NaScImEnTToBR escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 9:28 am Eu pensei até numa 2s35 koalitsiya-sv montado sobre um caminhão maior como o ENGESA EE-100,
Então pensei "como é que eu não sabia", dae fui ver: É UM DESENHO TEU, POWS!!!
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
NaScImEnTToBR escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 9:28 am Eu pensei até numa 2s35 koalitsiya-sv montado sobre um caminhão maior como o ENGESA EE-100,
Eu tinha pensado em desenhar aquela artilharia sueca sobre a plataforma TECTRAN do ASTROS, dps vi que ficou mto grande e feio pro caminhão. Ai desenhei esse ENGESA EE-100 (a nomenclatura é copiada do EE-50 propositalmente) pra várias funções diferentes, inclusive logísticas. Porém no EE-100 dai vai dar pra eu fazer a literalmente a p%@ra toda que não da pra fazer usando a plataforma TECTRAN. Desde lançador de mísseis de cruzeiro táticos de longo alcance, artilharia de tubo maiores, lançador de míssil balístico e mísseis hipersônicos de longo alcance. Vai ser o quarteto fantástico da artilharia, ou melhor: Os 4 cavaleiros do Apocalipse.
Olá @NaScImEnTToBRNaScImEnTToBR escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 9:28 amQue artilharia é essa ai embaixo? Se tiver no FD Scale eu até consigo desenhar adaptada pro ASTROS... Eu pensei até numa 2s35 koalitsiya-sv montado sobre um caminhão maior como o ENGESA EE-100, porém tem que ser aquela versão fodástica com 2 canhões.
Bom, lendo os doc emitidos, pouca coisa mudou em relação ao que já se sabia, mas basicamente, a meu ver, o que temos de relevante é o seguinte:FCarvalho escreveu: ↑Qui Abr 14, 2022 1:05 pm Com licença do Robson,Depois eu comento o que vi em mudanças, que foram a meu ver bem pontuais.RobsonBCruz escreveu: ↑Qui Abr 14, 2022 11:12 am PORTARIA – EME/C Ex Nº 685, DE 4 DE ABRIL DE 2022
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate Obus Autopropulsado Sobre Rodas de 155 mm do Subsistema Linha de Fogo do Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO04.021), 2ª Edição, 2022.
Há muita confusão em relação ao que será enviado para a Ucrânia. Diz-se que serão M-777 dos estoques do US Army.henriquejr escreveu: ↑Qui Abr 14, 2022 10:03 pm Os EUA vão fornecer artilharia 155mm para a Ucrânia. É bom o EB correr atrás logo dos que foram reservados, senão vai terminar ficando sem...
Oloko, sério? Quais licitações que isso ocorreu? Abraço. TMJ.gabriel219 escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 10:54 amVão querer empurrar CAESAR mesmo, Exército tem tradição em fraudar licitações pra algum armamento que querem, vide toda outra licitação.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 9:14 am Nenhuma menção a ser "aerotransportável".
Abraços,
Wesley
Vão chupar bolas de Franceses, que cospem na nossa cara.
Então, não há limite de peso de combate, nem de tipo de tração, ou modelo A, B ou C de veículo base a ser adotado até o presente momento. Nem mesmo que ele tenha de ser nacional, diferente da primeira versão deste documento.4. aerotransportabilidade passou a ser item desejável, sem citar meios específicos da FAB para isso;
Que o EB, e demais forças costumam ser tendenciosos é uma coisa Gabriel, outra é acusar todas elas de corrupção ativa regularmente no sentido de sempre procurar privilegiar sempre empresas A, B ou C nos processos seletivos de material.gabriel219 escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 10:17 pm @FCarvalho, questão de opinião? Esqueceu do ROB do VBC-CC, que só permite o Type 10 atender os requisitos? E o primeiro ROB dos mísseis anticarro, que apenas o Spike atendia? E antigo ROB de defesa AAe, que permitia somente o Pantsir? E o novo ROB dos sistemas AAe, que permite somente o Spyder? Quer que eu continue ou tua memória já voltou ao normal?
Você formar uma licitação, que é uma competição, com base nas especificações de um equipamento e fazendo com que somente UM concorrente possa participar é fraude. Não havia motivos nenhum para publicar esse novo ROB se não retirar do Absoluto a aerotransportabilidade e permitir o CAESAR 8x8 de concorrer, pois nem um KC-390 aguentava ele.FCarvalho escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 10:34 pmQue o EB, e demais forças costumam ser tendenciosos é uma coisa Gabriel, outra é acusar todas elas de corrupção ativa regularmente no sentido de sempre procurar privilegiar sempre empresas A, B ou C nos processos seletivos de material.gabriel219 escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 10:17 pm @FCarvalho, questão de opinião? Esqueceu do ROB do VBC-CC, que só permite o Type 10 atender os requisitos? E o primeiro ROB dos mísseis anticarro, que apenas o Spike atendia? E antigo ROB de defesa AAe, que permitia somente o Pantsir? E o novo ROB dos sistemas AAe, que permite somente o Spyder? Quer que eu continue ou tua memória já voltou ao normal?
