Apresentação dos AH-2 da FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Dinheiro aqui tá dando "às pencas" que nem uvas em parreiral!
Prá que comprou se não sabia o que iria fazer com aquilo!
"Às pencas", foi mal! Me desculpem!
"Aos cachos" fica melhor!
Prá que comprou se não sabia o que iria fazer com aquilo!
"Às pencas", foi mal! Me desculpem!
"Aos cachos" fica melhor!
Editado pela última vez por faterra em Sex Fev 11, 2022 5:03 pm, em um total de 1 vez.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Que eu saiba penca dá em bananal, em parreiral dá uva em CACHO!
E se não queria, não terá sido empurrado goela abaixo, tipo essas buchas do Françuá?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Esta aposentadoria precoce dos AH-2 pode render a priori duas situações para a FAB.
A primeira é conseguirem vender os helos e com os recursos obtidos, se não forem bloqueados e/ou repassados a outros órgãos, vão correr atrás dos tão sonhados Pave Hawk. Mas estes helos só estão disponíveis nos estoques da USAF e Guarda Nacional norte americana.
A segunda é venderem, e vão conseguir vender, e ficar sem o dinheiro, tendo que recorrer à redistribuição dos Caracal C-SAR que tem e das células que ainda faltam receber dos H225M.
Na verdade, com 16 células operacionais (2 são do GTE), a FAB pode dotar o Pelicano com até 5 destes modelos na versão C-SAR. O que eu acho bem mais prudente do querer ficar atrás de PV a US 40 milhões a unidade nova de fábrica. Mas isto era a cotação dos helos para a USAF quando de sua compra anos atrás.
No caso de venderem os AH-2, com certeza o 2o/8o Gav deve ser extinto, com os recursos humanos e materiais sendo repartidos entre os demais esquadrões de helo da FAB.
A primeira é conseguirem vender os helos e com os recursos obtidos, se não forem bloqueados e/ou repassados a outros órgãos, vão correr atrás dos tão sonhados Pave Hawk. Mas estes helos só estão disponíveis nos estoques da USAF e Guarda Nacional norte americana.
A segunda é venderem, e vão conseguir vender, e ficar sem o dinheiro, tendo que recorrer à redistribuição dos Caracal C-SAR que tem e das células que ainda faltam receber dos H225M.
Na verdade, com 16 células operacionais (2 são do GTE), a FAB pode dotar o Pelicano com até 5 destes modelos na versão C-SAR. O que eu acho bem mais prudente do querer ficar atrás de PV a US 40 milhões a unidade nova de fábrica. Mas isto era a cotação dos helos para a USAF quando de sua compra anos atrás.
No caso de venderem os AH-2, com certeza o 2o/8o Gav deve ser extinto, com os recursos humanos e materiais sendo repartidos entre os demais esquadrões de helo da FAB.
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2564 vezes
- Agradeceram: 1038 vezes
Isso foi armação daquele ministro José Viegas.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1964 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Pra quem vamos vender esses AH-2? O Exército não porque não quer é prefere continuar insistindo no combo Esquilo+Foguetes como solução pra ameaças anti-tanques do que operar um helicóptero russo; Venezuela está completamente fora de questão; Angola temos relações amistosas com eles mas eles não tem dinheiro pra comprarem esses helis; Africa do Sul tem parque industrial pra fazer manutenção dos Mi-24/35 mas também estão quebrados; quem assume essa batata quente?
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Para mim, as forças deveriam, mais ou menos, isso:
FAB
- combate:
70 Gripens (com bom pacote de armas, incluindo ar solo e anti navio)
100 A/T-29 (bombas guiadas e foguetes)
Vants armados e de reconhecimento.
-transporte
3 A330
22 KC 90
24 CN 295
80 "substituto do bandeco"
e demais aeronaves pequenas de ligação (caravans, emb 135), gte, etc
-helicópteros
Caracal e blackhawk/pavehawk para transporte e c-sar
esquilos, ec-135, etc pra ligação.
- guerra eletrônica
- 7 R-99 (AEW)
- 3 R-99 (SR)
- 2 R-99 (SIGINT)
E pronto.
