vplemes escreveu: ↑Seg Jan 10, 2022 2:28 pm
Sempre que leio sobre essa viagem psicodélica de 15 SSKs e 6 Nucs me dá ganas de rir até não aguentar mais (chorar além de chato é coisa de maricas!). Uma força que não consegue manter e operar a contento cinco U-209 (o fusquinha dos submarinos) falar em ter e operar uma força dessas é uma viajada na maionese estragada. Lembro quando lançaram o famigerado PAEMB, na época eu já falava que aquelas conversas fiadas de trinta fragatas, dezenas de subs, porta aviões e quetales não passavam de maionese estragada e tinha que aguentar palavrão e amolação dos Pricks e marinos da vida. Lembro até hoje o Marino dando carteirada com "a minha marinha" pra cima de mim. O resultado? Não temos mais esquadra de verdade, nosso opalão virou gilete e o prosub se arrasta para conseguir terminar os quatro scorpenes contratados.
Ao que parece estamos todos fartos e cansados dos "planos mirabolantes" das forças armadas, principalmente da MB.
No entanto, não custa lembrar que à época de sua formulação e proposição o que foi pedido aos respectivos comandos militares via MD era que enviassem ao governo da época suas demandas reais de forma a contemplar suas obrigações, e não apenas um remendo adaptativo da realidade como sempre foi.
Daí tivemos o PAEMB da Marinha, que nada mais era do que o necessário dentro do que o almirantado entendia ser o necessário diante dos desafios estratégicos do TOM sul americano no longo prazo.
Bem, hoje se pode ver que o Brasil realmente não é um país sério. Perdemos tempo e dinheiro tentando planejar um futuro que só existiu no vislumbre para lá de crédulo dos cmtes daquele tempo.
Paciência. Sendo o país como é, melhor seria fechar a marinha e botar no lugar dela uma boa guarda costeira que já estava de ótimo tamanho.
Do tamanho da nossa mediocridade.