Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Se fizer uma média, essas células tem menos de 700hs cada....isso não é nada ..
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Teve uma entrevista com o comandante da Avex que o mesmo mencionou que a aquisição dos helis de ataque seria para 2030. Diante desse cenário, seria plausível o EB receber essas unidades, até para criar doutrina. Até porque não existem garantias que em 2030 o EB conseguirá efetivar essa aquisição.
Abraços,
Wesley
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"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Imagina a situação da IAS, que deve ter feito investimentos para essa empreitada e agora saber que a FAB não vai operar esses helis.Strike escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 6:25 amExatamente! É necessário uma nota oficial da FAB explicando plausivamente a súbita e repentina aposentadoria dos AH-2, ainda mais uma aeronave com menos de meta do seu ciclo operacional completo (novas!) e com papel ímpar no quadro da força !!FCarvalho escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 7:46 pm É uma situação complicada de entender e de explicar.
A FAB fez um esforço, deve ter feito, para emplacar aquela empresa em MG para fazer a manutenção geral dos Mi-35, e quando o negócio estava engrenando já com várias células em processo de revisão, do nada a FAB simplesmente diz que vai tirar todos os helos de operação sem maiores explicações.
Seria muito pedir para alguém questionar o cmte da FAB sobre esta decisão e apresentar justificativas plausíveis oficialmente?
Como países africanos semi falidos economicamente consegue manter e operar tais helicópteros, inclusive com alta taxas de disponibilidade em conflitos precários, mais a força aérea não consegue viabilizar a operação/manutenção de míseras 12 aeronaves!!
O acordo firmado no final de 2020 entre as três partes (FAB, IAS E ROSTEC) a respeito da manutenção de células e motor do Mi-35 em BH na IAS foi quebrado? O que o acordo comtemplava qual tipo e nível de manutenção?
Que tipo de manutenção estas aeronaves sofreram? Só passou duas aeronaves por esta operação? O que inviabilizou o cumprimento do contrato acordado? Qual a demanda de manutenção e custos da operação? Houve pressão política externa para romper o acordo com a Rússia? A ROSTEC não cumpriu com o acordado?
Muitas questões a serem esclarecidas!!
Como diria nossa presidenta: "ganhou, mas perdeu!"
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
O EB não quer !
A MB nem sonha rsrs !
A FAB não quer mais ....
Só resta vender , mesmo que vá para o EB , quem vai repassar as verbas para a manutenção dos AH-2 ou arcar com verbas necessárias para operar ?
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- Matheus
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Aí é que tá. Deveria um ministro da defesa colocar o p. na mesa e passar os helis e os recursos ao EB, se for essa questão. Claro q a gente, como civil, não sabe da missa à metade. Mas como é a gente que paga por essa lambança, o mínimo que o Mindef deveria fazer é se explicar pq estão queimando dinheiro do contribuinte.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Exato, e aparentemente os helicópteros estava passando por uma manutenção, como mostra nas fotos as células foram praticamente desmontada, retirando o motor, rotor de hélices, display da cabine, sensores, canhão e cauda! Os itens seriam levado para bancada de testes e análise para avaliação do estado de fadiga e posterior reparos se necessários por meio de "kits" de peças inviados pela ROSTEC.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 10:26 amImagina a situação da IAS, que deve ter feito investimentos para essa empreitada e agora saber que a FAB não vai operar esses helis.Strike escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 6:25 am
Exatamente! É necessário uma nota oficial da FAB explicando plausivamente a súbita e repentina aposentadoria dos AH-2, ainda mais uma aeronave com menos de meta do seu ciclo operacional completo (novas!) e com papel ímpar no quadro da força !!
Como países africanos semi falidos economicamente consegue manter e operar tais helicópteros, inclusive com alta taxas de disponibilidade em conflitos precários, mais a força aérea não consegue viabilizar a operação/manutenção de míseras 12 aeronaves!!
O acordo firmado no final de 2020 entre as três partes (FAB, IAS E ROSTEC) a respeito da manutenção de células e motor do Mi-35 em BH na IAS foi quebrado? O que o acordo comtemplava qual tipo e nível de manutenção?
