Brigada de Infantaria Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5739 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Brigada de Infantaria Paraquedista

#1216 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 04, 2022 12:13 pm

knigh7 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 4:32 pm A Bda PQD tem de operar isolada por pelo menos 72h. Será que o EB não estaria escolhendo o Guarani 6x6 para esta tarefa para poupar o ressuprimento, levando todo o estoque não apenas de munição, mas de operação?
O EB escolheu o LMV da Iveco que pode ser adaptado em melhores condições para o mesmo tipo de missão na cav pqdt, e no entanto, não quis fazer isso mesmo sabendo que o bldo italiano pode ser usado, também, para isso.
Na verdade me parece mais uma daquelas gambiarras do EB para tentar dar um certo ar de modernidade a uma de suas raras OM operacionais, e que não raro, está sempre nos holofotes das comitivas estrangeiras de militares que vem por aqui. Sequer o tipo de sistema AC foi anunciado, e se for o Spike ER adquirido, ainda assim muito provavelmente será com o lançador simplesmente montado e disparando de cima do bldo, e olhe lá.
Enfim, eu dei vários exemplos de veículos que poderiam ser utilizados para a mesma missão mas que não saíram do papel. E aí somos obrigados a assistir este tipo de gambiarra.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1217 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 04, 2022 12:18 pm

Túlio escreveu: Sáb Jan 01, 2022 5:24 pm
knigh7 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 4:32 pm A Bda PQD tem de operar isolada por pelo menos 72h. Será que o EB não estaria escolhendo o Guarani 6x6 para esta tarefa para poupar o ressuprimento, levando todo o estoque não apenas de munição, mas de operação?
Uma curiosidade que eu tenho é se um 130H pode fazer com um Guarani o que o Juliet não conseguiu com o Stryker (mais ou menos do mesmo tamanho e peso), que seria transportar um em condições de combate, tripulação inclusa, a partir de uma pista de terra e pousando em outra a mil km.
Na verdade, e que eu saiba, nem o 390 mostrou ainda esta capacidade.
De público até onde se sabe, a única vez que um Guarani entrou em um KC-390 foi ainda na época do mock up, quando estavam ainda na fase de definições das métricas do avião. O modelo em escala foi utilizado para testar tudo o que o EB queria poder transportar nele, inclusive seus bldos SR.
Depois disso nada mais se falou sobre operações com o Guarani no cargo da Embraer.
Ao menos na teoria o avião é capaz de transportar este bldo. Mas daí a fazer outras coisas além disso, ninguém sabe, ninguém viu.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1218 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 04, 2022 12:26 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jan 01, 2022 5:41 pm O peso de combate do Guarani deve ser em torno de 23 toneladas, no máximo do máximo. Um KC-390 pode lançar ele tranquilamente, basta certificarem isso. Russos fazem isso há séculos, Ucranianos também, a tropa paraquedista deles utilizam BTR's e assim vai.
Eu gostaria mesmo é de ver o Guarani sendo utilizado pela tropa Pqdt, mas não em combate direto, mas sim como vetor para operar UGCV's, como Type-X.
Segundo o site da Iveco Defense, o peso vazio do Guarani é de 14,5 ton e pronto para combate, com capacidade anfíbia, de 18,3 ton.
Ainda assim fica 7,7 ton abaixo das 26 ton de capacidade máxima de carga concentrada do KC-390.

https://www.ivecodefencevehicles.com/our-products/vbtp

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#1219 Mensagem por Túlio » Ter Jan 04, 2022 1:02 pm

Uma coisa é o que tem nas tabelinhas do Departamento de Marketing da fábrica e outra é receber uma CERTIFICAÇÃO de que qualquer aeronave daquele modelo está apta para fazer determinada coisa; era disso (e não de algo pra se gabar nas redes sociais) que os ianques estavam atrás para o Juliet com o teste que mencionei, e até onde sei nunca levaram; talvez com aquela hélice de oito pás e material composto (cara pra burro) chamada NP2000, da Collins, que ALEGADAMENTE fornece (até) 20% a mais de empuxo, mas sigo sem ter lido nada sobre o Stryker ser levado de uma pista de terra, percorrido mil km e, depois do pouso em outra pista de terra, descer pela rampa e sair pronto para combate, e falo da versão comum, apenas com a blindagem básica, torre auto com .50 e 11 tripulantes.

