Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1456 Mensagem por NaScImEnTToBR » Dom Jul 10, 2022 7:32 am

knigh7 escreveu: Dom Jul 10, 2022 2:36 am O Baptista Jr disse que desativou por problemas de logística e de custo operacional e que conversou com o EB sobre eles. O Comandante do EB, Marco Antônio Freire Gomes, que estava do lado do Baptista, não falou nada e o Ministro da Defesa também.

Acho que o Mi35 não vai para a AvEx...
É impressionante a falta de transparência das instituições. Uma hora alguém diz X, depois diz Y e ninguém fica sabendo de NADA pois nada tem fonte, gráfico ou algo que parece no mínimo verdadeiro pois sequer corrobora com as fontes da própria força.

O Coronel Schwertz afirmou que houve um requerimento pra um helicóptero de ataque e que a FAB comprou o Hind em pacote fechado, também afirmou que houve problemas logísticos relacionados ao pneu, mas que depois da instalação da IAS não houve mais problemas. O Rinaldo Nery afirmou que o problema não foi o custo de operação mas o problema foi o custo da revisão. Não custa o Baptista vir a público e fazer uma nota séria explicando:
1°Criamos um requerimento errôneo e na época devido a balança comercial o Hind foi empurrado por conveniência.
2° Percebemos que esse Heli não atende mais os requisitos da FAB e por isso iremos desativá-lo, dando foco em outros programas mais importantes pra força.

É difícil fazer isso? TODOS os países fazem... A FAB agora vai ter que aprender gestão na Etiópia e no Cazaquistão. E tome GTE levando político pra lá e pra cá enquanto isso... O GTE sim é um grande requisito da força, assim como a regulação da patrulha aérea de asa fixa na fronteira quando roubaram o drone da PF e não se esqueçam da quantidade gigantesca de controladores de voo e militares nos aeroportos civis, coisa que na maioria dos países não ocorre também. E nem vamos falar do H225M, esse ai é o mais barato de operar, nada de mal pra falar dele, até porque a HELIBRAS é muito bem representada no Congresso pela FIERJ e precisamos pagar o triplo do preço pra montar um kit CKD...

Edit: Obrigado pelo post. Pra quem chegou perdido:
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 09, 2022 3:47 pm
Aos 6:09:30 o Baptista fala sobre o AH-2 Sabre / Mil Mi 35 Hind.




Editado pela última vez por NaScImEnTToBR em Dom Jul 10, 2022 8:22 am, em um total de 1 vez.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1457 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 7:45 am

NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 7:32 am
knigh7 escreveu: Dom Jul 10, 2022 2:36 am O Baptista Jr disse que desativou por problemas de logística e de custo operacional e que conversou com o EB sobre eles. O Comandante do EB, Marco Antônio Freire Gomes, que estava do lado do Baptista, não falou nada e o Ministro da Defesa também.

Acho que o Mi35 não vai para a AvEx...
É impressionante a falta de transparência das instituições. Uma hora alguém diz X, depois diz Y e ninguém fica sabendo de NADA pois nada tem fonte, gráfico ou algo que parece no mínimo verdadeiro pois sequer corrobora com as fontes da própria força.

O Coronel Schwertz afirmou que houve um requerimento pra um helicóptero de ataque e que a FAB comprou o Hind em pacote fechado, também afirmou que houve problemas logísticos relacionados ao pneu, mas que depois da instalação da IAS não houve mais problemas. O Rinaldo Nery afirmou que o problema não foi o custo de operação mas o problema foi o custo da revisão. Não custa o Baptista vir a público e fazer uma nota séria explicando:
1°Criamos um requerimento errôneo e na época devido a balança comercial o Hind foi empurrado por conveniência.
2° Percebemos que esse Heli não atende mais os requisitos da FAB e por isso iremos desativá-lo, dando foco em outros programas mais importantes pra força.

É difícil fazer isso? TODOS os países fazem... A FAB agora vai ter que aprender gestão na Etiópia e no Cazaquistão. E tome GTE levando político pra lá e pra cá enquanto isso... O GTE sim é um grande requisito da força, assim como a regulação da patrulha aérea de asa fixa na fronteira quando roubaram o drone da PF e não se esqueçam da quantidade gigantesca de controladores de voo e militares nos aeroportos civis, coisa que na maioria dos países não ocorre também. E nem vamos falar do H225M, esse ai é o mais barato de operar, nada de mal pra falar dele, até porque a HELIBRAS é muito bem representada no Congresso pela FIERJ e precisamos pagar o triplo do preço pra montar um kit CKD...
E qual foi esse "requerimento errôneo"?

