Túlio escreveu: Qui Jan 06, 2022 3:37 pm
gabriel219 escreveu: Qui Jan 06, 2022 9:58 am
Sim, Caesar 8x8. Falta reelembrar ao EB, que sofre de amnésia conveniente, que o Caesar 8x8 não é aerotransportado nem por um KC-390. Seu peso ultrapassa entre 28.4 até 30.2 toneladas, quase o mesmo que o Archer.
Mas claro, atende os requi$ito$.
Que eu me lembre, o requisito que levou ao CAESAR era que,
em sua versão 6x6, podia cruzar pontes classe 21 (renovados tks ao Gabriel véio, eu nem sabia o que era isso). O dito requisito era para compor a Art AP da B I Mec. Até tabela com "pontuação" do EB eu postei mostrando isso.
8x8 nem CAESAR nem ATMOS, os dois nem entram em C-130 e sequer em -390 (mesmo que entrassem o avião não decolaria) e ficam além do limite máximo de segurança das citadas pontes.
Prefiro o ATMOS por ser de Israel e vários outros motivos que já expus, além do que, como também já expus, acho perda de tempo e de dinheiro do
PAGADOR DE IMPOSTOS ficar de firula com coisa sofisticada e cara pra burro enquanto a Art AR segue com M-114 e M-101, ou seja, por um lado entramos no século XXI, por outro continuamos na 2GM, com o pouco que há de M56 e L118 nos levando mais ou menos para o Vietnã (meio século de atraso).
É o que penso.
A que o elígio citou é no chassis Tatra 815-7 8x8, do Caesar 2. Esse não é aerotransportável por algo menor que um A400.
Nos requisitos antigos, era absoluto a capacidade de ser aerotransportado por um KC-390.
Aquela famigerada tabela tinha alguns erros que não entendo, como M777 com 52 calibres, sendo que essa versão só se deu as caras 2 anos depois e não passa de protótipo.
O Atmos, no chassis Tatra 6x6, é sim aerotransportável, pesando cerca de 23 toneladas. Ele transporta mais munições que o Caesar 6x6 e ainda tem um obuseiro bem mais moderno. Na famigerada tabela, é citado que o Atmos não é aerotransportado por C-130 e não por KC-390.
A escolha do Caesar em favor do Atmos é simplesmente inexplicável, especialmente na parte política, dando mais dinheiro pra uma nação que anda sendo hostil.