Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#6556 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 06, 2022 12:53 pm

LM escreveu: Ter Abr 05, 2022 7:44 pm Caríssimos, uma ajuda - o KC-390 ainda não fez reabastecimento a helicópteros?

Porque apareceu este vídeo nesta pagina portuguesa e ou a edição mistura o que não deve ou já fizeram...

=> https://fb.watch/cdbrBc4ZSb/
A última notícia sobre Revo envolvendo os helos da FAB, no caso os H-36 Caracal da FAB é de novembro de 2020, e foi realizada com os Hércules KC-130H.
Da mesma forma, a última notícia sobre Revo entre duas aeronaves KC-390 é de abril de 2021.
Com relação aos BH, os da FAB que são do modelo UH-60L não possuem sonda de reabastecimento, e portanto, não detém aquela capacidade.
Por outro lado, houve um exercício na base aérea de Campo Grande, sede do 2o\10o Gav Esquadrão Pelicano e o pessoa do PARASAR com uma OM norte americana C-SAR da USAF. Junto com as equipes vieram também 2 Pave Hawk, e suas sondas Revo. Mas nunca houve por aqui nenhuma menção que os PV tenham cumprido missões com os KC-390, até porque eles não estão homologados para isso.
Então, é provável que a página tenham misturado a questão do avião da Embraer poder embarcar e transportar um Black Hawk, como visto no vídeo, que mostra o mock up em madeira construído na Embraer justamente para testar este tipo de coisas, com a real capacidade que o avião tem de fazer Revo, também, com os Pave Hawk.
De momento a FAB anda interessada nestes helos norte americanos, mas não possui recursos para comprar os mesmos. Que seriam usados obviamente, dado que somente a USAF e a ROKAF os operam na prática.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Abr 06, 2022 1:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#6557 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 06, 2022 1:07 pm

Imagem

https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2019/11/KC-390_REVO_02.jpghttps://aeroin.net/wp-content/uploads/2020/10/KC-390-FAB-REVO-Reabastecimento-AMX.jpg

Imagem

As campanhas REVO já realizadas com o KC-390 com aeronaves da FAB.

Ainda falta realizar a integração com os H-36 Caracal e SC-105 Amazonas, que são os vetores que possuem capacidade de reabastecimento em voos da frota da FAB.
No futuro a médio prazo, os Gripen E\F devem ser também homologados para esta tipo de missão junto ao KC-390.
A campanha com os H-36 estava na agenda para 2021, mas não foi realizada por causa da Pandemia, e também por falta de verba no orçamento da FAB para isso.




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Re: Sobre o KC-390

#6558 Mensagem por Energys » Qua Abr 06, 2022 9:53 pm

Os testes com os SC-105 (C-295 SAR) devem ocorrer até agosto desde ano.

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#6559 Mensagem por Energys » Qua Abr 06, 2022 9:57 pm

LM escreveu: Ter Abr 05, 2022 7:44 pm Caríssimos, uma ajuda - o KC-390 ainda não fez reabastecimento a helicópteros?

Porque apareceu este vídeo nesta pagina portuguesa e ou a edição mistura o que não deve ou já fizeram...

=> https://fb.watch/cdbrBc4ZSb/
O vídeo está bastante equivocado porque a Força Aérea Brasileira não possui helicópteros BlackHawk com capacidade de reabastecimento em voo, apenas os H225 Caracal têm essa capacidade na FAB; aliás, é a única Força Aérea em toda a América Latina que tem essa capacidade hoje em dia.

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#6560 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 06, 2022 11:44 pm

E que está desperdiçando por teimosia em querer PV do deserto para no final se contentar com H-60 recauchutado do US Army.




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Re: Sobre o KC-390

#6561 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 11, 2022 12:46 am

Mais um cliente em potencial.

https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul- ... na-disputa

https://www.aeroflap.com.br/embraer-pod ... -hercules/

https://www.aviacionline.com/2022/03/so ... t-by-2026/

O que se fala é que podem ser de 12 até 16 aeronaves, considerando uma eventual substituição dos 4 C-130J que eles possuem, com apenas 8 anos de idade hoje. Mas em 2026 já estarão com 12 anos.

Não vou entrar no mérito de comparar com outros contratos de venda do KC-390 pois as variantes são grandes, mas fico pensando aqui se esses US 580 milhões liberados para a compra podem de fato conseguem aquelas quantidades de aviões da Embraer. Se considerarmos como preço básico do avião brasileiro, pelado, coisa de US 85 milhões, que é o valor mais comentado como sendo próximo do real há anos, bem, com essa verba eles podem no máximo arrumar uns 5 aviões com troco para algumas coisas por fora, mas ainda assim no aperto.