Foi uma compra política. Nós é que alimentamos uma falsa esperança que o "noivo" (no caso a FAB) um dia poderia se apaixonar pela "noiva" (no caso o Mi-35). Uma "noiva" que, de inocente, não tem nada. Mas hoje estamos vendo que, depois de ph@der com ela, o marido vai arrumar qualquer desculpa (válida ou não) para se desfazer desse casamento arranjado.

Parece enredo de novela mexicana, mas enfim...

Quem deveria dar explicações são as pessoas que estavam como presidente e o ministro da defesa na referida época da aquisição. Mas isso daí é troco de pinga perto do que essa galera fez ao país.


Abraços,

Wesley




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1458 Mensagem por NaScImEnTToBR » Dom Jul 10, 2022 8:06 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 7:45 am
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 7:32 am
E qual foi esse "requerimento errôneo"?
Quem deveria dar explicações são as pessoas que estavam como presidente e o ministro da defesa na referida época da aquisição.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 21, 2022 12:00 am Voltando ao que interessa, o Coronel Schwerz, que é ex-piloto de ataque da FAB, além de comentários, fez alguns relatos em relação ao AH-2:

:arrow: A FAB queria sim ter um helicóptero de ataque, tanto que criou o AH-X. Ele só não soube afirmar que a FAB não queria ou se queria o Sabre, porém isso destrói o mito de que a FAB nunca quis heli de ataque e que isso foi embutido.

Ele deu outras informações, mas já sabidas, a partir disso, o fato é: a FAB queria um heli de ataque e o Governo adquiriu o AH-2 em pacote fechado, houveram problemas logísticos mas foi resolvido ainda em 2013. A FAB irá desativar suas aeronaves devido ao custo da grande revisão das células e não por falta de suprimentos por parte dos Russos.
Já foi comprovado anteriormente que a FAB requisitou um helicóptero de ataque, voltamos alguns tópicos pelo visto...

Verdade, os militares da FAB também deveriam dar explicações, pois, se foi empurrado, então eles prevaricaram ou foram cúmplices.

O mais irônico é ver o comandante do EB fazer sinal de concordância com o Baptista. O jeito vai ser usar o Pantera como helicóptero de ataque.

Essa noiva ai, junto com o Caracal são as melhores...




Editado pela última vez por NaScImEnTToBR em Dom Jul 10, 2022 9:01 am, em um total de 1 vez.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1459 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2022 8:33 am

@FIGHTERCOM, o problema é que uma hora a FAB diz que os problemas logísticos foram resolvidos e o problema foi o custo da grande revisão, outra hora eles falam que tem problemas logísticos e o problema não é o custo de revisão, mas o custo operacional como um todo. Existem duas FABs que convivem com problemas diferentes ou estou ficando doido?

Se existem problemas logísticos, porque isso veio aparecer justamente agora, mesmo após anos da construção da infraestrutura de apoio logístico da IAS? A FAB relatou problemas logísticos lá no inicio da década passada e a solução foi justamente a IAS, declarado pela própria FAB.

Uma mesma Força ter três explicações para uma mesma causa e todas elas acabam sendo contraditórias não é algo sério e deve sim explicações, não estamos falando de equipamentos estratégicos. A US Army e a USAF, por exemplo, liberam ao público material sobre o custo de operação de seus meios, inclusive até de F-22 e F-35, porém aqui no Brasil só soubemos do custo operacional de um A-29 quando ele foi vendido ao exterior.

Isso aqui é ridículo, poderia ser com qualquer outro tipo de equipamento.

Aliás, a desculpa simples de que "foi entubado e a FAB nunca quis" não cola, pois o H225 foi igualmente empurrado, quando todos aqui queriam UH-60 e SH-60, com uma aberração de custo operacional a muito conhecido, mas o curioso é que nunca ouvimos falar de alguém reclamando de problemas de manutenção e custo operacional, reconhecidamente altos nesse helicóptero.

A FAB deve sim uma explicação séria, apontando os custos reais do Sabre, são servidores públicos e devem explicações sobre o porque estão fazendo isso. É incrível como o Brasileiro tem propensão a ser subserviente a qualquer um que se diz Autoridade. Aqui se uma Autoridade tome uma decisão absurda e não quer dar explicações, vocês automaticamente abaixam a cabeça e aceitam. Isso quando não é pra babar ovo, chamando os outros de Mestre, só pra ser bem visto pelo aquartelado.

