Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#451 Mensagem por Suetham » Dom Ago 21, 2022 11:41 am

O Instituto 624 (especializado no desenvolvimento de turbinas a gás) do grupo de motores chinês AECC está trabalhando em um reator equipado com vetorização de empuxo no eixo de passo. O reator será testado em um banco de testes de alta altitude chamado T101.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#452 Mensagem por Suetham » Dom Ago 21, 2022 11:41 am

Na estação de teste de voo do Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da AVIC.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#453 Mensagem por Suetham » Dom Ago 21, 2022 11:42 am





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#454 Mensagem por Suetham » Seg Ago 22, 2022 8:36 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#455 Mensagem por Suetham » Seg Ago 22, 2022 8:36 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#456 Mensagem por Suetham » Seg Ago 22, 2022 8:36 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#457 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 23, 2022 2:31 pm

The heavy-duty helicopter jointly developed by China and Russia will use the "Chinese heart": domestic 5000KW turboshaft engine
2022-08-23 22:51 HKT

Imagem

As coisas parecem andar bem devagar neste projeto sino-russo. Mas se ele sair do papel vai ser um grande destaque no mercado mundial civil e militar.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#458 Mensagem por Suetham » Ter Ago 23, 2022 7:17 pm

FCarvalho escreveu: Ter Ago 23, 2022 2:31 pm The heavy-duty helicopter jointly developed by China and Russia will use the "Chinese heart": domestic 5000KW turboshaft engine
2022-08-23 22:51 HKT

Imagem

As coisas parecem andar bem devagar neste projeto sino-russo. Mas se ele sair do papel vai ser um grande destaque no mercado mundial civil e militar.
Coincidência da porr(a)!!! :lol: :lol:




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#459 Mensagem por Suetham » Ter Ago 23, 2022 7:18 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#460 Mensagem por Suetham » Ter Ago 23, 2022 7:18 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#461 Mensagem por Suetham » Ter Ago 23, 2022 7:19 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#462 Mensagem por Suetham » Ter Ago 23, 2022 7:19 pm





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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#463 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 24, 2022 12:27 pm

Suetham escreveu: Ter Ago 23, 2022 7:17 pm Coincidência da porr(a)!!! :lol: :lol:
Eles parecem meio "indecisos" sobre o desenho final deste helo :mrgreen:

Conquanto uma informação sobre o desing final do helo parece seguir no sentido do desenho acima, mostrado aqui pela AVIC quase um ano atrás.
Duas imagens das mais bonitas deste modelo proposto.
A ver se ele segue até o final.

https://topcor.ru/uploads/posts/2021-11/thumbs/1636480597_24455.jpghttps://www.airrecognition.com/images/stories/news/2021/october/AVIC_unveils_Advanced_Heavy_Lifter_design_in_promotional_video-01.jpg

https://www.airrecognition.com/index.ph ... video.html

https://topcor.ru/22580-rossija-i-kitaj ... 2-ahl.html

Este último link está em cirílico mas dá para traduzir via google tradutor.

Particularmente gosto muito desta versão. E fico imaginando que definidas as características dele, será muito parecido com o CH-53K, que por sí já é um baita helo.
E para não deixar de ser chato, imagina o quanto estes helos poderiam fazer nas forças armadas brasileiras.
Quem sabe na próxima década a gente se entende sobre este assunto como estão querendo se entender sobre a AAe comum.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#464 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 24, 2022 6:08 pm

Suetham escreveu: Ter Ago 23, 2022 7:19 pm
Quando falavam em uma demanda para mais de 400 destes aviões não era necessariamente porque iriam utilizar todos como simples cargo, o que já é muita coisa.
A diversidade de usos que os chineses estão encontrando para o Y-20 dá bem a razão do tamanho das suas necessidades ao impor soluções caseiras a cada vez mais sistemas avançados.
Vamos ver agora se o KY-20 será uma versão exclusiva ou se mantem a flexibilidade que a célula permite ao operar em mais de uma missão com a mesma aeronave.
Uma pena que a versão civil Y-20F-100 foi defenestrada. Seria um grande adendo ao projeto deste cargo militar.




