Sim e é provável que as próximas 2 sejam também A100 (pode até ter algumas modificações, mas pontuais) pois no contrato assinado são previstas mais 2 como opção. É só a MB exercê-la.
Programa de Reaparelhamento da Marinha
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
E espero honestamente que a MB assim o faça. Já passamos por tanta coisa depois do naufrágio do PAEMB sem nem sequer sair do estaleiro, apostar em novos navios quando não temos nem os encomendados, e mesmo assim com todas essas dificuldades. Não é hora de inventar moda. Faz o básico, investe nos NaPaOc que são muito necessários e nos dá alguma gordura para queimar na frota e a partir da 6a CFT em construção vemos o que é possível fazer. Isso, se tudo der certo, e nada demais acontecer, somente lá por 2030.
É mais do que sensato para se planejar os passos, possíveis, seguintes.
As Meko 200 até lá já terão com certeza um outro formato/conteúdo, quiçá mais de acordo com o que pudermos absorver e dar continuidade ao processo construtivo.
Mas que ficaria muito legal uma esquadra constituída por Meko 100, 200, 300 e 400 com certeza junto com os NaPaOc também baseados na Meko 100.
Seria possível dentro do bom senso chegarmos a 2040 com uma esquadra senão a maior da América Latina, ou abaixo do Equador, a melhor e mais bem equipada.
E nem precisamos ter 30 navios para isso, embora este número a meu ver seria algo prudente de buscar no longuíssimo prazo se a parceria com a TKMS vingar.
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Uma hipótese a ser pensada para o longuíssimo prazo pelo almirantado.
5 Inhaúma/Barroso - 6 Classe Tamandaré > 2025 a 2030
6 Niterói - 6 Meko 200 > 2031 a 2036
4 T-22 - 4 Meko 300 > 2037 a 2040
2 Meko 400 > 2041 a 2042
Total: 18 escoltas de Superfície. Entrega de 1(um) navio por ano.
Se acrescidos os 12 NaPaOc que se pretende por agora, temos os 30 navios aventados no defenestrado PAEMB. Não é o ideal mas já seria muito mais do que tivemos em qualquer tempo.
Cobre o período atual do PEM 2040 e pode dar o fôlego necessário à indústria e a BID, além do aspecto da PDI voltada a defesa naval de desenvolver as capacidades necessárias ao apoio longevo e regular do planejamento estratégico naval.
O lançamento do M-200 é um atestado de capacidade e qualidade da BID em produzir soluções adequadas às nossas necessidades quando respaldada pelo MD, governo e políticos de plantão. Toda a tecnologia dele pode ser voltada para emprego naval no longo prazo se assim a MB entender viável e possível.
Temos o projeto do radar Gaivota X que pode receber um grande incentivo ao seu desenvolvimento, podendo no futuro se tornar um produto de fato, seja para navios da MB ou civis. O mesmo se pode dizer da linha de produtos da Bradar/Embraer.
Notar que ao término das entregas em 2042 as primeiras Meko 100 e 200 já estarão voltando ao estaleiro para sua modernização/PMG, não deixando assim lacunas de trabalho em aberto em Itajaí.
No planejamento do PEM 2060 será possível vislumbrar o aumento ou a permanência do tamanho da FFE, de forma a articular a continuidade do processo construtivo naval.
Talvez depois deste tempo seja possível vincular novos projetos a partir de desenhos e concepções nacionais.
Notar ainda que Meko 300 e 400 são conceitos não adotados por nenhum país, o que me faz pensar na possibilidade de comprarmos os direitos sobre os mesmos de forma que todo navio destas classes sejam construídos no país e necessariamente tenhamos o retorno em royalties no caso de serem feitos em outros países no futuro em caso de exportação.
Para se pensar.
5 Inhaúma/Barroso - 6 Classe Tamandaré > 2025 a 2030
6 Niterói - 6 Meko 200 > 2031 a 2036
4 T-22 - 4 Meko 300 > 2037 a 2040
2 Meko 400 > 2041 a 2042
Total: 18 escoltas de Superfície. Entrega de 1(um) navio por ano.
Se acrescidos os 12 NaPaOc que se pretende por agora, temos os 30 navios aventados no defenestrado PAEMB. Não é o ideal mas já seria muito mais do que tivemos em qualquer tempo.
Cobre o período atual do PEM 2040 e pode dar o fôlego necessário à indústria e a BID, além do aspecto da PDI voltada a defesa naval de desenvolver as capacidades necessárias ao apoio longevo e regular do planejamento estratégico naval.