É mais ou menos assim: "Olha, não vamos operar mais Sabre", "Ah, mas por que não?", "eh... veja bem... problemas logísticos", "mas a FAB não tinha declarado resolvido isso com a IAS?", "eita... ehhrr... digo, não cumpre a missão", "Mas a FAB não havia dito em 2015 está totalmente satisfeita com os Sabres?", "putz... errei de novo hehe... quis dizer revisão", "Mas é o custo da grande revisão ou o custo da revisão periódia, seria de 500 horas, 1 mil horas, qual seria?", "ehrr... não vamos operar mais porque sim", "ah, então tá bom (rabinho abanando)". É isso que vejo aqui quando qualquer uma otoridade fala.

A FAB DEVE explicações ao Brasil sobre o Sabre; o EB DEVE explicações ao Brasil sobre gasto de R$ 23 milhões no Cascavél; A Marinha DEVE explicações por querer ainda manter uma aviação de asa fixa sem se quer cumprir sua missão de patrulha de nossa ZEE. É assim que funciona um país sério, se a explicação for plausível, os Sabres vieram com problemas, vida que segue, mas é simplesmente inaceitável chegar a público, dizer que não vai operar e dar três versões contraditórias sobre o mesmo caso sem se quer apresentar dados.




Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jul 10, 2022 10:20 am, em um total de 1 vez.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1460 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 8:41 am

NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:06 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 7:45 am
E qual foi esse "requerimento errôneo"?
Quem deveria dar explicações são as pessoas que estavam como presidente e o ministro da defesa na referida época da aquisição.


Já foi comprovado anteriormente que a FAB requisitou um helicóptero de ataque, voltamos alguns tópicos pelo visto...

Verdade, os militares da FAB também deveriam dar explicações, pois, se foi empurrado, então eles prevaricaram ou foram cúmplices.

O mais irônico é ver o comandante do EB fazer sinal de concordância com o Baptista. O jeito vai ser usar Panthera como helicóptero de ataque, e quem criticar é comunista...

Essa noiva ai, junto com o Caracal são as melhores...
Sim, existiu um requerimento para um heli de ataque! Mas no final foi uma compra técnica ou política? A avaliação técnica foi endossada ou simplesmente ignorada em favor de um equilíbrio da balança comercial entre os dois países?

Lembram do que quase aconteceu com o FX-2, quando o mesmo presidente atropelou o processo em favor do Rafale?

Não quero entrar no mérito se tais ações são válidas ou não do ponto de vista estratégico. Talvez os ganhos (diretos e indiretos) com as exportações de carne compensem o que foi "investido" na compra desses helis. O ponto aqui é que não podemos, simplesmente, ignorar como tudo começou.

Não fiquem surpresos se os próximos da lista forem os Iglas.


Abraços,

Wesley




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1461 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2022 8:51 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:41 am Sim, existiu um requerimento para um heli de ataque! Mas no final foi uma compra técnica ou política? A avaliação técnica foi endossada ou simplesmente ignorada em favor de um equilíbrio da balança comercial entre os dois países?

Lembram do que quase aconteceu com o FX-2, quando o mesmo presidente atropelou o processo em favor do Rafale?

Não quero entrar no mérito se tais ações são válidas ou não do ponto de vista estratégico. Talvez os ganhos (diretos e indiretos) com as exportações de carne compensem o que foi "investido" na compra desses helis. O ponto aqui é que não podemos, simplesmente, ignorar como tudo começou.

Não fiquem surpresos se os próximos da lista forem os Iglas.


Abraços,

Wesley
Nessa linha de raciocínio, vamos jogar fora também os Caracal e os Scorpene, igualmente entubados, já que queriam UH-60 e 212, certo?

Ou se a intubação for Européia, ai pode?