Sabes tão bem quanto eu que existem lobbys muito fortes dentro e fora dos comandos das forças e respectivas áreas de tecnologia e logística que fazem pressão sobre eles a fim de obter vendas de seus produtos. O que não nos falta são militares fazendo mershandising para empresas privadas. Isso é normal em qualquer país, desde que estes militares não ultrapassem as regras vigentes, o que no Brasil parece ser o modelo reinante.
Mas vamos aguardar. Nenhum destes ROB virou RFI ou RFP de fato até agora. E é nesta fase dos programas que as coisas ficam claras.
Ademais, temos todos os órgãos de fiscalização do poder público em cima deles. Mais ainda por agora nestes tempos. Então, seria no mínimo burrice tentar promover concorrências públicas com tantas câmaras e holofotes (e interesses) voltados para eles e prontos a pegarem uma única vírgula e tornar um processo simples em uma tempestade caótica midiática.
Tanto é assim que o documento atual da VBC OAP SR já veio com diversas modificações em relação ao original e anos atrás, e nada impede que o RFI emitido ano que vem, se tudo der certo, seja em maior ou menor parte, diferente do que está escrito agora.
Afinal, a ideia de um RO é para além de tornar publico as necessidades do EB e as características do que ele quer, é também discutir com os interessados o que é possível ou não dispor conforme o descrito.
A ver.
Deixa eu ver se entendi. Então tu estás afirmando que um RFI \ RFP do exército que ainda nem foi emitido, e que deve ser respondido por no mínimo uma dezenas de empresas estrangeiras que possuem produtos análogos ao caracterizado no RO, podendo inclusive oferecer modelos 6x6 ou 8x8 que atendam os mesmos na íntegra ou em partes, mas isso será apenas mero protocolo para o exército justificar a escolha, previamente acordada, do CAESAR 8X8gabriel219 escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 10:38 pm Você formar uma licitação, que é uma competição, com base nas especificações de um equipamento e fazendo com que somente UM concorrente possa participar é fraude. Não havia motivos nenhum para publicar esse novo ROB se não retirar do Absoluto a aerotransportabilidade e permitir o CAESAR 8x8 de concorrer, pois nem um KC-390 aguentava ele.
Se você chama licitação aonde somente um pode concorrer, azar o seu.
Vou colocar em caixa alta pra ver se você realmente sabe ler:FCarvalho escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 11:03 pm Deixa eu ver se entendi. Então tu estás afirmando que um RFI \ RFP do exército que ainda nem foi emitido, e que deve ser respondido por no mínimo uma dezenas de empresas estrangeiras que possuem produtos análogos ao caracterizado no RO, podendo inclusive oferecer modelos 6x6 ou 8x8 que atendam os mesmos na íntegra ou em partes, mas isso será apenas mero protocolo para o exército justificar a escolha, previamente acordada, do CAESAR 8X8
Tens certeza disso Por que se tiveres, bem, também tens a obrigação de chagar com o Ministério Público Militar, MPF, MPC, CGU, TCU, Justiça Militar e\ou comissões de defesa no congresso e provar a eles por A + B que tudo isso não passa de jogo de cartas marcadas. O que caracteriza, no mínimo, prevaricação do comando do exército;, não do comandante, do comando inteiro do exército. Mas isto fica a seu critério.
E novamente, o fato da aerotransportabilidade do veículo ser agora item desejável, não implica justificar e menos ainda explicar o suposto fato de o EB querer previamente um veículo 8x8. Não sei se percebestes, mas não é mencionado no documento sequer o peso de deslocamento em combate da viatura. Ou seja, dependendo do vendedor, ela pode pesar as 18 ton de um CAESAR 6x6, dependendo do veículo base, como outras 38 ton de um Tatra FORCE com um T-5\52 no lombo. Não existe qualquer acordo prévio sobre isso. Nem agora e nem depois. O RO simplesmente deixa em aberto qualquer proposta que se queira fazer ao EB, desde que a arma principal seja em 155\52 e o veículo blindado. E o resto é consequência disso.
Até poloneses, ucranianos e sérvios possuem veículos assim e que podem ser oferecidos. Os russos tem veículos assim. Os chineses tem, como franceses, alemães, sul africanos, espanhóis, suecos, e por aí vamos. Fica tudo ao gosto e necessidades do cliente.
Enfim, até prova em contrário, nada no documento atual demonstra que ele é mera peça de ficção para escolher um veículo já agendado entre o comando do exército e Nexter.
Tá mais fácil agora?gabriel219 escreveu: ↑Dom Abr 17, 2022 10:17 pm @FCarvalho, questão de opinião? Esqueceu do ROB do VBC-CC, que só permite o Type 10 atender os requisitos? E o primeiro ROB dos mísseis anticarro, que apenas o Spike atendia? E antigo ROB de defesa AAe, que permitia somente o Pantsir? E o novo ROB dos sistemas AAe, que permite somente o Spyder? Quer que eu continue ou tua memória já voltou ao normal?