Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1216 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 11, 2022 6:43 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:01 pm
knigh7 escreveu: Sex Fev 11, 2022 12:30 am
A FAB poderia dar um bom "incentivo" para a MB acabar com aquele esquadrão inútil para um conflito moderno de Skyhawk do VF-1 desativando de vez os Bandeirulhas. :idea:
Incentivo inútil e sem qualquer sentido.
Mais fácil seria a FAB transferir os Bandeirulha e toda a infraestrutura da aviação de patrulha junto com os P-3 junto com os recursos para a sua operação. Foi o que a MB pediu.
Mas alguém viu algum P-3 ou P-95 nas cores da aviação naval?
Eu não vi.
Estou me referindo a utilizar o orçamento alocado ao VF-1 para a aviação de patrulha...




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1217 Mensagem por Duka » Sex Fev 11, 2022 6:46 pm

gabriel219 escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:06 pm
Duka escreveu: Sex Fev 11, 2022 5:54 pm Acho que são duas coisas distintas.
A meu ver, a FAB não está errada em não querer essas aeronaves. Do ponto de vista de uma força aérea, eles estão certos em limar do inventário.

Agora, o BRASIL não querer essas aeronaves (ok, não são perfeitas, mas são nossas, tão pagas, manutenção deve sair bem mais em conta que comprar um modelo novo do 0) é algo bem questionável.

O pessoal deve ter adquirido (ou já ter desde sempre) uma ogeriza com material russo. Por isso acho que é a última empreitada deles fornecendo pro BR.
Ojeriza por qual motivo, o Sabre teve algum problema de indisponibilidade ou operação nos últimos anos?
Ai voltamos no loop do fator humano. O material parece ser bom, o pós venda parece ser ruim.
Aparentemente houve uma "quebra de pratos" na negociação da manutenção. Minha percepção é que não vai se voltar a fazer negócios com os caras (não estou dizendo que isso é certo ou errado, é o que eu ACHO que vai ocorrer).




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1218 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 11, 2022 6:56 pm

Duka escreveu: Sex Fev 11, 2022 5:54 pm Acho que são duas coisas distintas.
A meu ver, a FAB não está errada em não querer essas aeronaves. Do ponto de vista de uma força aérea, eles estão certos em limar do inventário.
Agora, o BRASIL não querer essas aeronaves (ok, não são perfeitas, mas são nossas, tão pagas, manutenção deve sair bem mais em conta que comprar um modelo novo do 0) é algo bem questionável.
O pessoal deve ter adquirido (ou já ter desde sempre) uma ogeriza com material russo. Por isso acho que é a última empreitada deles fornecendo pro BR.
Toda a logística militar brasileira é padrão Otan/Stanag. Já começa a dificuldade aí. Os russos ainda estão muito limitados no sentido de incorporar seus sistemas de defesa neste padrão. E como raramente eles vendem para quem só opera com o padrão ocidental e não abre mão, como nós, as vendas acabam sendo muito limitadas. É sempre mais fácil vender para quem já está acostumado ao padrão russo, ou opera ambos mas não se importa em utilizar as duas vias logísticas ao mesmo tempo. É o que faz muita gente no oriente médio, África e oriente. Tem prós e contras. Cabe a cada um escolher a melhor relação custo x benefício a si.

O Mi-35 é um helo de ataque reconhecidamente dos mais efetivos do mercado, isto é sem dúvida sabido de todos, inclusive da FAB, mas o Esquadrão Poti era a meu ver um estranho no ninho dos esquadrões de helo da FAB, não só pelo tipo de missão primária que exercia como pelas características dos helos que tem de operar para cumpri-las. Assim, a compra e operação dos AH-2 acabou sendo algo meio que fora da curva dentro da própria FAB. E como não haveria mais compras dele no que dependesse da instituição, cedo ou tarde estes helos acabariam sendo uma compra de oportunidade muito difícil de sustentar.

