Algumas imagens.......um bom preju.
UCRÂNIA
Moderador: Conselho de Moderação
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 341
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: UCRÂNIA
O estrago foi feio e sem a menor duvida nao foi obra da Ucrânia, mas sim OTAN... Extremamente preciso e sem a menor duvida vai ter uma resposta desproporcional da Russia nos próximos dias!
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9427
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Re: UCRÂNIA
Um ataque desse tipo não é qualquer coisa, é um tapa na cara. E num momento em que os russos tem avançado em muito pouco terreno. Evidente que não se ganha uma guerra com coisas assim, mas o efeito psicológico é sim importante, e faz lembrar do ataque aéreo soviético a Berlim em 1941. E, como foi dito, a bola agora está com a Rússia.
----------------
amor fati
amor fati
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9427
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Re: UCRÂNIA
Outra coisa: a força aérea russa realmente não aprendeu que se deve cobrir os pátios das bases aéreas. Não apenas para proteção física das aeronaves, mas também para ocultar sua presença e movimentações. Com imagens de satélite os USA podem passar a Ucrânia com rapidez e precisão a localização das aeronaves em solo.
----------------
amor fati
amor fati
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1995
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 275 vezes
- Agradeceram: 208 vezes
Re: UCRÂNIA
Da onde vem essa certeza?angelogalvao escreveu: Qua Ago 10, 2022 4:25 pm O estrago foi feio e sem a menor duvida nao foi obra da Ucrânia, mas sim OTAN... Extremamente preciso e sem a menor duvida vai ter uma resposta desproporcional da Russia nos próximos dias!
Detalhe para o "direct hit" nos três prédios/depositos..rs
[]´s
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 341
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: UCRÂNIA
Aqui nao tem certeza, só achismo, como qualquer comentário neste fórum!gusmano escreveu: Qua Ago 10, 2022 4:40 pmDa onde vem essa certeza?angelogalvao escreveu: Qua Ago 10, 2022 4:25 pm O estrago foi feio e sem a menor duvida nao foi obra da Ucrânia, mas sim OTAN... Extremamente preciso e sem a menor duvida vai ter uma resposta desproporcional da Russia nos próximos dias!
Detalhe para o "direct hit" nos três prédios/depositos..rs
[]´s
Os canais ucranianos tão falando em obra de Operações Especiais. Me parece muito preciso para ser isto, enfim, ta muito mal contada esta historia. Tem que ter uma coordenação monstra para isso que o UAF não tem.
De qualquer forma, minha aposta é uma resposta fortíssima da Russia nos próximos dias, já que ela estava levando a guerra a banho maria, esperando somente o inverno chegar para humilhar a UE. Agora vamos ver a resposta.
EDIT: Digo OTAN no sentido de coordenação, inteligência, monitoramento, etc... Nao digo homens da OTAN executando o ataque, seja qual foi o ataque afinal.
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1995
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 275 vezes
- Agradeceram: 208 vezes
Re: UCRÂNIA
Tem foto do que seria o "resto" do Harm. Mas...vai saber.Matheus escreveu: Qua Ago 10, 2022 5:01 pm Li num perfil que os russos teriam achado restos do Harm no ataque.
[]´s
- Goldfinger
- Intermediário
- Mensagens: 264
- Registrado em: Sáb Fev 12, 2011 3:44 pm
- Agradeceu: 108 vezes
- Agradeceram: 71 vezes
Re: UCRÂNIA
Faz sentido, mesmo porque o HARM tem apenas 150km de alcance. No modo pré-programado ele usa coordenadas GPS como ponto inicial a partir do qual vai tentar localizar eventuais emissões de radar como seu próprio sensor passivo. Essas não precisam ser as coordenadas do alvo. a identificação e designação do alvo é através do sensor de bordo, não GPS. Caso o radar desligue depois de ser detectado, o GPS é usado para "lembrar" a última posição do alvo e continuar o ataque. Um fail-safe ou backup.gabriel219 escreveu: Qua Ago 10, 2022 12:36 pm
O sensor do HARM não opera com 300 km de alcance. Ele possui guiagem GPS que precisa ser emitido por algum emissor. Os Russos não deixam baterias fixas em proteção a qualquer infraestrutura.
OK. Mas com que frequência os radares mudam de posição? Qual distância se deslocam entre cada troca de posição? Eles estão numa península. Se forem muito para o interior há uma redução significativa no alcance de detecção contra alvos a baixa altitude vindo do Mar Negro. Se o sensor do HARM tiver 50km de alcance ele cobre boa parte da península. Mesmo se for apenas 25km (improvável) a cobertura é significativa. De novo, o HARM faz a busca do alvo de forma autônoma. Ele não depende de atualização externa para isso.gabriel219 escreveu: Qua Ago 10, 2022 12:36 pm A doutrina de defesa da Rússia pós-reforma coloca uma bateria para deslocar com dois radares de busca e aquisição, eles nunca estão no mesmo local. Precisa atualizar via data-link, especialmente a grandes kms de distância.
![Imagem](https://i.postimg.cc/FK9L6TWQ/crimeia.jpg)
gabriel219 escreveu: Qua Ago 10, 2022 12:36 pm Porém, nesse caso, os Ucranianos estão dependendo única e exclusivamente das informações da OTAN para realizar ataques, então precisam das coordenadas enviadas via data-link da OTAN. Não é um disparo orgânico dos Ucranianos.
Todo mundo, incluindo eu e você, sabe que o S-400 está na Criméia. Não precisa de OTAN para isso. Mais uma vez, o HARM não depende de atualização de dados via data-link.
Só para deixar claro. Para mim, data-link é um enlace de dados para troca de informações eletrônicas em tempo real. Os EUA já afirmaram várias vezes que repassam informações de inteligência para a Ucrânia regularmente, mas que a Ucrânia não tem acesso próprio, autônomo ou em tempo real a qualquer sistema ou rede de dados da OTAN.
Dito isso, eu calculo que o time-to-target da Ucrânia para um ataque com HARM seja no máximo 2h. Time-to-target sendo: triangular através de ESM (ou receber de 3os) coordenadas aproximadas de um radar transmitindo, digitar essas coordenadas num HARM já instalado num pylon de um MIG ou SU, decolar, voar 200-300km, disparar o HARM e o mesmo percorrer 100-150km a MACH2+ . Não acredito que a frequência de troca de posição dos radares seja inferior a 2h. Especialmente considerando que até ontem o espaço aéreo sobre a Crimeia não era contestado pelo Ucrânia. Para os russos era seguro.
Toda essa discussão é acadêmica já que por enquanto não há evidência que o HARM foi usado neste ataque. Mas do meu ponto de vista ele poderia perfeitamente ser usado eficazmente como descrevi.
Desculpa, mas aonde você leu que eu disse que você disse ser infalível e interceptar tudo?gabriel219 escreveu: Qua Ago 10, 2022 12:36 pmDesculpa, mas aonde você leu que eu disse ser infalível e interceptar tudo?Goldfinger escreveu: Qua Ago 10, 2022 10:18 am Nenhum sistema de DA é infalível ou onipresente. Saturação não é a única maneira.
Você acha mesmo que a OTAN iria lançar um ataque destes?
Existe uma diferença entre "não haviam alarmes aéreos" e "não há indícios de operação das defesas antiaéreas" para "S400 intercepta tudo", não acha?
A afirmação que nenhum sistema de DA é infalível ou onipresente é minha e faz parte parte do meu argumento que um ataque de saturação não é a única maneira de enfrentar um sistema de DA.
------------------------------------
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
- Mazocam2
- Intermediário
- Mensagens: 208
- Registrado em: Ter Jan 30, 2018 1:13 am
- Agradeceu: 57 vezes
- Agradeceram: 38 vezes
Re: UCRÂNIA
Via telegram do Anatablian
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9931
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 311 vezes
- Agradeceram: 664 vezes
Re: UCRÂNIA
Eu tinha visto isso no Twitter pq me mandaram, tinha pensado que era click bait, mas realmente, parece que eles estão chegando ao fundo do poço em termos de credibilidade. Não é atoa que eu chamo de Hoje no Mundo das Fake News, tem um nome mais recente criado, Hoje na Mentira Militar.gabriel219 escreveu: Seg Ago 08, 2022 9:11 pm Agora só uma coisa, puta merda, na moral, olha só o quão CAÇA-CLICK e ANTIPROFISSIONAL é o Hoje no Mundo Militar, Jesus amado!
Estão operando. Canais pró-Ucrânia já divulgaram mais de um vídeo inclusive sobre o M270 em uso pela AFU.gabriel219 escreveu: Ter Ago 09, 2022 8:56 pm
Não sei se o M270 está operando já na Ucrânia, não vi nada pró-Ucrânia repercutir isso.
A Raytheon dá aquele "jeitinho".gabriel219 escreveu: Qua Ago 10, 2022 8:29 am Estava dando uma pesquisada aqui sobre como o HARM poderia ser utilizado pela Ucrânia e simplesmente não há. Não existe nenhuma forma conhecida de que ele seja disparado por terra e nenhuma aeronave da Ucrânia pode disparar ele, porém já se sabe que foi usado contra os Russos, pois os Russos mostraram restos do míssil.
Esse é um argumento descabido. Para uma aeronave lançar o HARM precisa subir de altitude, vc está dando a entender que um caça pode lançar o HARM a 150 km de distância a uma altitude inferior a 1000 m, deixo te dizer uma coisa, isso não existe.Goldfinger escreveu: Qua Ago 10, 2022 10:08 am O HARM tem alcance de 150km e é lançado por aeronave. A 150 km o horizonte de radar é de aprox 1000m. Uma aeronave voando abaixo desta altitude não seria detectável pelo S-400. O objetivo de um ARM é degradar a DA, destruindo os seus radares ou obrigando-os a desligar / operar de forma intermitente para evitar serem destruídos.
Se o caça lançar o HARM a uma altitude menor do que 1000 m fará o HARM ter um alcance menor do que 25 km, alcance suficiente para qualquer radar de qualquer DAAe - principalmente da Rússia detectar a aeronave de qualquer altitude, já que o horizonte de radar é maior que esse alcance.
Além disso, para o HARM conseguir ter o alcance máximo ele precisa ser lançado de altas altitudes, em médias altitudes o alcance máximo dele cai para 80 km, pouco acima da metade do alcance máximo, em baixas altitudes tem um alcance não superior a 25 km. Seja em média altitude ou em alta altitude de acordo com padrão EB, na distância de 150 km ele vai ser detectado pelo S-400.
Esse teu cenário descrito é totalmente inexistente.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40538
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1204 vezes
- Agradeceram: 3024 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19178
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes