Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2554 vezes
Agradeceram: 1031 vezes

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#691 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 16, 2022 11:13 am

E como usamos isso a nosso favor? Não usamos, adotamos aquele discurso do bom samaritano, "só fiz minha obrigação", como somos incompetentes viu...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#692 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Mar 16, 2022 11:38 am

J.Ricardo escreveu: Qua Mar 16, 2022 11:13 am E como usamos isso a nosso favor? Não usamos, adotamos aquele discurso do bom samaritano, "só fiz minha obrigação", como somos incompetentes viu...
Pois é, pois é, pois é...

A atitude em si demonstra ser um aliado de grande valor. Mas sem pedir nada os EUA vão dar só um obrigado e dois tapinhas nas costas.

E o pior. Se os EUA descobrissem um plano para sabotar nosso SubNuc eles não só ficariam em silêncio como provavelmente ajudariam na sabotagem.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#693 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 16, 2022 12:22 pm

Se entendi direito a matéria, eles não entraram em contato direto com a MB, mas com pessoas fora do programa. Talvez se tivessem falado com a MB direto, talvez, e bota talvez nisso, essa venda poderia ter dado certo. E pelo preço cobrado, seria uma verdadeira pechincha caso as informações valessem a pena.
Mas enfim, esse nosso complexo de vira-lata não nos deixa mentir nem a nosso favor quando se trata do primo rico do norte.
E se eles descobrissem tudo depois, um bom e bem dito f...-se para eles estava de ótimo tamanho. Eles tentam acabar com o subnuc brasileiro desde 1979 quando foi lançado, e quem tiver a curiosidade de procurar na imprensa os vários casos relatados por militares brasileiros de tentativas yankees de atrapalhar e mesmo defenestrar o subnuc da marinha irá encontrar muita coisa para ler.
E não, nós não somos aliados, amigos ou qualquer coisa para a Casa Branca. No máximo um lugar curioso onde moram dezenas de indiozinhos e bichinhos lindinhos que merecem toda a proteção do mundo... :?

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2388 vezes

#694 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 16, 2022 12:55 pm

@Marcelo Ponciano, @FCarvalho e @J.Ricardo, o cara parece que oferecia dados sobre tecnologia dos reatores PWR da Marinha Americada. Já que estão chamando os outros de vira-latas e burros, vocês poderiam me explicar o que exatamente teríamos de ganho com essas informações, como o que não saberíamos a respeito de reatores PWR?

Se fosse tecnologia de 4ª geração, como reatores militares Chineses estão colocando em submarinos, Molten-Salt Reactors e entre outros. Mas gostaria de uma explicação técnica mesmo em relação a o que NÃO SABEMOS sobre reatores PWR e que ganho teríamos com essa informação.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2554 vezes
Agradeceram: 1031 vezes

#695 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 16, 2022 4:47 pm

Até onde eu sei, já saiu até entrevista de militar dizendo que vamos precisar de tecnologia complementar para o subnuc, e se essas informações estivessem no relatório? você sabe? não? nem eu...

mas volto ao mesmo ponto, deveríamos ter lidado melhor com a situação, e não somente ter entregue os pilantras sem tirar algum benefício disso tudo.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#696 Mensagem por Energys » Qua Mar 16, 2022 7:11 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Mar 16, 2022 10:54 am
Eu fico encabulado como o Brasil é um aliado fiel aos interesses dos EUA. Mas mesmo assim os EUA nos tratam como aliado de menor importância.
Porque existe uma diferença entre aliado e submisso. E eles não respeitam submissos.

Att.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#697 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 16, 2022 8:00 pm

Energys
Sênior
Sênior

#698 Mensagem por Energys » Qua Mar 16, 2022 8:06 pm

Querem torpedear o projeto. Para isso não existe torpedo mais funcional do que a mídia brasileira. Vale até colocar a Rússia no meio, já que os novos representantes do diabo na Terra para o ocidente agora são eles.

Att.

gabriel219
Sênior
Sênior

#699 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 16, 2022 9:49 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Mar 16, 2022 4:47 pm Até onde eu sei, já saiu até entrevista de militar dizendo que vamos precisar de tecnologia complementar para o subnuc, e se essas informações estivessem no relatório? você sabe? não? nem eu...

mas volto ao mesmo ponto, deveríamos ter lidado melhor com a situação, e não somente ter entregue os pilantras sem tirar algum benefício disso tudo.
Quanto a "tecnologia complementar para o subnuc", isso diz respeito ao reator? O que é "tecnologia complementar"? Tecnologia sensível de submarino nuclear são duas coisas: casco e reator. Tem o poder de conhecimento para me dizer sobre mais qualquer outra "tecnologia sensível" de subnuc?

Vocês estão assumindo a matéria como 100% verdadeira, correto? Se sim, ela diz que as informações eram sobre o reator. Se é sobre o reator, eu digo: não tem nada demais, já dominamos tecnologia PWR e já temos modelo pronto.

Eu teria ficado MUITO MAIS PUTO se fosse tecnologia acerca de sonares, comunicação e entre outros, porém casco e reator já dominamos, o que falta agora são as verbas e tocar o projeto.

