Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#6676 Mensagem por Energys » Sáb Jun 11, 2022 5:02 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jun 11, 2022 11:54 amSuécia vai substituir seus C-130H por aeronaves C-130J ex-Força Aérea Italiana

A Força Aérea da Suécia decidiu abandonar o plano de modernizar seus seis aviões de transporte C-130H Hercules e optou por adquirir aeronaves C-130J que eram da Força Aérea Italiana.

:arrow: https://www.cavok.com.br/suecia-vai-sub ... a-italiana
Outra "pernada" dos suecos. Eu não compraria mais um palito de fósforo destes "senhores" (para não escrever um palavrão que lhes ofenda as genitoras). :evil:

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#6677 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 11, 2022 7:01 pm

Isso me lembra o folclórico caso dos Tucanos por Pampas que permeia os fóruns argentinos. Segundo eles, nós não cumprimos com a nossa parte, que seria comprar unidades do Pampa, quando eles fizeram a aquisição dos Tucanos. E a situação descamba para a discussão quando um brasileiro pergunta "onde isso está escrito?" [003] [003] [003] .

Mas voltando aos suecos e a possível aquisição do KC-390, fica a pergunta: onde isso está escrito?

Não sejamos amadores, negócios são negócios e vale o que está no contrato. Até onde se sabe, eles estão cumprindo com a parte deles. Já essa história de aquisição de KC390 não passa de mais um caso folclórico, dessa vez, nosso.

Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#6678 Mensagem por Energys » Sáb Jun 11, 2022 7:35 pm

Sobre os argentinos, pobres dos brasileiros que não têm argumento para responder por falta de conhecimento histórico de como se deu a compra dos Tucanos.
Não está escrito para o 1° lote, mas para o 2° poderia muito bem estar. Um condicionante plenamente possível de ser imposto como clausula de compensação comercial.
Mas, no atual desespero para assinar qualquer coisa, do jeito que der, seja a quantidade que seja, talvez de fato o papel de idiotas nos cairá bem.

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#6679 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 11, 2022 7:43 pm

Energys escreveu: Sáb Jun 11, 2022 7:35 pm Sobre os argentinos, pobres dos brasileiros que não têm argumento para responder por falta de conhecimento histórico de como se deu a compra dos Tucanos.
Não está escrito para o 1° lote, mas para o 2° poderia muito bem estar. Um condicionante plenamente possível de ser imposto como clausula de compensação comercial.
Mas, no atual desespero para assinar qualquer coisa, do jeito que der, seja a quantidade que seja, talvez de fato o papel de idiotas nos cairá bem.

Att.
Concordo 100%. Mas isso tem que partir da gente.

Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#6680 Mensagem por Energys » Sáb Jun 11, 2022 7:46 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jun 11, 2022 7:43 pmConcordo 100%. Mas isso tem que partir da gente.

Abraços,

Wesley
Este é o problema. :?

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#6681 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 11, 2022 8:01 pm

Energys escreveu: Sáb Jun 11, 2022 7:46 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jun 11, 2022 7:43 pmConcordo 100%. Mas isso tem que partir da gente.

Abraços,

Wesley
Este é o problema. :?

Att.
Também concordo 100%.

Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#6682 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 11, 2022 9:17 pm

Talvez vejamos uma mudança de postura no país em relação a isso. Já deu para notar que os próximos anos as ffaa's como um todo irão seguir mais ou menos os passos da FAB em relação a bancar novos projetos da BID, e focar no que é prioritário e básico, que é a sua operacionalidade.

Esta viagem por 11 países pode ser um sinal claro de que a Embraer não vai ficar parada chupando o dedo por causa das encomendas da FAB e menos ainda mantendo esperanças que não estejam refletidas no mercado para novos produtos

Se o MD continuar a gestar investindo na promoção conjunta da BID lá fora, como bom patrocinador do Estado brasileiro que ele tem de ser, então, sim, podemos ter boas notícias sobre exportação de nossos produtos de defesa.

Uma coisa já foi deixada clara aqui há algum tempo, e dito e repetido por todos os cmtes das forças: no que depender apenas das encomendas caseiras, BID e cia estão f... e mal pagos. Então, é bom correr atrás do prejuízo e dos clientes... lá fora.