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1462 Mensagem por NaScImEnTToBR » Dom Jul 10, 2022 8:58 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:41 am
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:06 am
Sim, existiu um requerimento para um heli de ataque! Mas no final foi uma compra técnica ou política? A avaliação técnica foi endossada ou simplesmente ignorada em favor de um equilíbrio da balança comercial entre os dois países?
A aquisição de um helicóptero de ataque foi técnica pois foi requerimento da própria força, independente do helicóptero a ser escolhido. Se fosse o AW129 Mangusta, o mesmo também estaria sendo desativado tendo em vista a priorização de programas estratégicos, logo foi um erro de requerimento e não político, o político uniu o útil ao agradável. O erro principal foi do requerimento da força, pois se a FAB não requisitasse, não haveria Mil Mi-35 / AH-2 Sabre. A FAB que tivesse culhões na época e batesse o pé, como bateu no Gripen, pra comprar o AW-129 Mangusta, ai talvez os russos dessem outra coisa. É muito inaceitável que o 2° maior exportador de armamento do mundo ficasse limitado apenas a helicópteros pra FAB. Sobraria proposta de tudo pro Brasil caso a FAB negasse os Sabres, desde AAe portáteis até de médio alcance, logo foi sim um erro da FAB, um erro duplo, de requisito e de prevaricação.
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:41 am
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:06 am
Sim, existiu um requerimento para um heli de ataque! Mas no final foi uma compra técnica ou política? A avaliação técnica foi endossada ou simplesmente ignorada em favor de um equilíbrio da balança comercial entre os dois países?
Sim, mas não vejo nenhum movimento do tipo em relação a Helibras e nem aos H225M. Nem mesmo algo em relação ao seu altíssimo custo operacional (provado pelo EB em PDFs) e nem seu altíssimo custo de aquisição que foi o triplo do UH-60. Nem mesmo em relação ao absurdo que representa o GTE.
Sobre os Iglas: Após o episódio do Sabre eu não duvido que ocorra, principalmente após ler comentários do Tulio no tópico do "Futuro da AAe" dizendo que os militares preferem o Stinger ao Igla, não com base em critérios ou requisitos técnicas mas por pura torcida e puxação de saco...




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1463 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 9:04 am

gabriel219 escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:33 am @FIGHTERCOM, o problema é que uma hora a FAB diz que os problemas logísticos foram resolvidos e o problema foi o custo da grande revisão, outra hora eles falam que tem problemas logísticos e o problema não é o custo de revisão, mas o custo operacional como um todo. Existem duas FABs que convivem com problemas diferentes ou estou ficando doido?

Se existem problemas logísticos, porque isso veio aparecer justamente agora, mesmo após anos da construção da infraestrutura de apoio logístico da IAS? A FAB relatou problemas logísticos lá no inicio da década passada e a solução foi justamente a IAS, declarado pela própria FAB.

Uma mesma Força ter três explicações para uma mesma causa e todas elas acabam sendo contraditórias não é algo sério e deve sim explicações, não estamos falando de equipamentos estratégicos. A US Army e a USAF, por exemplo, liberam ao público material sobre o custo de operação de seus meios, inclusive até de F-22 e F-35, porém aqui no Brasil só soubemos do custo operacional de um A-29 quando ele foi vendido ao exterior.

Isso aqui é ridículo, poderia ser com qualquer outro tipo de equipamento.

Aliás, a desculpa simples de que "foi entubado e a FAB nunca quis" não cola, pois o H225 foi igualmente empurrado, quando todos aqui queriam UH-60 e SH-60, com uma aberração de custo operacional a muito conhecido, mas o curioso é que nunca ouvimos falar de alguém reclamando de problemas de manutenção e custo operacional, reconhecidamente altos nesse helicóptero.

A FAB deve sim uma explicação séria, apontando os custos reais do Sabre, são servidores públicos e devem explicações sobre o porque estão fazendo isso. É incrível como o Brasileiro tem propensão a ser subserviente a qualquer um que se diz Autoridade. Aqui se uma Autoridade tome uma decisão absurda e não quer dar explicações, vocês automaticamente abaixam a cabeça e aceitam. Isso quando não é pra babar ovo, chamando os outros de Mestre, só pra ser bem visto pelo aquartelado.

É mais ou menos assim: "Olha, não vamos operar mais Sabre", "Ah, mas porque não?", "eh... veja bem... problemas logísticos", "mas a FAB não tinha declarado resolvido isso com a IAS?", "eita... ehhrr... digo, não cumpre a missão", "Mas a FAB não havia dito em 2015 está totalmente satisfeita com os Sabres?", "putz... errei de novo hehe... quis dizer revisão", "Mas é o custo da grande revisão ou o custo da revisão periódia, seria de 500 horas, 1 mil horas, qual seria?", "ehrr... não vamos operar mais porque sim", "ah, então tá bom (rabinho abanando)". É isso que vejo aqui quando qualquer uma otoridade fala.

A FAB DEVE explicações ao Brasil sobre o Sabre; o EB DEVE explicações ao Brasil sobre gasto de R$ 23 milhões no Cascavél; A Marinha DEVE explicações por querer ainda manter uma aviação de asa fixa sem se quer cumprir sua missão de patrulha de nossa ZEE. É assim que funciona um país sério, se a explicação for plausível, os Sabres vieram com problemas, vida que segue, mas é simplesmente inaceitável chegar a público, dizer que não vai operar e dar três versões contraditórias sobre o mesmo caso sem se quer apresentar dados.
@gabriel219 ,

Eu entendo que essas explicações em nada ajudam a elucidar o caso. Eu mesmo não estou satisfeito e muito menos quero ficar aqui advogando em defesa de um força. Não me entendam mal.

