DESAER ATL-100
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Strike
- Intermediário
- Mensagens: 347
- Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Re: DESAER ATL-100
Matéria trazendo novidades a respeito da "suposta" nova aeronave brasileira Desaer ATL-100H, torço para que este projeto se torne realidade algum dia, tem muitas características interessante !
Aeronave brasileira Desaer ATL-100H terá motores elétricos com turboélices
O ATL-100H da empresa brasileira Desaer será um avião híbrido, utilizando motores turboélice e motores elétricos para ter um alcance consideravelmente maior.
O ATL-100H é baseado no projeto do ATL-100 não elétrico da Desaer, que possui uma cabine que pode ser configurada para carga ou passageiros. Na última configuração, pode acomodar 19 passageiros mais dois tripulantes.
Mas enquanto o ATL-100 tem apenas dois motores turboélice de 1.000 cavalos de potência – um localizado na extremidade interna de cada asa – o ATL-100H adiciona duas unidades de propulsão elétrica magni350 da magniX às extremidades externas das asas. Cada uma dessas unidades de 111,5 kg (246 lb) incorpora um motor elétrico de 350 kW que produz 1.610 Nm (1.188 pés lb) de torque contínuo máximo.
Todos motores fornecerão a maior parte do empuxo durante a decolagem e a subida, permitindo que os motores turboélices operem com uma taxa de consumo de combustível mais baixa durante essa fase do voo com fome de energia. Os motores elétricos fornecerão mais empuxo quando a aeronave atingir sua altitude de cruzeiro, embora em viagens de menor alcance os motores turboélices também ajudem nessa fase. Para voos mais longos, os dois motores elétricos são capazes de fornecer toda a potência de cruzeiro necessária por conta própria.
Embora nenhum número de alcance tenha sido fornecido neste momento, com a magniX afirmando que, dependendo da distância, a adição dos motores elétricos deve permitir que a aeronave use 25 a 40% menos combustível do que se fosse apenas turboélice. Os motores também devem reduzir bastante o ruído do motor nas decolagens e reduzir os requisitos de manutenção.
Atualmente, não há informações sobre quando o Desaer ATL-100H chegará à produção.
https://www.cavok.com.br/aeronave-brasi ... urboelices
Aeronave brasileira Desaer ATL-100H terá motores elétricos com turboélices
O ATL-100H da empresa brasileira Desaer será um avião híbrido, utilizando motores turboélice e motores elétricos para ter um alcance consideravelmente maior.
O ATL-100H é baseado no projeto do ATL-100 não elétrico da Desaer, que possui uma cabine que pode ser configurada para carga ou passageiros. Na última configuração, pode acomodar 19 passageiros mais dois tripulantes.
Mas enquanto o ATL-100 tem apenas dois motores turboélice de 1.000 cavalos de potência – um localizado na extremidade interna de cada asa – o ATL-100H adiciona duas unidades de propulsão elétrica magni350 da magniX às extremidades externas das asas. Cada uma dessas unidades de 111,5 kg (246 lb) incorpora um motor elétrico de 350 kW que produz 1.610 Nm (1.188 pés lb) de torque contínuo máximo.
Todos motores fornecerão a maior parte do empuxo durante a decolagem e a subida, permitindo que os motores turboélices operem com uma taxa de consumo de combustível mais baixa durante essa fase do voo com fome de energia. Os motores elétricos fornecerão mais empuxo quando a aeronave atingir sua altitude de cruzeiro, embora em viagens de menor alcance os motores turboélices também ajudem nessa fase. Para voos mais longos, os dois motores elétricos são capazes de fornecer toda a potência de cruzeiro necessária por conta própria.
Embora nenhum número de alcance tenha sido fornecido neste momento, com a magniX afirmando que, dependendo da distância, a adição dos motores elétricos deve permitir que a aeronave use 25 a 40% menos combustível do que se fosse apenas turboélice. Os motores também devem reduzir bastante o ruído do motor nas decolagens e reduzir os requisitos de manutenção.
