Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4861 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 14, 2021 12:45 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 14, 2021 10:50 am
gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 10:47 am
Concorrência?
:?: :?: :?: :?:
Você disse que não faria sentido - ao menos entendi isso, se entendi errado, peço perdão - da Imbel não se associar a uma empresa estrangeira mas sim a Taurus, porém ela em PPP com algumas estrangeira abre justamente concorrência com a Taurus.

A Taurus hoje é praticamente monopólio, apesar de ser mais fácil importar armas do que antes. Isso foi problema pra própria Taurus por muitos anos e só agora lançam armas de boa qualidade por conta das importações.

O ideal é trazer o maior número de empresas possível, seja KAC, Arex, Caracal, Sig, Norinco e entre outros. A Imbel já é a porta de entrada pra duas delas, na parte de armamentos e na parte de munições pesadas.

Não digo que a Imbel e a Taurus se juntando é ruim, mas a Imbel e uma KAC se juntando é um resultado maravilhoso. O mesmo com a Norinco e aa munições, especialmente de Artilharia. Precisamos modernizar nosso leque de munições nessa área.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6568 vezes
Contato:

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4862 Mensagem por Túlio » Ter Dez 14, 2021 1:20 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 12:45 pm
Túlio escreveu: Ter Dez 14, 2021 10:50 am

:?: :?: :?: :?:
Você disse que não faria sentido - ao menos entendi isso, se entendi errado, peço perdão - da Imbel não se associar a uma empresa estrangeira mas sim a Taurus, porém ela em PPP com algumas estrangeira abre justamente concorrência com a Taurus.

A Taurus hoje é praticamente monopólio, apesar de ser mais fácil importar armas do que antes. Isso foi problema pra própria Taurus por muitos anos e só agora lançam armas de boa qualidade por conta das importações.

O ideal é trazer o maior número de empresas possível, seja KAC, Arex, Caracal, Sig, Norinco e entre outros. A Imbel já é a porta de entrada pra duas delas, na parte de armamentos e na parte de munições pesadas.

Não digo que a Imbel e a Taurus se juntando é ruim, mas a Imbel e uma KAC se juntando é um resultado maravilhoso. O mesmo com a Norinco e aa munições, especialmente de Artilharia. Precisamos modernizar nosso leque de munições nessa área.
Ah sim, agora entendi. Bueno, cupincha véio, penso que deveríamos primeiro separar os Mercados:

:arrow: No CIVIL/POLICIAL concordo contigo integralmente, se a CBC/TAURUS concorre com as outras nos Países delas, é mais do que justo (mutuamente proveitoso, na verdade) que isso seja recíproco;

:arrow: Mas no MILITAR me parece - ou seja, ACHO, não SEI - complicado. Só neste século (e no tempo das "vacas gordas" ainda por cima) empresa Nacional nenhuma se interessou pelo então Urutu 2/3, teve que vir uma do exterior. Notar ainda que, mesmo sendo o Brasil um dos maiores produtores de aço do planeta e tendo algumas das maiores empresas do ramo, ninguém se interessou em desenvolver e produzir as ligas de aço necessárias para o blindado (e para o PROSUB também, BTW), porque todos sabem muito bem como é que a banda toca.

Assim, talvez o futuro da IMBEL seja se tornar uma espécie de HELIBRAS terrestre, tipo montar coisas desenvolvidas lá fora e vender aqui num semi-monopólio, estando para a Airbus du Brésil como uma espécie de Rheinmetall und Heckler&Koch von Brasilien (ou algo assim) em armas e munições militares terrestres. Pra mim já tava loko de bueno.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4863 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 14, 2021 1:50 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 14, 2021 1:20 pm :arrow: Mas no MILITAR me parece - ou seja, ACHO, não SEI - complicado. Só neste século (e no tempo das "vacas gordas" ainda por cima) empresa Nacional nenhuma se interessou pelo então Urutu 2/3, teve que vir uma do exterior. Notar ainda que, mesmo sendo o Brasil um dos maiores produtores de aço do planeta e tendo algumas das maiores empresas do ramo, ninguém se interessou em desenvolver e produzir as ligas de aço necessárias para o blindado (e para o PROSUB também, BTW), porque todos sabem muito bem como é que a banda toca.

