Geopolítica Energética
Moderador: Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 783 vezes
- Agradeceram: 2465 vezes
Re: Geopolítica Energética
O Governo Federal vem imprimindo esforços para trazer indústrias com alto favor de tecnologia agregado e acabei de saber que um dos estudos de um amigo meu, sobre grafeno em baterias, foi aceito para a UFSM.
Isso é de vital importância, inclusive pra defesa!
A próxima geração das baterias serão as baterias de Litium-Sufur ou simplesmente Sulfato de Lítio, que possuem tanto a recarga quando capacidades muito superiores as de Íon-Lítio. O maiorproblema é o fenônemo chamado de "Polysufur Shuttle", que fazia com que o Sulfato fosse transportado junto com o Lítio Ionizado, na descarga (uso) ou recarga da bateria, assim a deteriorando de forma extremamente rápida, ainda há outros dois problemas, totalizando três e o Grafeno consegue resolver os três, podendo tornar o Brasil pioneiro nesse tipo de bateria.
Imaginem isso sendo utilizado em futuros Submarinos, UAV/UGV's elétricos, baterias para sistemas de infantaria, motores híbridos com transformadores de etanol em hidrogênio e uso de baterias, que já está sendo desenvolvido no Brasil, o que pode derrubar a assinatura térmica causada pelo motor.
Isso é de vital importância, inclusive pra defesa!
A próxima geração das baterias serão as baterias de Litium-Sufur ou simplesmente Sulfato de Lítio, que possuem tanto a recarga quando capacidades muito superiores as de Íon-Lítio. O maiorproblema é o fenônemo chamado de "Polysufur Shuttle", que fazia com que o Sulfato fosse transportado junto com o Lítio Ionizado, na descarga (uso) ou recarga da bateria, assim a deteriorando de forma extremamente rápida, ainda há outros dois problemas, totalizando três e o Grafeno consegue resolver os três, podendo tornar o Brasil pioneiro nesse tipo de bateria.
Imaginem isso sendo utilizado em futuros Submarinos, UAV/UGV's elétricos, baterias para sistemas de infantaria, motores híbridos com transformadores de etanol em hidrogênio e uso de baterias, que já está sendo desenvolvido no Brasil, o que pode derrubar a assinatura térmica causada pelo motor.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6591 vezes
- Agradeceram: 6928 vezes
- Contato:
Se tem como zoar, vamos lá!

![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
E a WEG vai a El Salvador vender equipamentos para geração elétrica geotérmica: quem sabe sempre acha um jeito. Já tinha postado antes, olho nessa empresa!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2069 vezes
- Agradeceram: 2625 vezes
- knigh7
- Sênior
O novo presidente da Petrobrás é colunista do Estadão. Gosto da visão dele.
Segue um artigo recente:

https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0003998566
Segue um artigo recente:

