TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6393 vezes
Agradeceram: 6745 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84361 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 23, 2022 12:40 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Abr 23, 2022 12:21 pm
Túlio escreveu: Sáb Abr 23, 2022 12:12 pm

É mais ou menos o que eu vinha CHUTANDO (com alguma esperança, é verdade), mas o que eu dizia COM CERTEZA está no começo da pergunta do jorna: "a pergunta RECORRENTE do povo que acompanha a chegada desses aviões"..."

E é isso, necas de acreditar em tudo de olhos fechados, se desconfia então PERGUNTA, PÕE EM DÚVIDA, POWS!!!
Túlio,

Perdão, mas essa desconfiança com relação ao IRST não fazia o menor sentido, só serviu para requentar discussões.
Por que, cupincha? Se estás numa turma que acabou de encomendar e pagar por uma quantidade de pizzas calabresa com azeitonas e as duas primeiras chegam sem azeitona e o cara que trouxe não diz nada, vais ficar quieto porque o Pizzaiolo deve saber mais do que tu ou vais perguntar "tá, e as azeitonas"? Eu sou assim, quero saber, pelo menos quando estou pagando.

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Abr 23, 2022 12:21 pm Daqui a pouco vão tentar emplacar outra polêmica. Tanto que, nessa mesma entrevista, teve jornalista questionando as diferenças entre os Gripens brasileiro e sueco (pode admitir, era você disfarçado). :twisted:

Abraços,

Wesley
Pelo que entendi, o cara queria saber sobre as diferenças entre o E e os C/D. Mas posso ter perdido algo, o que me interessava ficou no primeiro minuto.

PS.: se me conhecesses saberias que meu sotaque é inconfundível. [003] [003] [003] [003]

(E em breve estarei lançando a próxima dúvida [086]: quem paga pode e deve perguntar)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5871 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

#84362 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 23, 2022 9:35 pm

Energys escreveu: Sex Abr 22, 2022 5:23 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Abr 22, 2022 5:09 pm Eita, esta escrito na matéria que isso não tem nada haver com um segundo lote que esta sendo estudado.
Não tem nada a ver? Sério? Quando o Brasil virou a Suíça e ninguém me avisou? :lol:
Att.
Segundo o canal Gigante dos Mares, o contrato atual do Gripen E\F teria um aditamento possível de 25%, o que significa um acréscimo de até 9 unidades, totalizando 45 caças que poderiam ser entregues até 2026. Eu não encontrei outras fontes comentando esta mesma informação, e se aquele canal estiver correto, então a FAB usou metade da opção de compra a quem tem direito.

Há cerca de 47 F-5EM na frota hoje, e em face à uma certa premência por substituí-los, isto pode significar que de alguma forma o comando atual não podendo, ou querendo, mais postergar o início desta substituição até a chegada dos últimos Gripen E daqui a 4 anos resolveu acionar aquele mecanismo contratual. Comenta-se que os primeiros 6 a 8 caças F-5EM já teriam começado o seu processo de descarregamento este ano.

Pode ser que tenha alguma coisa com a encomenda do segundo lote, ou não. Pode ser que aquele número de aditamento, se for verdadeiro, possa ser utilizado na íntegra, ou não, até o fim do atual contrato. Enfim, até o momento o que vinha sendo comentado pela FAB é que os 36 caças seriam todos empregados em Anápolis. Alguma coisa mudou. E deve ter sido muito sério pra modificarem este planejamento inicial e ainda aumentarem a quantidade de caças já agora no primeiro lote. Se levarmos em conta que o atual cmte da FAB falou abertamente em 66 a 70 caças no máximo, então, podemos presumir, a priori, que o número de aviões a encomendar será diminuído de forma a poder ser palatável à disposição orçamentária, e de investimento, da próxima gestão, caso a atual permaneça frente à adm pública.

Caso contrário, podemos talvez até mesmo esquecer um segundo lote de Gripen E\F para a FAB nos próximos 4 anos. Mas isto pode ser também um motivo que foi levado em conta pela atual gestão da FAB na hora de decidir por mais estes 4 caças já agora, o que permitiria, em tese, dispor paritariamente de até 20 destes caças por 2 bases aéreas, como foi comentado. É aguardar para ver. Tomara que sejam do modelo F, biposto.

