Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#466 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:27 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 24, 2022 6:08 pm
Suetham escreveu: Ter Ago 23, 2022 7:19 pm
Quando falavam em uma demanda para mais de 400 destes aviões não era necessariamente porque iriam utilizar todos como simples cargo, o que já é muita coisa.
A diversidade de usos que os chineses estão encontrando para o Y-20 dá bem a razão do tamanho das suas necessidades ao impor soluções caseiras a cada vez mais sistemas avançados.
Vamos ver agora se o KY-20 será uma versão exclusiva ou se mantem a flexibilidade que a célula permite ao operar em mais de uma missão com a mesma aeronave.
Uma pena que a versão civil Y-20F-100 foi defenestrada. Seria um grande adendo ao projeto deste cargo militar.
Tudo indica que a demanda agora é de 400 Y-20 para função de transporte. Anteriormente, havia o plano de equipar o PLA com um total de 400 Y-20, mas o número foi revisado e em 2016, foi anunciado que a demanda era de pelo menos 1.000 Y-20, com toda a certeza do mundo esse número não são para unidades em função única de transporte, o restante das variantes(AEW&C, ASW e REVO) iria elevar o número para +1.000 Y-20 conforme indicado pelo Jane's ainda em 2016 citando um gerente do projeto. Mas veja bem, esse total é dividido entre todos os serviços armados, por exemplo, o Y-20U será colocado em serviço tanto pela PLAAF quanto pelo PLAN. A USAF, o USN e o USMC operam juntos cerca de 500 aeronaves REVO, incluindo cerca de 400 KC-135, ou seja, se realmente eles planejam ter algo em torno de 1.000 aeronaves Y-20, 400 aeronaves na função de transporte não é nada exagerado, o problema é o tempo que vai levar até alcançar esse objetivo.

O REVO já está entrando em serviço em massa. O AEW&C está incerto, mas existem algumas indicações a isso:
https://www.janes.com/defence-news/news ... -for-plaaf
More indications that Y-20 AEW&C variant is in pipeline for PLAAF
https://www.china-arms.com/2020/02/kj30 ... -aircraft/
KJ-3000 AEW&C based on Y-20 to detect stealth fighters
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ppear-soon
Y-20 AEW and Tanker Variants To Appear Soon
Entretanto, eu não sei se esse total significa que Pequim abandonou os planos para desenvolver uma aeronave com capacidade maior, conforme já foi noticiado.

https://www.spacedaily.com/reports/Mass ... s_999.html
Beijing may have its sights set on an even larger transport aircraft, however. According to Zhu, China plans to build "300-tonne, 400-tonne and even 600-tonne aircraft."
https://europe.chinadaily.com.cn/china/ ... 600139.htm
China will also develop transport jets that are even larger than the Y-20 and comparable to the Lockheed C-5 Galaxy from the United States and the Antonov An-225 Mriya, designed in the former Soviet Union.
-----
Com relação a capacidade de função além REVO do Y-20, tem a seguinte afirmação no Weibo.
De acordo com o coronel porta-voz da PLAAF:
https://weibo.com/1728148193/LEOFN9xa6
as aeronaves Y-20 e J-16 realizaram recentemente treinamento de reabastecimento aéreo na direção do mar, aumentando efetivamente a mobilidade de longo alcance da força de aviação. A aeronave Y-20U pode realizar as mesmas tarefas de entrega aérea que a aeronave Y-20.
Eu duvido muito disso. Eu não vejo como o Y-20U que estamos vendo atualmente é capaz de realizar as mesmas capacidades de transporte que um Y-20A padrão.

Encomendaram 9 Y-20U. Por enquanto, tá suave - na medida que vermos ele em operação iremos saber sobre essa capacidade.

http://www.chinadaily.com.cn/a/202207/3 ... 6f5c5.html
Air force commissions new refueling aircraft




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#467 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:27 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#468 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:27 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#469 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:28 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#470 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:28 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#471 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:28 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#472 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:29 pm

No evento Open House da Força Aérea de Changchun de 2022, o avião-tanque YU-20 (Y-20U) será apresentado ao público pela primeira vez.
Desta vez, exposição estática.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#473 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:29 pm

Um regimento da Força Aérea do Comando do Teatro Central transporta 20 Y-20 para um Elephant Walk




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#474 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:30 pm

Os Dias Abertos da Força Aérea Chinesa de 2022 serão realizados de 26 a 30 de agosto deste ano na cidade de Changchun. As aeronaves chegam aos poucos e começam os ensaios para as demonstrações de voo.