Que tipo de manutenção estas aeronaves sofreram? Só passou duas aeronaves por esta operação? O que inviabilizou o cumprimento do contrato acordado? Qual a demanda de manutenção e custos da operação? Houve pressão política externa para romper o acordo com a Rússia? A ROSTEC não cumpriu com o acordado?
Muitas questões a serem esclarecidas!!
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Wesley
Na imagem se observa peças embaladas que seriam destes "kits" enviado pela ROSTEC.
Matéria da própria IAS destacando os trabalhos a serem realizados por ela no Mi-35
Além da Rússia, o IAS é o único centro autorizado a realizar uma revisão completa do helicóptero de ataque Mi35M utilizado pela Força Aérea Brasileira – FAB.
⠀
Em nosso centro, a aeronave está passando por uma revisão geral da célula (Airframe) e dos motores VK-2500, da transmissão principal (Main Gearbox VR-24) e diversos outros componentes.
⠀ O
IAS possui um corpo técnico altamente qualificado e instalações modernas, equipadas com tecnologia avançada, garantindo serviços com a máxima qualidade e segurança.
https://www.ias.ind.br/site/?p=28372
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- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Creio que com as informações públicas que se tem disponíveis sobre o nível de operacionalidade e os custos de manutenção dos AH-2 não dá para afirmar categoricamente que estes helos tem/teriam um custo baixo, alto ou mediano para qualquer coisa.
A FAB opera eles há quase 10 anos sem nenhuma fricção maior com os russos, apesar das querelas iniciais. Depois disso, oficial ou informalmente nunca houve um posicionamento do cmdo da força seja para reclamar ou elogiar os mesmos.
E se os custos fossem tão altos assim, o natural - e lógico - era a FAB defenestrar imediatamente estes helos e o Poti já no primeiro dia do atual mandatário do país. Mas isto não foi feito de pronto.
O colega Strike colocou algumas das questões pertinentes que se tem de inferir sobre o cmdo da FAB a fim de justificar esta decisão
E apesar de isto não ter sido comentado aqui, é preciso notar que esta decisão veio justamente na semana anterior a viagem do PR à Rússia, com direito a MD a tira colo.
Alguma mensagem subliminar da FAB para o cmte em chefe das forças armadas?
Me parece que a reação do cmdo da FAB ao resultado da negociação com a Embraer não foi lá das mais animadas.
A ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Até onde se pode saber sobre este contrato divulgado em público, as manutenções seriam em nível de check C e/ou D de todas os helos.Strike escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 6:25 am Que tipo de manutenção estas aeronaves sofreram? Só passou duas aeronaves por esta operação? O que inviabilizou o cumprimento do contrato acordado? Qual a demanda de manutenção e custos da operação? Houve pressão política externa para romper o acordo com a Rússia? A ROSTEC não cumpriu com o acordado?
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Agora eu acho meio difícil saber dado que a FAB intenta dar como letra morta esta retirada o mais rápido possível, até para não dar tempo de nenhum questionamento sair de onde poderia e/ou deveria.
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- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Pouco mais de 650 horas para cada uma.
E abre uma brecha para questionar algo simples: quanto a FAB acha que pode conseguir pelos seus Mi-35 e todo o ferramental e equipamentos de logística de apoio no mercado internacional?
Com tão poucas horas de voo, estes helos podem render uma boa grana para se tentar comprar mais H-60, mesmo que usados.
O pacote todo custou mais de 300 milhões de dólares quando foram comprados. Quanto se consegue hoje? 200, 250, 100 milhões?
A FAB adquiriu os seus 16 uh-60L por bem mais de 100 milhões de dólares.
Como o Poti será extinto, sobra entender que os recursos por esta suposta venda dos helos russos deve ser toda revertida para a aquisição dos Pave Hawk usados que tanto se falou para equipar o Pelicano. Ou se a grana for muito curta, vai de UH-60L básico mesmo.
A ver quantos eles conseguem.
