J.Ricardo escreveu: ↑Sex Jan 07, 2022 3:36 pm Isso da Marinha na África vem desde o nascimento do Império
www.revistanavigator.com.br/navig11/art/N11_art2.pdf
Aqui também cita, de forma superficial, essa base na África, que seria na Namíbia...
file:///C:/Users/ivopr/Downloads/1672-Texto%20do%20artigo-3977-1-10-20111209.pdf
https://www.naval.com.br/blog/2009/11/2 ... na-africa/
isso foi amplamente debatido, inclusive aqui no DB.
1 - Li o PDF(*). Trata-se não de uma Base BRASILEIRA e sim de uma PIADA DE MAU GOSTO, IMHO: então o UK nos manda (notar, era o equivalente aos EUA na época) fazer uma "base" em Angola no começo do século XIX (era então território Português, e o foi até meados dos anos 70 do século passado, ou seja, nunca foi nem poderia ser uma base "nossa") com a finalidade de travar o tráfico negreiro. PUTZ, estávamos ou disputando o primeiro lugar em tráfico escravagista ou já éramos o número um nisso, não haveria algum pequeno CONFLITO DE INTERESSES aí ? Tipo entregar à raposa a chave do galinheiro ? Lembrar, muito depois tava assim de navio vindo para o Brasil Imperial carregado de futuros escravos (vários barcos com bandeira brazuca, aliás) sendo apresados pela RN com base na Bill Aberdeen, lei (uma das mais bacanas que conheço, e não gosto de quase nenhuma) de décadas após (1845);
2 - "Acordo Secreto" nos tempos do PT (nadavê de per si) mas caindo na mão logo do véio e famigerado Cráudio Umbelto , que fez seu nome como o Mentiroso-Mor do Collor e por conseguinte um do caras que mais OS ODEIA? PUTZ, coisas "secretas" deviam ser ocultadas pelo menos dos piores inimigos, não concordas?
Se fosse algum WIKILEAKS eu até poderia concordar, após ler com calma (e não preciso "googlar", graças a Deus), mas estes tipos de fuentes que usaste só aprofundam as minhas suspeitas, tipo o UK ou os EUA nos dizendo para montar base na África, o que nos permitiria, pelo menos em tese, controlar e talvez até travar a passagem deles mesmos, no caso de "virarmos a casaca": te parece minimamente lógico, truta véio?
Para O MENTIROSO eu tenho certeza que sim.
(*) - Uma das "justificativas" do autor é simplesmente RIDÍCULA: o Brasil queria manter a então Cisplatina para ter acesso livre ao Prata, então valiosíssimo (hoje bem menos) para o escoamento da produção da nossa Região Sul (e não me estendo porque este post ficaria quilométrico, pois foi causa primária da Revolução "separatista e republicana" Farroupilha), bem como a Argentina, nossa então "inimiguxa", queria que se livrasse de nós para depois ser absorvida por ela, com base naquele 171 de "Vice Reinado do Prata", tese que inclusive até hoje, mesmo que na surdina, reivindica parte do RS e SC como integrantes da Província de Misiones.
Só que o UK tinha outras ideias, tipo botar um "amortecedor" entre ambos os rivais, para manter o comércio fluindo sem maiores tretas. E foi o que rolou, porque contra a força bruta não há argumento. E mesmo assim teve a Vuelta de Obligado...