![Imagem](https://i.ytimg.com/vi/8095DXgKkdg/maxresdefault.jpg)
A chegada do Tatra Force 8x8 com o chassi T815-7 na engenharia do EB trás consigo forte indicação de que muitas coisas irão (começar finalmente) mudar na parte de apoio logístico e transporte nos próximos anos.
O modelo checo é um caminhão militar de origem, e mesmo que importado, é algo que o EB não compra faz décadas, desde o recebimento dos Engesa EE-15/25, ou dos REO, ainda mais antigos.
A maior novidade é a aquisição de um chassi 8x8, algo bastante inusitado para os padrões até então adotados pela força terrestre, e só muito recentemente também adotado no Brasil no mercado civil, apesar de algumas escassas tentativas anteriores.
Vamos torcer para que esta pequena aquisição seja de fato a ponta da lança para a melhoria qualitativa gradual e regular dos veículos de apoio logístico do EB. E que seja também um claro apontamento para a evolução material que precisamos fazer, também, em mais esta importantíssima área.
Afinal, um exército caminha sobre seus estômagos, como diria Napoleão. Mas no séc XXI a comida não vai a lugar nenhum sem a logística de apoio milhares de caminhões do exército para fazê-la chegar onde é necessária.