ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4366 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 07, 2022 1:20 am

O Tatra T-815 6X6 tem um peso sem carga (curb weight) 3 toneladas mais leve que a versão 8X8. A versão 8x8 carrega 30 munições de 155mm enquanto que a 6x6 leva 18.E menos magazines. Isso significa que o peso de combate do Tatra 6x6 com CAESAR seja por volta de 4 ton. mais leve que o Caesar 8X8.

Mas ainda insuficiente para pontes Classe 21. Para o CAESAR, é provável que o EB tenha de escolher outro caminhão 6x6.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4367 Mensagem por Túlio » Sex Jan 07, 2022 1:38 am

knigh7 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:20 am O Tatra T-815 6X6 tem um peso sem carga (curb weight) 3 toneladas mais leve que a versão 8X8. A versão 8x8 carrega 30 munições de 155mm enquanto que a 6x6 leva 18. Isos significa que o peso de combate do Tatra 6x6 com CAESAR seja 3,5 ton mais leve que o Caesar 8X8
Alguma info decente sobre O PREÇO?

Admito como possibilidade que eu esteja dizendo BESTEIRA ao imaginar que um só desses custe mais que uma Bateria inteira (e estou sendo MODESTO) de M-198 e se bobear mais outra de M-119, mas sou do tempo em que, quando a gente ia fazer o rancho do mês, primeiro tratava de se garantir no feijão e no arroz, só então indo comprar o filé.



PS.: fiz muita coisa hoje e cheguei ao fim do dia bem cansado, dae fiquei com sono e fui dormir cedo. Acordei agora de madrugada e sem sono nenhum, dae recém abri o primeiro latão de "xanax" marca BUD. No que começar a "pegar" [016] eu faço logoff.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4368 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 1:50 am

knigh7 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:20 am O Tatra T-815 6X6 tem um peso sem carga (curb weight) 3 toneladas mais leve que a versão 8X8. A versão 8x8 carrega 30 munições de 155mm enquanto que a 6x6 leva 18.E menos magazines. Isso significa que o peso de combate do Tatra 6x6 com CAESAR seja por volta de 4 ton. mais leve que o Caesar 8X8.

Mas ainda insuficiente para pontes Classe 21. Para o CAESAR, é provável que o EB tenha de escolher outro caminhão 6x6.
O Caesar 8x8 no Tatra pesa 32 . Na próxima brochura, é negado que ele seja aerotransportado por qualquer coisa abaixo do A400. Nisso já estamos superados:

https://www.google.com/url?sa=t&source= ... OsHH7bNHxM

Então, definitivamente, CAESAR 8x8 NÃO é aerotransportável por KC-390.

A Brochura deixa clara ele possuir 32 toneladas, sendo o 6x6, que usa chassis U2450L, possui 18 toneladas. Se o EB utilizar o 6x6, ele fica próximo do ATMOS.

Segundo o Eligio, se trata de ser o 8x8:
eligioep escreveu: Qui Out 07, 2021 12:31 pm No caso, TATRA 815 8x8, Made in Brasil!!

Carvalho,
você está enganado....... Breve, bem breve!!

Exatamente, Façam as suas apostas.

Assim descarta-se o 6x6.

Então o EB está definitivamente escolhendo o CAESAR por motivos obscuros dos quais não são nada técnicos, pois no ROB original era imprescindível que ele fosse aerotranspotável por aeronaves da FAB, tanto C-130 quanto KC-390. Porém, sendo 8x8, ele não é!

O EB está escolhendo uma viatura, de uma nação hostíl, que é desclassificada já no ROB.

Curioso...




Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Jan 07, 2022 2:07 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4369 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 1:58 am

Túlio escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:38 am
knigh7 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:20 am O Tatra T-815 6X6 tem um peso sem carga (curb weight) 3 toneladas mais leve que a versão 8X8. A versão 8x8 carrega 30 munições de 155mm enquanto que a 6x6 leva 18. Isos significa que o peso de combate do Tatra 6x6 com CAESAR seja 3,5 ton mais leve que o Caesar 8X8
Alguma info decente sobre O PREÇO?