Atualmente, não há informações sobre quando o Desaer ATL-100H chegará à produção.
https://www.cavok.com.br/aeronave-brasi ... urboelices
Brava Gente Brasileira ..!
- Strike
- Intermediário
- Mensagens: 347
- Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Re: DESAER ATL-100
Strike escreveu: Sáb Fev 19, 2022 2:58 am Matéria trazendo novidades a respeito da "suposta" nova aeronave brasileira Desaer ATL-100H, torço para que este projeto se torne realidade algum dia, tem muitas características interessante !
Aeronave brasileira Desaer ATL-100H terá motores elétricos com turboélices
O ATL-100H da empresa brasileira Desaer será um avião híbrido, utilizando motores turboélice e motores elétricos para ter um alcance consideravelmente maior.
O ATL-100H é baseado no projeto do ATL-100 não elétrico da Desaer, que possui uma cabine que pode ser configurada para carga ou passageiros. Na última configuração, pode acomodar 19 passageiros mais dois tripulantes.
Mas enquanto o ATL-100 tem apenas dois motores turboélice de 1.000 cavalos de potência – um localizado na extremidade interna de cada asa – o ATL-100H adiciona duas unidades de propulsão elétrica magni350 da magniX às extremidades externas das asas. Cada uma dessas unidades de 111,5 kg (246 lb) incorpora um motor elétrico de 350 kW que produz 1.610 Nm (1.188 pés lb) de torque contínuo máximo.
Todos motores fornecerão a maior parte do empuxo durante a decolagem e a subida, permitindo que os motores turboélices operem com uma taxa de consumo de combustível mais baixa durante essa fase do voo com fome de energia. Os motores elétricos fornecerão mais empuxo quando a aeronave atingir sua altitude de cruzeiro, embora em viagens de menor alcance os motores turboélices também ajudem nessa fase. Para voos mais longos, os dois motores elétricos são capazes de fornecer toda a potência de cruzeiro necessária por conta própria.
Embora nenhum número de alcance tenha sido fornecido neste momento, com a magniX afirmando que, dependendo da distância, a adição dos motores elétricos deve permitir que a aeronave use 25 a 40% menos combustível do que se fosse apenas turboélice. Os motores também devem reduzir bastante o ruído do motor nas decolagens e reduzir os requisitos de manutenção.
Atualmente, não há informações sobre quando o Desaer ATL-100H chegará à produção.
https://www.cavok.com.br/aeronave-brasi ... urboelices
O interessante desta informação a respeito de uma versão hibrida do Desaer Atl-100h, é a imagem artistica que foi divulgada pela empresa da aeronave que lembra o projeto do Embraer Stout.
OBS: Sempre bom ver surgir projetos nacionais interessantes e com tanto potencial de inovação e mercado !
Fico na torcida para que todos sejam concretizados.
Brava Gente Brasileira ..!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38738
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5944 vezes
- Agradeceram: 3345 vezes
Re: DESAER ATL-100
Pensando aqui com os meus botões, é possível antever que o pessoal da FAB e demais forças devem estar olhando este e outros projetos de aviões propostos no Brasil com outros olhos, tendo em visto os acontecimentos na Europa.
Tudo aquilo lá está mais uma vez demonstrando a fulcral importância de se ter uma base industrial
sólida e eficaz/eficiente no sentido de amparar a defesa nacional e os projetos das ffaa's.
Não sei se a DESAER poderá se beneficiar das consequências desta guerra, mas com certeza depois dela todos aqui e lá fora irão olhar para os projetos da empresa de forma diferente.
Só espero que nós façamos isso primeiro.
ps: notar que o ATL-100 não concorre diretamente com o STOUT da Embraer, posto que são de categorias diferentes. Se vai haver espaço para ambos no mercado brasileiro (civil e militar), ainda vamos ver. Os projeto dos aviões E-Energy da Embraer cobrem uma variada gama de categorias, e podem bater de frente com os aviões da Desaer.
