SYRIA
Moderador: Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: SYRIA
Os russos na Síria podem sobrevoar quase todo o do país com os Tu-160, que são capazes de lançar as FOAB, as bombas convencionais mais potentes que existem. Deveriam utilizá-las em massa para por um fim naquela Guerra Civil que só é de interesse dos EUA e da Turquia (e esta apenas por causa dos curdos).
Aliás, os russos poderiam utilizá-la na Ucrânia, em regiões com bastante tropas adversárias no campo como no Donbass. Ou então para repelir as tropas atacantes como vem sofrendo nos Oblasts de Kherson e de Kharkiv
Aliás, os russos poderiam utilizá-la na Ucrânia, em regiões com bastante tropas adversárias no campo como no Donbass. Ou então para repelir as tropas atacantes como vem sofrendo nos Oblasts de Kherson e de Kharkiv
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9638
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 299 vezes
- Agradeceram: 622 vezes
Re: SYRIA
Alvos para esse tipo de bombas são muito específicos, o alvo mais apropriado será um alvo de área como uma fábrica que fabrica armas químicas ou biológicas, de modo que a precisão da arma será amplamente ditada pela precisão da aeronave transportadora. Com seu novo papel de bombardeio convencional, eu esperaria que o Tu-160 fosse capaz de lançar essa bomba com bastante precisão, onde eu suspeito que o Blackjack pode carregar uma em cada um dos compartimentos de armas e, portanto, um único Tu-160 poderia transportar até dois FOABs em uma missão real de bombardeio.knigh7 escreveu: ↑Sáb Jun 18, 2022 2:53 am Os russos na Síria podem sobrevoar quase todo o do país com os Tu-160, que são capazes de lançar as FOAB, as bombas convencionais mais potentes que existem. Deveriam utilizá-las em massa para por um fim naquela Guerra Civil que só é de interesse dos EUA e da Turquia (e esta apenas por causa dos curdos).
As cavernas em áreas montanhosas do Afeganistão também são um ótimo local para esse tipo de bomba de modo a sufocar todos os que estiverem lá dentro.
Pior ainda. Seu poder em toneladas TNT é algo como 41 toneladas para uma única bomba, como eu já disse, o enorme poder o torna útil para alvos de grande área, mas sua alta temperatura também o torna particularmente eficaz contra instalações de armas químicas ou biológicas. O seu poder de explosão é tamanha que o seu raio de explosão é ao contrário do que o Wikipédia informa, é de 500 metros, para ter uma noção do que isso significa, a Little boy que foi lançada em Hiroshima tinha um raio de destruição de 1,6 km, isso significa que o FOAB tem um poder de destruição 3x menor do que o Little Boy em termos de largura, isso sem falar na tremenda onda de choque no que provavelmente no caso do FOAB é de 1-2 km podendo ser fatal para algumas pessoas podendo causar ruptura de órgãos. Veja o exemplo da explosão em Beirute, a onda de choque percorreu algo aproximado de +1-1,5 km, mas o raio da explosão foi algo em torno de 150-250 metros, faça as devidas comparações com o FOAB e veja que isso causaria muitas mortes civis se fosse lançado em Donbas.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: SYRIA
Suetham,
Eu mencionei utilizar a FOAB em campo. Nem cogitei utiliza-la em cidades. Foi devido a grande propagação do choque, que passa de 1 km, que me fez cogitar utilizá-la. Mas gostei das suas observações.
Eu mencionei utilizar a FOAB em campo. Nem cogitei utiliza-la em cidades. Foi devido a grande propagação do choque, que passa de 1 km, que me fez cogitar utilizá-la. Mas gostei das suas observações.
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9638
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 299 vezes
- Agradeceram: 622 vezes
Re: SYRIA
Operação das Forças Armadas turcas: a situação no norte da Síria até o final de 16 de junho de 2022
As Forças Armadas turcas dispararam artilharia pesada contra as posições das forças armadas curdas em Minnikh e Tell Rifat, no norte da província de Aleppo.
Tropas do governo dispararam morteiros contra as posições dos militantes Hayat Tahrir ash-Sham nas proximidades da cidade de El Bara, ao sul de Idlib.
A coalizão de grupos "Frente de Libertação Nacional" informou sobre a operação na área do vale de El-Gab. De acordo com o comunicado, militantes do Dsheish al-Nasr mataram seis membros do exército sírio.
Na zona de Al-Karama, um combatente das Forças Democráticas da Síria foi morto durante um ataque de desconhecidos ao carro em que viajava.
Na manhã de sábado, o grupo armado Al-Jabhat al-Shamiya lançou um ataque às posições e sedes do setor oriental de Ahrar al-Sham, no norte da província de Aleppo. Batalhas em grande escala com o uso de artilharia, morteiros e tanques ocorreram na área do assentamento de Ebla.
Além disso, confrontos foram registrados nos arredores da cidade de Jarablus, bem como nos assentamentos de Vash, Duweir al-Hawa, Kaar Kalbin, Ash-Shudud, Burkhan, Baruza e outros.
O Departamento de Relações Públicas do Terceiro Corpo do SNA anunciou que a luta contra Ahrar ash-Sham começou com o consentimento do comando do Exército Nacional Sírio, do Terceiro Corpo e do Ministro da Defesa do governo pró-turco nos territórios ocupados por o SNA no noroeste da Síria.
Ao mesmo tempo, as formações armadas curdas realizaram o bombardeio de artilharia do assentamento de Ebla, resultando na morte de uma família de civis e três combatentes do Ahrar al-Sham, segundo recursos militantes.
