Petróleo produzido no Brasil não é refinado no Brasil. A Petrobrás teria que investir dezenas de bilhões em novas refinarias, pois a de Abreu e Lima já virou praticamente sucata e dificilmente dará para reiniciar a obra.Matheus escreveu: Sex Fev 25, 2022 9:19 pmPerfeito! Ao meu ver, a melhor forma de reduzir o preço é reduzir o ICMS e limitar o PPI. Por exemplo, não há lógica em a Petrobrás cobrar 100 dólares por barril que será refinado aqui, tendo um custo de 1/4 disso ou menos pra extração. O que vem de fora ok, o que é extraído aqui, limitaria. Poderia usar parte dos dividendos do governo recebidos da Petrobrás pra fechar a conta.Duka escreveu: Sex Fev 25, 2022 1:58 pm Não existe nenhum tipo de monopólio legal nos combustíveis fosseis.
Qualquer grupo pode fazer uma refinaria e produzir combustíveis no Brasil, aliás, isso já ocorre (a RLAM já foi vendida e o preço não caiu).
Acho válido a pessoa ideologicamente ser contra estatais, é uma visão de mundo. Só não percebo como isso mudaria o status quo do mercado (pensando em preços). Ninguém iria comprar a Petrobras pra vender mais barato do que o preço do mercado internacional.
Estamos sendo pioneiros em um novo tipo de motor transformador, que utiliza Etanol no tanque, que é convertido em hidrogênio e o hidrogênio alimenta os motores. Além das baterias de Grafeno, que aumentaram em dezenas de vezes a eficiência de carros elétricos e carros híbridos. Não faz sentido mais o Estado Brasileiro ficar utilizando impostos para expandir a capacidade de produção e o refino da Petrobrás.
Privatizar a Petrobrás é o caminho lógico.