Assim, talvez o futuro da IMBEL seja se tornar uma espécie de HELIBRAS terrestre, tipo montar coisas desenvolvidas lá fora e vender aqui num semi-monopólio, estando para a Airbus du Brésil como uma espécie de Rheinmetall und Heckler&Koch von Brasilien (ou algo assim) em armas e munições militares terrestres. Pra mim já tava loko de bueno.[/Justificar]
Vou me ater a falar sobre o último:

O que mais me interessa em uma PPP com uma gigante ou grande empresa estrangeira, é trazer novos tipos de equipamentos, então inéditos, aqui. Além de equipamento dos buenos. A KAC seria a minha favorita, ao invés das que citaste - no ramo de armas, claro - pois, além dos motivos que citei, como a linha SR e as LAMG's, poderiam implementar sérias melhoras no IA2, como MLOK's, coronha, retém do ferrolho, coisas que fariam o IA2, apesar dos problemas de vir de um AR-18, um fuzíl deste século realmente.

As SR's seriam excelentes para substituir os M4 e G36C da CoPEsP. Apesar do T4 até estar indo bem, os SR's detém o título de melhor ar fabricada desde a MK18, especialmente para ForEsp/OpEsp.

Pode parecer mentira, mas a Imbel pensa sim num IA2 2.0, com MLOK e tudo, o problema é que o maquinário da Imbel é antigo demais, pouca coisa foi modernizada. O IA2 ainda é muito bom para o tipo de maquinário que eles tem e por isso precisam formar parceria e modernizar aquela fábrica, já que, sozinhos, não possuem capacidade de investimento pra isso.

Além de tudo isso, a KAC trabalha em impressoras 3D para baratear os custos de produção. Hoje em dia, o corpo do fuzil pode ser construído inteiro a partir disso. Imagine aliar impressoras 3D a novos compostos em produção de escala, como Nanotubos de Carbono, possuindo uma arma super robusta e também bastante leve. Nanotubos terão potencial de chegar a custar o mesmo ou até mais barato que polímeros de alto impacto.

Penso que essa PPP da Imbel poderia se dividir em 3 partes, sendo elas: armamentos (KAC), munições (Norinco ou IMI) e acessórios (IWI).

Já houve ideia da Imbel fabricar canhões e obuseiros, mas gostaria de ver a ENGEPRON fazendo isso.

E também, como já mencionei, tem a minha menina dos olhos de ouro:

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6568 vezes
Contato:

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4864 Mensagem por Túlio » Ter Dez 14, 2021 2:23 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 1:50 pm
Vou me ater a falar sobre o último:

O que mais me interessa em uma PPP com uma gigante ou grande empresa estrangeira, é trazer novos tipos de equipamentos, então inéditos, aqui. Além de equipamento dos buenos.
E aqui voltamos à HELIBRAS, que é a materialização legal do conceito de PPP antes mesmo de o acrônimo ser cunhado: nasceu como uma parceria entre o gov MG (45%), a Aérospatiale (45%) e o resto (10%) ficou com algum fundo de pensão ou coisa que valha. Daí o tempo passou, as outras partes começaram a vender suas cotas, a Aérospatiale foi incorporada pela Eurocopter, esta pela Airbus e esta acabou com 100%. Nada contra, mil vezes uma gigantona estrangeira vendendo coisa moderna do que uma brazuca vendendo bugiganga obsoleta.

Resta saber como fariam isso, ainda mais se fossem envolver mais de uma empresa estrangeira e ainda por cima com os chinas no meio (5G manda lembrança :twisted:).




