Brigada de Infantaria Paraquedista
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
No redondo, considerando apenas o KC-390, são 35 voos para levar esse povo todo a qualquer lugar do país em 24 horas.
Quem souber, faz as contas de quantos aviões são necessários.
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
O escalão de assalto é de 1.152 homens. E dá para levar também nos C-105. Este leva 48 PQDs e os KC-390 64, por aeronave.
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
O KC-390 leva 66 pqdt. Para o escalão de assalto são necessários 18 voos, arredondando. Os 35 voos é considerando apenas este tipo de avião. Em todo caso, depois do assalto principal seriam necessários mais 17 voos com KC-390.
Com uma frota completa de 21 aeronaves, sem levar em conta a disponibilidade, dá para fazer o primeiro assalto sem problemas, e com as mesmas aeronaves levar a tropa de apoio no segundo escalão e ainda sobram 3 unidades para qualquer eventualidade. Mas obviamente não funciona assim.
Considere-se a disponibilidade do avião da Embraer no mínimo em 75%, o que é bem alto para qualquer avião militar. Então, tem que ver o que dá para fazer com 15 aviões, que podem levar no máximo 990 tropas em um primeiro assalto.
Tomando os Airbus C-105 Amazonas que viraram o 'pau de escora' da aviação de transporte da FAB desde que chegaram, temos 12 aviões que podem transportar até 576 tropas. Considerando a mesma disponibilidade de 75% dos Embraer, temos 9 aviões com capacidade de levar no máximo 432 tropas. Juntando tudo, temos uma capacidade teórica de lançar em um primeiro assalto, nominalmente, pouco mais de 1400 tropas.
Se a disponibilidade da frota Embraer\Airbus conseguir ser algo maior que os 75% aventados, então dá para fazer a brigada chegar com todos os seus escalões em menos de 18 horas a qualquer parte do país. Mas isto supondo que os aviões disponíveis seriam todos arrestados obrigatoriamente para cumprir esta missão, o que é pouco provável de acontecer em meio a um fictício conflito envolvendo as forças militares do país, dado que existem muitas tarefas diferentes que a aviação de transporte da FAB deve cumprir ao mesmo tempo, e que não dispensariam necessariamente o uso delas em favor da brigada ou mesmo das forças de prontidão do EB.
Enfim, se há quem ache 28 KC-390 um número exagerado - inclusive o comando da FAB - olhando por este ângulo, bem, dá no que pensar.
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Um KC-390 tem um custo médio de R$ 400 milhões... com 21 (disponibilidade de uns 15)+C-105 vamos ter capacidade de levar o escalão de assalto sem problema.
E temos os outros problemas para resolver...
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
O problema é que suspeito não teremos nem 21 e nem 15 KC-390 exclusivamente dedicados a transportar a brigada no caso de uma necessidade qualquer.
Como disse acima, esses aviões, e os C-105, com certeza não vão estar 100% disponíveis só para a brigada pqdt.
Há muitas coisas a se fazer - e transportar - ao mesmo tempo quando um conflito acontece inopinadamente.
Agora, no caso dos C-105 é mais fácil ver esses aviões voando fora de suas bases de origem do que nas regiões a que pertencem. Juntar todos os que tem disponíveis seria algo nada prático, além de enviar avião para o RJ a fim de pegar pqdt.
Imagines o tempo que levariam só para chegar naquele Estado saindo de Manaus, com o CMA e o CMN aporrinhando os COMAR por apoio aéreo ao mesmo tempo. A outra base deles é Campo Grande.
Um voo comercial normal leva 4:15min direto na rota Mao-Galeão. Pensa em um turbohélice fazendo a mesma coisa a 435km\h. Fora que os KC-390 estão em Anápolis. Pelo menos 1:20min hora de voo até o Galeão.
E ainda tem a 12a Bda Inf Amv, que teria a mesma, ou quase, prioridade de deslocamento que a pqdt. Quem vai primeiro já que ambas são FORPRON
Enfim, ainda sou e opinião que em Defesa é sempre melhor sobrar do que não dar. E presumo que os KC-390 terão bem mais que 75% de disponibilidade. Mas isso não ajuda muita coisa quando se tem um número pequeno de aviões na frota.