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Re: Força Aérea - Exército de Libertação Popular (China)

#465 Mensagem por Suetham » Qua Ago 24, 2022 8:15 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 24, 2022 12:27 pm Eles parecem meio "indecisos" sobre o desenho final deste helo :mrgreen:

Conquanto uma informação sobre o desing final do helo parece seguir no sentido do desenho acima, mostrado aqui pela AVIC quase um ano atrás.
Duas imagens das mais bonitas deste modelo proposto.
A ver se ele segue até o final.

https://topcor.ru/uploads/posts/2021-11/thumbs/1636480597_24455.jpghttps://www.airrecognition.com/images/stories/news/2021/october/AVIC_unveils_Advanced_Heavy_Lifter_design_in_promotional_video-01.jpg

https://www.airrecognition.com/index.ph ... video.html

https://topcor.ru/22580-rossija-i-kitaj ... 2-ahl.html

Este último link está em cirílico mas dá para traduzir via google tradutor.

Particularmente gosto muito desta versão. E fico imaginando que definidas as características dele, será muito parecido com o CH-53K, que por sí já é um baita helo.
E para não deixar de ser chato, imagina o quanto estes helos poderiam fazer nas forças armadas brasileiras.
Quem sabe na próxima década a gente se entende sobre este assunto como estão querendo se entender sobre a AAe comum.
Parece ser o desenho revisado do AHL.
Imagem

Antes, ele foi apresentado pelos chineses assim em 2015(Tianjin Direct Expo):
Imagem

Sabe o engraçado na fonte russa que vc postou?

Eis o que eles alegam:
Na última exposição internacional Airshow China 2021 em Zhuhai (RPC), foram apresentados um novo layout de rascunho e as principais características de desempenho do futuro helicóptero pesado conjunto russo-chinês AC332 (projeto AHL - Advanced Heavy Lifter). A comunicação entre os funcionários da Rússia e da China vem acontecendo desde 2008, ou seja, 13 anos, mas agora a criação de um helicóptero está se movendo para um plano prático.
No final, eles afirmam o seguinte:
O peso máximo de decolagem será de 38,2 toneladas e a velocidade máxima será de 300 km/h. O alcance de voo do helicóptero será de 630 km e o teto de serviço será de 5700 metros. Será possível colocar uma carga de 10 toneladas dentro da fuselagem e 15 toneladas na eslinga externa. A usina será representada por dois motores D-136 da Motor Sich JSC (Ucrânia).
Matéria postada no 9 de novembro de 2021. 3 meses antes da invasão russa na Ucrânia.

E aí, se for mesmo motor ucraniano, esquece. Vão ter que revisar o motor. Se antes da invasão na Ucrânia, já havia motivos suficientes para desconfiar que os ucranianos não iriam ajudar a China no AHL por causa dos russos, imagina agora, não falo apenas por causa da invasão, mas muito da infra da Motor Sich foi atacada pelos russos como uma instalação em Zaporizhia. Eu diria que essa afirmação da mídia russa é falsa. Somente após a configuração básica do layout e o modelo do motor serem determinados, a pesquisa e desenvolvimento deste tipo de helicóptero pode ser feito. Embora a exposição não tenha revelado o modelo do motor do helicóptero doméstico pesado, podemos analisá-lo a partir das notícias anteriores, a notícia que vc anexou de ontem simplesmente é uma novidade do projeto. Se realmente for confirmado que o motor usado será o doméstico de 5000 kW, então o AHL terá que obrigatoriamente ter 3 motores igual ao CH-53K para atender todas as condições do projeto e eu não sei se isso vai ser realmente viável, com essa potência e pelos requisitos da China, isso ainda é insuficiente.

Obs: Segundo o relatório, os requisitos chineses no projeto de pesquisa conjunta são: peso máximo de decolagem de 38,2 toneladas, teto máximo de 5700 metros, alcance de 630 km e velocidade máxima de voo de 300 quilômetros por hora.

