Túlio, concordo quanto aos programas. A MB rasga o dinheiro do pagador de tributos. Entretanto, se as FAs ocupam 80% ou mais do orçamento com inativo, isso se torna um grave problema. Ora, se a reforma da previdência civil e a tal reforma administrativa resolvem a questão orçamentária do país (segundo os papagaios do Guedes), uma reforma de verdade na previdência militar não cumpre o mesmo objetivo? O déficit da previdência de servidores federais é quase exclusivamente a cargo dos militares, então pq não equiparar a aposentadoria como foi feito com os civis? Balela de quem quer manter seus privilégios.Túlio escreveu: Seg Jul 18, 2022 2:00 pmMatheus escreveu: Seg Jul 18, 2022 12:33 pm
Não. Está fazendo confusão. RPPS - regime previdenciário próprio servidor iniciou nos anos 90, passando por diversas reformas (98, 2003, 2006 (ou 9), 2013 e 2019. Em 2003 houve a perda da paridade entre ativos e aposentados, aumento da idade, contribuição para inativos e regras de pensão mais duras. 2013 houve a criação do RPC que limitou ao teto do INSS e criou a previdência complemetar. 2019 aumentaram a idade mínima, reduziram ainda mais pensoes por morte/doença, e aumentaram a contribuição. (O déficit da previdência do servidor civil foi quase resolvido). Aí fizeram um reforminha fake pros militares, com aumento de gastos. Aumentou 5 anos a idade e aumentaram um pouco a contribuição dos ativos e criaram pros inativos. Se deixassem a previdência dos militares como anda policiais federais, já sobraria grana pra investir.IMHO, descer o sarrafo em soldos e pensões porque aí "já sobraria uma grana pra investir" não resolveria nem de longe o verdadeiro gargalo, e aí retorno ao que o @gabriel219 volta e meia diz: enquanto não aprenderem a diferença entre investimento e gasto (exs EB - remendar Cascavel a preço de zona em vez de adquirir/desenvolver um meio que realmente cumpra a Missão; FAB - completar um desenvolvimento antes de partir para outro (A-Darter já era, então MICLA em vez disso) e MIRJ - insistir em "águas azuis" quando nem controla as marrons, tipo seguir com Skyhawk e com o mítico Trader, que "já está quase chegando" há mais de dez anos, enquanto mal tem meia dúzia de Escoltas completamente obsoletas) ou essa loucura de entre as três terem 5 (CINCO!!!) Fuzis de dotação com pouco (IA-2/FAL) ou nada (M16/M4, SIG e HK) em comum ou a IMBEL jamais ter sequer feito sob licença uma Mtr; coisas assim precisam acabar e renderão mais do que mexer no soldo dos caras.
Ou nas pensões, BTW: não se começa a construir a casa pelo telhado, POWS!!!![]()
Sobre estas, aliás, fiquei curioso e fui olhar aquilo que o @prometheus mencionou (FUNPRESP): serve apenas aos poderes EXECUTIVO e LEGISLATIVO; por que não AO JUDICIÁRIO? Acho que todo mundo aí sabe a resposta, não? Se não me engano o @knigh7 mencionou o tema...
Quando ao funpresp, existem 3, um para o executivo, outro pro legislativo e outro pro judiciário;
https://www.funprespjud.com.br/