Tudo aquilo lá está mais uma vez demonstrando a fulcral importância de se ter uma base industrial
sólida e eficaz/eficiente no sentido de amparar a defesa nacional e os projetos das ffaa's.
Não sei se a DESAER poderá se beneficiar das consequências desta guerra, mas com certeza depois dela todos aqui e lá fora irão olhar para os projetos da empresa de forma diferente.
Só espero que nós façamos isso primeiro.
ps: notar que o ATL-100 não concorre diretamente com o STOUT da Embraer, posto que são de categorias diferentes. Se vai haver espaço para ambos no mercado brasileiro (civil e militar), ainda vamos ver. Os projeto dos aviões E-Energy da Embraer cobrem uma variada gama de categorias, e podem bater de frente com os aviões da Desaer.
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1352
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 489 vezes
Re: DESAER ATL-100
https://aeroin.net/nova-fabrica-de-avio ... eno-em-mg/
Depois de muito tempo surge mais uma notícia... acompanhada de mais uma imagem digital para Powerpoint. Agora eles tem um terreno.
O que não quer dizer nada, ainda. Mas vamos que vamos.
Depois de muito tempo surge mais uma notícia... acompanhada de mais uma imagem digital para Powerpoint. Agora eles tem um terreno.
O que não quer dizer nada, ainda. Mas vamos que vamos.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38738
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5944 vezes
- Agradeceram: 3345 vezes
Re: DESAER ATL-100
Não espero nada da classe política, porque desses não se pode esperar nada de bom mesmo, vide que até o capeta faz acordos com eles com um pé atrás.
Mas olhando para a parte que cabe ao MD, e tendo em vistas o que se está a aprender (acho) neste conflito europeu, bem, espero que as próximas edições da END, PND e Livro Branco da Defesa, e suas consequentes contrapartes documentais de planejamento estratégico nas ffaa's, tenham a hombridade de pelo menos dar nomes aos bois e quantificar e precificar as necessidades reais do país em matéria de Defesa Nacional, ou melhor dizendo, da nossa independência.
Porque autonomia muitos países até tem, mas, ser verdadeiramente independente é bem outra coisa.
O que vier depois disso é consequência. Boas e más.
Mas olhando para a parte que cabe ao MD, e tendo em vistas o que se está a aprender (acho) neste conflito europeu, bem, espero que as próximas edições da END, PND e Livro Branco da Defesa, e suas consequentes contrapartes documentais de planejamento estratégico nas ffaa's, tenham a hombridade de pelo menos dar nomes aos bois e quantificar e precificar as necessidades reais do país em matéria de Defesa Nacional, ou melhor dizendo, da nossa independência.
Porque autonomia muitos países até tem, mas, ser verdadeiramente independente é bem outra coisa.
O que vier depois disso é consequência. Boas e más.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38738
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5944 vezes
- Agradeceram: 3345 vezes
Re: DESAER ATL-100
Com a derrocada do Mou entre FAB e Embraer para o STOUT, o ATL-100 talvez ganhe um respiro no longo prazo ao ver que suas chances com a FAB podem ter sido melhoradas ainda que sem querer, caso o projeto consiga sair do papel até o final desta década.
A ver como o pessoal da Desaer irá ver esta mudança de rumos, e se eles terão condições de colocar os seus aviões na praça ainda em tempo de fazê-los uma opção de verdade para a força aérea, antes que ela se resolva por mais uma solução de oportunidade.
Para nossa sorte, os C-95, 97, 98 ainda duram pelo menos mais uns 10 anos tranquilamente.
Depois disso vamos ter precisar de soluções para eles.
A ver como o pessoal da Desaer irá ver esta mudança de rumos, e se eles terão condições de colocar os seus aviões na praça ainda em tempo de fazê-los uma opção de verdade para a força aérea, antes que ela se resolva por mais uma solução de oportunidade.
Para nossa sorte, os C-95, 97, 98 ainda duram pelo menos mais uns 10 anos tranquilamente.