Se tivessem ido para o EB, talvez até existisse a possibilidade de haver mais do que os 12 adquiridos nos 4 Bavex, a fim de prover o apoio de fogo necessário as tropas em terra, além de missões de escolta e mesmo C-SAR.

Enfim, as razões da FAB para se livrar deles parecem ser menos operacionais do que meramente de conveniência a fim de atingir outros objetivos pretendidos mas que sem o lastro orçamentário necessário seria muito complicado de obter.

Quem venham os tão desejados Black Hawk.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1219 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 11, 2022 7:04 pm

knigh7 escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:43 pm
FCarvalho escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:01 pm Incentivo inútil e sem qualquer sentido.
Mais fácil seria a FAB transferir os Bandeirulha e toda a infraestrutura da aviação de patrulha junto com os P-3 junto com os recursos para a sua operação. Foi o que a MB pediu.
Mas alguém viu algum P-3 ou P-95 nas cores da aviação naval?
Eu não vi.
Estou me referindo a utilizar o orçamento alocado ao VF-1 para a aviação de patrulha...
Esquece isso Manuel. A MB não vai abrir mão do VF-1 agora e nem no futuro.
A aviação de patrulha irá voltar para a MB cedo ou tarde. FAB e MB até onde sei parecem estar de acordo sobre isso. Não há imbróglios entre as forças quanto a esta questão.
O problema como sempre é que nem uma e outra abrem mão hoje de um único centavo do orçamento em pró da outra para fazer isso andar antes de 2035. Ou no caso da MB, penso, antes de 2040 quando termina o atual PEM.
Qualquer solução para esta questão, a mim me parece passar pela adoção de VANT pela MB independente da situação da aviação de patrulha na FAB, e no futuro a longo prazo, quando finalmente os P-3 saírem de operação, pensar em substitutos à altura. Que pode ser um P-390 ou P-190 ou qualquer outro avião da Embraer que no momento esteja disponível, Ou simplesmente comprar algo pronto, vai saber. A MB vai ter que decidir.
De certo é que os P-3AM são os últimos aviões de patrulha a operar com o cocar da FAB.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1220 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 11, 2022 7:17 pm

Duka escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:46 pm
gabriel219 escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:06 pm
Ojeriza por qual motivo, o Sabre teve algum problema de indisponibilidade ou operação nos últimos anos?
Ai voltamos no loop do fator humano. O material parece ser bom, o pós venda parece ser ruim.
Aparentemente houve uma "quebra de pratos" na negociação da manutenção. Minha percepção é que não vai se voltar a fazer negócios com os caras (não estou dizendo que isso é certo ou errado, é o que eu ACHO que vai ocorrer).
Eu fiz uma pergunta a você e não me respondeu, volto a fazer: o Sabre teve algum problema de indisponibilidade ou operação nos últimos anos?




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1221 Mensagem por Cassio » Sex Fev 11, 2022 7:21 pm

Segundo se diz sua disponibilidade nos últimos anos estava bem baixa. Mas o motivo, não sei.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1222 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 11, 2022 7:40 pm

Cassio escreveu: Sex Fev 11, 2022 7:21 pm Segundo se diz sua disponibilidade nos últimos anos estava bem baixa. Mas o motivo, não sei.
E segundo o Rinaldi, eles estavam operando e não tiveram problemas, o problema de fato se deu na Grande Revisão, questão de valores.

Cada um diz uma coisa diferente.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1223 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 11, 2022 7:46 pm

É uma situação complicada de entender e de explicar.
A FAB fez um esforço, deve ter feito, para emplacar aquela empresa em MG para fazer a manutenção geral dos Mi-35, e quando o negócio estava engrenando já com várias células em processo de revisão, do nada a FAB simplesmente diz que vai tirar todos os helos de operação sem maiores explicações.
Seria muito pedir para alguém questionar o cmte da FAB sobre esta decisão e apresentar justificativas plausíveis oficialmente?




