UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6803 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#5941 Mensagem por Túlio » Qui Mar 31, 2022 2:11 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 31, 2022 1:54 pm

Cara, eu acho que não, deve ser fake isso. Não faz sentido, até um macaco brincando com aquela casinha de por a quadrado no quadrado sabia, antes mesmo da guerra, que Mariupol estava concedana. É uma cidade cercada pelo mar e por três lados, colocar sua SOF aqui é suicídio. Não acho que seja verdade não.
Coloquei em termos dubidativos, mas com boa possibilidade (para mim, e minha opinião não é melhor do que a de ninguém) de ser verdade, afinal, menos de um mês atrás havia quem considerasse que Mariupol podia ser salva, especialmente com aquela conversa mole de OTAN fazendo NFZ na Ucrânia; aliás, agreguei o tweet com aquela menção a cidades na Síria onde havia SOF Ocidentais.

E outra:

Por que arriscar tantos helis numa cidade condenada? Tem que ter coisa aí... 🤔 🤨

(((Mas ia ser engraçado se tivessem usado STINGER para abater os bichos [086] )))
gabriel219 escreveu: Qui Mar 31, 2022 1:54 pm E outra a lambança que os Ucranianos fizeram na frente da Al Jazeera:
https://www.facebook.com/almanaquemilit ... 1665698390
Eu tinha postado isso pouco acima.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

#5942 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 2:19 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 31, 2022 2:11 pm
Coloquei em termos dubidativos, mas com boa possibilidade (para mim, e minha opinião não é melhor do que a de ninguém) de ser verdade, afinal, menos de um mês atrás havia quem considerasse que Mariupol podia ser salva, especialmente com aquela conversa mole de OTAN fazendo NFZ na Ucrânia; aliás, agreguei o tweet com aquela menção a cidades na Síria onde havia SOF Ocidentais.
Eu sinceramente só achei que Mariupol seria salva se os Ucranianos tomassem coragem e parassem de se esconder atrás de civis, mas ai é pedir muito do Azov. Mas o que me deixa puto é o Exército Regular Ucraniano fazendo isso, como em Severodonetsk e parecem já estar recuando da frente de Donetsk para Zaporizhzhia, que é uma cidade grande. Vão se esconder de novo nas cidades, isso é ridículo cara, nem na parte tática isso consegue fazer sentido.

É infinitamente mais efetivo você defender uma cidade fora dela e não dentro, Kiev foi a prova disso, assim como Kharkiv vem sendo, mas parece que já começaram a ceder, segundo a DSGE. Isso pode ser por falta de munição, já que os Russos andam bombardeando tudo quando é armazém com combustível e munição. O que ajuda é que pouca coisa que eles capturam dos Russos ajudam, já que as munições dos Russos prevalecem mais 5.45 x 39 mm e dos Ucranianos é mix de 7.62 x 39 mm e 5.56 x 45 mm. O resto até dá, como as PKM's e Metralhadoras pesadas (12.7 x 108 mm).

Mas eu ainda fico cético quanto a ter SOF preso em Mariupol. Se estivessem ali, já era melhor ter aproveitado os 5 mil civis que saiam da cidade, diariamente, para fugir entre eles.
Túlio escreveu: Qui Mar 31, 2022 2:11 pm Eu tinha postado isso pouco acima.
Foi, inclusive corrigi meu post acima, quando vi. Fiquei tão focado mostrando a semelhança do T-80UK com o T-90A e procurando saber que raio de 513 e que OM é essa que só vi depois.

gabriel219
Sênior
Sênior

#5943 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 2:22 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 31, 2022 2:11 pm E outra:

Por que arriscar tantos helis numa cidade condenada? Tem que ter coisa aí... 🤔 🤨

(((Mas ia ser engraçado se tivessem usado STINGER para abater os bichos [086] )))[/Justificar]
Utilizaram Stinger capturado e parece que foram os Chechenos, segundo eles mesmos:

Eles foram resgatar o Alto-Comando do Batalhão Azov e acabaram oferecendo a oferta pros Russos com 100% de desconto. Geniais, sério mesmo que eles achariam que um Mi-8 sairia ileso da cidade?

Os demais corpos foram todos carbonizados, a maioria deles. Só conseguiram identificar alguns e eram todos do Azov.

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 496 vezes
Agradeceram: 243 vezes

#5944 Mensagem por LM » Qui Mar 31, 2022 2:42 pm

E que haja musica, para alegrar... música nada tendenciosa, note-se. :mrgreen:

Aconselho legendas, se souberam tanto de ucraniano como eu... 8-]

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5945 Mensagem por Túlio » Qui Mar 31, 2022 2:52 pm

LM escreveu: Qui Mar 31, 2022 2:42 pm E que haja musica, para alegrar... música nada tendenciosa, note-se. :mrgreen:

Aconselho legendas, se souberam tanto de ucraniano como eu... 8-]

EIA TUGAS, avante no suporte aos nazistas BRAVOS UCRANIANOS, custe o que custar!