Aqui dois J-20 da 9ª brigada, com base em Wuhu.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#475 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 25, 2022 12:54 am

Eu tenho aqui comigo que cedo ou tarde o governo chinês irá lançar mão dos CR929 e/ou CR939 como uma resposta nacional ao KC-46 e A330 MRTT.
Será um adendo poderoso às capacidades da PLAAF a nível estratégico mundial, já que eles não só complementam a frota de Y-20U como podem, também, substituir o modelo nas funções de transporte estratégico e, até mesmo como aeronave AEW&C.
A ver




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#476 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 25, 2022 1:03 am

No caso de um avião do porte do C-5 e An-124/225 eu acho pouco provável que ele apareça antes de 2040, já que existem muitos projetos anteriores que precisam encontrar termo ou mesmo soluções para brechas mas capacidades operacionais das forças militares chinesas.
Em todo caso, parece que garantir que haja uma forte coesão entre as três ffaa's em termos operacionais por causa de Taiwan é uma prioridade no carto e médio prazo.
Os projetos do helo pesado e até o till rotor em análise de desenvolvimento são mais importantes no momento. E ambos vão custar tempo e dinheiro. Não que este último seja um problema, mas há limites tecnológicos e humanos para tantos empreendimentos ao mesmo tempo.
De qualquer forma o Y-20 ainda pode ter a sua versão proposta esticada de carga civil rapidamente posta em dia, de forma a compensar a ausência de uma aeronave daquela categoria até que esteja disponível.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#477 Mensagem por Suetham » Qui Ago 25, 2022 7:32 pm

FCarvalho escreveu: Qui Ago 25, 2022 12:54 am Eu tenho aqui comigo que cedo ou tarde o governo chinês irá lançar mão dos CR929 e/ou CR939 como uma resposta nacional ao KC-46 e A330 MRTT.
Será um adendo poderoso às capacidades da PLAAF a nível estratégico mundial, já que eles não só complementam a frota de Y-20U como podem, também, substituir o modelo nas funções de transporte estratégico e, até mesmo como aeronave AEW&C.
A ver
É possível sim. O complemento Y-20U + versão REVO do CR929 seria extremamente útil. Um tem espaço e o outro economia. Entretanto, ainda não vejo sentido em fazer isso em médio prazo, a capacidade REVO já está sendo expandida em termos de capacidade por causa do Y-20U saindo do bem limitado H-6U/DU com sua modesta capacidade de descarga de combustível, transportando cerca de 20 toneladas de combustível, em comparação com as 80 toneladas ou mais que um KC-135 da USAF pode descarregar em seus receptores. Além disso, ainda não sabemos se o Y-20U ainda tem a capacidade além do REVO, basta imaginar que se o Y-20U tiver essa capacidade, ou seja, se os módulos de reabastecimento não forem intrinsicamente integrados à fuselagem central/traseira, o que permitiria realizar funções de transporte, a PLAAF/PLAN teria uma aeronave com função dupla, uma capacidade que um CR929 não teria.

Em serviço no PLA(PLAAF/PLAN) existem duas dúzias de H-6U/DUs em serviço e esses são incompatíveis com os mais recentes ativos da força, os caças pesados Su-30 e J-11, J-15 e J-16, derivados do Su-27. Escusado será dizer que as aeronaves REVO envelhecidos também são incompatíveis com a pequena frota de caças furtivos J-20 da PLAAF - por causa dos pods RDC-1 não serem compatíveis com os recentes caças modernos bimotores. Os outros REVO da frota da PLAAF são três Il-78 que podem descarregar até 60 toneladas de combustível e são compatíveis com o J-11, J-15 e J-16, mas é incerto se eles são capaz de suportar o J-20. No entanto, os Il-78 são difíceis de manter. Eles dependem de instalações ucranianas para manutenção pesada e trabalhos de revisão, e estes não estarão necessariamente disponíveis agora.

