O EB não vai abrir mão de ter carros de combate e eu acho que nem deveria, então a opção que fica é M1A1 e talvez algo novo com um financiamento bem do camarada. Recentemente o EB esteve presente numa apresentação de M2A3 e M1A2, treinamento no EUA, porém respondeu um comentário de que não tem processo de compra para eles, mas sei lá.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Jul 24, 2022 3:10 pm Eu acho que esse projeto de modernização dos Leopards não vinga.
Abraços,
Wesley
O VBC Fuz é inteiramente baseado no M2A2, total, então é possível que o EB adquira e deveriam fazer isso, já que vai ter peça a rodo por causa do AMPV e M2A2 é barato - Croácia e Marrocos são a prova disso - via EDA, já pouca grana para VBC CC ou outro projeto, pois VBCI novo hoje em dia custa tanto quanto um MBT. Se prometer aos Israelenses que vão tirar a torre do M2A2 e colocar uma que fabrique na Ares, é capaz dos Israelenses ainda bancar.
De toda forma, já está mais do que óbvio que não dá pra manter esse plano de modernizarem 1A5, simplesmente é inconcebível e é bom o EB ir rápido, pois perdeu 2A4 no fim da década de 2000, depois perdeu 2A4, 2A5 e 2A6 na década passada e se demorar muito, vai perder M1A1 que deve ser comprado a rodo pelos Europeus, a Polônia já abocanhou quase duas centenas, ex-USMC, que eram os melhores M1A1. Taiwan também já procurou saber de mais M1A1 via EDA. Eu prefiro mesmo é que o EB pegue somente os M2A2 e busque um excelente acordo pelos K2. As opções do EB são apenas essas, em termos de custo e financiamento:
Quanto ao MTU-883 no M1A1, eu acho que vale totalmente o custo. A derrubada no custo de operação durante toda a vida do MBT é de 61% e isso é enorme, além das vantagens quanto a manutenção mais simples, diminuição absurda da assinatura térmica, o alcance quase dobrado.
Aliás, acho que outro programa ameaçado é o do EE-9, pois recebeu uma enxurrada de críticas da mídia especializada ultimamente.