Tomemos o CH-53K como exemplo. Usa 3 motores GE38-1B de 5600 kW, com potência total de 16800 kW. O maior requisito do projeto do AHL é o teto de serviço do heli, o CH-53K com essa configuração atinge algo pouco acima de 4300 metros, o requisito chinês para teto de serviço é de 5700 metros. Agora você pega o AHL com três motores 5000 kW, totalizando 15000 kW de potência total de saída e basicamente tendo o mesmo peso de decolagem, ele teria o mesmo desempenho do CH-53K, algo longe de se alcançar pelo o que a China quer, os quase 6000 metros de teto de serviço, seria impossível ter essa capacidade com esse motor com essa potência. Este problema pode ser resolvido aumentando o potência de saída dos futuros turboeixos domésticos de 5000 kW, com toda a certeza os chineses devem estar trabalhando para aumentar a potência, mas ainda deve demorar a ter alguma notícia relacionado ao aprimoramento desse motor, o principal problema é que ele está equipado com 3 motores que precisam ser aprimorados com base no projeto original da solução de motor duplo e a carga de trabalho e os riscos de engenharia são muito grandes, pelo menos, ainda estão no prazo, o AHL é esperado para ser entregue por volta de 2032, após ser certificado e entregue, cerca de 200 deles estão planejados para serem produzidos no futuro.

A China tinha a opção do motor D-136 com potência de 8500 kW e a potência total dos dois motores seria de 17000 kW, o que pode atender plenamente aos requisitos do novo AHL. Como já disse, este motor é produzido na Ucrânia. A Rússia tentou impedir a Ucrânia de participar do projeto de helicópteros pesados da China nos primeiros anos, mas depois aceitou a Ucrânia como parceiro, mas a China que lidera esse projeto não devia ter ficado satisfeito com essa inércia do projeto.

A outra opção é o motor PD-12V, um derivado do motor turbofan PD-14 projetado pela Rússia. Se for usado o motor PD-12V, o projeto ficaria nas mãos dos russos, isto porque os russos já estão no projeto com a parte do rotor de cauda e o sistema de transmissão como componentes principais da parte russa no desenvolvimento do AHL, sendo assim, dois dos três núcleos mais importantes de um desenvolvimento de um heli estão nas mãos dos russos, com o motor sendo de origem russa, aumentaria a dependência chinesa com relação aos russos no projeto, não é algo que eu espero que isso aconteça ainda mais quando o projeto técnico todo for transferido para os chineses para colocar o AHL em produção em massa.

Sendo assim, só sobra o motor doméstico, e volta ao argumento anterior de projetar um motor com maior potência.

Vale lembrar aqui, a capacidade de uso do heli chinês no ambiente de planalto nacional tem sido um indicador muito importante dos helicópteros da AvEx do PLAGF (80% dos helicópteros do mundo não podem operar no planalto Qinghai-Tibete). Devido à distribuição única do terreno, a China tem requisitos anormais para o teto prático de helicópteros. No passado, os helicópteros fabricados na China tinham capacidade de combate insuficiente nesse tipo de relevo, e a maioria dos modelos não podia ser usada no planalto ocidental. Antes da introdução do Z-20, os helicópteros chineses nunca foram capazes de voar no ambiente hostil acima de 3000 metros acima do nível do mar. É bastante difícil para helicópteros pesados atender aos requisitos técnicos de 6000 metros e 600 km de alcance de voo, os requisitos de energia são extremamente altos para ter essa capacidade. Só após o "Black Hawk" chinês ter entrado em serviço, os relevos do eixo Qinghai-Tibete não são mais áreas restritas para voos de helicóptero. A principal razão pela qual o helicóptero Z-20 pode ser usado em Qinghai-Tibet é que ele tem uma potência abundante. Ele usa o motor que é cerca de 10% mais potente que o motor do Black Hawk do US Army. O Z-18 é outro heli com essa capacidade de teto de serviço. O Z-18 realizou um voo de teste sobre o Monte Evereste, mostrando o bom desempenho deste helicóptero. Em 2014, os chineses pilotaram o helicóptero de transporte Z-18 com sucesso sobre o Monte Evereste pela primeira vez, atingindo uma altitude de 9000 metros, criando um recorde de teto para helicópteros domésticos. A esta altitude, apenas helicópteros especialmente modificados foram capazes de voar antes, a maioria deles sendo heli's leves.




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