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Re: Sobre o KC-390

#6683 Mensagem por gogogas » Dom Jun 12, 2022 12:19 pm

Nosso país é recordista em investimentos para depois produzir pouco coisa , e além disso perder mão de obra especializada com o passar dos anos ...
Não adianta culpar os políticos , os militares tem uma parcela de culpa tbm ...
Ao invés de investir bilhões no C-390, era melhor comprar C-130 J ou até mesmo ir no mercado de usados ....
Investia pesado no programa Gripen ....




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Re: Sobre o KC-390

#6684 Mensagem por Poti » Dom Jun 12, 2022 3:18 pm

Energys escreveu: Sáb Jun 11, 2022 5:02 pm
cabeça de martelo escreveu: Sáb Jun 11, 2022 11:54 amSuécia vai substituir seus C-130H por aeronaves C-130J ex-Força Aérea Italiana

A Força Aérea da Suécia decidiu abandonar o plano de modernizar seus seis aviões de transporte C-130H Hercules e optou por adquirir aeronaves C-130J que eram da Força Aérea Italiana.

:arrow: https://www.cavok.com.br/suecia-vai-sub ... a-italiana
Outra "pernada" dos suecos. Eu não compraria mais um palito de fósforo destes "senhores" (para não escrever um palavrão que lhes ofenda as genitoras). :evil:

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Simplesmente avaliaram que era melhor para eles e não nos cabe dizer o que ele devem comprar ou deixar de comprar.
Se não colocamos no contrato "devem comprar X KC390" não temos que reclamar de nada.
Se o KC390 for bom e com preço competitivo ele encontrará seu caminho. Como já postei aqui, parece que ele é bom mas sem preço competitivo. O futuro nos dirá e torço para que dê certo. Agora. os suecos compram o que quiser e não é traição quando não se acordou fidelidade eheheh.




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Re: Sobre o KC-390

#6685 Mensagem por Energys » Dom Jun 12, 2022 8:05 pm

Poti escreveu: Dom Jun 12, 2022 3:18 pm
Energys escreveu: Sáb Jun 11, 2022 5:02 pm Outra "pernada" dos suecos. Eu não compraria mais um palito de fósforo destes "senhores" (para não escrever um palavrão que lhes ofenda as genitoras). :evil:

Att.
Simplesmente avaliaram que era melhor para eles e não nos cabe dizer o que ele devem comprar ou deixar de comprar.
Se não colocamos no contrato "devem comprar X KC390" não temos que reclamar de nada.
Se o KC390 for bom e com preço competitivo ele encontrará seu caminho. Como já postei aqui, parece que ele é bom mas sem preço competitivo. O futuro nos dirá e torço para que dê certo. Agora. os suecos compram o que quiser e não é traição quando não se acordou fidelidade eheheh.
Você não leu a discussão que veio na sequência e não sabe da missa a metade. Há conversas com os suecos há anos para que comprem o avião da Embraer, até então a modernização dos C130H era a "desculpa".
Aliás, essa questão de estar no contrato estamos vendo que não é bem assim. Espero que já tenham dado "adeus" à construção da versão F aqui conforme previa o contrato e estejam rezando/orando todos os dias para que os suecos, tão bonzinho e prestativos, aceitem fabricar aqui algumas unidades da versão E para dar "uma maquiada" para a plateia e não ficar muito evidente que o contrato neste quesito virou um pedaço de papel com letrinhas.
O Gripen também não tem um preço competitivo. F-18 via FMS faria o mesmo, até melhor, com preço de compra menores e manutenção sem surpresas. Aliás, aos F-18 não lhes falta integrar nada.
"eheheh", riu a hiena.




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Re: Sobre o KC-390

#6686 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 12, 2022 8:25 pm

Foi divulgado o áudio da entrevista coletiva com o Comandante da FAB. A Força quer passar a fabricação dos "F" para a Suécia por economia haja vista a intenção de um novo contrato para mais unidades.
O Comandante não mencionou nada sobre a mudança na liderança do desenvolvimento da versão biposta, que é nossa e é o mais importante.




