Túlio escreveu: ↑Qui Jun 09, 2022 1:18 pm
Eu vejo assim: os Suecos estão cada vez mais pendurados nas bolas dos ianques (logo, 130J com muito mais chances do que 390); ademais, não deve ser muito agradável ser A ÚNICA Força Aérea na região a operar apenas caças 4G.
Aliás, com todo esse furor uterinus para ser OTAN, onde está a encomenda para o segundo lote de Gripen para a Flygvapnet? Bobear e vamos inverter o papel da Itália no AMX, com a gente operando mais unidades que o próprio fabricante.
Até onde eu consigo saber da atual política de defesa sueca, nada mudou nos planos deles em termos do que já vinham planejando e fazendo propaganda por aí. De novidade mesmo só a compra de novos AEW baseados nos Global 6000, com o radar Eryeie da própria SAAB e para por aí. O segundo lote de Gripen E ainda está sob escrutínio do próximo doc de planejamento plurianual da Suécia, e depende por hora do que governo e congresso por lá se entenderem ser o necessário fazer. Deve haver o anúncio este ano ou ano que vem.
À miúde, já li que eles pretendem aumentar os investimentos em defesa para os indefectíveis 2% do PIB da OTAN nos próximos anos, mas sem maior pressa de chegar nele. Isso deve trazer novas capacidades de investimento na área e talvez novas prioridades. Aí fica a questão: se o interesse pelo F-35 existisse mesmo, porque o governo sueco daria dinheiro para a SAAB pesquisar e desenvolver novas tecnologias para um caça dito de 5a ou 6a G para substituir os Gripen E no longo prazo
Mais ainda, porque estariam com um Mou assinado e papel passado com o Tempest
Ao menos para mim isto não faz qualquer sentido. Até porque eles já tem um pé no Tempest britânico e não seria útil e nem válido colocar dinheiro em um caça sabidamente eles não ganham nada comprando e muito menos operando, já que nem um único parafuso poderia ser mexido do lugar pela SAAB sem autorização americana. Isto é um pouco demais para a cultura sueca de autonomia em defesa.
Por sim, a substituição dos C-130H foi postergada por mais algum tempo segundo li já faz tempo. Estava programada para entre 2026 e 2028. Agora parece que vai demorar mais um pouco, devido a decisão de atualizar algumas unidades. Mas isso pode mudar devido ao alarde da invasão russa da Ucrânia. Novamente, como o compromisso com o Gripen E segue o seu ciclo normal de desenvolvimento até agora, nada impede que nós possamos negociar com eles a troca de mais Gripen E por KC-390. É um ganha-ganha. E a SAAB é a principal interessada nisto, já que ela também poderia ser beneficiada com algum tipo de participação no avião brasileiro.
Eu entendo que um segundo lote de Gripen E\F para a FAB pode ser o chamariz necessário para a SAAB empreender esforços para convencer de vez o governo e o parlamento sueco a aceitar uma segunda encomenda, já que agora os custos seriam inclusive bem mais baixos, uma vez que o desenvolvimento do caça já estaria pago nos primeiros lotes dos dois países. É um investimento que com certeza trás muito mais benefícios para ambos os países sob quaisquer aspectos de análise. E se o KC-390 puder entrar nesta conta, como acredito que vá, e quem sabe até mesmo alguns outros vetores militares e civis da Embraer, melhor para nós. Brasil e Suécia tem muito mais a ganhar mantendo a parceria atual do que simplesmente jogar tudo isso e mais o que pode vir em favor de soluções de oportunidade que não agregam nada e ainda vão na contra mão de toda a cultura de defesa sueca praticada até aqui.