Mas não esperem que a FAB venha a público falar que foi uma compra política e entubada goela abaixo. Isso nunca vai acontecer!

Vamos supor só por um instante que ela fizesse isso, que emitisse esse tipo de declaração ou fosse à alguma comissão do senado e externasse que o relatório técnico foi colocado de lado e que o presidente Lula e o ministro da defesa fizeram valer o poder da canetada. Daí, o presidente Lula ganha nas próxima eleições e retoma o poder no próximo ano. Não precisa ser nenhum gênio para imaginar o que irá acontecer, ainda mais num país onde o assunto defesa não passa pelo escrutínio da sociedade, de uma forma em geral.


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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1464 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 9:07 am

gabriel219 escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:51 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:41 am Sim, existiu um requerimento para um heli de ataque! Mas no final foi uma compra técnica ou política? A avaliação técnica foi endossada ou simplesmente ignorada em favor de um equilíbrio da balança comercial entre os dois países?

Lembram do que quase aconteceu com o FX-2, quando o mesmo presidente atropelou o processo em favor do Rafale?

Não quero entrar no mérito se tais ações são válidas ou não do ponto de vista estratégico. Talvez os ganhos (diretos e indiretos) com as exportações de carne compensem o que foi "investido" na compra desses helis. O ponto aqui é que não podemos, simplesmente, ignorar como tudo começou.

Não fiquem surpresos se os próximos da lista forem os Iglas.


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Wesley
Nessa linha de raciocínio, vamos jogar fora também os Caracal e os Scorpene, igualmente entubados, já que queriam UH-60 e 212, certo?

Ou se a intubação for Européia, ai pode?
O desejo pelo UH-60 não é segredo para ninguém. Com relação ao Scorpene, ainda é cedo para afirmar. Vamos esperar ele entrar em operação.


Abraços,

Wesley




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1465 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 9:11 am

NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:58 am A aquisição de um helicóptero de ataque foi técnica pois foi requerimento da própria força, independente do helicóptero a ser escolhido. Se fosse o AW129 Mangusta, o mesmo também estaria sendo desativado tendo em vista a priorização de programas estratégicos, logo foi um erro de requerimento e não político, o político uniu o útil ao agradável. O erro principal foi do requerimento da força, pois se a FAB não requisitasse, não haveria Mil Mi-35 / AH-2 Sabre. A FAB que tivesse culhões na época e batesse o pé, como bateu no Gripen, pra comprar o AW-129 Mangusta, ai talvez os russos dessem outra coisa. É muito inaceitável que o 2° maior exportador de armamento do mundo ficasse limitado apenas a helicópteros pra FAB. Sobraria proposta de tudo pro Brasil caso a FAB negasse os Sabres, desde AAe portáteis até de médio alcance, logo foi sim um erro da FAB, um erro duplo, de requisito e de prevaricação.
Bem, se você prefere acreditar nisso, tudo bem! Não discuto fé. [003]
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:58 am Sim, mas não vejo nenhum movimento do tipo em relação a Helibras e nem aos H225M. Nem mesmo algo em relação ao seu altíssimo custo operacional (provado pelo EB em PDFs) e nem seu altíssimo custo de aquisição que foi o triplo do UH-60. Nem mesmo em relação ao absurdo que representa o GTE.
Sobre os Iglas: Após o episódio do Sabre eu não duvido que ocorra, principalmente após ler comentários do Tulio no tópico do "Futuro da AAe" dizendo que os militares preferem o Stinger ao Igla, não com base em critérios ou requisitos técnicas mas por pura torcida e puxação de saco...
Não duvido!

Abraços,

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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1466 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2022 9:17 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:04 am @gabriel219 ,

Eu entendo que essas explicações em nada ajudam a elucidar o caso. Eu mesmo não estou satisfeito e muito menos quero ficar aqui advogando em defesa de um força. Não me entendam mal.

Mas não esperem que a FAB venha a público falar que foi uma compra política e entubada goela abaixo. Isso nunca vai acontecer!