Assim, pode até ser que o 390 faça algo assim um dia e em número suficiente de vezes para receber Certificação mas, até lá, mantenho uma saudável dúvida.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1220 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 04, 2022 3:41 pm

Até hoje a Embraer, FAB e/ou EB nunca divulgaram nenhuma informação, imagem ou vídeo de operação do KC-390 embarcando/desembarcando o VBTP Guarani. Pode-se supor então que esta capacidade ainda está por ser certificada.
Condições técnicas o avião tem para isso. Outra coisa é fazer.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1221 Mensagem por Túlio » Ter Jan 04, 2022 4:04 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jan 04, 2022 3:41 pm Até hoje a Embraer, FAB e/ou EB nunca divulgaram nenhuma informação, imagem ou vídeo de operação do KC-390 embarcando/desembarcando o VBTP Guarani. Pode-se supor então que esta capacidade ainda está por ser certificada.
Condições técnicas o avião tem para isso. Outra coisa é fazer.
Tá, então tu que SABES tanto sobre capacidades técnicas de aeronaves, por gentileza me expliques se haveria e qual seria a diferença de carga para decolagem e especialmente pouso em pista de terra: 23/26 t igual, o tipo de piso não faz diferença alguma para o trem de pouso, p ex? Nem temperatura, umidade, altitude, nada?

Como deve ser fácil certificar um avião, a EMBRAER devia te contratar e mesmo te pagando um milhão de dólares por mês as certificações ficariam tão extremamente baratas e rápidas que valeria a pena.

Tá cada vez mais brabo... :roll: :roll: :roll: :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2391 vezes

#1222 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 04, 2022 4:06 pm

Se o EB adotou o Guarani, é porque irão buscar a certificação. No momento, impossível fazer, pois ora o KC-390 foi chamado para exercícios importantes, ora ele foi convocado as pressas para emergências, como a tragédia na Bahia.

De todo modo, se conseguirem fazer com o Guarani, o ganho é muito maior. É o mesmo quando sugeriram o Mi-26 pois transportaria um Guarani externamente e daria outra capacidade de fogo para a tropa aeromóvel.

@Túlio, acho que a ideia aqui não é pousar o KC-390 e despachar o Guarani, mas sim lançar no ar.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1223 Mensagem por Túlio » Ter Jan 04, 2022 4:13 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jan 04, 2022 4:06 pm
@Túlio, acho que a ideia aqui não é pousar o KC-390 e despachar o Guarani, mas sim lançar no ar.
Cupincha, me baseei no post abaixo, em que é mencionado POUSO DE ASSALTO. Nem sei se dá pra lançar coisa tão pesada e complexa do ar ou se tem paraquedas pra isso operando NO EB.

knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:31 pm Imagem
...
A viatura, que é prevista em quadro de dotação de material (QDM) do Esquadrão e orgânica das Seções de Mísseis Anticarro dos Pelotões de Cavalaria Pará-quedista (que também receberá mísseis Spike), pode ser aerotransportada por aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo a capacidade de ser empregada em pouso de assalto, no contexto de uma operação aeroterrestre.
...

https://tecnodefesa.com.br/guarani-e-o- ... -quedista/

gabriel219
Sênior
Sênior

#1224 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 04, 2022 4:18 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 04, 2022 4:13 pm
gabriel219 escreveu: Ter Jan 04, 2022 4:06 pm
Cupincha, me baseei no post abaixo, em que é mencionado POUSO DE ASSALTO. Nem sei se dá pra lançar coisa tão pesada e complexa do ar ou se tem paraquedas pra isso operando NO EB.

knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:31 pm Imagem
...
A viatura, que é prevista em quadro de dotação de material (QDM) do Esquadrão e orgânica das Seções de Mísseis Anticarro dos Pelotões de Cavalaria Pará-quedista (que também receberá mísseis Spike), pode ser aerotransportada por aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo a capacidade de ser empregada em pouso de assalto, no contexto de uma operação aeroterrestre.
...

https://tecnodefesa.com.br/guarani-e-o- ... -quedista/
Não acho que apenas seria isso, pois a tropa ficaria limitada a saltar em regiões que possuam aeródromos. Isso traria um problema tático e até estratégico.

Contra a Venezuela, em Luepa existe uma pista de pouso ótima.

Porém, na minha opinião, poderiam certificar o lançamento aéreo dessas e demais viaturas, participando desde o inicio das operações.

Um Guarani lançado assim abre muitas possibilidades, até pra ser um possível C2 para drones terrestres mais pesados, como Type X. O EB chegou a colocar isso - de drones terrestres, não o que eu disse acima - em slides como propostas sendo estudadas.

Alfa BR
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 222 vezes

#1225 Mensagem por Alfa BR » Dom Fev 06, 2022 3:48 pm

Organização e dotação de armamento do Pelotão de Fuzileiros Paraquedista do Exército Brasileiro considerando as recentes aquisições e substituições de material em curso: gradual substituição do PARAFAL pelo IA2 e do FAP pela MINIMI, aquisicão de miras óticas e optrônicos, lança-granadas em avaliação...

Imagem

O Pelotão de Fuzileiros Paraquedista (Pel Fuz Pqdt) é orgânico da Companhia de Fuzileiros Paraquedista (Cia Fuz Pqdt) do Batalhão de Infantaria Paraquedista (BI Pqdt) da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt).

O Pel Fuz Pqdt é constituído por 37 homens, distribuídos em uma Turma de Comando com 3 homens, três Grupos de Combate com 9 homens cada e um Grupo de Apoio com 7 homens. Tal constituíção é a mesma do Pelotão de Fuzileiros Motorizado.

A Turma de Comando é constituída por um 1° ou 2° Tenente Comandante do Pelotão, um 2° Sargento Adjunto de Comando e um Soldado Radioperador.

O Grupo de Combate Paraquedista possui constituição similar aos grupos de combate Leve e Motorizado.

O Grupo de Apoio é comandado por um 3º Sargento e é dotado de duas Peças de Metralhadora MAG 7,62 mm e uma Peça de Morteiro leve 60 mm.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1226 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 18, 2022 12:13 pm

Eu entendo que há espaço neste grupo de apoio para algumas mudanças benéficas que trariam melhor capacidade ao pelotão pqdt.
A primeira seria tirar as MAG e substituir por Minimi 7,62. Isto pode liberar 2 infantes para outras funções e/ou equipamentos já que a Minimi poderia ser operada por um único soldado.
Estes dois infantes podem ser responsáveis por um sistema AC leve agregado ao pelotão.
Se acrescentarmos mais 2 infantes, pode-se também adicionar até mesmo um Manpad tipo Igla ou semelhante proporcionando capacidade de auto-defesa AAe em nível subunidade.
Com um grupo de apoio a 9 homens é possível dar ao pelotão mais um pouco de flexibilidade em termos de capacidade combativa.
No caso do grupo de comando, eu acrescentaria um cabo auxiliar saúde ou sargento enfermeiro já que na estrutura do pelotão não existe esta figura, muito necessária para os primeiros socorros em nível subunidade.