Carpe Diem
Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#84363 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:01 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 9:35 pm
Energys escreveu: Sex Abr 22, 2022 5:23 pm Não tem nada a ver? Sério? Quando o Brasil virou a Suíça e ninguém me avisou? :lol:
Att.
Segundo o canal Gigante dos Mares ...
O que? :shock:

Att.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84364 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 23, 2022 10:11 pm

Não que eu acredito que a encomenda extra de 9 caças seja possível no curto prazo pela FAB, mas como ela conseguiu usar metade desta opção de compra, e ainda tendo outras 5 unidades por optar, me vem à cabeça também que, sendo este um ano eleitoral, e neste caso, todos os candidatos prometendo mundos e fundos aos seus respectivos eleitores, quem sabe houve algum "acordo" interno de bastidores entre a PR e o comando da instituição, no sentido de prover no curtíssimo prazo esta capacidade a FAB, com aquelas outras 5 unidades podendo ser acrescidas em 1 ou 2 anos, juntamente com a promessa de encaminhar o segundo lote da FAB até 2026.

Se isto tiver um mínimo de lógica, a FAB pode estar tentando dar uma cartada muito arriscada, mas ao mesmo tempo muito bem arquitetada ao dispor de mecanismo contratuais que amarrem tais encomendas extras independente de um segundo lote. Se for possível receber 45 caças até 2026, a encomenda de apenas mais 20 a 25 unidades seriam suficientes para dar a ela os números hora projetados pelo comando da instituição. E menos caças, menos custos.

No caso de um segundo lote não ser possível no curto prazo, ou até 2026, os eventuais 40 ou 45 caças serão os únicos responsáveis por substituir a frota inteira de F-5, e com menos sorte ainda, de A-1 também até o começo dos anos 2030, se chegarem até lá.

Eu torço na verdade para que tenhamos a chance de conseguir ambas as possibilidades. De receber quem sabe até 45 caças aditando o primeiro lote, e vislumbrando a encomenda de mais 30 caças no segundo. E como o segundo teria lá as suas próprias regras de aditamento também, podemos subentender que além daqueles 30 caças adicionais, outras 7 unidades (25%) poderiam ser recebidas ao longo dos anos 2030 de forma a FAB encomendá-los no momento mais oportuno, principalmente quando a economia estiver em momento mais favorável.

A ver.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84365 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 23, 2022 10:14 pm

Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:01 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 9:35 pm Segundo o canal Gigante dos Mares ...
O que? :shock:
Att.
Como eu disse, não encontrei essa mesma informação em outras fontes que citam a encomenda dos 4 novos caças. De resto, deixei claro o valor hipotético da mesma no resto do texto. Acreditar, ou não, fica por conta de cada um.
Eu torço para que seja uma informação fidedigna. E se não for, fazer o que. Bola pra frente.
Tem mais 4 caças para receber e fim.

Carpe Diem
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#84366 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 23, 2022 10:19 pm

Energys escreveu: Sex Abr 22, 2022 2:59 pm
Glauber Prestes escreveu: Sex Abr 22, 2022 11:49 am
Não quero ser o papagaio que fica repetindo a mesma coisa de novo e de novo, mas.... Espero que sejam todos biplaces, empregando mais gente aqui no país.
Caso este aditamento de 4 unidades não seja prenúncio de más notícias para o 2º lote, concordo com você.

Att.
Suspeito que tenha a ver com o adiamento/diminuição dos KC 390. Um acerto com o PR para mudar a questão do KC para poder abrir espaço pros Gripens 4 extras, talvez, até por medo de vir outro governo com alguma chance de revanchismo.

Editado pela última vez por Matheus em Sáb Abr 23, 2022 10:25 pm, em um total de 1 vez.
Energys
Sênior
Sênior

#84367 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:21 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:14 pm
Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:01 pm O que? :shock:
Att.
Como eu disse, não encontrei essa mesma informação em outras fontes que citam a encomenda dos 4 novos caças. De resto, deixei claro o valor hipotético da mesma no resto do texto. Acreditar, ou não, fica por conta de cada um.
Eu torço para que seja uma informação fidedigna. E se não for, fazer o que. Bola pra frente.
Caso seja viável economicamente exercer todas as eventuais opções que o contrato atual permita, bem-vindos sejam! Mas, repito por dever de realismo, espero que tal decisão não seja sinal de que um segundo contrato/lote esteja prejudicado pelo motivo que, entendo, todos aqui devem intuir. Apenas isso.

Att.

Matheus
Sênior
Sênior

#84368 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 23, 2022 10:23 pm

Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:21 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:14 pm

Caso seja viável economicamente exercer todas as eventuais opções que o contrato atual permita, bem-vindos sejam! Mas, repito por dever de realismo, espero que tal decisão não seja sinal de que um segundo contrato/lote esteja prejudicado pelo motivo que, entendo, todos aqui devem intuir. Apenas isso.