Depois disso vamos ter precisar de soluções para eles.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19093
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2041 vezes
- Agradeceram: 2581 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38738
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5944 vezes
- Agradeceram: 3345 vezes
Re: DESAER ATL-100
Parece que demora, mas como reza o dito popular, é de grão em grão que a galinha enche o papo.
Boa sorte para eles. Desejo toda sorte do mundo para eles.
E que estes projetos saiam dos lap top da empresa.
Se o atual governador se reeleger, talvez as coisas fiquem mais fáceis.
A ver.
edi> demanda presumível para a FAB a partir de 2030 é de cerca de 80 aeronaves, entre C-95 e C-97. Se os Caravan irão entrar nesta conta também, a saber. Se afirmativo, a demanda passa de uma centena de aeronaves para equipar os ETA na proporção 1x1, o que é muito improvável. Como só existem 6 ETA na FAB por agora, um esquadrão a 12 aviões é o mínimo que se pode esperar com vista à manutenção de uma operacionalidade crível e efetiva. Mas vamos aguardar para ver o que a força aérea decide mais para frente quando a substituição se impor.
Boa sorte para eles. Desejo toda sorte do mundo para eles.
E que estes projetos saiam dos lap top da empresa.
Se o atual governador se reeleger, talvez as coisas fiquem mais fáceis.
A ver.
edi> demanda presumível para a FAB a partir de 2030 é de cerca de 80 aeronaves, entre C-95 e C-97. Se os Caravan irão entrar nesta conta também, a saber. Se afirmativo, a demanda passa de uma centena de aeronaves para equipar os ETA na proporção 1x1, o que é muito improvável. Como só existem 6 ETA na FAB por agora, um esquadrão a 12 aviões é o mínimo que se pode esperar com vista à manutenção de uma operacionalidade crível e efetiva. Mas vamos aguardar para ver o que a força aérea decide mais para frente quando a substituição se impor.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62033
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6452 vezes
- Agradeceram: 6813 vezes
- Contato:
Re: DESAER ATL-100
Já eu fico cá a pensaire no quão surreal isso é: não tiveram $$$ sequer para fazer uma maquete e botar num túnel de vento e agora "têm" quase 700 milhões para construir uma fábrica sem ter produto algum para fazer a linha de montagem andar. Pelo jeito virou "novo normal" botar a carroça na frente dos bois e depois "dá-se um jeitinho"...
Sério que sou o único a achar isso BEM estranho e lembrar de falcatruas como a famigerada REKKOF?
Sério que sou o único a achar isso BEM estranho e lembrar de falcatruas como a famigerada REKKOF?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38738
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5944 vezes
- Agradeceram: 3345 vezes
Re: DESAER ATL-100
Eu não sei qual é essa mágica que eles vão usar par tirar essa fábrica da cartola, mas se der certo, parabéns para eles.
Mostra que nem tudo está perdido no Brasil.
Mostra que nem tudo está perdido no Brasil.
Carpe Diem
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: DESAER ATL-100
Lembrei do Eike Batista...Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 4:55 pmJá eu fico cá a pensaire no quão surreal isso é: não tiveram $$$ sequer para fazer uma maquete e botar num túnel de vento e agora "têm" quase 700 milhões para construir uma fábrica sem ter produto algum para fazer a linha de montagem andar. Pelo jeito virou "novo normal" botar a carroça na frente dos bois e depois "dá-se um jeitinho"...
Sério que sou o único a achar isso BEM estranho e lembrar de falcatruas como a famigerada REKKOF?
- NaScImEnTToBR
- Intermediário
- Mensagens: 341
- Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
- Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 516 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Re: DESAER ATL-100
Também não entendo. Se não há encomendas, pra que abrir uma linha de produção?Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 4:55 pmJá eu fico cá a pensaire no quão surreal isso é: não tiveram $$$ sequer para fazer uma maquete e botar num túnel de vento e agora "têm" quase 700 milhões para construir uma fábrica sem ter produto algum para fazer a linha de montagem andar. Pelo jeito virou "novo normal" botar a carroça na frente dos bois e depois "dá-se um jeitinho"...