Carpe Diem
Alfa BR
Avançado
Avançado

#1227 Mensagem por Alfa BR » Sex Fev 18, 2022 2:04 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 18, 2022 12:13 pm Eu entendo que há espaço neste grupo de apoio para algumas mudanças benéficas que trariam melhor capacidade ao pelotão pqdt.
A primeira seria tirar as MAG e substituir por Minimi 7,62. Isto pode liberar 2 infantes para outras funções e/ou equipamentos já que a Minimi poderia ser operada por um único soldado.
Estes dois infantes podem ser responsáveis por um sistema AC leve agregado ao pelotão.
Se acrescentarmos mais 2 infantes, pode-se também adicionar até mesmo um Manpad tipo Igla ou semelhante proporcionando capacidade de auto-defesa AAe em nível subunidade.
Com um grupo de apoio a 9 homens é possível dar ao pelotão mais um pouco de flexibilidade em termos de capacidade combativa.
No caso do grupo de comando, eu acrescentaria um cabo auxiliar saúde ou sargento enfermeiro já que na estrutura do pelotão não existe esta figura, muito necessária para os primeiros socorros em nível subunidade.

A Maximi (Minimi 7,62) não substitui a MAG a contento como arma de apoio nível Pel. A MAG bate alvos a distâncias maiores com maior precisão e suporta fogo sustentado por mais tempo.

Armamento anticarro até seria interessante, isso é feito hoje reforçando o Pel Fuz com uma das peças de CSR 84 mm da Sec AC do Pelotão Ap. Colocar MANPAD é exagero. Seriam 9 unidades de tiro só nos Pel do BI Pqdt. As 4 U Tir previstas para o Grupo de Autodefesa AA do Pelotão de Comando já são suficientes e isso nem existe na prática mas tem a 21ª Bia AAAe Pqdt que provê isso.

Pessoal de saúde e etc são anexados conforme necessidade.

Se quer reforçar o Pel Fuz Pqdt, melhor seria adotar a configuração do Light Infantry Rifle Platoon do U.S. Army que é opadrão na 82nd. O Weapons Squad possui 9 homens e quatro guarnições. Duas são das duas peças de metralhadora e duas de armas anticarro que podem ser dois Javelin, dois Carl Gustav ou um de cada um.

Imagem

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 467 vezes
Agradeceram: 223 vezes

#1228 Mensagem por LM » Sex Fev 18, 2022 2:37 pm

Alfa BR escreveu: Sex Fev 18, 2022 2:04 pm
A Maximi (Minimi 7,62) não substitui a MAG a contento como arma de apoio nível Pel. A MAG bate alvos a distâncias maiores com maior precisão e suporta fogo sustentado por mais tempo.
É assim tão "impossível" substituir a MAG pela FN MINIMI 7.62mm Mk3? Seria melhor MINIMI 5.56mm nas secções e, a nível de pelotão (?), outra GPMG mas não a MINIMI 7.62mm?

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Alfa BR
Avançado
Avançado

#1229 Mensagem por Alfa BR » Sex Fev 18, 2022 7:20 pm

LM escreveu: Sex Fev 18, 2022 2:37 pm
Alfa BR escreveu: Sex Fev 18, 2022 2:04 pm
É assim tão "impossível" substituir a MAG pela FN MINIMI 7.62mm Mk3? Seria melhor MINIMI 5.56mm nas secções e, a nível de pelotão (?), outra GPMG mas não a MINIMI 7.62mm?
Questão de desempenho e vocação. A Minimi é uma arma de assalto. A MAG de apoio. Nos GC o ideal é a Minimi. A MAG pode ser substituída no futuro por uma metralhadora em .338 NM como a da GD ou a da SIG.

gabriel219
Sênior
Sênior

#1230 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 18, 2022 7:24 pm

Eu nem considero a MINIMI como arma de assalto, o USMC tiveram problemas enormes para utilizar assim, a US Army também, depois a BAF também, pois uma MINIMI equipada e armada chega a 9 kg, dependendo da versão. A Evolved e LAMG encaro bem mais como Mtr de Assalto do que a Minimi.

Responder