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- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Se nós considerarmos que o único material militar russo que o EB se dispôs a comprar foram os Igla-S, a mais de vinte anos atrás e mesmo assim a conta gotas, penso que é muito difícil o EB querer receber estes helos.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 10:23 am Teve uma entrevista com o comandante da Avex que o mesmo mencionou que a aquisição dos helis de ataque seria para 2030. Diante desse cenário, seria plausível o EB receber essas unidades, até para criar doutrina. Até porque não existem garantias que em 2030 o EB conseguirá efetivar essa aquisição.
Abraços,
Wesley
Como comprar mais Black Hawk parece ser uma decisão já tomada para colocar no lugar dos Cougar e BH antigos, aceitar os Mi-35 no mínimo atrapalharia os planos da Avex de conseguir operar BH armados aqui na minha região.
Mas, é melhor esperar para ver. O PR vai à Rússia esta semana. Vamos ver o que acontece.
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- FCarvalho
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Simplesmente a FAB deu um f...-se nos Mi-35 e por conseguinte na IAS, que deve ter tirado do próprio bolso para se capacitar a fazer o serviço.Strike escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 1:54 pm Matéria da própria IAS destacando os trabalhos a serem realizados por ela no Mi-35
Além da Rússia, o IAS é o único centro autorizado a realizar uma revisão completa do helicóptero de ataque Mi35M utilizado pela Força Aérea Brasileira – FAB.
Em nosso centro, a aeronave está passando por uma revisão geral da célula (Airframe) e dos motores VK-2500, da transmissão principal (Main Gearbox VR-24) e diversos outros componentes.
IAS possui um corpo técnico altamente qualificado e instalações modernas, equipadas com tecnologia avançada, garantindo serviços com a máxima qualidade e segurança.
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Decisão atrapalhada, questionável e sem propósito.
Mas o MD esta semana vai a tira colo com o PR na visita à Rússia.
Vamos ver o que acontece.
Se fosse só a FAB se resolver com tudo isso, o problema seria menor, mas envolve não só a IAS, como outras empresas e fornecedores desta. Afinal, ela não faz check C e/ou Chek D em Mi-35 sozinha.
Alguém vai ter que dar mais explicações do que apenas soltar uma nota de rodapé.
Carpe Diem
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A FAB na sua própria página andou postando várias fotos do H-60 na rede, no facebook.
- Strike
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Com as poucas informações já divulgadas ao público "civil" pela imprensa, empresas envolvidas no processo de manutenção e a própria FAB... Esta "aposentadoria" repentina dos AH-2 sabre praticamente novos, fica a cada instante mais questionável e estranha!!!FCarvalho escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 2:26 pmSimplesmente a FAB deu um f...-se nos Mi-35 e por conseguinte na IAS, que deve ter tirado do próprio bolso para se capacitar a fazer o serviço.Strike escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 1:54 pm Matéria da própria IAS destacando os trabalhos a serem realizados por ela no Mi-35
https://www.ias.ind.br/site/?p=28372
Decisão atrapalhada, questionável e sem propósito.
Mas o MD esta semana vai a tira colo com o PR na visita à Rússia.
Vamos ver o que acontece.
Se fosse só a FAB se resolver com tudo isso, o problema seria menor, mas envolve não só a IAS, como outras empresas e fornecedores desta. Afinal, ela não faz check C e/ou Chek D em Mi-35 sozinha.
Alguém vai ter que dar mais explicações do que apenas soltar uma nota de rodapé.
À FAB teria obrigação junto a nós contribuintes e toda a sociedade de interesse de emitir uma nota oficial justificando de forma clara e plausível os motivos que levaram a mesma a tomar uma decisão desta tão "abrupta"!!
Obs: trocar helicóptero praticamente novos, autênticos vetores de ataque, por Black Hawk usados adaptados com foguetes e metralhadoras para a missão de reconhecimento! Qual a lógica?
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Gente, a portaria sequer entrou em vigor (1º de março de 2022) com a desativação ao longo do ano.
Mas que ânsia de lascar o pau na FAB e fazer mimimi.
