#786
Mensagem
por FCarvalho » Seg Jan 24, 2022 5:31 pm
Se os suecos tiverem oferecido também a opção de Gripen C/D novos de fábrica seria até algo a se pensar e comparar com estes F-16 recauchutados em termos de custo x benefício aos colombianos; ou mesmo usados, ainda assim seriam uma escolha muito melhor e mais lógica. E quiçá muito mais prudente.
Mas como estas compras são menos técnicas do que políticas. Então a ver o que o governo colombiano diz sobre o assunto. Se é que ele tem de fato algo a dizer sobre suposições e fofoca de internet.
A FAC quer qualquer coisa para poder se livrar dos Kfir para ontem, isto é sabido de todos na Colômbia, já que eles deram o que tinham que dar, apesar de todas as modernizações. E os repetidos conflitos na fronteira e a elevação do tom nas trocas de farpas entre Caracas e Bogotá não tem ajudado muito o ambiente de segurança recíproca.
A presença militar e paramilitar sino-russa no vizinho ao lado também não é vista com bons olhos pelos militares colombianos, assim como mais ainda pelos seus aliados norte americanos. Só que isso não se tem traduzido na prática em maiores e melhores condições de ofertas e/ou cessão de material militar estadunidense. Além disso, no momento, os colombianos também estão as voltas com o recrudescimento dos movimentos de guerrilha com o ELP e os dissidentes das FARC. Isso irá demandar, mais uma vez, a concentração de esforços, e meios, no combate a estes grupos, principalmente no nordeste da Colômbia.
Se eventualmente os russos entrarem "oficialmente" com bases militares, e talvez até nukes, na Venezuela, provavelmente o governo colombiano será pressionado pelos yankees a reforçar mais ainda a sua já bem grande estrutura militar. Quem sabe ano que vem, ou ainda na segunda metade deste ano, possa haver alguma novidade.
A ver.
Carpe Diem