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4865 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 14, 2021 2:36 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 14, 2021 2:23 pm
gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 1:50 pm
Vou me ater a falar sobre o último:

O que mais me interessa em uma PPP com uma gigante ou grande empresa estrangeira, é trazer novos tipos de equipamentos, então inéditos, aqui. Além de equipamento dos buenos.
E aqui voltamos à HELIBRAS, que é a materialização legal do conceito de PPP antes mesmo de o acrônimo ser cunhado: nasceu como uma parceria entre o gov MG (45%), a Aérospatiale (45%) e o resto (10%) ficou com algum fundo de pensão ou coisa que valha. Daí o tempo passou, as outras partes começaram a vender suas cotas, a Aérospatiale foi incorporada pela Eurocopter, esta pela Airbus e esta acabou com 100%. Nada contra, mil vezes uma gigantona estrangeira vendendo coisa moderna do que uma brazuca vendendo bugiganga obsoleta.

Resta saber como fariam isso, ainda mais se fossem envolver mais de uma empresa estrangeira e ainda por cima com os chinas no meio (5G manda lembrança :twisted:).
Neste caso acho bem menos complicado, Túlio. Além disso, aprenderam a lição com a Helibrás, vide algumas PPP's e Privatizações que deram certo, não especialmente na área de defesa somente.

Além do mais, a Imbel já tem uma estrutura fabril muito boa, o problema em si é o maquinário. Isso é interessante pra qualquer estrangeira, já que diminui enormemente os custos de implantação de uma fábrica de armas, diminuindo o preço final da sua arma e sendo competitiva até mesmo aqui. A linha SR da KAC tem muito mercado por aqui, até por ser algo bem mais sofisticado que as T-4. As SR's poderiam muito bem completar tropas especializadas, seja Militar ou de Segurança Pública. Sem falar nos acessórios, especialmente para os CAC's, que cada vez mais estão crescendo de tamanho.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4866 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Dez 23, 2021 11:51 am

M-4 Colt ou o T-4?

Imagem




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4867 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Dez 23, 2021 8:31 pm

Frederico Vitor escreveu: Qui Dez 23, 2021 11:51 am M-4 Colt ou o T-4?

Imagem
Não dá pra dizer mas dá pra acessorizar o T4 pra ficar com essa cara. Os atiradores que competem em Three Gun com o T4 estão derramando rios de dinheiro nas armas, comprando alavancas de manejo, gatilhos e tudo mais nos EUA pra acessorizar a arma.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6568 vezes
Contato:

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4868 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2021 10:29 pm

Um cupincha e Colega me deixou a 938 dele aqui em casa para limpar e lubrificar. Tá tri, até o meu cachorro sabe que eu ADORO fazer isso e não cobro nada. Mas eu estava acostumado com as "das antigas", não com as "tipo Glock", como a minha TS9, com aquele sistema "quebra-unha"(*) de desmontar, mas ainda assim o que me deixa mesmo de saco cheio é aquilo de mola ao redor do cano.


NÃO TEM COMO EU ACHAR ISSO CERTO, POWS!!!


Imagem


Sério que precisavam mudar A ÚNICA coisa que prestava na 938??? [033]


(*) - Se eu conseguir inventar uma ferramenta simples, pequena e barata pra fazer isso sem quebrar as unhas dos polegares fico rico! Claro, se eu morasse nos EUA, que aqui ia estar lotado de processo (TERRORISMO) por um lado e pirataria pelo outro. :evil:


PS.: mas TROLL é sodas, olha só a FIADAPUTICE que o índio armou só pra me zoar :evil: :


Imagem
Dava pra fazer UM MEME com isso, PQP!


E não é só um cartucho, é quase meio carregador cada! [004]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4869 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 24, 2021 2:28 am

Túlio escreveu: Qui Dez 23, 2021 10:29 pm
Um cupincha e Colega me deixou a 938 dele aqui em casa para limpar e lubrificar. Tá tri, até o meu cachorro sabe que eu ADORO fazer isso e não cobro nada. Mas eu estava acostumado com as "das antigas", não com as "tipo Glock", como a minha TS9, com aquele sistema "quebra-unha"(*) de desmontar, mas ainda assim o que me deixa mesmo de saco cheio é aquilo de mola ao redor do cano.