O lançamento do M-200 é um atestado de capacidade e qualidade da BID em produzir soluções adequadas às nossas necessidades quando respaldada pelo MD, governo e políticos de plantão. Toda a tecnologia dele pode ser voltada para emprego naval no longo prazo se assim a MB entender viável e possível.
Temos o projeto do radar Gaivota X que pode receber um grande incentivo ao seu desenvolvimento, podendo no futuro se tornar um produto de fato, seja para navios da MB ou civis. O mesmo se pode dizer da linha de produtos da Bradar/Embraer.
Notar que ao término das entregas em 2042 as primeiras Meko 100 e 200 já estarão voltando ao estaleiro para sua modernização/PMG, não deixando assim lacunas de trabalho em aberto em Itajaí.
No planejamento do PEM 2060 será possível vislumbrar o aumento ou a permanência do tamanho da FFE, de forma a articular a continuidade do processo construtivo naval.
Talvez depois deste tempo seja possível vincular novos projetos a partir de desenhos e concepções nacionais.
Notar ainda que Meko 300 e 400 são conceitos não adotados por nenhum país, o que me faz pensar na possibilidade de comprarmos os direitos sobre os mesmos de forma que todo navio destas classes sejam construídos no país e necessariamente tenhamos o retorno em royalties no caso de serem feitos em outros países no futuro em caso de exportação.
Para se pensar.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Maior que da Austrália? Esta otimista heim.FCarvalho escreveu: ↑Sex Dez 24, 2021 4:52 pmE espero honestamente que a MB assim o faça. Já passamos por tanta coisa depois do naufrágio do PAEMB sem nem sequer sair do estaleiro, apostar em novos navios quando não temos nem os encomendados, e mesmo assim com todas essas dificuldades. Não é hora de inventar moda. Faz o básico, investe nos NaPaOc que são muito necessários e nos dá alguma gordura para queimar na frota e a partir da 6a CFT em construção vemos o que é possível fazer. Isso, se tudo der certo, e nada demais acontecer, somente lá por 2030.
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E nem precisamos ter 30 navios para isso, embora este número a meu ver seria algo prudente de buscar no longuíssimo prazo se a parceria com a TKMS vingar.
Não vamos chegar nem perto disso, ainda mais se focarem no mix SSK x SSN.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Se pudessem ser dedicados exclusivamente ao patrulhamento dos campos de petróleo, seria interessante.
Aparece muita embarcação de pesca aqui nas cercanias do FPSO, entrando na zona de segurança.
As vezes aparece alguma Fragata da Marinha, mas é raridade.
PS.: Não deixa de ser um absurdo uma empresa que nos últimos 2 anos deu mais de R$ 400 bi para a União (entre impostos e participação em resultados) ter que doar equipamentos... Mas é Brasil...
Aparece muita embarcação de pesca aqui nas cercanias do FPSO, entrando na zona de segurança.
As vezes aparece alguma Fragata da Marinha, mas é raridade.
PS.: Não deixa de ser um absurdo uma empresa que nos últimos 2 anos deu mais de R$ 400 bi para a União (entre impostos e participação em resultados) ter que doar equipamentos... Mas é Brasil...
Abraços
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
A Petrobras é uma empresa de capital aberto cujo único objetivo é "foder" com os brasileiros para mandar nosso dinheiro para os investidores americanos, espero que o próximo presidente tenha culhões para acabar com essa relação (Brasil X Petrobras) tão nefasta.knigh7 escreveu: ↑Qua Dez 29, 2021 6:06 pm
https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... a-amazonia
Cadê a Petrobrás para bancar alguns NPa???
Quanto a notícia a empresa contratou os serviços de engenharia e gestão da MB, não esta doando e nem construindo nada para a MB.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Bom mesmo é a PDVSA... que focou em vender barato pro povão e deu no que deu. Passou de um monstro pra uma empresa que luta pra produzir uma merreca...
Não existe salvação. Combustível é caro e vai continuar sendo. Com ou sem estatal.
Como curiosidade: o combustível na refinaria da Bahia, que foi privatizada, está mais caro que o vendido pelas refinarias Petrobras.
Não existe salvação. Combustível é caro e vai continuar sendo. Com ou sem estatal.
Como curiosidade: o combustível na refinaria da Bahia, que foi privatizada, está mais caro que o vendido pelas refinarias Petrobras.
Abraços
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Libera a importação e verá o milagre da concorrência acontecer.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Não vejo esse "milagre" todo, talvez funcionasse se PRIVATIZASSEM de vez a empresa.
Lembrar o preço desgraçado que era para ter uma linha telefônica quando a telefonia era estatal e como ficou gradualmente cada vez mais fácil e barato ter e manter uma linha após a privatização.
