Tudo indica que a demanda agora é de 400 Y-20 para função de transporte. Anteriormente, havia o plano de equipar o PLA com um total de 400 Y-20, mas o número foi revisado e em 2016, foi anunciado que a demanda era de pelo menos 1.000 Y-20, com toda a certeza do mundo esse número não são para unidades em função única de transporte, o restante das variantes(AEW&C, ASW e REVO) iria elevar o número para +1.000 Y-20 conforme indicado pelo Jane's ainda em 2016 citando um gerente do projeto. Mas veja bem, esse total é dividido entre todos os serviços armados, por exemplo, o Y-20U será colocado em serviço tanto pela PLAAF quanto pelo PLAN. A USAF, o USN e o USMC operam juntos cerca de 500 aeronaves REVO, incluindo cerca de 400 KC-135, ou seja, se realmente eles planejam ter algo em torno de 1.000 aeronaves Y-20, 400 aeronaves na função de transporte não é nada exagerado, o problema é o tempo que vai levar até alcançar esse objetivo.FCarvalho escreveu: ↑Qua Ago 24, 2022 6:08 pmQuando falavam em uma demanda para mais de 400 destes aviões não era necessariamente porque iriam utilizar todos como simples cargo, o que já é muita coisa.
A diversidade de usos que os chineses estão encontrando para o Y-20 dá bem a razão do tamanho das suas necessidades ao impor soluções caseiras a cada vez mais sistemas avançados.
Vamos ver agora se o KY-20 será uma versão exclusiva ou se mantem a flexibilidade que a célula permite ao operar em mais de uma missão com a mesma aeronave.
Uma pena que a versão civil Y-20F-100 foi defenestrada. Seria um grande adendo ao projeto deste cargo militar.
O REVO já está entrando em serviço em massa. O AEW&C está incerto, mas existem algumas indicações a isso:
https://www.janes.com/defence-news/news ... -for-plaaf
https://www.china-arms.com/2020/02/kj30 ... -aircraft/More indications that Y-20 AEW&C variant is in pipeline for PLAAF
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ppear-soonKJ-3000 AEW&C based on Y-20 to detect stealth fighters
Entretanto, eu não sei se esse total significa que Pequim abandonou os planos para desenvolver uma aeronave com capacidade maior, conforme já foi noticiado.Y-20 AEW and Tanker Variants To Appear Soon
https://www.spacedaily.com/reports/Mass ... s_999.html
https://europe.chinadaily.com.cn/china/ ... 600139.htmBeijing may have its sights set on an even larger transport aircraft, however. According to Zhu, China plans to build "300-tonne, 400-tonne and even 600-tonne aircraft."
-----China will also develop transport jets that are even larger than the Y-20 and comparable to the Lockheed C-5 Galaxy from the United States and the Antonov An-225 Mriya, designed in the former Soviet Union.
Com relação a capacidade de função além REVO do Y-20, tem a seguinte afirmação no Weibo.
De acordo com o coronel porta-voz da PLAAF:
https://weibo.com/1728148193/LEOFN9xa6
Eu duvido muito disso. Eu não vejo como o Y-20U que estamos vendo atualmente é capaz de realizar as mesmas capacidades de transporte que um Y-20A padrão.as aeronaves Y-20 e J-16 realizaram recentemente treinamento de reabastecimento aéreo na direção do mar, aumentando efetivamente a mobilidade de longo alcance da força de aviação. A aeronave Y-20U pode realizar as mesmas tarefas de entrega aérea que a aeronave Y-20.
Encomendaram 9 Y-20U. Por enquanto, tá suave - na medida que vermos ele em operação iremos saber sobre essa capacidade.
http://www.chinadaily.com.cn/a/202207/3 ... 6f5c5.html
Air force commissions new refueling aircraft