MB
-Navios/subs
6 "Tamanduá" multiemprego
4 Meko 300 (aster 30, MCT, ram, goalkeeper, torpedo e sonar rebocado)
12 NaPOc Amazonas
Atlântico
Navios dos desembarque, logístico, escola, antártico, etc.
5 Scorpene 1 IKL1500 (sem sub nuc)
Aéreos
P-3 (futuramente CN 295 ASuW e ASW; comunalidade e custos) em São Pedro da Aldeia.
Caracal/Black Hawk/SLinx
EC-135
"substitutos do bandeco" e VANTs baseados tb em São Pedro da Aldeia.
E só.
Guarda Costeira e Fluvial
Navios e demais meios de patrulha costeira e fluvial.
Black Hawk SAR
EC-135
Bandeirulhas (futuramente CN 295 SAR e com radar de busca marítima/elint)
FAB
- combate:
70 Gripens (com bom pacote de armas, incluindo ar solo e anti navio)
100 A/T-29 (bombas guiadas e foguetes)
Vants armados e de reconhecimento.
-transporte
3 A330
22 KC 90
24 CN 295
80 "substituto do bandeco"
e demais aeronaves pequenas de ligação (caravans, emb 135), gte, etc
-helicópteros
Caracal e blackhawk/pavehawk para transporte e c-sar
esquilos, ec-135, etc pra ligação.
- guerra eletrônica
- 7 R-99 (AEW)
- 3 R-99 (SR)
- 2 R-99 (SIGINT)
E pronto.
MB
-Navios/subs
6 "Tamanduá" multiemprego
4 Meko 300 (aster 30, MCT, ram, goalkeeper, torpedo e sonar rebocado)
12 NaPOc Amazonas
Atlântico
Navios dos desembarque, logístico, escola, antártico, etc.
5 Scorpene 1 IKL1500 (sem sub nuc)
Aéreos
P-3 (futuramente CN 295 ASuW e ASW; comunalidade e custos) em São Pedro da Aldeia.
Caracal/Black Hawk/SLinx
EC-135
"substitutos do bandeco" e VANTs baseados tb em São Pedro da Aldeia.
E só.
Guarda Costeira e Fluvial
Black Hawk SAR
EC-135
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Provavelmente pra algum país, que repassará a rebeldes, como chegou a ser proposto pro Egito ou outro país e isso acabaria nas mãos da Wagner.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:38 pm Pra quem vamos vender esses AH-2? O Exército não porque não quer é prefere continuar insistindo no combo Esquilo+Foguetes como solução pra ameaças anti-tanques do que operar um helicóptero russo; Venezuela está completamente fora de questão; Angola temos relações amistosas com eles mas eles não tem dinheiro pra comprarem esses helis; Africa do Sul tem parque industrial pra fazer manutenção dos Mi-24/35 mas também estão quebrados; quem assume essa batata quente?
Pra quem avaliou AH-1W operando TOW rejeitar Mi-35M é demais.
Como eu disse antes: se o Exército ter tudo aquilo que quer, sem restrições, teria um MMBT com canhão 105 mm que penetra 1200 mm RHAe a 2 km.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1964 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Bem que podiam aproveitar que a Executive Outcomes foi reformada recentemente e ver se eles estão interessados.gabriel219 escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:52 pmProvavelmente pra algum país, que repassará a rebeldes, como chegou a ser proposto pro Egito ou outro país e isso acabaria nas mãos da Wagner.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:38 pm Pra quem vamos vender esses AH-2? O Exército não porque não quer é prefere continuar insistindo no combo Esquilo+Foguetes como solução pra ameaças anti-tanques do que operar um helicóptero russo; Venezuela está completamente fora de questão; Angola temos relações amistosas com eles mas eles não tem dinheiro pra comprarem esses helis; Africa do Sul tem parque industrial pra fazer manutenção dos Mi-24/35 mas também estão quebrados; quem assume essa batata quente?
