Não dá para comparar a situação agora com de HK em 2019, mas ambos tem as suas devidas semelhanças.gabriel219 escreveu: Ter Ago 02, 2022 4:30 pm Se os Chineses não fizerem nada, estão verdadeiramente fodidos, vão perder a confiança dos países Africanos e os Asiáticos vão perder o medo deles e isso é meia saída para o Xi Jinping. Seria uma humilhação nível século XX e eu não acho que os Chineses vão deixar isso passar.
Lembra disso aqui:
Hong Kong 2019 também foi uma vergonha. A China também havia emitido muitas ameaças sérias naquela época. Lembro quando o PLA/PAP estava se acumulando em Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong durante os tumultos? O que saiu dessa pequena manobra? O continente declarou lei marcial na cidade como todos estavam clamando?
Lembro-me de que muitas pessoas de lados opostos de HK em chamas esperavam que Pequim enviasse tropas e tanques do PLA para esmagar esses protestos e tumultos em Hong Kong.
O que aconteceu no final? A guarnição do ELP em Hong Kong nunca deixou seus quartéis, exceto para limpar ruas bloqueadas e sujas.
Isso foi Hong Kong há apenas alguns anos. E estamos falando de Taiwan agora.
Taiwan é em muitas magnitudes mais desafiadora e assustadora do que Hong Kong, é claro.
Mas veja como HK foi capitulada desde então, e a cidade agora firmemente nas mãos da China, tudo isso sem uma única bota do continente pisando nem uma polegada em HK, como Trump e Pompeo desafiaram a China a fazer. A China era então um tigre de papel? Eu diria que não.
Se há uma coisa que o governo chinês demonstrou repetidas vezes, particularmente o governo atual, não é necessário nem olhar para os anteriores, é que seu modo de gerenciamento de crises foi consistentemente medido, calculado e racional, e não aplacou os caprichos de vozes emocionalmente carregadas dentro e fora. Agir por vergonha só serve para se envergonhar ainda mais. Vamos observar o que a China fará nas próximas semanas e meses. A China FARÁ alguma coisa, isso é uma certeza absoluta, e o que quer que aconteça com isso certamente levará a uma mudança permanente no estado das coisas que fortaleceria ainda mais os interesses da China e do povo chinês.