Sério que sou o único a achar isso BEM estranho e lembrar de falcatruas como a famigerada REKKOF?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62033
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6452 vezes
- Agradeceram: 6813 vezes
- Contato:
Re: DESAER ATL-100
NaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 6:45 pmTambém não entendo. Se não há encomendas, pra que abrir uma linha de produção?Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 4:55 pmJá eu fico cá a pensaire no quão surreal isso é: não tiveram $$$ sequer para fazer uma maquete e botar num túnel de vento e agora "têm" quase 700 milhões para construir uma fábrica sem ter produto algum para fazer a linha de montagem andar. Pelo jeito virou "novo normal" botar a carroça na frente dos bois e depois "dá-se um jeitinho"...
Sério que sou o único a achar isso BEM estranho e lembrar de falcatruas como a famigerada REKKOF?
Fácil, eu explico:
1 - Compra uma carroça (fiado, claro);
2 - Arruma uns bois e arreios emprestados (vai saber de quem);
3 - Bota os bois atrás da carroça;
4 - Paga um jorna pra botar a culpa no GF se não for possível convencer os bois a EMPURRAR a carroça.
PS.: assim até eu; não seria uma boa ideia a gente charlar? Tipo eu especifico umas coisas, tu fazes os desenhos e algum governador (talvez com uns políticos Portugueses de lambuja) nos dá a bufunfa para fazer uma fábrica. Se alguém vai comprar depois é coisa de somenos...
1 - Compra uma carroça (fiado, claro);
2 - Arruma uns bois e arreios emprestados (vai saber de quem);
3 - Bota os bois atrás da carroça;
4 - Paga um jorna pra botar a culpa no GF se não for possível convencer os bois a EMPURRAR a carroça.
PS.: assim até eu; não seria uma boa ideia a gente charlar? Tipo eu especifico umas coisas, tu fazes os desenhos e algum governador (talvez com uns políticos Portugueses de lambuja) nos dá a bufunfa para fazer uma fábrica. Se alguém vai comprar depois é coisa de somenos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- NaScImEnTToBR
- Intermediário
- Mensagens: 341
- Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
- Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 516 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Re: DESAER ATL-100
Pela quantidade de desenho que nós temos aqui, e o pior, a maioria baseado em meios operados pelo EB (e outros até em ROBs e requisitos como os do Guarani), daria pra dar um processo lindo e ficar milionário. Partiu arranjar um André Miranda pra achar grana de investidores para a construção e mais alguns Youtubers mestres em vender curso pra ficar milionário, além é claro da vaquinha online, não podemos esquecer disso. Falamos com o pessoal do Tecnodefesa que confunde toneladas largas com curtas e com o pessoal que fez o ROB do CV90120T e esta tudo feito. Ai fazemos os designs em 3D, 2D, botamos um monte de plantas deles e pronto. Só ir no STF com ajuda do Piçól e PecêDuBÊ que nós ganhamos...Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 6:54 pmNaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 6:45 pm
Também não entendo. Se não há encomendas, pra que abrir uma linha de produção?Fácil, eu explico:
1 - Compra uma carroça (fiado, claro);
2 - Arruma uns bois e arreios emprestados (vai saber de quem);
3 - Bota os bois atrás da carroça;
4 - Paga um jorna pra botar a culpa no GF se não for possível convencer os bois a EMPURRAR a carroça.
PS.: assim até eu; não seria uma boa ideia charlar com o @NaScImEnTToBR? Tipo eu especifico umas coisas, ele faz os desenhos e algum governador (talvez com uns políticos Portugueses de lambuja) nos dá a bufunfa para fazer uma fábrica. Se alguém vai comprar depois é coisa de somenos...
Editado pela última vez por NaScImEnTToBR em Ter Jun 07, 2022 7:14 pm, em um total de 3 vezes.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14016
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2440 vezes
Re: DESAER ATL-100
E ainda tem trouxa que acredita nessa DESAER. É mais uma tentando boquetear dinheiro público e, se não conseguir, vai chorar dizendo que a culpa é do GF.