Admito como possibilidade que eu esteja dizendo BESTEIRA ao imaginar que um só desses custe mais que uma Bateria inteira (e estou sendo MODESTO) de M-198 e se bobear mais outra de M-119, mas sou do tempo em que, quando a gente ia fazer o rancho do mês, primeiro tratava de se garantir no feijão e no arroz, só então indo comprar o filé.



PS.: fiz muita coisa hoje e cheguei ao fim do dia bem cansado, dae fiquei com sono e fui dormir cedo. Acordei agora de madrugada e sem sono nenhum, dae recém abri o primeiro latão de "xanax" marca BUD. No que começar a "pegar" [016] eu faço logoff.
E esses já não estão separados, fazendo parte do EDA? O que vai mudar com o Obus SR?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4370 Mensagem por Túlio » Sex Jan 07, 2022 2:10 am

gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:58 am
Túlio escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:38 am

Alguma info decente sobre O PREÇO?

Admito como possibilidade que eu esteja dizendo BESTEIRA ao imaginar que um só desses custe mais que uma Bateria inteira (e estou sendo MODESTO) de M-198 e se bobear mais outra de M-119, mas sou do tempo em que, quando a gente ia fazer o rancho do mês, primeiro tratava de se garantir no feijão e no arroz, só então indo comprar o filé.



PS.: fiz muita coisa hoje e cheguei ao fim do dia bem cansado, dae fiquei com sono e fui dormir cedo. Acordei agora de madrugada e sem sono nenhum, dae recém abri o primeiro latão de "xanax" marca BUD. No que começar a "pegar" [016] eu faço logoff.
E esses já não estão separados, fazendo parte do EDA? O que vai mudar com o Obus SR?
Não sei se ME entendeste ou se eu TE entendi, a diferença para mim seria como no exemplo acima, deixar de lado o feijão e o arroz e comprar apenas o filé. Ninguém vive só disso (e olhes que estás falando com Gaúcho de cruz na testa, carnívoro pra caramba, cupincha :mrgreen: ).

Claro que eu ia adorar uns ATMOS, mas perde boa parte da graça ao saber que o "feijão com arroz" é dos tempos da 2GM.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4371 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 2:14 am

Túlio escreveu: Sex Jan 07, 2022 2:10 am
gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:58 am
E esses já não estão separados, fazendo parte do EDA? O que vai mudar com o Obus SR?
Não sei se ME entendeste ou se eu TE entendi, a diferença para mim seria como no exemplo acima, deixar de lado o feijão e o arroz e comprar apenas o filé. Ninguém vive só disso (e olhes que estás falando com Gaúcho de cruz na testa, carnívoro pra caramba, cupincha :mrgreen: ).

Claro que eu ia adorar uns ATMOS, mas perde boa parte da graça ao saber que o "feijão com arroz" é dos tempos da 2GM.
Mas os AR, pelo que entendi do EB, estão garantidos. Como programa EDA é basicamente doação e nos documentos do programa, esses meios estão já separados a nós, creio que é só questão de tempo.

O por que da demora? Talvez seja por estudos de sua dotação e até modernização, pois são peças relativamente surradas.

O M109 foi no mesmo caminho e demorou uns 6 anos, talvez mais, não lembro bem.

Bem que podiam visitar Sierra Depot e trazer uns Bradley sem a torre, já tava bão demais, ao menos pra equipar uma Brigada. O Marrocos comprou a preço de sucata essas viaturas, com proteção contra 30 mm da versão M2A2 e tudo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4372 Mensagem por Túlio » Sex Jan 07, 2022 2:27 am

gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 2:14 am

Mas os AR, pelo que entendi do EB, estão garantidos. Como programa EDA é basicamente doação e nos documentos do programa, esses meios estão já separados a nós, creio que é só questão de tempo.

O por que da demora? Talvez seja por estudos de sua dotação e até modernização, pois são peças relativamente surradas.

O M109 foi no mesmo caminho e demorou uns 6 anos, talvez mais, não lembro bem.
FATO! Nem eu mesmo sei o porquê de viver insistindo nisso, é que dá pena ver a tigrada ir por Programas mais ambiciosos e PARECER esquecer que sem os mais modestos não adianta nada. E lembremos, quem está por trás da renovação da Art é o mesmo pessoal que anda atrás de "modernização" de Leo1 e Cascavel, bem como de um "MMBT".

Cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça. :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas vou tentar falar menos sobre isso, já estou ficando CHATO.
gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 2:14 am Bem que podiam visitar Sierra Depot e trazer uns Bradley sem a torre, já tava bão demais, ao menos pra equipar uma Brigada. O Marrocos comprou a preço de sucata essas viaturas, com proteção contra 30 mm da versão M2A2 e tudo.
Não me fala em BRADLEY que eu surto, esse bicho já devia estar aqui ainda no começo do século, POWS!!!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4373 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 7:11 am

A decisão dos M198 e dos M119A2 me parece bem acertada, apesar que deviam ter feito isso a séculos, mas sinceramente gostaria de entender a suposta decisão pelo CAESAR 8x8.

Além de não cumprir um requisito básico e vital pra mim, já que é uma viatura que não tem tanta mobilidade estratégica quanto o restante da Brigada Mecanizada - não só por ar - tem um obuseiro já ultrapassado frente ao ATHOS ou até o de outros concorrentes.

A França mantém um número reduzido de TRF1 rebocados, ainda é um obuseiro totalmente manual, um M198 pouco mais moderno. O ATHOS já é o creme de la creme, junto com o ATAGS, dos obuses.

Sinceramente eu duvido, mas duvido mesmo que a Nexter vá ter a proposta mais barata, haja vista o contrato do CAESAR 8x8 mais recente.

Mas o MAIS IMPORTANTE é gastar milhões com uma nação hostíl e que SEMPRE foi, com menores excessões, e geralmente nessas exceções o que mais tinha era cumprimento de requi$ito$, vide Lula-Sarcozy.

Mas é aquilo né, deve cumprir bem os requi$ito$.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37433
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4374 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 07, 2022 3:43 pm

Se fosse vocês esperava o RFI ser lançado. Depois vemos o que acontece.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4375 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 3:46 pm

Vai mudar o ROB pra declarar o CAESAR vencedor, abrindo não da Mobilidade Estratégica pela Tática. Alguma novidade nisso?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4376 Mensagem por Túlio » Sex Jan 07, 2022 4:17 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 3:46 pm Vai mudar o ROB pra declarar o CAESAR vencedor, abrindo não da Mobilidade Estratégica pela Tática. Alguma novidade nisso?
Até a Mobilidade Tática fica comprometida, já que todo mundo deveria marchar junto mas, por causa do peso do 155, se reduzem os espaços (pontes) aceitáveis para passagem do Guarani; ou seja, para inventar moda, complicam a vida da Brigada inteira. E, embora esse bicho me pareça um pouco alto demais (logo, não sei se entra num 390), ele é FODÃO!!!






Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37433
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4377 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 07, 2022 4:56 pm

Bom, se o palpite do Eligio se confirmar, pode ser que muita coisa esteja sendo mudada em termos de doutrina e organização para as formações mecanizadas, de infantaria e cavalaria, do exército. Lembrar que as bgdas mecanizadas de infantaria ainda não tem um desenho fechado, seja doutrinal e organizacional. Tudo ainda está em estudo, análise e testes.
Os novos obuseiros AP SR irão entrar nestas OM dentro deste contexto. O EB é muito devagar quanto à mudanças no aspecto doutrinal e operacional. E do jeito que o reequipamento da 15a Inf Mec vai, ainda levamos mais alguns anos até saber o que de fato teremos em mãos com essas novas formações.
Até lá, o que há é uma indicação de um candidato preferencial. Nada além.
Com o RFI, e posteriormente o RFP, elaborados e recebidos, assim como os prováveis interessados, saberemos concretamente o que o EB quer para si.
Até lá, todo o resto é especulação.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4378 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 6:20 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 07, 2022 4:17 pm
gabriel219 escreveu: Sex Jan 07, 2022 3:46 pm Vai mudar o ROB pra declarar o CAESAR vencedor, abrindo não da Mobilidade Estratégica pela Tática. Alguma novidade nisso?
Até a Mobilidade Tática fica comprometida, já que todo mundo deveria marchar junto mas, por causa do peso do 155, se reduzem os espaços (pontes) aceitáveis para passagem do Guarani; ou seja, para inventar moda, complicam a vida da Brigada inteira. E, embora esse bicho me pareça um pouco alto demais (logo, não sei se entra num 390), ele é FODÃO!!!


