ter Nov 22, 2022 5:07 pm ...
Aloca garantia de um contrato de mini índice e vai treinando. Deixa um stop de R$50,00 reais. Com um contrato vc vai treinando as estratégias.
Boa dica, o @Túlio pode treinar no simulador também pra ver.
Se me recordo, o máximo que operei foi com 3 contratos por vez, não descarto voltar a operar mas o negócio é muito tenso.

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1154 Mensagem por Túlio » Ter Nov 22, 2022 8:41 pm

EduClau escreveu: Ter Nov 22, 2022 7:42 pm Não me interesso muito por MGLU porque varejo já tenho VIIA e AMAR.
A primeira por um bom tempo foi uma ação muito boa pra trade, entrei e saí com ganho várias vezes. A segunda lá pelo meio do ano passado saí parcial com algum ganho mas segurei um lotinho...
Só ruína e ladeira abaixo agora.

sds
Me permitas discordar, cupincha véio, pois Natal é Natal, as pessoas vão comprar, e IMHO quem tem loja física e virtual (as três) está na vantagem; aliás, das três citadas só MGLU3 mantém a recomendação BUY: VIIA3 e AMAR3 estão com a mesma de HOLD que a moribunda OIBR3, e faz teeeempo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1155 Mensagem por Túlio » Qua Nov 23, 2022 11:28 am

PUTZ, só agora que me liguei, a DATA-COM dos dividendos da PETR4 acabou dia 21, quando eu ainda tinha só 800 (mas é BRL 1,67 em DEZ e outro tanto em JAN; com sorte eu compro mais umas 100 extras a cada mês, fora as que vou comprar após vender as - por enquanto - 3.100 MGLU3)... 🤑 🤑 🤑 🤑

Responder