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Re: Sobre o KC-390

#6687 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 12, 2022 11:48 pm

knigh7 escreveu: Dom Jun 12, 2022 8:25 pm Foi divulgado o áudio da entrevista coletiva com o Comandante da FAB. A Força quer passar a fabricação dos "F" para a Suécia por economia haja vista a intenção de um novo contrato para mais unidades.
O Comandante não mencionou nada sobre a mudança na liderança do desenvolvimento da versão biposta, que é nossa e é o mais importante.
Eu queria saber exatamente o que essa nossa liderança no projeto do Gripen F agrega valor ao conjunto da obra do contrato do FX. Por que até agora eu ainda não entendi o quanto isso nos traz, ou trará, não sei, algum tipo de benefício que a Embraer não possa desenvolver por ela mesma ou possamos simplesmente pagar para obter.
Enfim, pouco ou quase nada se tem falado dos Gripen F neste contexto como um todo, mas, sei lá. Um modelo de dois lugares do Gripen E será realmente tudo isso que valha pagar um extra para fazer uma versão só para nós com desenvolvimento made in Embraer e SAAB a tira colo :?:




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Re: Sobre o KC-390

#6688 Mensagem por Energys » Dom Jun 12, 2022 11:57 pm

knigh7 escreveu: Dom Jun 12, 2022 8:25 pm Foi divulgado o áudio da entrevista coletiva com o Comandante da FAB. A Força quer passar a fabricação dos "F" para a Suécia por economia haja vista a intenção de um novo contrato para mais unidades.
O Comandante não mencionou nada sobre a mudança na liderança do desenvolvimento da versão biposta, que é nossa e é o mais importante.
Ahãm! Tá.




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Re: Sobre o KC-390

#6689 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 13, 2022 10:27 am

Energys escreveu: Dom Jun 12, 2022 8:05 pm
Poti escreveu: Dom Jun 12, 2022 3:18 pm Simplesmente avaliaram que era melhor para eles e não nos cabe dizer o que ele devem comprar ou deixar de comprar.
Se não colocamos no contrato "devem comprar X KC390" não temos que reclamar de nada.
Se o KC390 for bom e com preço competitivo ele encontrará seu caminho. Como já postei aqui, parece que ele é bom mas sem preço competitivo. O futuro nos dirá e torço para que dê certo. Agora. os suecos compram o que quiser e não é traição quando não se acordou fidelidade eheheh.
Você não leu a discussão que veio na sequência e não sabe da missa a metade. Há conversas com os suecos há anos para que comprem o avião da Embraer, até então a modernização dos C130H era a "desculpa".
Aliás, essa questão de estar no contrato estamos vendo que não é bem assim. Espero que já tenham dado "adeus" à construção da versão F aqui conforme previa o contrato e estejam rezando/orando todos os dias para que os suecos, tão bonzinho e prestativos, aceitem fabricar aqui algumas unidades da versão E para dar "uma maquiada" para a plateia e não ficar muito evidente que o contrato neste quesito virou um pedaço de papel com letrinhas.
O Gripen também não tem um preço competitivo. F-18 via FMS faria o mesmo, até melhor, com preço de compra menores e manutenção sem surpresas. Aliás, aos F-18 não lhes falta integrar nada.
"eheheh", riu a hiena.
Notar alguns pontos.

1. O FX começou como uma simples substituição dos Mirage III e acabou como um complexo negócio com transferências de tecnologia, off set e afins. O Gripen venceu o primeiro e o segundo tempo do jogo. E em ambos os tempos, seja como substituto dos Mirage III, seja como solução estratégica e tecnológica ele largamente venceu os demais nas decisões técnicas da FAB.

2. O KC-390 dependia, e depende, da FAB como programa industrial para pagar seus custos de desenvolvimento e apronto. Isto a FAB fez e ainda está fazendo. Como programa comercial, a FAB foi comprometida com 28 unidades, dando assim o ponta pé inicial, mas, venhamos e convenhamos, seria impossível à instituição no longo prazo manter as encomendas tal como foram postas sem os sobressaltos econômicos típicos da nossa realidade orçamentária em defesa. Se alguém duvidava disso, bem... olha o prejuízo aí.

3. Os suecos, grosso modo, não dependiam - e não dependem - de nós para nada em relação ao desenvolvimento do Gripen E, tanto que o projeto veio se arrastando até conseguirem fechar o FX-2, dado que era apenas mais uma questão de conveniência financeira e comercial agregar o Brasil ao programa, mas nunca orçamentária, tecnológica e, principalmente, operacional. Eles podem encomendar hoje, amanhã, semana que vem e depois quantos lotes entenderem ser necessários do caça da SAAB independente de quaisquer fatores externos, dada a sua doutrina de defesa, que não mudou ainda, mesmo com a invasão russa da Ucrânia, mas apenas reforçou o fato de que precisam continuar e manter sua autonomia no campo da industrial e tecnológico da defesa. Se o Brasil entrar para dar uma forcinha, melhor do que gastar dinheiro sozinho, e ainda lucrar com isso vendendo suas soluções para nós. Sejam fabricadas aqui ou lá, isso é realmente o de menos para eles.