Ele não é tão alto, está na altura que a peça fica, igual no CAESAR.

Tem os motivos citado, porém ele cumpre os requi$ito$.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4379 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 07, 2022 6:25 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 07, 2022 4:56 pm Bom, se o palpite do Eligio se confirmar, pode ser que muita coisa esteja sendo mudada em termos de doutrina e organização para as formações mecanizadas, de infantaria e cavalaria, do exército. Lembrar que as bgdas mecanizadas de infantaria ainda não tem um desenho fechado, seja doutrinal e organizacional. Tudo ainda está em estudo, análise e testes.
Os novos obuseiros AP SR irão entrar nestas OM dentro deste contexto. O EB é muito devagar quanto à mudanças no aspecto doutrinal e operacional. E do jeito que o reequipamento da 15a Inf Mec vai, ainda levamos mais alguns anos até saber o que de fato teremos em mãos com essas novas formações.
Até lá, o que há é uma indicação de um candidato preferencial. Nada além.
Com o RFI, e posteriormente o RFP, elaborados e recebidos, assim como os prováveis interessados, saberemos concretamente o que o EB quer para si.
Até lá, todo o resto é especulação.
Infantaria Mecanizada TEM QUE TER Mobilidade Estratégica, não tem isso de "tá em estudo". Infantaria que abre mão da Mobilidade Estratégica pra Tática chama-se Infantaria Blindada e não há doutrina que mude isso.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4380 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 07, 2022 11:38 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:38 am
knigh7 escreveu: Sex Jan 07, 2022 1:20 am O Tatra T-815 6X6 tem um peso sem carga (curb weight) 3 toneladas mais leve que a versão 8X8. A versão 8x8 carrega 30 munições de 155mm enquanto que a 6x6 leva 18. Isos significa que o peso de combate do Tatra 6x6 com CAESAR seja 3,5 ton mais leve que o Caesar 8X8
Alguma info decente sobre O PREÇO?

Admito como possibilidade que eu esteja dizendo BESTEIRA ao imaginar que um só desses custe mais que uma Bateria inteira (e estou sendo MODESTO) de M-198 e se bobear mais outra de M-119, mas sou do tempo em que, quando a gente ia fazer o rancho do mês, primeiro tratava de se garantir no feijão e no arroz, só então indo comprar o filé.



PS.: fiz muita coisa hoje e cheguei ao fim do dia bem cansado, dae fiquei com sono e fui dormir cedo. Acordei agora de madrugada e sem sono nenhum, dae recém abri o primeiro latão de "xanax" marca BUD. No que começar a "pegar" [016] eu faço logoff.
Referente ao ATMOS em viatura MAN 6X6:

De acordo com declarações do secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, o contrato da ATMOS tem um valor de US $ 47,2 milhões, para o fornecimento e entrega de 12 unidades, que integrarão duas baterias, sendo que as quatro restantes tem previsão de entrega para 2022.
https://tecnodefesa.com.br/exercito-fil ... ria-atmos/

Na mídia oficial da República Tcheca, a Rádio Pague International, o contrato de aquisição dos 52 CAESAR 8X8 por aquele país no ano passado foi no valor de CZK 8.52 bilhões, o equivalente a USD 390 milhões no câmbio de setembro 2021:
09/30/2021
The Czech Ministry of Defence has signed a contract for the purchase of 52 Caesar self-propelled howitzers from French manufacturer Nexter Systems for CZK 8.52 billion.

https://english.radio.cz/defence-minist ... on-8729902


O ideal seria discriminar o valor somente das viaturas, mas de oficial é somente isso que eu sei, o valor dos contratos, que obviamente incluem outros itens.

De qualquer forma, dada a discrepância dos valores contratuais/unidade, percebe-se que o CAESAR tem um custo flagrantemente acima do ATMOS. O valor é quase o dobro.

A Republica Tcheca é da OTAN, tem como justificar, no Oriente Médio estão pouco se importando com os custos dos equipamentos e na África o que manda mesmo é a propina. Como o EB justificaria uma eventual aquisição do CAESAR ao invés do ATMOS já que ambos têm desempenho semelhante e preveem a participação da indústria nacional?




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jan 08, 2022 12:30 am, em um total de 1 vez.
Responder