Lembrar as FORPRON estão espalhadas pelo país. No caso de acontecer alguma coisa aqui, por exemplo, quem deveria chegar primeiro na cena do crime
Os Pqdt, a 3 mil kms de distância, ou o 1o BIS e 2o BIS que são as tropas Amv da região, junto com a 23a Bda Inf Slv que é a FORPRON da área e também reserva estratégica da região
Vamos mover 6 btl inf slv com o 4o Bavex Ou vamos ficar esperando a cavalaria chegar...
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Sobram meios com 21 KC 390 e 12 C-105 contando com diagonal de manutenção para o desembarque na primeira vaga. Aquela força de prontidão desembarcaria em 2 vagas. Fariam isso em 1 dia desde que estivessem em qualquer lugar da região central do país, como Goiânia, Anápolis, Palmas etc.FCarvalho escreveu: ↑Qua Set 14, 2022 10:13 pmO problema é que suspeito não teremos nem 21 e nem 15 KC-390 exclusivamente dedicados a transportar a brigada no caso de uma necessidade qualquer.
Como disse acima, esses aviões, e os C-105, com certeza não vão estar 100% disponíveis só para a brigada pqdt.
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Aí é que está. Estamos considerando que os aviões com disponibilidade em rampa estariam todos dispostos só para carregar a pqdt nas primeiras 24hs de um conflito, quando isso não é verdade. Não ao menos nas primeiras 24 a 48 horas, com os comandos militares de área e regiões militares demando neste momento junto à FAB suas próprias prioridades de transporte, dado que hoje todas as regiões do país possuem uma ou até mais OM participantes da FORPRON.knigh7 escreveu: ↑Qua Set 14, 2022 10:20 pmSobram meios com 21 KC 390 e 12 C-105 contando com diagonal de manutenção para o desembarque na primeira vaga. Aquela força de prontidão desembarcaria em 2 vagas. Fariam isso em 1 dia desde que estivessem em qualquer lugar da região central do país, como Goiânia, Anápolis, Palmas etc.FCarvalho escreveu: ↑Qua Set 14, 2022 10:13 pm O problema é que suspeito não teremos nem 21 e nem 15 KC-390 exclusivamente dedicados a transportar a brigada no caso de uma necessidade qualquer.
Como disse acima, esses aviões, e os C-105, com certeza não vão estar 100% disponíveis só para a brigada pqdt.
Neste aspecto, a lógica manda que todas as OM de prontidão que já estiverem na área tenham prioridade no transporte de material e pessoal onde estiver acontecendo o imbróglio. Ao menos esta é, ou deveria ser, a lógica de se possuir GU em nível de FORPRON espalhadas por todo o país. Então, das 21(15) KC-390 e 12(9) C-105 que supostamente tenhamos, me parece razoável pensar que a brigada pqdt vai ter de esperar a sua vez na fila, assim como a 12a Bda Amv (Vale do Paraíba - SP), para tomar o rumo da zona de combate. Ao menos é assim que vejo. Mesmo estando estacionada no centro do país. A não ser no caso da trolha ser na fronteira centro oeste.
Como exemplo final, Manaus e Belém continuam estando mais perto de Cruzeiro do Sul, Boa Vista ou Clevelândia do Norte do que Anápolis, Brasília ou Goiânia. E mandar os KC-390 para cá, ou já tê-los aqui, e\ou usar todos os C-105 que estiverem por em sua base para fazer a parte de transporte e logística do CMA\CMN, e não só deles, é preciso lembrar, FAB e MB tem\teriam suas próprias necessidades e demandas, dá para imaginar um cenário bastante restrito em termos de capacidade de transporte, que talvez só seja mudado a longo prazo quando e se a Avex chegar a receber os seus aviões de asas fixas, assim como a MB, além da própria FAB realizar a substituição da frota atual de C-95\97\98 quiçá pelo STOUT ou outro avião qualquer, de forma a acrescentar maiores capacidades e qualidades à sua aviação de transporte. Que diga-se de passagem é até hoje a única que não tem restrição de recursos tal como os vistos em outras áreas da instituição.