Um único H-6U/DU pode completar um par de J-10s monomotor antes de ficar sem combustível disponível. O reabastecimento poderia adicionar algumas centenas de km ao raio de combate estimado de 800-900 km de um J-10. Já um Il-78 pode ser capaz de reabastecer até quatro caças bimotores em uma única surtida, aumentando seu raio de combate para 1.600 km ou mais. Ou seja, a PLAAF/PLAN conta com apenas +24 H-6D/DUs que complementa os J-10s e os três Il-78s abastecem Su-30s, J-11s, J-15s e J-16s. A frota da PLAAF de J-10 atualmente conta com mais de 550 aeronaves, algumas indicações já fornecem 600 unidades totalizando todas as versões. Isso é aproximadamente um REVO para cada 25 caças(desconsiderando capacidade de integração). Mas a frota de caças do tipo Sukhoi em todos os serviços armados também chega a mais de 750 unidades – ou seja, 250 por cada REVO compatível. A frota J-20 também está crescendo constantemente, com até 100-120 atualmente em serviço. Para aproveitar ao máximo seus caças mais pesados, o PLA precisa de mais REVO da classe do Il-78, sendo assim surgindo o Y-20U.

Eu imaginaria que a médio prazo(sendo pessimista) eles dobrassem a frota de aeronaves REVO, algo em torno de 8 aeronaves Y-20U já foram construídas, até um tempo atrás eram apenas duas aeronaves, a expansão da frota Y-20U está sendo bem intenso, portanto, aumentar a capacidade REVO da PLAAF/PLAN é uma necessidade pra ontem se visualizarmos como a liderança militar está agindo com base nas recentes conquistas. Há óbvias eficiências a serem obtidas à medida que os novos Y-20Us substituem os antigos H-6U/ DUs e Il-78s. Os H-6U/DUs são muito pequenos e não descarregam combustível suficiente, enquanto os Il-78 podem se tornar mais difíceis de apoiar e manter no ar à medida que a guerra Rússia-Ucrânia, que começou no final de fevereiro, continua e nem sabemos se isso continuará devido a posição da China com relação à Ucrânia. Os primeiros modelos Y-20, incluindo os Y-20U iniciais, apresentam os mesmos motores D-30 que alimentam o Il-76 e o H-6K, uma deficiência que o PLA está consertando. A indústria chinesa está desenvolvendo um turbofan mais eficiente, o WS-20, que pode estender o alcance do Y-20 – ou, inversamente, tornar o tipo REVO mais eficiente em termos de combustível, aumentando assim a proporção de combustível que pode descarregar para um determinado perfil de missão.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#478 Mensagem por Suetham » Qui Ago 25, 2022 7:46 pm

FCarvalho escreveu: Qui Ago 25, 2022 1:03 am No caso de um avião do porte do C-5 e An-124/225 eu acho pouco provável que ele apareça antes de 2040, já que existem muitos projetos anteriores que precisam encontrar termo ou mesmo soluções para brechas mas capacidades operacionais das forças militares chinesas.
Em todo caso, parece que garantir que haja uma forte coesão entre as três ffaa's em termos operacionais por causa de Taiwan é uma prioridade no carto e médio prazo.
Os projetos do helo pesado e até o till rotor em análise de desenvolvimento são mais importantes no momento. E ambos vão custar tempo e dinheiro. Não que este último seja um problema, mas há limites tecnológicos e humanos para tantos empreendimentos ao mesmo tempo.
De qualquer forma o Y-20 ainda pode ter a sua versão proposta esticada de carga civil rapidamente posta em dia, de forma a compensar a ausência de uma aeronave daquela categoria até que esteja disponível.
Concordo, exceto com o prazo de 2040. Já existe alguns estudos relacionados à essa capacidade, incluindo uma variante avançada do WS-20 atualmente em desenvolvimento(variante de +25 ton de empuxo), talvez para futuras aeronaves de transporte superpesado. A AVIC ainda em 2017 afirmou que construiriam aeronaves de transporte pesado da classe do C-5 e AN-124, este projeto estava em consideração desde 2010 e naquela época, eles não tinham um motor, a situação agora é diferente, se eles realmente estão optando ainda essa capacidade, o projeto não levará 15 a 20 anos para se concretizar, a China já possui infraestrutura completa para projetar/produzir esse tipo de aeronave. O problema é a redundância dos projetos. Por exemplo, a variante tardia do C-5 compartilha motores com aviões civis, a China desenvolve um WS-20 de +25 ton de empuxo para o C-5 chinês quando se espera que seus aviões usem o CJ-2000 parece um desperdício.