Att.
Pelo histórico brasileiro, é provável que fiquemos nos 40/45 caças mesmo.

Energys
Sênior
Sênior

#84369 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:24 pm

Matheus escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:19 pm
Energys escreveu: Sex Abr 22, 2022 2:59 pm Caso este aditamento de 4 unidades não seja prenúncio de más notícias para o 2º lote, concordo com você.

Att.
Suspeito que tenha a ver com o adiamento/diminuição dos KC 390.
Entendo que essa questão já chegou ao termo esperado e legalmente cabível. Se não houver 2º lote a "culpa" não é do cargueiro.

Att.

Matheus
Sênior
Sênior

#84370 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 23, 2022 10:26 pm

Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:24 pm
Matheus escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:19 pm Suspeito que tenha a ver com o adiamento/diminuição dos KC 390.
Entendo que essa questão já chegou ao termo esperado e legalmente cabível. Se não houver 2º lote a "culpa" não é do cargueiro.

Att.
Talvez a alteração da questão do cargueiro tenha sido a contrapartida para essas 4 unidades.

Energys
Sênior
Sênior

#84371 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:30 pm

Matheus escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:23 pmPelo histórico brasileiro, é provável que fiquemos nos 40/45 caças mesmo.
Difícil afirmar. O fato é que essa quantidade não atende.

Att.

Energys
Sênior
Sênior

#84372 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:33 pm

Matheus escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:26 pm
Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:24 pm Entendo que essa questão já chegou ao termo esperado e legalmente cabível. Se não houver 2º lote a "culpa" não é do cargueiro.

Att.
Talvez a alteração da questão do cargueiro tenha sido a contrapartida para essas 4 unidades.
Não vejo assim. A FAB chegou a "vazar" na imprensa comercial um quantitativo pretendido para o 2º lote meses atrás, salvo engano, 30 unidades. A questão do cargueiro não cobriria o valor desse novo contrato por caças.

Att.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84373 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 23, 2022 10:35 pm

Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:21 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:14 pm Como eu disse, não encontrei essa mesma informação em outras fontes que citam a encomenda dos 4 novos caças. De resto, deixei claro o valor hipotético da mesma no resto do texto. Acreditar, ou não, fica por conta de cada um.
Att.
Sendo bem realista mesmo, na minha ignóbil opinião, com certeza estes 4 caças adicionais é a FAB se preparando para uma eventual guinada na política nacional a partir de 2023.
Fazer mais com menos, como se diz por aí.

Carpe Diem
Matheus
Sênior
Sênior

#84374 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 23, 2022 10:36 pm

Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:33 pm
Matheus escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:26 pm Talvez a alteração da questão do cargueiro tenha sido a contrapartida para essas 4 unidades.
Não vejo assim. A FAB chegou a "vazar" na imprensa comercial um quantitativo pretendido para o 2º lote meses atrás, salvo engano, 30 unidades. A questão do cargueiro não cobriria o valor desse novo contrato por caças.

Att.
Minha tese é que a questão do cargueiro seria para cobrir as 4 unidades extras, e não um segundo lote. Seria o medo da mudança de governo? Sei lá, só conjecturas.
Minha visão (sonho), seria um esquadrão por região com 16 aeronaves cada. Será que a FAB abandonou a ideia de ter uma esquadrão de caça em Manaus?

Energys
Sênior
Sênior

#84375 Mensagem por Energys » Sáb Abr 23, 2022 10:40 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:35 pm
Energys escreveu: Sáb Abr 23, 2022 10:21 pm Caso seja viável economicamente exercer todas as eventuais opções que o contrato atual permita, bem-vindos sejam! Mas, repito por dever de realismo, espero que tal decisão não seja sinal de que um segundo contrato/lote esteja prejudicado pelo motivo que, entendo, todos aqui devem intuir. Apenas isso.
Att.
Sendo bem realista mesmo, na minha ignóbil opinião, com certeza estes 4 caças adicionais é a FAB se preparando para uma eventual guinada na política nacional a partir de 2023.
Fazer mais com menos, como se diz por aí.
Vocês ainda não entenderam que as coisas acontecem se houver espaço fiscal para tal. Podem colocar o Comandante da FAB como Presidente da República a partir de 2023 que milagre no orçamento ele não fará. Ponto.

Att.

Editado pela última vez por Energys em Sáb Abr 23, 2022 10:48 pm, em um total de 1 vez.
Responder