(((Tá pouco, tá pouquinho, ó Dom António I, O Sábio :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior

#5946 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 3:08 pm

Uma boa análise:

gabriel219
Sênior
Sênior

#5947 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 4:36 pm

Parece que os Ucranianos já perceberam que a manobra Russa sob Kiev era pra tirar atenção do fronte leste, já estão tomando medidas:
The General Staff is transferring 15,000 troops from near Kyiv to the Dnieper to reinforce the eastern front. The special forces of the Armed Forces of Ukraine and the Security Service of Ukraine were sent to Donbas yesterday.

In general, everyone already understands that after the completion of all regroupings, a tough battle will begin on the Left Bank. It's hard to say exactly when, but it seems pretty soon. What is happening now outside the Donbass looks like a normal operational pause. Major events ahead.
O problema é se chegaram a tempo.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5948 Mensagem por Túlio » Qui Mar 31, 2022 4:51 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 31, 2022 4:36 pm Parece que os Ucranianos já perceberam que a manobra Russa sob Kiev era pra tirar atenção do fronte leste, já estão tomando medidas:
The General Staff is transferring 15,000 troops from near Kyiv to the Dnieper to reinforce the eastern front. The special forces of the Armed Forces of Ukraine and the Security Service of Ukraine were sent to Donbas yesterday.

In general, everyone already understands that after the completion of all regroupings, a tough battle will begin on the Left Bank. It's hard to say exactly when, but it seems pretty soon. What is happening now outside the Donbass looks like a normal operational pause. Major events ahead.
O problema é se chegaram a tempo.
Acho que há mais problemas:

:arrow: E se os Russos recomeçam a avançar para Kiev? Voltam ou deixam pra lá, pensando que é só mais uma finta? E se não for?

:arrow: O que pode uma força de 15.000 contra outra maior e melhor equipada, agora na defensiva, consolidando o que já conquistou? Pior, que dispõe de mobilidade tática e estratégica em abundância, além de controlar as vias de suprimento? IMHO, arriscam a ser atraídos para um cerco.

Pior, se der rabo, sobra o que para defender Kiev? Porque o que não é AGORA um objetivo claro, pode, de acordo com o princípio da OPORTUNIDADE, se tornar.

gabriel219
Sênior
Sênior

#5949 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 5:10 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 31, 2022 4:51 pm
Acho que há mais problemas:

:arrow: E se os Russos recomeçam a avançar para Kiev? Voltam ou deixam pra lá, pensando que é só mais uma finta? E se não for?

:arrow: O que pode uma força de 15.000 contra outra maior e melhor equipada, agora na defensiva, consolidando o que já conquistou? Pior, que dispõe de mobilidade tática e estratégica em abundância, além de controlar as vias de suprimento? IMHO, arriscam a ser atraídos para um cerco.

Pior, se der rabo, sobra o que para defender Kiev? Porque o que não é AGORA um objetivo claro, pode, de acordo com o princípio da OPORTUNIDADE, se tornar.
Esses 15 mil enviados - se realmente foram enviados - devem ser basicamente tropas das Brigadas de Proteção Territorial, basicamente milícia, infantaria leve com pouco ou nenhum material blindado. Não vão mudar muito o fato, com toda certeza vão direto pra Dnipro e pra Zaparizhzhia, fazer o que os Ucranianos continuam fazendo: se refugiando dentro de cidades populosas, no meio dos civis, para segurar os Russos. Eles não vão conseguir ajudar as tropas em Kiev.

Além disso, a decisão diz que vão enviar, mas não sei como vão fazer pra enviar 15 mil homens pra lá, vem os problemas:

:arrow: Kiev pra Dnipro dá 469 km se forem pela rodovia E50, que fica na margem Oeste do Dniper, aonde estariam relativamente seguros. Teriam que serem transportado de caminhões para lá e ai a aviação Russa, especialmente drones, vão fazer a festa. Se forem tudo a pé, vão demorar dias pra chegar.

A rota mais próxima é saírem pela margem Leste do Dniper, o problema disso é que existem tropas Russas em Zhurivka, realizando um ataque a Sul de Brovary e a estrada que é a rodovia E40, fica no alcance da artilharia dos Russos. É arriscado demais levantar um comboio para fazer as tropas irem pra frente Nordeste ou Donbass.

Os Ucranianos podem utilizar viaturas civis, mas os Russos já devem estar pensando nisso. Além do quê, atrasaria muito a quantidade de reforços, que teriam que ir em veículos civis, pequenos e separados, para não chamar atenção.

:arrow: Outro problema é que os Russos continuam a ofensiva em Brovary, enquanto no Norte continuam em posições defensivas na frente de Irpin, numa linha entre Bucha e Vorzel.