Aliás, um único BIS pode ter de 600 a 900 homens dependendo da localização. Só para dar conta do 1o e 2o BIS, seriam necessários pelo menos uns 10 KC-390 - se fosse o caso de levar o btl inteiro de uma só vez - tendo em vista a maior rapidez e capacidade de tropas com os C-105 podendo complementar levando equipamentos de apoio necessários. Eles fariam isso em até 24 horas com 2 BIS. Com 15 aviões disponíveis ainda sobrariam 5 para a FAB fazer suas próprias missões, e depois disso começar a apoiar a bda pqdt e a 12a Bda Amv, além de outras tropas do EB e da MB. Há sim, o CFN possui 2 BtlOpRb em Manaus e Belém. Eles estariam, também, na prioridade para serem levados à zona de combate antes de qualquer tropa de fora da região. Só aqui nesta pequena conta de padaria temos 4 btl de infantaria a serem transportados dentro da área do CMA\CMN, fora os 4 BIS da 23a Bda Inf Slv, FORPRON da região norte junto com a 1a Bda Inf Slv.
Enfim, indiferente se 21 ou 28 KC-390, ao menos no caso da região norte, vamos precisar de tudo e mais um pouco para mobilizar nas primeiras 72 horas todas as tropas de pronto emprego que temos por aqui hoje. E estou falando apenas da infantaria, não estou nem me referindo às tropas de apoio das brigadas inf slv. Até por isso já li mais de uma vez falas de oficiais da FAB arguindo em favor da manutenção do 1o\9o Gav com KC-390 em Manaus. Seria no mínimo prudente, penso eu.
abs
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Se considerar 2/3 de disponibilidade, algo razoável, então são 14 KC-390 e 8 C-105. Sobram para a tropa de pronto emprego da brigada PQD. Não se utilizaria todos. E nem estou contanto com os 3 SC-105...
Quanto a todas as unidades de pronto emprego na Amazônia e o tempo que vc citou, há uma escalada de tensões antes de uma guerra. O EB iria transferindo unidades de selva antes para a região de fronteira com o(s) país(es).
Quanto a todas as unidades de pronto emprego na Amazônia e o tempo que vc citou, há uma escalada de tensões antes de uma guerra. O EB iria transferindo unidades de selva antes para a região de fronteira com o(s) país(es).
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Sim, tens razão. Mas isso é no caso de haver uma escalada. As vezes guerras ou conflitos não mandam convite ou aviso. Esse é o meu ponto.knigh7 escreveu: ↑Sex Set 16, 2022 5:44 pm Se considerar 2/3 de disponibilidade, algo razoável, então são 14 KC-390 e 8 C-105. Sobram para a tropa de pronto emprego da brigada PQD. Não se utilizaria todos. E nem estou contanto com os 3 SC-105...
Quanto a todas as unidades de pronto emprego na Amazônia e o tempo que vc citou, há uma escalada de tensões antes de uma guerra. O EB iria transferindo unidades de selva antes para a região de fronteira com o(s) país(es).
De qualquer forma, antes de mais nada é preciso que tenhamos uma capacidade crível de deslocamento das FORPRON dentro de suas regiões de atuação e só depois pensar em bda pqdt e Amv.
Aliás, um exemplo simples do que falo foi um entrevero anos atrás quando, diz-se, "acharam" um tropas em nível batalhão norte americanos e britânicos no lado da Guiana, e prontamente lançaram a brigada pqdt, e só depois pensaram no 1o BIS e até no 7o BIS... em Boa Vista.
Enfim, faço votos de que tenhamos a boa sorte de no futuro contar com uma capacidade de transporte tático e estratégica muito melhor que a atual.
Vamos precisar.
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Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
Se eu entendi direito, são pqdt russos saltando na área de Melitopol. Ou seriam ucranianos arriscando um de seus raros IL-76 em uma operação mais arriscada ainda em uma área totalmente dominada pelas defesas AAe russas.
O Ilyushin podem levar mais de centena de paraquedistas por lançamento. Não dá para saber pelo vídeo se tal capacidade foi exercida ou não.
Mas na atual situação, em sendo ucraniano, o que duvido que seja, no mínimo eles devem ter usado tudo e mais um pouco, já que este único avião não faria muita diferença no caso de estarem tentando algo na região daquela cidade.
Conquanto, difícil que seja um avião ucraniano em pleno dia naquela altura lançando paraquedistas sem ser incomodado, e ainda por cima em uma região dominada pelos russos.
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