Na minha opinião, agora falando especificamente o que eu espero da China é que eles estão vendo o atual rumo da indústria de aviação, vendo que aviões super pesados como o An-124, C-5 e An-225 estão em desuso, a aviação chinesa já é muito ambiciosa em seu objetivo com Y-20, C919, C/CR929 e o hipotético C939. Um super pesado simplesmente não parece realista. Se eles precisarem de um backbone de logística, construam mais Y-20 e Y-9 - daí o número de +1000 unidades do primeiro. Um sino An-225 é como tentar se convencer de que eles precisam de um Comac C949 do tamanho de um A380. O mercado potencial real viável não existe pra esse tipo de aeronave. Embora An-124 e An-225 tenham alguns usos comercialmente, o transporte de carga superdimensionado é muito limitado em função. A maioria do transporte aéreo civil é "conteinerizado" com plataformas como 777F e A350F mais baratos e mais comuns até 767F dominando o papel. Devido em grande parte à realidade básica das cadeias de suporte muito mais estabelecidas e comuns globalmente. A maioria dos usos civis desproporcionados está realmente competindo com o 747-8F ou cargueiros e navios porta-contêineres, cujo custo é mais barato. Portanto, é uma missão altamente especializada. Uma daquelas missões em que tudo tem que se encaixar e você precisa absolutamente não apenas de grandes dimensões, mas de alta carga útil e entrega rápida. Se o que está sendo enviado é de baixa massa de carga útil, mas desproporcional, os médios e pesados pegam a missão. Para o serviço militar, a classe estratégica pesada é mais acessível e suportável. Um punhado de Y-8 e Y-9 na PLAAF e PLAN são em número limitado e limitado em função que um Y-20 poderia fazer. O C-5 é ridiculamente um desastre econômico. O An-124 cabe o mesmo resultado. O An-225 era uma relíquia da Guerra Fria e unidade única do mundo até 24/fev/22, sendo assim, foi construído apenas para o programa de ônibus espaciais Buran. Nos EUA, para a NASA, eles analisaram um conceito semelhante para uma aeronave da classe do C-5, mas tiveram as modificações alternativas para o 747 como opção.

Se a China for esperta não entrará nesse desastre. Eu vejo que o PLA ainda estaria interessado em tentar obter alguns insights sobre o An-225 - mesmo que os insights não sejam tão revolucionários e importantes. Como você afirma e uma coisa que eu concordo totalmente, provavelmente também não é algo incrivelmente alto em sua lista de prioridades, e não devemos e realmente não precisamos prestar muita atenção a isso. O An-225 é um projeto de aeronave de mercado específico. É uma aeronave de seis motores. Ao mesmo tempo, a indústria de aeronaves de transporte está se movendo para aeronaves de dois motores. Um motor CJ-2000 permitiria que você fizesse uma aeronave quadrimotor com nível de potência semelhante aos seis motores do An-225.

Uma direção que eu vejo a PLAAF/PLAN indo é no sentido de desenvolver uma outra aeronave que será útil se eles tivessem feito isso funcionar, uma aeronave de desempenho e semelhança do An-178(ou qm sabe de um KC-390 [003] [003]). A China precisa de uma aeronave bimotor semelhante aos supracitados para substituir os turboélices de quatro motores como o Y-8 no uso da linha principal.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#479 Mensagem por Suetham » Qui Ago 25, 2022 7:51 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#480 Mensagem por Suetham » Qui Ago 25, 2022 7:52 pm

De acordo com a página do Facebook do Exército Federal Austríaco (Österreichisches Bundesheer), o avião de transporte militar chinês Y-20 será apresentado pela 1ª vez na Europa, no #AIRPOWER22 , que acontecerá de 2 a 3 de setembro na base aérea de Zeltweg, na Estíria.




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