Vamos supor só por um instante que ela fizesse isso, que emitisse esse tipo de declaração ou fosse à alguma comissão do senado e externasse que o relatório técnico foi colocado de lado e que o presidente Lula e o ministro da defesa fizeram valer o poder da canetada. Daí, o presidente Lula ganha nas próxima eleições e retoma o poder no próximo ano. Não precisa ser nenhum gênio para imaginar o que irá acontecer, ainda mais num país onde o assunto defesa não passa pelo escrutínio da sociedade, de uma forma em geral.


Abraços,

Wesley
Mas não precisa a FAB vir a público e dizer "foi uma compra política e não queríamos", o que acho duvidoso se a FAB realmente não queria, pois bateu o pé quanto ao Rafale e queriam o Super Hornet, até vir a público o caso dos emails e sobrou o Gripen, apesar de esse ter sido a escolha do COPAC, não era necessariamente a escolha do Saito. Se a FAB conseguiu bater o pé num programa de USD 6 bilhões, por que não o fez quanto aos AH-2?

Mas ok, passado isso, era simplesmente a FAB fazer uma coletiva, juntar todos os dados e falar: "gente, iremos dar baixa nos AH-2 Sabre pois atualmente ele não faz mais sentido na Força, pois é um helicóptero de missão que serviria mais ao EB, blablabla, o custo da grande revisão é X, o que a FAB estudou não valer a pena, o custo operacional é X, os problemas são X, estão aqui os dados e isso baseia nossa decisão", é isso que Homens Sérios deveriam fazer num País Sério e o que eu vejo nas três forças é a raridade de haver Homens mesmo, inclusive quem deu baixa na reserva. É "porque sim" e foda-se, aceite e pronto!

Qual seria a dificuldade da FAB vir a público e dar uma coletiva desse tipo? Isso aqui influencia pouco mais de uma centena de empregos, custo de milhões que a IAS teve que arcar, são centenas de famílias que serão desempregadas e os pilotos do Poti, vão ficar chupando dedo, pois não tem substituto agora pro mesmo?

Eu não tenho que ter o trabalho de imaginar nada, eu trabalho 5 meses por ano para gastarem o meu dinheiro em coisas que eu se quer concordo, o mínimo que tem que haver é explicação detalhada. Se um Oficial do EUA faz isso, ele é chamado pelo Congresso no mesmo dia e corre o sério risco de ser exonerado. Aqui tem um monte de cadela que fica balançando o rabinho, aceitando tudo o que falam - aqui não cito você, já que sou testemunha de que você tem a coragem de questionar várias decisões.
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:07 am O desejo pelo UH-60 não é segredo para ninguém. Com relação ao Scorpene, ainda é cedo para afirmar. Vamos esperar ele entrar em operação.


Abraços,

Wesley
Então, exatamente, entendeu o meu ponto? Se a intubação é Europeia, os caras aceitam de boa, foda-se se os custos operacionais são grandes, como é o caso do Caracal. Se entubassem os Merlin, com as três turbinas deles, aposto que teria Militar com a pachorra de falar que ele tem um custo operacional barato perto do Sabre e só aceite porque sim.

Todo mundo sabe que só vieram os Scorpene por conta de imposição política e por causa da tecnologia do casco do Barracuda, mas a MB queria de fato os Type 212.

Isso aqui tá com toda a cara de que é por puro e exclusivo ódio a tudo quanto é Russo, por motivos simplesmente desconhecidos, pois a própria FAB não consegue dar uma versão sem se contradizer com o que já foi dito por ela mesma antes.

E quanto as minhas respostas, não me entendas mal, a minha crítica é toda a FAB, não a você.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1467 Mensagem por NaScImEnTToBR » Dom Jul 10, 2022 9:20 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:11 am
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 8:58 am
Bem, se você prefere acreditar nisso, tudo bem! Não discuto fé. [003]

Não é questão de fé. O próprio Schwertz já falou isso... Eu já procurei na internet alguns PDFs e achei também, alguns da UFPE falando sobre a passagem de tecnologia do programa e outros da própria FAB mencionando o AH-2 Sabre como programa HA-X.

Aliás, veja o nível altíssimos de equipamentos que a França possui, desde CCs até equipamentos individuais pra infantaria. Sem contar as DAAes, artilharias e diversos outros sistemas. Pq os militares, sendo formados em ciências militares, não conseguiram unir o útil ao agradável? Porque ao invés de pagar o triplo num Caracal, não encomendassem um combo francês de prateleira que o Brasil, de acordo com as próprias FAs, precisa pois foi requerimento das próprias força:
Só de cabeça já me vem essas ideias aqui:
Micla como míssil AAe pro EB, FAB e MB (ignorando o A-darter e IRIS-T). (DAAe média altura)
Imagem

HA Eurocopter Tiger (requerimento do EB)
CC Leclerc (Nova Couraça).
Caminhões ponte como o SPRAT, PFM e EFA.
FREMM Aquitaine (Prosuper)
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Isso tudo feito aqui, em 10 minutos. Tendo um GT/GE e todo o suporte eles não conseguiram fazer algo similar?