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1224 Mensagem por Matheus » Sex Fev 11, 2022 7:50 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:07 pm
Matheus escreveu: Sex Fev 11, 2022 8:28 am Tanto os P3 quanto os bandeirulha de deveriam ir para Marinha.
Deveriam, mas sem os recursos que a FAB emprega para mantê-los a MB recusou esse presente de grego.

A MB bem que gostaria de ter os P-3/P-95, mas sem que se tenha grana no orçamento para manter e operar estes aviões, nada feito.

Eu fosse o cmte da MB, até arriscaria receber os P-3AM, e toda a infraestrutura da aviação de patrulha da FAB, e aposentava os P-95 e os substituiria pelos VANT Atobá, com pelo menos 1 sistema (3 unidades + C2) no lugar deles nos dois esquadrões que ainda restam em Belém e Florianópolis ou Canoas.
Já seria um bom começo e daria tempo de formar tripulações, doutrina e ampliaria a capacidade aos poucos de vigilância e monitoramento da ZEE. Com estes VANT seria possível mesmo equipar todos os DN ao longo da costa com estes sistemas.
Mas como sempre existe um mas...
Sim, teria que passar o orçamento também, mas o simples fato de passar pra MB, já ajudaria a manter o foco no que interessa. Também acho que o Atobá não substitui o P95, mas completaria. O substituto do P95 também poderia ser algo mais simples como um jato civil com radar de busca e identificação de sinais.

A FAB tem sido pragmática, o que é bom, ao contrário das outras forças.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1225 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 11, 2022 8:03 pm

É o mesmo papinho de sempre. Vi o doido do Juarez falar que os Sabre eram pesadelos logísticos porque são aeronaves de três lotes diferentes e fábricas diferentes. Faltou informar a eles que a única fábrica da Mil que produz Mi-35 é a unidade Rostvertol, em Rostov. As outras duas fábricas, uma em Ulan-Ude e Kazan NÃO produzem Mi-35, só a última produzia Mi-24 há muito tempo atrás e já foi descontinuado a pelo menos 20 anos!

É de uma limitação cerebral inacreditável!




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1226 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 11, 2022 9:08 pm

Matheus escreveu: Sex Fev 11, 2022 7:50 pm
FCarvalho escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:07 pm Deveriam, mas sem os recursos que a FAB emprega para mantê-los a MB recusou esse presente de grego.
A MB bem que gostaria de ter os P-3/P-95, mas sem que se tenha grana no orçamento para manter e operar estes aviões, nada feito.
Eu fosse o cmte da MB, até arriscaria receber os P-3AM, e toda a infraestrutura da aviação de patrulha da FAB, e aposentava os P-95 e os substituiria pelos VANT Atobá, com pelo menos 1 sistema (3 unidades + C2) no lugar deles nos dois esquadrões que ainda restam em Belém e Florianópolis ou Canoas.
Já seria um bom começo e daria tempo de formar tripulações, doutrina e ampliaria a capacidade aos poucos de vigilância e monitoramento da ZEE. Com estes VANT seria possível mesmo equipar todos os DN ao longo da costa com estes sistemas.
Mas como sempre existe um mas...
Sim, teria que passar o orçamento também, mas o simples fato de passar pra MB, já ajudaria a manter o foco no que interessa. Também acho que o Atobá não substitui o P95, mas completaria. O substituto do P95 também poderia ser algo mais simples como um jato civil com radar de busca e identificação de sinais.
A FAB tem sido pragmática, o que é bom, ao contrário das outras forças.
Por mim a patrulha marítima já estava na MB há muito tempo, mas como ambas as forças não chegaram a um acordo entre si sobre quem pagaria a conta desta mudança, e o dinheiro é pouco todo ano até para comprar o jabá dos conscritos, acabamos que ficou tudo no mesmo lugar. E salvo engano como estas conversas já vinham desde há muito, pelo jeito os economistas de plantão do ME e no Planalto também não deram trela para o assunto. Coisas pequenas assim que deveriam ser resolvidas com pequenos ajustes e bom senso acabam virando uma bola de neve com o tempo, que irá gastar mais dinheiro no final.