4. Dado o ponto acima, é mera questão de conveniência a compra dos C-130J italianos, assim como o será a compra de eventuais KC-390, caso a FAB e o governo de plantão do país aqui resolvam colocar isso como off set para o próximo lote. E penso eles aceitariam de bom grado, já que uma coisa é comprar os aviões, outra é receber e operar. Isso eles podem fazer daqui a 1 ou 10 anos. Vai depender do que for acertado entre ambos os países. A FAB vai seguir recebendo o avião da Embraer até 2034. Neste aspecto, não há problema dos suecos comprarem agora, semana que vem, ou ano que vem, e receberem os seus na próxima década também.

5. A linha de produção do KC-390 na Embraer está superavitária em relação aos que foi proposto em termos de cronograma e capacidade produtiva com a diminuição da encomenda da FAB. Ou seja, está sobrando espaço hoje e nos próximos anos - 12 anos, até 2034 - que podem, e devem penso eu, ser ocupados por exportações que se consiga realizar no curto e médio prazo. Hoje a empresa com certeza deve estar conversando com bem mais de uma dezenas de países em relação ao seu cargo militar, e pode estar oferecendo uma facilidade que o Hércules -J hoje não tem, que é a entrega no curtíssimo prazo, caso o cliente pague por isso. Dos 11 países visitados recentemente, ao menos 6 deles no oriente médio tem competência financeira para fazer exatamente isso. E a Embraer tem agora como responder a esta eventual "pressa" de clientes potenciais do KC-390. Isto poderá ajudar inclusive em vendas na Europa, caso elas sejam realizadas. Holanda e Rep Checa são um exemplo. Outro pode ser a Coréia do Sul.


6. Por fim, espera-se que as ligações da Embraer com o MD, ABIMDE, MRE, APEX Brasil e demais órgãos do governo possam ajudar o nosso cargo - e toda a BID com ele - a trilhar caminhos mais suaves até suas próximas vendas de exportação, que ocorrerão naturalmente, apesar de toda a demora e contratempos. A folga na linha de produção, a inserção operacional dos aviões na FAB, que já contam com mais 5 mil horas de voo operacionais, as demonstrações lá fora, as feiras, as conversas entre governos e empresas, tudo isso irá contribuir para que o futuro do KC-390 seja bem mais auspicioso do que se possa pensar de momento. E quanto a isso, caso a Embraer consiga um bom acerto com a IAF, bem, os números propostos daquela força para o extinto MTA eram de cerca de 60 aviões. É só pensar nos possíveis desdobramentos futuros.




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Re: Sobre o KC-390

#6690 Mensagem por Poti » Seg Jun 13, 2022 11:57 am

Energys escreveu: Dom Jun 12, 2022 8:05 pm
Poti escreveu: Dom Jun 12, 2022 3:18 pm Simplesmente avaliaram que era melhor para eles e não nos cabe dizer o que ele devem comprar ou deixar de comprar.
Se não colocamos no contrato "devem comprar X KC390" não temos que reclamar de nada.
Se o KC390 for bom e com preço competitivo ele encontrará seu caminho. Como já postei aqui, parece que ele é bom mas sem preço competitivo. O futuro nos dirá e torço para que dê certo. Agora. os suecos compram o que quiser e não é traição quando não se acordou fidelidade eheheh.
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"eheheh", riu a hiena.
Podem ter conversado séculos e dado a desculpa que quiserem. Fato é que não assinaram nenhuma compra de KC390. A SAAB estava vendendo um projeto de Gripen E-F para nós, era do nosso interesse insereir o KC390 no negócio? Sim. Era dos suecos? Possivelmente não. Fato é que eles não assinaram nada.
E se preço do Gripen não era tão bom, esse problema é nosso pois compramos ele...
Sei lá, não vejo sentido de ficarmos irritados com força aérea sueca comprando Hercules. É direito deles e em si não é má escolha. A gente tem é que fazer a nossa parte, isso sim.
Sobre não saber da missa a metade, é verdade, só tive acesso ao que é público e conversei com oficiais da FAB (que reclamaram MUITO do preço do avião).
E da missa pública não teve sueco comprando KC390. Se você tendo a missa toda foi enrolado e ficou surpreso e chateado ao ver a compra, faz parte. Mas em negócios é sempre bom se ater ao assinado.




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