Energys
Sênior
Sênior

#700 Mensagem por Energys » Qua Mar 16, 2022 10:40 pm

Quando o objetivo é implodir um projeto estratégico alheio, um 'certo país' inventa o que melhor lhe convier. É isso que precisa ser entendido. É esse o sentido das notas na imprensa "nacional" e na "não nacional" (se é que são distintas) das últimas semanas. Existe claramente um realinhamento dos centros de poder mundial, um deles não pode perder seu backyard em meio ao furacão geopolítico que estamos assistindo, infelizmente como coadjuvantes.

Att.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#701 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Mar 17, 2022 12:01 am

gabriel219 escreveu: Qua Mar 16, 2022 12:55 pm @Marcelo Ponciano, @FCarvalho e @J.Ricardo, o cara parece que oferecia dados sobre tecnologia dos reatores PWR da Marinha Americada. Já que estão chamando os outros de vira-latas e burros, vocês poderiam me explicar o que exatamente teríamos de ganho com essas informações, como o que não saberíamos a respeito de reatores PWR?

Se fosse tecnologia de 4ª geração, como reatores militares Chineses estão colocando em submarinos, Molten-Salt Reactors e entre outros. Mas gostaria de uma explicação técnica mesmo em relação a o que NÃO SABEMOS sobre reatores PWR e que ganho teríamos com essa informação.
Então não existe nada, nada mesmo, absolutamente nada, em um reator americano que a gente não saiba?

Evidentemente a MB tem tudo pronto, funcional, amadurecido, sem riscos, pois está funcionando 100% um reator BR igualzinho há 300 metros de profundidade, testado e aprovado em todas as condições de estresse imagináveis, não é mesmo?

Sinceramente, eu não sei se fico mais surpreso com o seu otimismo ou com a sua autoconfiança no programa do nosso reator.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#702 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 17, 2022 12:01 am

A Rússia pode (e acredito que vá) nos ajudar nesta área. Eles estão ficando isolados e estão buscando parcerias:

Imagem
https://www.defesanet.com.br/intel/noti ... r-Sancoes/

gabriel219
Sênior
Sênior

#703 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 17, 2022 12:35 am

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Mar 17, 2022 12:01 am
gabriel219 escreveu: Qua Mar 16, 2022 12:55 pm @Marcelo Ponciano, @FCarvalho e @J.Ricardo, o cara parece que oferecia dados sobre tecnologia dos reatores PWR da Marinha Americada. Já que estão chamando os outros de vira-latas e burros, vocês poderiam me explicar o que exatamente teríamos de ganho com essas informações, como o que não saberíamos a respeito de reatores PWR?

Então não existe nada, nada mesmo, absolutamente nada, em um reator americano que a gente não saiba?

Evidentemente a MB tem tudo pronto, funcional, amadurecido, sem riscos, pois está funcionando 100% um reator BR igualzinho há 300 metros de profundidade, testado e aprovado em todas as condições de estresse imagináveis, não é mesmo?

Sinceramente, eu não sei se fico mais surpreso com o seu otimismo ou com a sua autoconfiança no programa do nosso reator.
Não há estritas diferenças entre reatores PWR, nada. O EUA ainda prefere utilizar reatores de 3ª geração, do qual já desenvolvemos próprio.

Sua fala sobre "reator 100% operando abaixo de 300 metros": Sabe como é a tecnicidade de um reator PWR? Modelo? Os "espiões" nos ofereceram um reator ou plantas de um reator? Pois seu comentário faz parecer que acabamos não aceitando um reator inteirinho, é isso que quis dizer?

Não é otimismo, é fato, você claramente não sabe do que está falando!

Quer fazer parecer como se reator PWR existisse de vários tipos e não existe, PWR não é uma classe de reatores, mas em si um tipo! Tem um tópico dedicado a reatores nucleares aqui mesmo no Fórum, sugiro dar uma ida lá e estudar um pouco o assunto. O S9G é o modelo mais avançado Americano e ainda é PWR, não é de quarta geração, então o ganho sob isso é mínimo. É a mesma coisa de vir espiões nos mostrarem segredos de ogivas HMX utilizadas nas bombas anti-pista do EUA.

Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Mar 17, 2022 2:42 pm, em um total de 1 vez.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#704 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 17, 2022 11:06 am

Se formos minimamente honestos com nós mesmos, vamos aproveitar o momento e tirar o máximo de vantagem dessa briga e cachorro grande.
Me parece que qualquer governo que assuma daqui para frente terá em mente que não dá para ficar em cima do muro como se nada estivesse acontecendo, e de fato terá que se posicionar de um lado claro... o nosso.

Carpe Diem
Lucubus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 158 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#705 Mensagem por Lucubus » Sex Mar 18, 2022 5:20 pm

Para tirar algumas dúvidas sobre o reator brasileiro, o submarino nuclear e o Prosub....

O vídeo é todo muito bom e elucidativo.

a partir do minuto 9:26 o Almirante Petronio junto ao françois da ICN falam sobre o subnuc. No minuto 28:59 o almirante fala que o reator do Labgene esta prontinho na Nuclep e ele é igualzinho ao do submarino..... bom proveito.

Responder