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1468 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 9:30 am

gabriel219 escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:17 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:04 am @gabriel219 ,

Eu entendo que essas explicações em nada ajudam a elucidar o caso. Eu mesmo não estou satisfeito e muito menos quero ficar aqui advogando em defesa de um força. Não me entendam mal.

Mas não esperem que a FAB venha a público falar que foi uma compra política e entubada goela abaixo. Isso nunca vai acontecer!

Vamos supor só por um instante que ela fizesse isso, que emitisse esse tipo de declaração ou fosse à alguma comissão do senado e externasse que o relatório técnico foi colocado de lado e que o presidente Lula e o ministro da defesa fizeram valer o poder da canetada. Daí, o presidente Lula ganha nas próxima eleições e retoma o poder no próximo ano. Não precisa ser nenhum gênio para imaginar o que irá acontecer, ainda mais num país onde o assunto defesa não passa pelo escrutínio da sociedade, de uma forma em geral.


Abraços,

Wesley
Mas não precisa a FAB vir a público e dizer "foi uma compra política e não queríamos", o que acho duvidoso se a FAB realmente não queria, pois bateu o pé quanto ao Rafale e queriam o Super Hornet, até vir a público o caso dos emails e sobrou o Gripen, apesar de esse ter sido a escolha do COPAC, não era necessariamente a escolha do Saito. Se a FAB conseguiu bater o pé num programa de USD 6 bilhões, por que não o fez quanto aos AH-2?

Mas ok, passado isso, era simplesmente a FAB fazer uma coletiva, juntar todos os dados e falar: "gente, iremos dar baixa nos AH-2 Sabre pois atualmente ele não faz mais sentido na Força, pois é um helicóptero de missão que serviria mais ao EB, blablabla, o custo da grande revisão é X, o que a FAB estudou não valer a pena, o custo operacional é X, os problemas são X, estão aqui os dados e isso baseia nossa decisão", é isso que Homens Sérios deveriam fazer num País Sério e o que eu vejo nas três forças é a raridade de haver Homens mesmo, inclusive quem deu baixa na reserva. É "porque sim" e foda-se, aceite e pronto!

Qual seria a dificuldade da FAB vir a público e dar uma coletiva desse tipo? Isso aqui influencia pouco mais de uma centena de empregos, custo de milhões que a IAS teve que arcar, são centenas de famílias que serão desempregadas e os pilotos do Poti, vão ficar chupando dedo, pois não tem substituto agora pro mesmo?

Eu não tenho que ter o trabalho de imaginar nada, eu trabalho 5 meses por ano para gastarem o meu dinheiro em coisas que eu se quer concordo, o mínimo que tem que haver é explicação detalhada. Se um Oficial do EUA faz isso, ele é chamado pelo Congresso no mesmo dia e corre o sério risco de ser exonerado. Aqui tem um monte de cadela que fica balançando o rabinho, aceitando tudo o que falam - aqui não cito você, já que sou testemunha de que você tem a coragem de questionar várias decisões.
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:07 am O desejo pelo UH-60 não é segredo para ninguém. Com relação ao Scorpene, ainda é cedo para afirmar. Vamos esperar ele entrar em operação.


Abraços,

Wesley
Então, exatamente, entendeu o meu ponto? Se a intubação é Europeia, os caras aceitam de boa, foda-se se os custos operacionais são grandes, como é o caso do Caracal. Se entubassem os Merlin, com as três turbinas deles, aposto que teria Militar com a pachorra de falar que ele tem um custo operacional barato perto do Sabre e só aceite porque sim.

Todo mundo sabe que só vieram os Scorpene por conta de imposição política e por causa da tecnologia do casco do Barracuda, mas a MB queria de fato os Type 212.

Isso aqui tá com toda a cara de que é por puro e exclusivo ódio a tudo quanto é Russo, por motivos simplesmente desconhecidos, pois a própria FAB não consegue dar uma versão sem se contradizer com o que já foi dito por ela mesma antes.

E quanto as minhas respostas, não me entendas mal, a minha crítica é toda a FAB, não a você.
gabriel219,

Na vida é assim, meu jovem! Não dá para ficar comprando todas as brigas. Algumas imposições você aceita e outras "bate o pé".