Como eu disse antes: se o Exército ter tudo aquilo que quer, sem restrições, teria um MMBT com canhão 105 mm que penetra 1200 mm RHAe a 2 km.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- gabriel219
- Sênior
Mesmo assim, é um puta desperdício.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 5:05 pmBem que podiam aproveitar que a Executive Outcomes foi reformada recentemente e ver se eles estão interessados.gabriel219 escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:52 pm
Provavelmente pra algum país, que repassará a rebeldes, como chegou a ser proposto pro Egito ou outro país e isso acabaria nas mãos da Wagner.
O Sabre não é tecnicamente um helicóptero de ataque mas sim um helicóptero de assalto. Entendo o EB preferir helicópteros de ataque mais ágeis, especialmente operando em baixa altitude e em alta velocidade, porém o mesmo EB está avaliando comprar UH-60 e realizar uma gambiarra nele, chamando-o de helicóptero de ataque. Quem avalia o AH-60 Battlehawk, não pode, em hipótese alguma, descartar tecnicamente um AH-2 Sabre.
- Duka
- Avançado
- Agradeceu: 358 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Acho que são duas coisas distintas.
A meu ver, a FAB não está errada em não querer essas aeronaves. Do ponto de vista de uma força aérea, eles estão certos em limar do inventário.
Agora, o BRASIL não querer essas aeronaves (ok, não são perfeitas, mas são nossas, tão pagas, manutenção deve sair bem mais em conta que comprar um modelo novo do 0) é algo bem questionável.
O pessoal deve ter adquirido (ou já ter desde sempre) uma ogeriza com material russo. Por isso acho que é a última empreitada deles fornecendo pro BR.
A meu ver, a FAB não está errada em não querer essas aeronaves. Do ponto de vista de uma força aérea, eles estão certos em limar do inventário.
Agora, o BRASIL não querer essas aeronaves (ok, não são perfeitas, mas são nossas, tão pagas, manutenção deve sair bem mais em conta que comprar um modelo novo do 0) é algo bem questionável.
O pessoal deve ter adquirido (ou já ter desde sempre) uma ogeriza com material russo. Por isso acho que é a última empreitada deles fornecendo pro BR.
Abraços
- FCarvalho
- Sênior
Incentivo inútil e sem qualquer sentido.
Mais fácil seria a FAB transferir os Bandeirulha e toda a infraestrutura da aviação de patrulha junto com os P-3 junto com os recursos para a sua operação. Foi o que a MB pediu.
Mas alguém viu algum P-3 ou P-95 nas cores da aviação naval?
Eu não vi.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Ojeriza por qual motivo, o Sabre teve algum problema de indisponibilidade ou operação nos últimos anos?Duka escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 5:54 pm Acho que são duas coisas distintas.
- FCarvalho
- Sênior
Deveriam, mas sem os recursos que a FAB emprega para mantê-los a MB recusou esse presente de grego.
A MB bem que gostaria de ter os P-3/P-95, mas sem que se tenha grana no orçamento para manter e operar estes aviões, nada feito.
Eu fosse o cmte da MB, até arriscaria receber os P-3AM, e toda a infraestrutura da aviação de patrulha da FAB, e aposentava os P-95 e os substituiria pelos VANT Atobá, com pelo menos 1 sistema (3 unidades + C2) no lugar deles nos dois esquadrões que ainda restam em Belém e Florianópolis ou Canoas.
Já seria um bom começo e daria tempo de formar tripulações, doutrina e ampliaria a capacidade aos poucos de vigilância e monitoramento da ZEE. Com estes VANT seria possível mesmo equipar todos os DN ao longo da costa com estes sistemas.
Mas como sempre existe um mas...
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Na vizinhança só vejo expectativa no Peru, que já operam Mi-24/35. Mas a capacidade deles de pagar o que eventualmente a FAB pedir deve ser bem restrita.Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:38 pm Pra quem vamos vender esses AH-2? O Exército não porque não quer é prefere continuar insistindo no combo Esquilo+Foguetes como solução pra ameaças anti-tanques do que operar um helicóptero russo; Venezuela está completamente fora de questão; Angola temos relações amistosas com eles mas eles não tem dinheiro pra comprarem esses helis; Africa do Sul tem parque industrial pra fazer manutenção dos Mi-24/35 mas também estão quebrados; quem assume essa batata quente?
