Isso está sendo incrivelmente interessante de acompanhar. Inicialmente(desde 31 de agosto) eu esperava que a AFU fosse preparar um ataque em Kharkiv, mas não esperava nesse ritmo e com essa intensidade ofensiva, no contexto das tentativas de contra-ataque na região de Kherson, a AFU estava aumentando suas forças em direção a Kharkiv, onde também desejava tentar atacar. A presença da AFU representados por unidades da 4ª Brigada Operacional, a 93ª Brigada Mecanizada Separada, a 10ª Brigada de Assalto de Montanha Separada e a 92ª Brigada Mecanizada Separada não representava uma ameaça crível como se mostrou desde que a ofensiva começou. A artilharia do grupo tinha sido reforçada com canhões autopropulsados polonês Krab e M109, NLAW e etc. As unidades blindadas consistem em várias dúzias de tanques soviéticos T-72AV obsoletos, T-72M1 polonês na versão de exportação, bem como o mais moderno PT-91 Twardy - também polonês. Os remanescentes do batalhão nacional "Kraken" foram colocados na retaguarda do grupo. Portanto, no total, era improvável que esse agrupamento excedesse 8-9 mil pessoas, o que é teoricamente comparável às forças que Kiev lançou no ataque a Kherson. Só que isso foi totalmente subestimado, até mesmo analistas pró-Ucrânia.
Essa minha análise subestimou completamente a AFU e o reforço empregado. Este tweet é interessante:
https://threadreaderapp.com/thread/1568 ... 22279.html
Ele disse o seguinte:
UKR army has built at least 3 battle groups. each about the size of a US division (3-4 brigades with attached elements working together).
.
im betting that the ukr army has made 3 battle groups. one that hit kherson, one that hit the north, and one that has not been played yet.
Embora as notícias das ações fracassadas das formações do regime de Kiev no sul seriam apenas uma manobra de diversão, a AFU concebeu uma ofensiva real na região de Kharkiv. Como o tweet demonstra, o pessoal da AFU que foi treinado em todo o mundo da OTAN está inserido na ofensiva e com isso transferiram muitas unidades que estava empenhadas em Kherson que é a nível de GU. Eu esperava uma ofensiva entre Izium e Balakleya, mas não imaginaria um avanço tão profundo com base em informações de que eles não tinham força suficiente para manobrar, mas aparentemente todos subestimaram as forças concentradas na área. Os russos não tinham outra escolha a não ser recuar.