NÃO TEM COMO EU ACHAR ISSO CERTO, POWS!!!


Imagem


Sério que precisavam mudar A ÚNICA coisa que prestava na 938??? [033]


(*) - Se eu conseguir inventar uma ferramenta simples, pequena e barata pra fazer isso sem quebrar as unhas dos polegares fico rico! Claro, se eu morasse nos EUA, que aqui ia estar lotado de processo (TERRORISMO) por um lado e pirataria pelo outro. :evil:


PS.: mas TROLL é sodas, olha só a FIADAPUTICE que o índio armou só pra me zoar :evil: :


Imagem
Dava pra fazer UM MEME com isso, PQP!


E não é só um cartucho, é quase meio carregador cada! [004]
kkkkkkk eu acho que ele fez isso aí inspirado num meme, que nasceu a partir de um calendário publicitário que a H&K fez a muitos anos atrás no qual os jênios do marketing municiaram o carregador de uma pistola com a munição ao contrário

Imagem




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6568 vezes
Contato:

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4870 Mensagem por Túlio » Sex Dez 31, 2021 6:24 pm

E agora não é "apenas" Pst com um pouco de Grafeno, mas com amplo uso e associação com a UCS (Caxias do Sul, que desenvolveu um processo produtivo próprio e fabrica este material lá na Serra):





Se fosse maior (tipo cano 4 pol e picos e carregador 17 t) eu QUASE pensaria em passar adiante a minha e comprar uma dessas.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4871 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 31, 2021 7:41 pm

Grafeno é um material muito bom para se usar em impressoras 3D, que podem baratear enormemente a fabricação. Dá pra fazer armas extremamente duráveis com baixo custo!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6568 vezes
Contato:

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4872 Mensagem por Túlio » Sex Dez 31, 2021 7:44 pm

gabriel219 escreveu: Sex Dez 31, 2021 7:41 pm Grafeno é um material muito bom para se usar em impressoras 3D, que podem baratear enormemente a fabricação. Dá pra fazer armas extremamente duráveis com baixo custo!
Tá, mas um dúvida para ti, que és Engenheiro: Grafeno não é um baita condutor de eletricidade? Eu não ia gostar nada de levar choque da minha própria arma. [003] [003] [003] [003]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4873 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 31, 2021 7:53 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 31, 2021 7:44 pm
gabriel219 escreveu: Sex Dez 31, 2021 7:41 pm Grafeno é um material muito bom para se usar em impressoras 3D, que podem baratear enormemente a fabricação. Dá pra fazer armas extremamente duráveis com baixo custo!
Tá, mas um dúvida para ti, que és Engenheiro: Grafeno não é um baita condutor de eletricidade? Eu não ia gostar nada de levar choque da minha própria arma. [003] [003] [003] [003]
Depende!

Existem vários tipos e formas de tratamento, desde eletricamente tratado como quimicamente tratado para conseguir. Assim, existe o Grafeno que é aquela "folha" transparente, um belo condutor e também o outro modo de tratamento, já partindo para os Nanotubos de Carbono de Parede Simples, que até existem placas balísticas maleáveis dele. Eu suspeito que essa pistola use a segunda opção, quase certeza e, pra não chamar e NTPS, além de aproveitar o "Grafeno" de forma política, eles chamem de Grafeno.

O Grafeno pode ser tanto um condutor, semicondutor e até um isolante térmico. Existem estudos de proteções feitas a partir desse material, em conjunto com CNT-MMC, que proporcionaria uma camuflagem térmica excelente.

De qualquer modo, dá pra utilizar Grafeno na construção de pistolas. É a mesma coisa de pistolas feitas também de outros excelentes condutores de eletricidade, como metais.

É a forma mais simples de explicar, sem ter que entrar na discussão de Pontos de Dirac e etc.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4874 Mensagem por gabriel219 » Seg Jan 03, 2022 10:37 pm





Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: Armas de Fogo e Equipamentos em Geral

#4875 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jan 03, 2022 11:26 pm





I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder