O único jeito de ter sido ataque com mísseis é a Ucrânia ter utilizado ATACMS e trazer muito próximo das linhas de combate para ter o alcance necessário para isso. Porém, nos vídeos, não dá pra ver míssil e nem alarme aéreo e mísseis desse tipo, especialmente o ATACMS que sua trajetória final é balística e supersônica, já que é praticamente um míssil balístico de curto alcance, daria pra notar nitidamente.
Harpoon tem alcance bem reduzido para ataques em terra, abaixo dos 200 km. Se a Ucrânia recebeu ATACMS, os únicos pontos possíveis de lançamento seriam Halytsynove ou Nikopol, porém Nikopol vem sendo martelada pela artilharia e é vigiada por drones e as linhas em Kherson são extremamente vigiadas. Ontem os Ucranianos enviaram um destacamento de reconhecimento com cinco carro de combates e foram arrebentados pela artilharia, um havia fugido e encontraram. Kherson é o setor do conflito mais vigiado e com a maior concentração de tropas de Operações Especiais e Inteligência, tanto que dá pra ver a extrema efetividade da defesa da região, usando unidades bem menores, manobrando de forma bem coordenada com a artilharia.
Eu dei uma olhada nas condições climáticas e Kherson/Mykolaiv está com um clima bem denso, o que afetaria a distância de um ataque de mísseis. O vídeo também mostra que já tinha havido uma explosão e não vemos nenhum alerta antiaéreo soando e nem a bateria antiaérea do aeroporto, que é um S-400, disparando em algo. Aliás, o vídeo que postei sobre ser a bateria antiaérea trabalhando na região, era falso.
O
modus operandi de ambos os lados para ataque com mísseis é realizar prioritariamente de noite, aonde é mais difícil você lutar contra chamas, resgatar feridos, salvar equipamento e assim vai e isso ocorreu bem depois do horário da manhã.
Isso aqui está me cheirando a ataque direto da OTAN ou mesmo sabotagem/acidente.
O que temos de concreto até agora é que os Ucranianos deram quatro versões para um ataque, sendo um ataque coordenado pelo MI-6, depois com mísseis fabricados na Ucrânia (como o de cima), depois ATACMS e agora alguns já falam em sabotagem. Isso tudo de fontes oficiais, como o MoD e o Arestovich, então está beeeem esquisito. Até hoje a história dos Neptune está esquisita contra o Moskva.
Passando para as atualizações, ontem a AFU reconheceu que os Russos capturaram as plantas fabris na região e chegam praticamente no meio de Soledar:
Os Russos reivindicaram a tomada anteontem, então talvez pelo atraso podem ter avançado mais. Os Russos parecem estar começando a empurrar as tropas da AFU para a segunda linha e em direção a margem do Rio Donets, já que estão manobrando as tropas de SIversk para posições mais ao Sul e Sudeste, especialmente contra Soledar.
Soledar é a peça importante na linha Siversk-Soledar-Bakhmut, se ela cair, a AFU será obrigada a recuar das duas demais cidades para não ficarem cercadas. Em Bakhmut, ao que parece, já estão recuando para Kostyantynivka, não há relatos do mesmo para Siversk.
O interessante é que estão usando uma estrada secundária, que passa por Chasin Yar. Talvez a rodovia principal para Kostyantynivka esteja já comprometida pela artilharia ou aviação dos Russos.