Ministério da Defesa
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- FCarvalho
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Re: Ministério da Defesa
Trocando em dólares, de modo genérico, o números que me chamaram a atenção:
Com 82 milhões de dólares será possível, se muito, acrescentar um único KC-390 à frota no ano que vem. Isto com certeza ainda acaba mal entre Embraer e FAB/Governo;
Sisfron com apenas 58 milhões de dólares. Não é muito mas já é melhor do que ter verba cortada. O programa segue a sua sina de atraso;
Os valores alocados para a FCT e Gripen E estão de acordo, e permitirão a manutenção dos navios e caças, apesar de que neste último caso, em prejuízo do cargo da Embraer;
O força blindadas receberá 120 milhões de dólares. É bastante dinheiro, e deve apontar para a manutenção da compra dos VBTP Guarani(60?) e dos Iveco LMV(?). O restante do programa, os recursos podem ser utilizados no desenvolvimento das VBE Guarani e, da modernização das demais plataformas bldas como os M-109 e M-113;
Com 86 milhões para o KC-X3 será possível escolher e dar início ao processo de recebimento dos aviões; ainda bem que finalmente este programa vai sair do lugar. Resta ver o vencedor;
São 98 milhões de dólares para a Classe Riachuelo e outros 84 milhões de dólares para o Subnuc. Os novos submarinos da marinha seguem respirando com o nariz fora da água;
E por fim, são 15 milhões de dólares para comprar algum helo de treinamento para FAB e MB. O valor é relativamente pequeno e será possível incluir no máximo de 3 a 4 helos, dependendo do modelo escolhido. É bom ver este projeto sair do lugar.
Manuel, sabes dizer em que pé ficou a questão dos helos do HX-BR e se haverá algum recurso para a substituição dos BH e Cougar da Avex já em 2022? E ainda se a MB tem algum recurso para a substituição dos Esquilo do projeto UHL ou se mantém apenas os 3 H-135 recebidos?
No caso dos AF-1 e KC-2 Trader, os projetos foram aquinhoados com alguma verba na LOA 2022?
Os projetos do NaPaOc BR e do NAPA 500BR tem verba ou continuam na espera de outras fontes de subsídios no caso do FMM?
Grato.
Com 82 milhões de dólares será possível, se muito, acrescentar um único KC-390 à frota no ano que vem. Isto com certeza ainda acaba mal entre Embraer e FAB/Governo;
Sisfron com apenas 58 milhões de dólares. Não é muito mas já é melhor do que ter verba cortada. O programa segue a sua sina de atraso;
Os valores alocados para a FCT e Gripen E estão de acordo, e permitirão a manutenção dos navios e caças, apesar de que neste último caso, em prejuízo do cargo da Embraer;
O força blindadas receberá 120 milhões de dólares. É bastante dinheiro, e deve apontar para a manutenção da compra dos VBTP Guarani(60?) e dos Iveco LMV(?). O restante do programa, os recursos podem ser utilizados no desenvolvimento das VBE Guarani e, da modernização das demais plataformas bldas como os M-109 e M-113;
Com 86 milhões para o KC-X3 será possível escolher e dar início ao processo de recebimento dos aviões; ainda bem que finalmente este programa vai sair do lugar. Resta ver o vencedor;
São 98 milhões de dólares para a Classe Riachuelo e outros 84 milhões de dólares para o Subnuc. Os novos submarinos da marinha seguem respirando com o nariz fora da água;
E por fim, são 15 milhões de dólares para comprar algum helo de treinamento para FAB e MB. O valor é relativamente pequeno e será possível incluir no máximo de 3 a 4 helos, dependendo do modelo escolhido. É bom ver este projeto sair do lugar.
Manuel, sabes dizer em que pé ficou a questão dos helos do HX-BR e se haverá algum recurso para a substituição dos BH e Cougar da Avex já em 2022? E ainda se a MB tem algum recurso para a substituição dos Esquilo do projeto UHL ou se mantém apenas os 3 H-135 recebidos?
No caso dos AF-1 e KC-2 Trader, os projetos foram aquinhoados com alguma verba na LOA 2022?
Os projetos do NaPaOc BR e do NAPA 500BR tem verba ou continuam na espera de outras fontes de subsídios no caso do FMM?
Grato.
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Re: Ministério da Defesa
Vou procurar hoje à noite, Carvalho, para te responder.