Com relação aos P-95, a missão primária deles é esclarecimento. Isso o Atobá se equipado com os instrumentos certos pode fazer sem maiores problemas e com um custo bem menor. A carga paga dele pode ser condicionada de acordo com a missão a ser empregada. No caso, a Stella Tecnologia já propôs também um VANT mais pesado para missões mais longas e maior autonomia. É questão de juntar o útil ao agradável.

Talvez com um pouco mais de investimento se possa conseguir utilizar VANT capazes de realizar no futuro a longo prazo as mesmas missões de E/R-99 tirando as devidas proporções. Mas para isso temos que começar de algum lugar.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1227 Mensagem por Duka » Sáb Fev 12, 2022 11:01 am

gabriel219 escreveu: Sex Fev 11, 2022 7:17 pm
Duka escreveu: Sex Fev 11, 2022 6:46 pm

Ai voltamos no loop do fator humano. O material parece ser bom, o pós venda parece ser ruim.
Aparentemente houve uma "quebra de pratos" na negociação da manutenção. Minha percepção é que não vai se voltar a fazer negócios com os caras (não estou dizendo que isso é certo ou errado, é o que eu ACHO que vai ocorrer).
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Tu perguntou o motivo da ojeriza (que eu estou supondo, é um palpite).
Creio que fui bem claro que, na minha percepção, os russos se queimaram como fornecedores nessa discussão da manutenção atual (pouco importando o passado).

Quanto a disponibilidade, não sei, não trabalho na FAB nem tenho amigos lá.




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1228 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 12, 2022 5:30 pm

Segundo o CAVOK o Esquadrão Poti será desativado no final do ano. Faz mais sentido do que equipar com BH:

https://www.cavok.com.br/fab-desativara ... ah-2-sabre




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1229 Mensagem por Strike » Dom Fev 13, 2022 6:25 am

FCarvalho escreveu: Sex Fev 11, 2022 7:46 pm É uma situação complicada de entender e de explicar.
A FAB fez um esforço, deve ter feito, para emplacar aquela empresa em MG para fazer a manutenção geral dos Mi-35, e quando o negócio estava engrenando já com várias células em processo de revisão, do nada a FAB simplesmente diz que vai tirar todos os helos de operação sem maiores explicações.
Seria muito pedir para alguém questionar o cmte da FAB sobre esta decisão e apresentar justificativas plausíveis oficialmente?
Exatamente! É necessário uma nota oficial da FAB explicando plausivamente a súbita e repentina aposentadoria dos AH-2, ainda mais uma aeronave com menos de meta do seu ciclo operacional completo (novas!) e com papel ímpar no quadro da força !!
Como países africanos semi falidos economicamente consegue manter e operar tais helicópteros, inclusive com alta taxas de disponibilidade em conflitos precários, mais a força aérea não consegue viabilizar a operação/manutenção de míseras 12 aeronaves!!

O acordo firmado no final de 2020 entre as três partes (FAB, IAS E ROSTEC) a respeito da manutenção de células e motor do Mi-35 em BH na IAS foi quebrado? O que o acordo comtemplava qual tipo e nível de manutenção?

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Que tipo de manutenção estas aeronaves sofreram? Só passou duas aeronaves por esta operação? O que inviabilizou o cumprimento do contrato acordado? Qual a demanda de manutenção e custos da operação? Houve pressão política externa para romper o acordo com a Rússia? A ROSTEC não cumpriu com o acordado?

Muitas questões a serem esclarecidas!!




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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1230 Mensagem por Cassio » Dom Fev 13, 2022 7:15 am

É isso que dá esse empurrar dentro de uma força um meio que ela nunca quiz. Quando se precisar economizar $$$ este meio será sempre um alvo. Quando se tem um custo enorme de grande revisão então ...




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