Mas que ânsia de lascar o pau na FAB e fazer mimimi.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Até agora, a única informação foi a do Rinaldi, que as aeronaves tem BAIXO custo operacional, mas que a grande revisão ficou inviável devido ao custo. Ai eu pergunto o seguinte: algum outro cliente já teve problemas com custos de grande revisão com equipamentos Russos? Isso vale para todos os equipamentos, especialmente que a Rostom esteja envolvida, que é trocar peças antigas por peças novas, até mesmo em revisões ou modernizações. Os T-72B2 que foram pra B3 trocaram até suspensão e motor pra sistemas novos, diferente do que o Ocidente faz, como os novos Leopard 2 ainda utilizam o mesmo motor da primeira versão, Abrams e afins.
Esse tem que ser o ponto discutido aqui, foi não faz o menor sentido! Até o momento, fomos os ÚNICOS operadores de equipamentos Russos que rejeitamos trocar peças velhas por peças novas, falar que o custo é inviável!
Isso está claríssimo pra mim, não há nada de estranho, é a mesma decisão quanto ao que fizeram com os Mirage 2000-C: desativaram para fazer pressão na compra de outro meio, no caso, mais Pavehawk ou gambiarra com UH-60L do deserto.
Outra coisa questionabilíssima, que eu já havia dito, é o EB recusar a receber esses Sabre's. Como eu falei antes, helicópteros de ataque precisam ser ágeis, coisa que o Sabre, apesar de rápido pra burro, não é, porém se o EB considera AH-60 para utilizar como aeronave de ataque, rejeitar o Sabre, que é INFINITAMENTE SUPERIOR EM TUDO chega a ser bizarro, sem nenhuma explicação minimamente lógica e que viria de um ser humano! Se o EB já operasse AW129 - que sempre foi seu desejo, especialmente se aqueles AW129D fossem incorporados, que supostamente foram oferecidos junto com 200 Centauro B1 - ou mesmo tivesse pego aqueles 26 Viper's do AMARG, faria até sentido, pois teria que formar novos pilotos, haveria um custo extra muito grande envolvido e não faria sentido, mas o EB deixar de lado Sabre e escolher AH-60, por puro luxismo, é inaceitável!
"Ah, mas o EB vai operar Spike e não queremos mais Ataka ou Shturm", compra-se o HeliCOAT, já disponível e integrado no Mi-24 há 20 anos e os Russos estão pouco se fodendo pra o que deixam de colocar nos seus caças, haja vista o que os Sul Africanos fizeram nos seus Mi-24 e até outros operadores ai por fora.
Esse tem que ser o ponto discutido aqui, foi não faz o menor sentido! Até o momento, fomos os ÚNICOS operadores de equipamentos Russos que rejeitamos trocar peças velhas por peças novas, falar que o custo é inviável!
Isso está claríssimo pra mim, não há nada de estranho, é a mesma decisão quanto ao que fizeram com os Mirage 2000-C: desativaram para fazer pressão na compra de outro meio, no caso, mais Pavehawk ou gambiarra com UH-60L do deserto.
Outra coisa questionabilíssima, que eu já havia dito, é o EB recusar a receber esses Sabre's. Como eu falei antes, helicópteros de ataque precisam ser ágeis, coisa que o Sabre, apesar de rápido pra burro, não é, porém se o EB considera AH-60 para utilizar como aeronave de ataque, rejeitar o Sabre, que é INFINITAMENTE SUPERIOR EM TUDO chega a ser bizarro, sem nenhuma explicação minimamente lógica e que viria de um ser humano! Se o EB já operasse AW129 - que sempre foi seu desejo, especialmente se aqueles AW129D fossem incorporados, que supostamente foram oferecidos junto com 200 Centauro B1 - ou mesmo tivesse pego aqueles 26 Viper's do AMARG, faria até sentido, pois teria que formar novos pilotos, haveria um custo extra muito grande envolvido e não faria sentido, mas o EB deixar de lado Sabre e escolher AH-60, por puro luxismo, é inaceitável!
"Ah, mas o EB vai operar Spike e não queremos mais Ataka ou Shturm", compra-se o HeliCOAT, já disponível e integrado no Mi-24 há 20 anos e os Russos estão pouco se fodendo pra o que deixam de colocar nos seus caças, haja vista o que os Sul Africanos fizeram nos seus Mi-24 e até outros operadores ai por fora.