O que ficou bastante evidente é que a Defesa, diante das restrições, concentrou fortemente os cortes no projeto KC-390.
O que ficou bastante evidente é que a Defesa, diante das restrições, concentrou fortemente os cortes no projeto KC-390.
- FCarvalho
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Re: Ministério da Defesa
Penso que se queriam dar uma pá de cal no avião da Embraer, acabaram de fazê-lo com apenas 1 unidade sendo encomendada para o ano que vem.knigh7 escreveu: Seg Dez 27, 2021 4:10 pm Vou procurar hoje à noite, Carvalho, para te responder.
O que ficou bastante evidente é que a Defesa, diante das restrições, concentrou fortemente os cortes no projeto KC-390.
Vai ser muito difícil explicar isso lá fora para os potenciais clientes de exportação. Não queria estar na pele dos executivos da Embraer nesta hora.
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- gogogas
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Re: Ministério da Defesa
Acredito que o recurso destinado ao KCx3 deveria ser alocado para o KC-390 neste momento , se até agora a FAB se virou para dar conta do recado com tantas obrigações , a força deve investir em seu cargueiro ! Em outra oportunidade ,poderia dar continuidade a este projeto que é importante tbm ...
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Re: Ministério da Defesa
Prefiro ver a Embraer reclamando e fazendo pressão a cortarem de outros programas também importantes que ninguém vai dar atenção.
No caso específico do KC-X3 há ainda outro fator que favorece a aquisição: as empresas de aviação comercial ainda sofrem com as consequências do COVID, abrindo o leque de alternativas-e mais baratas.
No caso específico do KC-X3 há ainda outro fator que favorece a aquisição: as empresas de aviação comercial ainda sofrem com as consequências do COVID, abrindo o leque de alternativas-e mais baratas.
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Re: Ministério da Defesa
Ao procurar no Orçamento aprovado para a MB afim de responder ao @FCarvalho , peguei os valores de outros programas que não havia informado no post da página anterior:
SisGAAz :R$2,6milhões
MANSUP: R$33,06 milhões
NPa 500 ton: R$20,8 milhões
Mas com relação ao programa do Trader e o da modernização dos AF-1 não encontrei nada especificado. SE tiver, pode estar dentro do sequencial 2403 que trata de investimentos para a Recomposição do Poder Naval. Os projetos que constam nele está em alguma separata que eu desconheço.
SisGAAz :R$2,6milhões
MANSUP: R$33,06 milhões
NPa 500 ton: R$20,8 milhões
Mas com relação ao programa do Trader e o da modernização dos AF-1 não encontrei nada especificado. SE tiver, pode estar dentro do sequencial 2403 que trata de investimentos para a Recomposição do Poder Naval. Os projetos que constam nele está em alguma separata que eu desconheço.
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Re: Ministério da Defesa
knigh7 escreveu: Seg Dez 27, 2021 6:20 pm Prefiro ver a Embraer reclamando e fazendo pressão a cortarem de outros programas também importantes que ninguém vai dar atenção.
No caso específico do KC-X3 há ainda outro fator que favorece a aquisição: as empresas de aviação comercial ainda sofrem com as consequências do COVID, abrindo o leque de alternativas-e mais baratas.
No fim das contas, a EMBRAER está fazendo o seu papel de empresa privada ao reclamar de uma quebra (parcial) de contrato (afinal, as verbas para o desenvolvimento do 390 continuam fluindo e segue a brecha para não um mas vários processos, e tende a ganhar todos. Assim, prejuízo não está tendo e nem vai ter.
A FAB finalmente viu a diferença entre vacas gordas ("céu de brigadeiro") e vacas magras ("o teto tá baixo") mas, sobretudo, viu que a EMBRAER não é mais a filhinha obediente, agora é adulta, trabalha por conta própria e paga suas próprias contas, logo, tem que aprender a se virar. É o fim de um ciclo apenas, a coisa mais natural da vida, seja de pessoas, seja de empresas.
O mais interessante, no entanto, é algo que foi usado como argumento naquele outro tópico sobre o "casamento" com a BOEING: a FAB tem seu CTA e outros centros de P&D, de onde vem parte importante das tecnologias que fazem a diferença entre o que (e especialmente como) a EMB desenvolve e suas rivais diretas: abrir mão disso aí sim, é jogar dinheiro (e prestígio) no lixo. Como disse, prejuízo não vão ter com o 390 mas especialmente, há mais Programas no horizonte e sem as tecnologias desenvolvidas e repassadas pela FAB isso deve ficar BEM mais caro, prejudicando bastante a competitividade.