A questão é quanto valem hoje esses Mi-35 da FAB junto com todos os equipamentos e ferramentais junto?
Oriente Médio é uma possibilidade e África também, principalmente Líbia via apoiadores árabes do governo.
Talvez até os americanos aceitem eles como parte do pagamento por mais H-60 ou PV, só para poder fazer propaganda com a troca da FAB de um pelo outro.
Momento ideal.
Dependendo do valor do pacote todo, 12 helos mais ferramental e equipamentos, dá para comprar outros 16 H-60 usados e recondicionados dos estoques da USAF e/ou US Army.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Matheus escreveu: ↑Sex Fev 11, 2022 4:48 pm Para mim, as forças deveriam, mais ou menos, isso:
FAB
- combate:
70 Gripens (com bom pacote de armas, incluindo ar solo e anti navio) > caminha-se para isso.
100 A/T-29 (bombas guiadas e foguetes) > vai depender de verba e do futuro planejado para os esq do 3o GAv
Vants armados e de reconhecimento. > encaminhado e no planejamento estratégico da força
-transporte
3 A330 > pode chegar a 4 conforme seria o desejo do pessoal do Corsário
22 KC 90 > pelo contato atual pode chegar até 35 em 2034. na torcida
24 CN 295 > não deve passar dos 12 + 3 atuais
80 "substituto do bandeco" > em planejamento de curto/médio prazo.
e demais aeronaves pequenas de ligação (caravans, emb 135), gte, etc > idem acima
-helicópteros
Caracal e blackhawk/pavehawk para transporte e c-sar > parece é o que haverá. quantidades a definir
esquilos, ec-135, etc pra ligação. > helo instrução a ser definido junto com MB
- guerra eletrônica
- 7 R-99 (AEW) > E-99 quer dizer. há 8 ERJ-145 dando sopa e fazendo serviço de transporte pessoal na FAB. é só aproveitar.
- 3 R-99 (SR) /2 R-99 (SIGINT) > o R-99 já cumpre ambas missões
E pronto.
__________________________________________________________________________________________
MB
-Navios/subs
6 "Tamanduá" multiemprego > 4 garantidas, faltam 2 navios
4 Meko 300 (aster 30, MCT, ram, goalkeeper, torpedo e sonar rebocado) > depois do "fim" do projeto FCT a MB irá atrás novamente de fragatas maiores. indicação de obtenção para (bem) depois de 2030.
12 NaPOc Amazonas > a espera da verba e definição dos requisitos. consulta a vários escritórios de projeto em andamento
Atlântico > manutenção e operacionalidade até o final da vida útil na próxima década.
Navios dos desembarque, logístico, escola, antártico, etc. > sem previsão de substituição. sem orçamento
5 Scorpene 1 IKL1500 (sem sub nuc) > 4 classe Riachuelo e 1 Subnuc. Talvez lote adicional de sub conv encomendado no final desta década
________________________________________________________________________________
Aéreos
P-3 (futuramente CN 295 ASuW e ASW; comunalidade e custos) em São Pedro da Aldeia. > vai ficar em serviço na FAB até retirada de operação na próxima década. sem previsão de substituto
Caracal/Black Hawk/SLinx > ainda falta receber os últimos H225M; lote adicional de Sea Hawk sem previsão; Super Linx sendo entregues(8);
EC-135 > compra de oportunidade. talvez haja mais se não houver solução para o programa UHL
"substitutos do bandeco" e VANTs baseados tb em São Pedro da Aldeia > VANT é talvez a melhor solução para substituir os P-95. sem previsão de orçamento.
Guarda Costeira e Fluvial > se houver vontade política de debater o tema, junto com MJ, MD e respectivas comissões no congresso, pode ser que haja disposição para se refletir sobre a necessidade e oportunidade de uma guarda costeira no Brasil. Talvez depois de 2022.
Black Hawk SAR
EC-135
Carpe Diem