LM escreveu: Qua Mar 30, 2022 6:57 am
Eu, confesso sou da "torcida" Ucrânia... mas, mesmo assim, parece que a invasão da Ucrânia pela Rússia está a decorrer como previsto (pelos responsáveis Russos)? Já nem falo a nível da reação do "Ocidente" (sanções, reforço NATO, hipótese Finlândia e Suécia serem membros, apoio em armas da UE/NATO, aumento pilar Defesa da UE, etc); julgam que os responsáveis russos não apostaram muito na "dissolução" do estado Ucraniano nas primeiras 72h - 1 semana e que esperavam 1 mês depois estar nesta situação? Que a imagem atual da Rússia é de uma super-potencia, o "'Pica das Galáxias" da guerra convencional (lamento, mas vi e revi o filme "Tropa de Elite" - essa expressão é excelente...)?
Eu não acredito... que o custo / beneficio até agora fosse o previsto ou, até, comportável - a faixa Crimeia - Republicas Separatistas está a custar demasiado.
Ai você tem que levar em conta alguns princípios - que coloquei até um thread a respeito - sobre sucesso em insucesso Russo:
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Parar com a mania que querer ditar o que os Russos queriam ou não fazer, especialmente essa de tomar Kiev em 72 horas e 1 semana, isso é ridículo, os Russos não tinham nem esse pensamento quanto a Grosny e Tbilisi, quanto mais Kiev. Eu mesmo tenho pra mim, como opinião minha, que a intensão dos Russos sempre foi focar nas operações do Leste e, na real, é o que está ocorrendo. Veja a intensidade das operações Russas, está muito claro que é focada na Frente da Criméia e do Donbass, com apoio da Frente de Kharkiv ao Nordeste. A quantidade de tropas que os Russos colocaram, de forma proporcional, é muito, mas muito maior nessas regiões do que foi em Kiev, como eu havia explicitado acima ao
@P44 e, detalhe, isso é informação de Inteligência Ocidental. Para tirar essas conclusões eu usei
zero informações que viam de fontes Russas. Outra coisa é que os Russos, desde Pedro O Grande basicamente
CAGAM pra quantidade de perdas que eles tem, eles não ligam, como eu disse em outro tópico, só de T-80 e T-72, os Russos possuem um estoque de 13 mil, se 1/3 desses estiverem em condições de serem modernizados para padrão B3 (T-72, mas para o T-80 é BVM, apesar de ser a mesma modernização, exceto o que tange o motor), eles já conseguem superar o que aparentemente perderam na Ucrânia umas 20x!
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Os Russos invadiram Kiev em menor número, são cerca de 250 mil tropas colocadas ao redor das fronteiras da Ucrânia, desde a Bielorrússia até a própria Rússia e somente o que foi estimado em estar sendo utilizado é 130-170 mil, o que é entre 32-48% das tropas disponíveis empregadas, sem falar das demais tropas do Exército Russo que estão próximos da fronteira com a Ucrânia, Transnistria ou na fronteira com os demais países ao Norte da Bielorrússia (Estônia, Lituânia e Letônia). Os Ucranianos, até 2021 - foi o mais perto que encontrei - tinham a sua disposição 600 mil tropas em sua disposição, sendo 2/3 dela do Exército Regular e o restante do chamado "Territorial Guard Control", que foi a forma do Governo Ucraniano legalizar as Milícias, inclusive teve a "brilhante ideia" de dar o comando de uma dessas Organizações Militares nas mãos do Batalhão Azov. Hoje, dá pra se afirmar que 80% dessas tropas estão engajadas contra os Russos, o que já supera as tropas Russas numa proporção de 2:1. Em Kiev, isso chega até quase 4:1, no leste é em torno de 1,5:1-2:1 e isso são estimativas, não tem como confirmar, mas só isso já dá pra ter a noção de que o foco dos Russos sempre foi o Leste.
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Até agora, os Russos apresentaram falhas bisonhas em suas linhas de comunicação, muito por ignorar vários lugares aonde haviam focos de Milícias e tropas leves da Ucrânia e ai vem outra vantagem dos Ucranianos aqui: armas anti-carro e Manpads. Os Ucranianos possuem uma larga vantagem, tanto tecnológica quanto em quantidade nesse quesito. Os Russos possuem clara superioridade aérea e de blindados, especialmente carros de combate. Outro erro Russo é ter escolhido os 12º e 13º Regimentos de Carros de Combate, que são equipados com T-80UD e BVM, com aquelas turbinas que bebem pra burro e são os que foram mais capturados pelos Ucranianos, parados devido a falta de combustível.