E aí até se tiver processo me parece que a própria EMBRAER vai pegar leve (repito, SE tiver processo e SE for mesmo até o fim). Empresa alguma cresce pensando apenas no presente e no futuro imediato, há muito por fazer no longo prazo e, logo, muito dinheiro por ser ganho. É ver que o 390 não tem mais salvação à vista (sempre pode surgir alguma boa surpresa, claro) e bola pra frente, há muito mais a ser feito por ambas as partes.
IMPORTANTE - É apenas a minha opinião de LEIGO, ninguém me falou isso, nem o cabo-barbeiro, nem o Engenheiro, nem o Brigadeiro. Falar em Brigadeiro, o Baptista jr bem que poderia ter seguido uma linha argumentativa mais prática, em alguma coisa semelhante à acima, ao invés daquela pieguice boba de sua lastimável declaração (tipo "Luke, I'm your father"
), que gerou toda essa desnecessária e contraproducente polêmica. IMHO de novo.
A FAB finalmente viu a diferença entre vacas gordas ("céu de brigadeiro") e vacas magras ("o teto tá baixo") mas, sobretudo, viu que a EMBRAER não é mais a filhinha obediente, agora é adulta, trabalha por conta própria e paga suas próprias contas, logo, tem que aprender a se virar. É o fim de um ciclo apenas, a coisa mais natural da vida, seja de pessoas, seja de empresas.
O mais interessante, no entanto, é algo que foi usado como argumento naquele outro tópico sobre o "casamento" com a BOEING: a FAB tem seu CTA e outros centros de P&D, de onde vem parte importante das tecnologias que fazem a diferença entre o que (e especialmente como) a EMB desenvolve e suas rivais diretas: abrir mão disso aí sim, é jogar dinheiro (e prestígio) no lixo. Como disse, prejuízo não vão ter com o 390 mas especialmente, há mais Programas no horizonte e sem as tecnologias desenvolvidas e repassadas pela FAB isso deve ficar BEM mais caro, prejudicando bastante a competitividade.
E aí até se tiver processo me parece que a própria EMBRAER vai pegar leve (repito, SE tiver processo e SE for mesmo até o fim). Empresa alguma cresce pensando apenas no presente e no futuro imediato, há muito por fazer no longo prazo e, logo, muito dinheiro por ser ganho. É ver que o 390 não tem mais salvação à vista (sempre pode surgir alguma boa surpresa, claro) e bola pra frente, há muito mais a ser feito por ambas as partes.
IMPORTANTE - É apenas a minha opinião de LEIGO, ninguém me falou isso, nem o cabo-barbeiro, nem o Engenheiro, nem o Brigadeiro. Falar em Brigadeiro, o Baptista jr bem que poderia ter seguido uma linha argumentativa mais prática, em alguma coisa semelhante à acima, ao invés daquela pieguice boba de sua lastimável declaração (tipo "Luke, I'm your father"

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Ministério da Defesa
Valeu pela info Manuel.knigh7 escreveu: Ter Dez 28, 2021 10:06 pm Ao procurar no Orçamento aprovado para a MB afim de responder ao @FCarvalho , peguei os valores de outros programas que não havia informado no post da página anterior:
SisGAAz :R$2,6milhões
MANSUP: R$33,06 milhões
NPa 500 ton: R$20,8 milhões
Mas com relação ao programa do Trader e o da modernização dos AF-1 não encontrei nada especificado. SE tiver, pode estar dentro do sequencial 2403 que trata de investimentos para a Recomposição do Poder Naval. Os projetos que constam nele está em alguma separata que eu desconheço.
Estes dias a MB recebeu a última célula modernizada dos A-4, que é um biplace. Serão apenas 6 aviões. Por isso não deve aparecer nada projetado para este ano no caso dos AF-1.
Quanto ao Trader, por enquanto o projeto segue vivo. Por quanto tempo ainda não se sabe.
Um vergonha o SISGAAZ receber estes um valor tão pífio.
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Por outro lado o Mansup continua seu desenvolvimento e o NapA 500 BR parece que finalmente vai sair. Assim espero.
Vamos ver se o Nauta está certo quanto a perspectiva de decisão por um novo NaPaOc para a MB.
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Re: Ministério da Defesa
Este é o relatório da comissão que foi votado. Os ajustes que foram necessários eu fiz no próprio post.knigh7 escreveu: Dom Dez 26, 2021 1:48 am Print de trecho da Lei Orçamentária aprovada para 2022 (estou lendo neste FDS):
Obs 1:houve um erro no resumo abaixo. O que foi efetivamente aprovado para o SISFRON, incluindo as emendas: R$ 329 milhões)
Obs 2: O projeto de aquisição de aeronave de transporte logístico estratégico de pessoal e de carga é o KC-X3 (que provavelmente será o MRTT)
O valor para o desenvolvimento do KC-390 ficou em R$300 mil
Para a modernização do A-1 ficou em R$ 22,5 milhões
Para o programa TH-X ficou em R$89,3 milhões
O Programa mais importante do EB,que é o das Forças Blindadas (que passou a aglutinar as Forças Mecanizadas) só teve uma redução de 0,4% do que foi solicitado. Ufa.
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Re: Ministério da Defesa
Os gastos de compra vão aumentar ainda mais , boa parte de nosso material está velho e precisando de aposentadoria ! Se tiver um planejamento continuo em compras e atualizações , não teríamos este problema agora ....
Sobre o projeto de helicóptero de instrução , vi alguns boatos que o H-135 tem muita chance de concorrer neste projeto
Sobre o projeto de helicóptero de instrução , vi alguns boatos que o H-135 tem muita chance de concorrer neste projeto
Gogogas !
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Re: Ministério da Defesa
EDIT MOD - Túlio
Sigam a thread no Twitter se quiserem ver o resto, assim ficou muito ruim de seguir, um post cheio de repetições e com quase meia página.
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Re: Ministério da Defesa
Eu nunca tive a oportunidade de ler TANTA MERDA na minha vida como acabei de ter esse desprazer.prometheus escreveu: Qui Fev 03, 2022 9:38 pm
EDIT MOD - Túlio
Sigam a thread no Twitter se quiserem ver o resto, assim ficou muito ruim de seguir, um post cheio de repetições e com quase meia página.
A transferência de tecnologia dos Submarinos Nucleares é em relação ao casco e, até aonde eu sei, JÁ FOI FEITA. O problema agora sempre foi o reator nuclear, que sempre seria 100% Nacional.
PQP!!!! Depois de mais de 10 anos de debate, inclusive aqui mesmo no DB, tem gente que acha que a França iria transferir a tecnologia até dos reatores nucleares? Tem que ser muito mal caráter ou débil mental!
E que porra tem a ver com pobreza?
Sério, esse talvez tenha sido o pior conjunto de comentários, misturando desconhecimento com coisas que NADA tem a ver que já vi na vida.
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Re: Ministério da Defesa
Rapaz, é um imbecil querendo ganhar "like" falando do que não sabe.
Afinal, quem é esse cretino?
Afinal, quem é esse cretino?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
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- gabriel219
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Re: Ministério da Defesa
Nem sei, entrei no perfil do jênio e o cara é Economista da FGV. Isso por se só já não é um problema em si, sou Engenheiro e falo sobre defesa, tem nada demais, mas isso diz muito sobre o tipo de gente que a FGV forma.J.Ricardo escreveu: Sex Fev 04, 2022 9:53 am Rapaz, é um imbecil querendo ganhar "like" falando do que não sabe.
Afinal, quem é esse cretino?
- FCarvalho
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Re: Ministério da Defesa
A FGV forma muita gente nos mais diversos setores do conhecimento. E a opinião pessoal de cada um que sai de lá não diz respeito em nada ao que a instituição pensa ou faz sobre este e outros assuntos.
Se o cara falou que apenas contaram 10% da história do Prosub, ele não contou nem 5%¨dos outros 90% que diz saber.
É apenas mais uma fala casuística, tendenciosa e passional como as muitas que existem hoje em dia na internet para todos os gostos e necessidades.
Não vai ser escutado por muita gente, e menos ainda vai receber a atenção que ele pretendia ter.
Se o cara falou que apenas contaram 10% da história do Prosub, ele não contou nem 5%¨dos outros 90% que diz saber.
É apenas mais uma fala casuística, tendenciosa e passional como as muitas que existem hoje em dia na internet para todos os gostos e necessidades.
Não vai ser escutado por muita gente, e menos ainda vai receber a atenção que ele pretendia ter.
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