Não vou falar de A400M e nem de C-130J porque um está em categoria acima do Embraer e ou outro, todo mundo sabe como funciona.

Boa sorte para nós.




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Re: Sobre o KC-390

#6562 Mensagem por gogogas » Seg Abr 11, 2022 10:23 am

A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390




Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390

#6563 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 11, 2022 4:59 pm

gogogas escreveu: Seg Abr 11, 2022 10:23 am A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390
Parece tentador, mas não é! É fria!

No final, vamos acabar matando: ou uma possível compra adicional de Gripens ou um possível programa de UCAV.

Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#6564 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Abr 11, 2022 8:31 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Abr 11, 2022 4:59 pm
gogogas escreveu: Seg Abr 11, 2022 10:23 am A FAB poderia comprar uns FA-50 para substituir alguns AMX e em contra partida vender os KC-390
Parece tentador, mas não é! É fria!

No final, vamos acabar matando: ou uma possível compra adicional de Gripens ou um possível programa de UCAV.

Abraços,

Wesley
Concordo, é fria total. Qual seria o papel do FA-50 na FAB? O que ele faz que A-29 ou Gripen não fazem, ou fazem pior? A cauda logística adicional justifica? O que uma compra dessas vai trazer de contrapartida "nova" pra BID?

E acho que os dois vão acontecer. Não na quantidade e nem no prazo que queremos (Brasil-sil), mas em algum momento acho que teremos Gripen e UCAV operando juntos. E gostaria que o lote adicional de Gripen fosse todo de biplaces.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Sobre o KC-390

#6565 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Abr 11, 2022 8:32 pm

E cuidado para não descambar para o Off Topic descontrolado.




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Re: Sobre o KC-390

#6566 Mensagem por Túlio » Ter Abr 12, 2022 12:36 pm

Uma dúvida: o 390 já está certificado para fazer REVO de verdade ou continua nos ensaios de "toque seco"?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390

#6567 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2022 12:16 pm

Depois dos testes divulgados pela Embraer\FAB, eu pelo menos nunca mais vi noticias de operações de Revo dos KC-390, até pela pouca quantidade de aviões disponíveis, somente 5 unidades, e a demanda por eles tem sido bem grande de 2020 para cá.

A aeronave de serie cedida pela FAB e o segundo protótipo da Embraer seguem fazendo as homologações dos diversos tipos de missões, mas a coisa parece estar bem a conta gotas tendo em vista a falta de verbas no orçamento da FAB a fim de prover estas questões.

Pelo que sei o KC-390 chegou a fazer Revo molhado, mas não lembro com qual aeronave. Acho que ainda vai demorar para vermos estes aviões fazendo isso de forma regular. E ainda falta homologar os Gripen E\F, H-36 e os SC-105 na função com os KC-390.




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Re: Sobre o KC-390

#6568 Mensagem por Lucubus » Qui Abr 14, 2022 12:44 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 12, 2022 12:36 pm
Uma dúvida: o 390 já está certificado para fazer REVO de verdade ou continua nos ensaios de "toque seco"?

https://www.airway.com.br/kc-390-comple ... as-da-fab/




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Re: Sobre o KC-390

#6569 Mensagem por Lucubus » Qui Abr 14, 2022 12:46 pm

Oferecido para o programa "Netra" AEW&C da India

https://idrw.org/embraer-offers-c-390-m ... pxUo_cJbb8




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Re: Sobre o KC-390

#6570 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2022 1:15 pm

Lucubus escreveu: Qui Abr 14, 2022 12:46 pm Oferecido para o programa "Netra" AEW&C da India

https://idrw.org/embraer-offers-c-390-m ... pxUo_cJbb8
Interessante que ofereceram o KC-390 e não os E-2 para a função de AEW&C como se esperava que fosse mais lógico.
Mas como a Índia ainda tem muitas coisas para resolver em matéria de transporte aéreo na IAF, então a oferta casa bem com as necessidades daquele país.
Ademais, o tamanho e as capacidades do KC-390 possibilitarão uma melhor adequação e expansão de outros sistemas que eles queriam dispor em modernizações futuras. Haverá espaço de sobra para isso.
Sem considerar os C-130J, a India ainda opera dezenas de Antonov (e Ilyushin) que andam precisados de aposentadoria. E o programa MTA que era para ser a solução prevista, por enquanto não deu em nada.
Quem sabe o avião da Embraer se mostra a solução ideal para vários problemas dos indianos. Qualidades não faltam.




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