:arrow: Pra finalizar, os Ucranianos não possuem mais poderio aéreo para cobrir um comboio com esses 15 mil, não conseguem mais mobilizar forças num nível de GU, imagine Divisão. A prova disso são as recentes contraofensivas dos Ucranianos, que, o maior ganho que tiveram, foram retomada de pequenos vilarejos e bloquear avanços Russos, não conseguiram tomar pequenas cidades, porém de envergadura maior que vilarejos. Isso significa que os contra-ataques são espaçados e focados a nível Unidade, para limitarem a complexidade logística disso. Outro ponto é que, ao que tudo indica, as tropas Ucranianas que realizaram contra-ataque a partir de Mykolaiv, pararam em Oleksandrivka e estariam recuando de novo para Mykolaiv, devido a extensão das linhas de comunicação, que já estavam sendo bombardeadas pelos Russos que estão com artilharia dentro de Posad-Pokrovs'ke.

Sinceramente, eu acho que essa de enviar 15 mil para o Donbass ser peça de propaganda, pois não vejo forma efetiva que os Ucranianos possam enviar 15 mil homens para o Donbass, fora que ainda continuam ameaçados de um ataque mais forte dos Russos a Kiev, com uma dezena de BTG's que se quer foram utilizados, ainda baseados na Bielorrússia. Isso também pode indicar uma coisa: o moral da tropas Ucranianas nesses frontes deve estar muito baixo, pois a peça de propaganda serviria para sinalizar um envio de reforços a região e aumentar a moral das tropas lá.

Por outro lado, as tropas Russas no fronte Leste, do Donbass, não estão consolidando o que conquistaram, mas sim ATACANDO. Neste momento, está sendo feito um grande movimento de pinça para prender a 93ª Brigada em Severodonetsk, que não pode sair da cidade e recuar pois já sofre ataque de três direções. Esses movimentos estão sendo feitos a partir da cidade de Kamyanka - ao Leste de Izyum, que já foi tomada pelos Russos - e Popasna.

Outro ponto são tropas Ucranianas estarem sendo cercadas perto de Donetsk, aonde tomavam posição em Katerynivka e Krasnohorivka. Eram algumas GU's Ucranianas nessa região e foram separadas por um avanço feito pela DPR e Russos Regulares, que conquistaram Marinka e as separaram, essas são 24º Brigada Mecanizada, 15ª Brigada de Montanha e 503º Batalhão de Infantaria Naval, sendo essas duas estavam em Volnovakha, porém recuaram para Katerynivka. E agora os Russos estão avançando para Velyka Novosilka que, se tomada unindo-se a Marinka, os Russos estarão cercando essas GU's e U's Ucranianas no Donetsk, podendo cortar a retirada delas e aniquilar na região essas GU's.

Tem outros pontos também, como o próprio avanço em direção a Zaporizhzhia e Kryvyv Rih.

Se olhar pro fronte Leste e Sul, os Russos vão conquistando seus objetivos Militares bem, até no Nordeste, quanto a Sumy e Chernikiv. O único ponto que os Ucranianos estão conseguindo se defender nesses frontes é em Kharkiv.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5950 Mensagem por Túlio » Qui Mar 31, 2022 5:40 pm

Demorei mas achei: uma longa thread de hoje com muita coisa, incluindo combates reais de rua (a gente pode ver os ricochetes nas paredes) e, claro, muito gore, incluindo a verdadeira identidade do cara dito como sendo um dos comandantes dos nazistas Azov.

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 496 vezes
Agradeceram: 243 vezes

#5951 Mensagem por LM » Qui Mar 31, 2022 5:41 pm

Sistemas tão diferentes dos usados pela Ucrânia podem ser válidos? E algo "datados"? Claro que passam uma mensagem...

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
gabriel219
Sênior
Sênior

#5952 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 6:08 pm

LM escreveu: Qui Mar 31, 2022 5:41 pm

Sistemas tão diferentes dos usados pela Ucrânia podem ser válidos? E algo "datados"? Claro que passam uma mensagem...
Como é que a Ucrânia vai utilizar o AS90, se não fabrica e nem utiliza munição 155 mm? É tudo 122 mm e 152.4 mm.

A real é que boa parte da Europa tá mandando um monte de coisa pra fazer média.

gabriel219
Sênior
Sênior

#5953 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 6:20 pm

Aliás, neste vídeo aqui, mostra bem como funciona essa tática, utilizando o EO/IR do Ka-52 para enviar dados ao CCIP da aeronave e disparar os S-8 a distância e com bastante precisão para foguetes não guiados.

viewtopic.php?p=5604285#p5604285

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2037 vezes
Agradeceram: 2577 vezes

#5954 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 31, 2022 6:56 pm

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2037 vezes