Sabemos que uma força aérea não é formada somente com caças. Mas qual vetor era mais importante para a FAB naquele momento? Sabendo disso, o comando deve ter avaliado que valia o risco de se impor no caso dos caças (que curiosamente não foi escolhido naquela gestão! Retaliação por parte do presidente?!) e deixou passar os Mi-35. Afinal, se ele não der certo, são só 12 unidades mesmo. Um baixa no futuro teria pouco impacto na força. Agora no FX-2, lembre-se que estávamos almejando 120 unidades.

Abraços,

Wesley




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1469 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2022 9:38 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:30 am gabriel219,

Na vida é assim, meu jovem! Não dá para ficar comprando todas as brigas. Algumas imposições você aceita e outras "bate o pé".

Sabemos que uma força aérea não é formada somente com caças. Mas qual vetor era mais importante para a FAB naquele momento? Sabendo disso, o comando deve ter avaliado que valia o risco de se impor no caso dos caças (que curiosamente não foi escolhido naquela gestão! Retaliação por parte do presidente?!) e deixou passar os Mi-35. Afinal, se ele não der certo, são só 12 unidades mesmo. Um baixa no futuro teria pouco impacto na força. Agora no FX-2, lembre-se que estávamos almejando 120 unidades.

Abraços,

Wesley
Na vida não, no Brasil é!

Na Colômbia eles fazem reuniões explicando com dados, no EUA, UK, França, Rússia, Índia e por ai vai. Em todo país sério é assim, mas só aqui é assim porque é o que vocês aceitam.

E não são simplesmente 12 aeronaves, são milhões de dólares gasto na aquisição, outros milhares em treinamento, mais milhões em armamento, milhões de reais na construção e treinamento na IAS, centenas de famílias desempregadas e assim vai, fora a debandada de um Esquadrão inteiro, que vai muito além dos pilotos, gasto na construção da infraestrutura e alocamento do Poti para Porto Velho. Estamos falando de um projeto de ao menos três centenas de milhões de reais jogados no lixo. Isso sem considerar os custos operacionais durante toda a vida do Sabre, além dos custos de munição e entre outros. Não estamos falando de fuzis, uniformes ou coletes balísticos.

Se a FAB pensou nisso de "são só 12 helicópteros mesmo", ela está tão errada quanto quem teve a ideia de trazer os Sabres, supostamente contra a vontade da FAB.

Tudo isso é jogado fora por quê? Porque sim!




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1470 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 10, 2022 9:45 am

NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:20 am Não é questão de fé. O próprio Schwertz já falou isso... Eu já procurei na internet alguns PDFs e achei também, alguns da UFPE falando sobre a passagem de tecnologia do programa e outros da própria FAB mencionando o AH-2 Sabre como programa HA-X.
NaScImEnTToBR,

É óbvio que ele vai falar bem! Procure se alguma vez os militares (EB, FAB e MB) já falaram que alguma das aquisições foi entubada goela abaixo. Esse é ponto! Os militares querem ficar longe de polêmicas. Certo? Errado? Não sei!

No mais recente episódio envolvendo o candidato Lula e os militares, o recado foi claro: "vamos respeitar o resultado das eleições, esqueça da gente". Se a compra foi política, que os políticos expliquem por ela. Daí você percebe que os caras querem distância dessas polêmicas. Afinal, que força eles teriam nesse embate?
NaScImEnTToBR escreveu: Dom Jul 10, 2022 9:20 am Aliás, veja o nível altíssimos de equipamentos que a França possui, desde CCs até equipamentos individuais pra infantaria. Sem contar as DAAes, artilharias e diversos outros sistemas. Pq os militares, sendo formados em ciências militares, não conseguiram unir o útil ao agradável? Porque ao invés de pagar o triplo num Caracal, não encomendassem um combo francês de prateleira que o Brasil, de acordo com as próprias FAs, precisa pois foi requerimento das próprias força:
Só de cabeça já me vem essas ideias aqui:
Micla como míssil AAe pro EB, FAB e MB (ignorando o A-darter e IRIS-T). (DAAe média altura)
Imagem

HA Eurocopter Tiger (requerimento do EB)
CC Leclerc (Nova Couraça).
Caminhões ponte como o SPRAT, PFM e EFA.
FREMM Aquitaine (Prosuper)
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Isso tudo feito aqui, em 10 minutos. Tendo um GT/GE e todo o suporte eles não conseguiram fazer algo similar?
Não questiono a qualidade desses materiais. Nem mesmo dos russos. Apesar de achar que as vezes o pessoal exagera.


Abraços,

Wesley




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