Agora, passado isso, o que temos de concreto:
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Luhansk já tomou quase todo seu Oblast e Donetsk, agora, está começando a a empurrar as forças Ucranianas para o Oeste; os Russos conseguiram rapidamente tomar Kherson e Melitopol, inclusive no primeiro caso chegou a destroçar a 59ª Brigada Mecanizada Ucraniana em uma tentativa de contra-ataque e retomada da cidade, numa coluna de destruição chegando a quase 15 km; Sumy chegou a ser tomada a um moderado custo e Chernikiv foi totalmente cerca, assim como Mariupol, que está prestes a cair; conseguiram tomar, perderam e depois retomaram numa segunda leva o aeroporto de Hostomel, mesmo com parte do 104º Regimento de Assalto Aéreo estando sob uma desvantagem numérica tremenda e tendo apoio aéreo apenas de Mi-24 e Ka-52, sendo que os Ucranianos ainda conseguiram operar Su-25 e MiG-29, inclusive foram filmados pelos Russos naquela footage do aeroporto de Hostomel. Empacaram no avanço a Kiev, Mykolaiv e Kharkiv, com belo papel desempenhados pelas 56ª, 57ª e 58ª Brigadas Motorizadas e pela 92ª Brigada Mecanizada, além das demais tropas do Exército Ucraniano.
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Os Ucranianos hoje perdem a capacidade de mobilizar Brigadas para realizar contra-ataques e isso fica muito claro quando você vai analisar que os contra-ataques dos Ucranianos, quando conquistam vitórias, conseguem tomar pequenos vilarejos, como em Lupareve e Novovorontsovka. Isso mostra que não conseguem mais organizar grandes contra-ataques para retomar cidades maiores ou maiores porções de terra, isso pode-se levar por alguns motivos e aqui, claro, é especulação, é impossível sabermos a verdade:
- Os Russos conquistaram a supremacia aérea, fazendo com que os Ucranianos não consigam organizar mais o avanço em Brigadas, pois pra isso, além da cobertura aérea da própria Brigada e poder de apoio de fogo, a Brigada precisa de uma extensa e complexa linha de comunicação - nisso aqui que os Russos falharam miseravelmente nos primeiros dias e parece ter sido resolvido, parece - e aparentemente não tem mais. O que é sabido é que maior parte das defesas AAe da Ucrânia foi perdida na primeira semana, a maior parte nos primeiros dias e aqui falo de S-300V1U, Buk e entre outros, não Manpads;
- Os Ucranianos estão com problemas logísticos para conseguir insumos para realizar grandes contra-ataques, forçando a contra-ataques limitados ou de caráter defensivo - contra-ataque para bloquear o inimigo - afim de não estender demais seu fluxo logístico ao ponto de ficar mais unido e aproveitar as baterias antiaéreas restantes. Isso poderia ser um sinal que a atual campanha de bombardeios, uso de tropas de Operações Especiais atrás da linhas e uso de drones pode estar fazendo efeito, especialmente entre os Oblasts de Zhytomyr até Odessa, puxando mais pro Oeste até Lviv;
- Os dois acima juntos, pois apesar de pouca ou quase nenhuma arma ofensiva remanescente, como boas peças de artilharia e carros de combate, os Ucranianos ainda possuem uma larga vantagem numérica, mas agora estão se retraindo e se refugiando dentro de cidades grandes, até as tropas da frente do Donbass estão fazendo isso, com a exceção das tropas Ucranianas no entorno de Donetsk.
Mesmo tudo isso conjurado, você pega, por exemplo, dos dados compilados da inteligência Francesa nesse mapa e analisa o seguinte: com os Russos simplesmente cagando para a quantidade de tropas que perdem, você realmente acha que os Russos não estão tendo sucesso? Não tente pensar com a cabeça de um Europeu ou Ocidental Médio, tente pensar com a cabeça de um Russo:
![Imagem](https://www.defense.gouv.fr/sites/default/files/styles/16_9_md/public/ministere-armees/Situation%20Ukraine%20au%2029%20mars.jpg?h=8a33418a&itok=muCd5tvf)