Para evitar que os militantes Hayat Tahrir al-Sham sejam incluídos nos combates do lado Ahrar ash-Sham, o grupo Feylak al-Sham fechou o posto de controle de Ghazavia localizado na linha de demarcação entre o Exército Nacional Sírio e os grupos "Grande Idlib". As estradas que levam à cidade de Al-Bab também foram bloqueadas.
À noite, durante confrontos violentos, militantes al-Jabhat al-Shamiya capturaram um dos líderes de Ahrar ash-Sham, Abu Dajan al-Kurdi, e Ahrar ash-Sham conseguiu recapturar sua sede em Ebla.
Na noite de sábado, o número preliminar de vítimas como resultado dos confrontos entre Al-Jabhat al-Shamiya e Ahrar al-Sham foi de 10 mortos e 23 feridos.
Há relatos não confirmados de que as forças do Hayat Tahrir al-Sham entraram na área de Basufan, que pertence à zona do Ramo de Oliveira e é controlada pelo Exército Nacional Sírio.
Uma grande coluna militar do setor de Idlib "Ahrar al-Sham" avançou em direção à região norte de Aleppo para apoiar as forças do setor leste do grupo.
O comando do "Exército Nacional Sírio" enviou reforços para a área de Jandaris, a fim de impedir a penetração de grupos de grandes Idlib e em particular "Hayat Tahrir al-Sham" na área de operação "Olive Branch".
A fase ativa da operação turca no norte da Síria ainda não começou.
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9638
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 299 vezes
- Agradeceram: 622 vezes
Re: SYRIA
Até poderia ser no caso de utilizar em um campo, mas a maioria das tropas da AFU não se agrupam em campos, a menos que seja uma batida em retirada forçada de grandes unidades, mas tal ocorrência é tão descontrolada que mesmo o uso de tal arma não poderia esmagar essas unidades e dependendo de quão agrupados eles estão, não faz sentido usar esse tipo de bomba para isso. E, desconheço completamente o estoque de FOABs, eu diria que não seja caro de produzir, mas a necessidade de tal bomba é tão restrita que produzir em grande quantidade é uma iniciativa imprudente a menos que você queria realmente usar para quebrar o psicológico não só do seu inimigo mas de potenciais adversários.
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9638
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 299 vezes
- Agradeceram: 622 vezes
Re: SYRIA
Operação das Forças Armadas turcas: a situação no norte da Síria até o final de 19 de junho de 2022
Esta noite, os confrontos entre os grupos do "Exército Nacional Sírio" liderados por "Al-Jabhat al-Shamiya" e o setor oriental de "Ahrar al-Sham" no norte da província de Aleppo continuaram.
De manhã, Ahrar ash-Sham conseguiu recuperar o controle sobre o assentamento Awlan.
A partir das 09:00, fontes associadas ao Ahrar al-Sham informaram que o grupo havia estabelecido controle sobre os seguintes assentamentos:
Ain Dara;
Barad;
Basuta;
Basufan;
Burj Abdallah;
Ghazaviya;
Jalama;
Jandaris;
Deir Balut;
Iskan;
Karzikhal;
Tel Salur;
Não sem a participação do lado turco, foi realizada uma reunião entre os comandantes de Ahrar al-Sham e Al-Jabhat al-Shamiya, na qual foram alcançados acordos de cessar-fogo e controle sobre os territórios.
De acordo com o acordo das partes, as aldeias de Tell Battal e Ebla com todas as sedes do grupo Ahrar al-Sham permanecerão sob o controle de Al-Jabhat ash-Shamiya.
Os assentamentos de Awlan, Qabasin, Al-Hadas, bem como os campos de Jarablus permanecerão sob o controle de Ahrar al-Sham.
Como resultado das negociações com as autoridades turcas, os militantes Hayat Tahrir ash-Sham e o setor Ahrar ash-Sham Idlib, que chegaram no dia anterior para apoiar o setor oriental de Ahrar ash-Sham, começaram a retirar forças da área de operação "Ramo de Oliveira".
Várias colunas HTS já deixaram assentamentos de Basuta, Ain-Dara e Karzikhal, após o que os destacamentos de Feylak Ash-Sham foram implantados nessas aldeias.
A implantação das forças de Hayat Tahrir al-Sham para a área da Operação Ramo de Oliveira é sem precedentes. Segundo fontes locais, isso aconteceu com a cumplicidade e conhecimento de várias facções do SNA, que aderiram à neutralidade, em primeiro lugar, Feilak ash-Sham e o Movimento de Libertação (Harakat Tayrun).
Por volta das 16h00, foi aberto o tráfego em uma estrada comercial através do posto de controle de Ghazavia que liga a área de Greater Idlib e Olive Branch.
O fundador do Exército Livre Sírio, Riyad al-Assad, e a liderança de Hayat Tahrir al-Sham fizeram declarações condenando os conflitos civis entre grupos armados no norte da província de Aleppo.
A fase ativa da operação turca no norte da Síria ainda não começou.
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9638
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 299 vezes
- Agradeceram: 622 vezes
Re: SYRIA
Ka-52 observando um pequeno comboio militar americano sendo bloqueado pelo SAA forçando os americanos a retornarem à base de Tell Beydar. Um tempo atrás foi divulgado que as forças americanas saíram dessa base, mas acho que retornaram. As coordenadas da base é 36°44'29.2"N 40°34'43.0"E para quem quiser visualizar do Google Maps.