https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0003998566
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2758 vezes
- Agradeceram: 1134 vezes
Esta sendo bem elogiado, o único que criticou foi o Lula, porque, segundo o molusco, Adriano Pires não é do clube do "o petróleo é nosso".
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 144 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
O cara é dono de uma consultoria e foi barrado pelo TCU para assumir cargo no governo por conflito de interesses.
Agora assume a presidência da concorrente...
Vai dar certo. Confia...
Agora assume a presidência da concorrente...
Vai dar certo. Confia...
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2758 vezes
- Agradeceram: 1134 vezes
O golpe que o governo espanhol deu em quem investiu em energia solar.
Não temais ímpias falanges,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 783 vezes
- Agradeceram: 2465 vezes
Bolívia cortou 30% do gás fornecido a Petrobrás sem qualquer aviso prévio, para mandar pra Argentina. E ai, que tal jogar umas bombas nas refinarias que nos roubaram?
- NaScImEnTToBR
- Intermediário
- Agradeceu: 517 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Deveríamos ter retomado as nossas refinarias à força... Malditos petistas dos inferno. Eu mandaria metade do EB pro MT e pro MS e começava a ameaçar... Malditas legislações que proibiram o uso das FAs de forma ofensiva.gabriel219 escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:01 pm Bolívia cortou 30% do gás fornecido a Petrobrás sem qualquer aviso prévio, para mandar pra Argentina. E ai, que tal jogar umas bombas nas refinarias que nos roubaram?
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
NaScImEnTToBR escreveu: Sáb Mai 21, 2022 2:49 pmDeveríamos ter retomado as nossas refinarias à força... Malditos petistas dos inferno. Eu mandaria metade do EB pro MT e pro MS e começava a ameaçar... Malditas legislações que proibiram o uso das FAs de forma ofensiva.gabriel219 escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:01 pm Bolívia cortou 30% do gás fornecido a Petrobrás sem qualquer aviso prévio, para mandar pra Argentina. E ai, que tal jogar umas bombas nas refinarias que nos roubaram?
Eu não esquentaria a cabeça com isso, é apenas IDEOLOGICE dos caras e a gente sabe muito bem o que há para os Bolivianos no fim dessa estradinha: UM BAITA CALOTE!
Aliás, o Evil Morales já brincou disso conosco e, mesmo com quem estava no governo aqui antes, teve que cortar um dobrado e escancarar o chorador quando apareceu a ameaça de explorar nossas próprias jazidas e nunca mais comprar deles; naquela vez foram salvos pela mesma IDEOLOGICE, mas e nesta?
CURIOSIDADE: estava vendo ontem, a grande esperança da Argentina (com o atual regime) de poder entrar na versão ampliada dos BRICS seria... adivinhem qual...
Aliás, o Evil Morales já brincou disso conosco e, mesmo com quem estava no governo aqui antes, teve que cortar um dobrado e escancarar o chorador quando apareceu a ameaça de explorar nossas próprias jazidas e nunca mais comprar deles; naquela vez foram salvos pela mesma IDEOLOGICE, mas e nesta?
CURIOSIDADE: estava vendo ontem, a grande esperança da Argentina (com o atual regime) de poder entrar na versão ampliada dos BRICS seria... adivinhem qual...
- NaScImEnTToBR
- Intermediário
Tomara mesmo. A questão dos fertilizantes também acabamos dependentes por pura legislação ambiental, lamentável.Túlio escreveu: Sáb Mai 21, 2022 3:01 pmNaScImEnTToBR escreveu: Sáb Mai 21, 2022 2:49 pm
Deveríamos ter retomado as nossas refinarias à força... Malditos petistas dos inferno. Eu mandaria metade do EB pro MT e pro MS e começava a ameaçar... Malditas legislações que proibiram o uso das FAs de forma ofensiva.Eu não esquentaria a cabeça com isso, é apenas IDEOLOGICE dos caras e a gente sabe muito bem o que há para os Bolivianos no fim dessa estradinha: UM BAITA CALOTE!
CURIOSIDADE: estava vendo ontem, a grande esperança da Argentina (com o atual regime) de poder entrar na versão ampliada dos BRICS seria... adivinhem qual...![]()
![]()
![]()
![]()
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
NaScImEnTToBR escreveu: Sáb Mai 21, 2022 3:07 pm
Tomara mesmo. A questão dos fertilizantes também acabamos dependentes por pura legislação ambiental, lamentável.
É impressionante como certos empecilhos desaparecem quando a coisa aperta e surge o risco de responsabilidades passarem a ser atribuídas: até a Lame$tream conhece seus limites e sua crescente falta de credibilidade, assim, no que faltar MESMO, muita "legislação ambiental" vai virar fumaça.
O Brasil nunca correu um risco mais sério de afundar COMO NAÇÃO; no que este surgir (se surgir, e meu horizonte é o de todo mundo, meu tempo de vida) o joio será separado do trigo, porque é o que se faz quando é questão de vida ou morte.
Sobre isso, estou a observar os EUA: se o Creepy Joe não tirar logo algum coelho da cartola (como foi o Shale para o Obama) a coisa pode ficar BEM FEIA por lá.
O Brasil nunca correu um risco mais sério de afundar COMO NAÇÃO; no que este surgir (se surgir, e meu horizonte é o de todo mundo, meu tempo de vida) o joio será separado do trigo, porque é o que se faz quando é questão de vida ou morte.
Sobre isso, estou a observar os EUA: se o Creepy Joe não tirar logo algum coelho da cartola (como foi o Shale para o Obama) a coisa pode ficar BEM FEIA por lá.
- NaScImEnTToBR
- Intermediário
O pior é que a queda será interna e não devido a Pudim malvadão, igual o Império romano. Tão com 120% do PIB em dívida, imprimiram no último governo do Trump mais dinheiro ainda pra evitar a bolha de estourar e só aumentaram mais ainda ela. O que mais me surpreende é como meio mundo ocidental deixou pros EUA o monopólio da força militar e realmente acredita que eles irão, em caso de falência econômica, se colocar como defensores totais da Europa, do Japão, Coreia, Austrália e etc. Isso me parece algo MUITO perigoso... A Iugoslávia confiava na permanência da URSS como potência econômica e sabemos como ela acabou. Coreia do Sul, França, Reino Unido e Israel me parecem bem mais sábios que o restante dos aliados americanos.Túlio escreveu: Sáb Mai 21, 2022 3:21 pmNaScImEnTToBR escreveu: Sáb Mai 21, 2022 3:07 pm
Tomara mesmo. A questão dos fertilizantes também acabamos dependentes por pura legislação ambiental, lamentável.É impressionante como certos empecilhos desaparecem quando a coisa aperta e surge o risco de responsabilidades passarem a ser atribuídas: até a Lame$tream conhece seus limites e sua crescente falta de credibilidade, assim, no que faltar MESMO, muita "legislação ambiental" vai virar fumaça.
- knigh7
- Sênior