Só em imposto sobre as empresas privadas o governo arrecada em um ano muito mais do que em dez com o que as empresas estatais lhe repassavam em lucro, e sem ter mais que investir nada na infra.
E FIM OT, teremos tópico para reclamar deste ou daquele governo em menos de dois dias.
Voltando ao tema, alguém notou que dia 14 passado o Riachuelo completou TRÊS ANOS de seu lançamento ao mar e até hoje não se sabe sequer do disparo do primeiro torpedo de teste? Lembrar, já estava decidido pelo IKL-214, dae veio aquela e$tranha reviravolta e virou nos Scorpênis, que sei não, viu, mas OK, vai que no fim acaba prestando; mas e as MEKO, será que isso vai até o fim ou a alemoada leva outra rasteira e assim do nada aparece uma empresa sei lá de onde com um Projeto completamente diferente?
Lembrar o preço desgraçado que era para ter uma linha telefônica quando a telefonia era estatal e como ficou gradualmente cada vez mais fácil e barato ter e manter uma linha após a privatização.
Só em imposto sobre as empresas privadas o governo arrecada em um ano muito mais do que em dez com o que as empresas estatais lhe repassavam em lucro, e sem ter mais que investir nada na infra.
E FIM OT, teremos tópico para reclamar deste ou daquele governo em menos de dois dias.
Voltando ao tema, alguém notou que dia 14 passado o Riachuelo completou TRÊS ANOS de seu lançamento ao mar e até hoje não se sabe sequer do disparo do primeiro torpedo de teste? Lembrar, já estava decidido pelo IKL-214, dae veio aquela e$tranha reviravolta e virou nos Scorpênis, que sei não, viu, mas OK, vai que no fim acaba prestando; mas e as MEKO, será que isso vai até o fim ou a alemoada leva outra rasteira e assim do nada aparece uma empresa sei lá de onde com um Projeto completamente diferente?
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Prezados colegas,
Peço licença para apresentar um resumo baseado em fontes ostensivas referentes aos programas MB de construção de navios em andamento ou planejados até o ano de 2030.
1.Programas em andamento:
PROSUB:
4 Submarinos classe Riachuelo
Submarino nuclear de ataque Álvaro Alberto
Nota: Existem informações da intenção da construção de mais um submarino da classe Riachuelo.
Programa fragatas da classe Tamandaré:
6 fragatas (4 + 2)
PROHIDRO
1 navio de apoio antártico
2 navios hidroceanograficos
PRONAPA:
2 NaPa 500: Maracanã e Mangaratiba
Navios avulsos:
Navios de assistência hospitalar Ana Nery
2. Programas planejados:
Programa de obtenção de navios de assistência hospitalar (4 navios)
Navios patrulha oceânico (5 navios)
NAPA 500 BR (sem definição do lote inicial a serem construídos no AMRJ)
Navio escola para substituição do NE Brasil
Avisos de Instrução para substituição das atuais unidades do Colégio e Escola Naval. (inicialmente 3 unidades para a Escola Naval)
Navio de apoio logístico multipropósito para substituir o navio tanque Gastão Motta.
PRONANF ( 2 navios anfíbios novos ou por oportunidade)
Sds
Peço licença para apresentar um resumo baseado em fontes ostensivas referentes aos programas MB de construção de navios em andamento ou planejados até o ano de 2030.
1.Programas em andamento:
PROSUB:
4 Submarinos classe Riachuelo
Submarino nuclear de ataque Álvaro Alberto
Nota: Existem informações da intenção da construção de mais um submarino da classe Riachuelo.
Programa fragatas da classe Tamandaré:
6 fragatas (4 + 2)
PROHIDRO
1 navio de apoio antártico
2 navios hidroceanograficos
PRONAPA:
2 NaPa 500: Maracanã e Mangaratiba
Navios avulsos:
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2. Programas planejados:
Programa de obtenção de navios de assistência hospitalar (4 navios)
Navios patrulha oceânico (5 navios)
NAPA 500 BR (sem definição do lote inicial a serem construídos no AMRJ)
Navio escola para substituição do NE Brasil
Avisos de Instrução para substituição das atuais unidades do Colégio e Escola Naval. (inicialmente 3 unidades para a Escola Naval)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Aqui temos um exemplo clássico de como o planejamento estratégico naval raramente coincide com a realidade da implementação dos meios projetados. Este programa quando lançado visava a construção de 15 sub convencionais e outros 6 nucleares. Até agora com os 4 iniciais em construção e/ou entrando em operação, nada se tem de concreto sobre a continuidade do mesmo em termos de novos lotes contratados a fim de alcançar os números apresentados inicialmente. É como se eles simplesmente não existissem ou ninguém se lembrasse/conhecesse eles. Não deveríamos estar discutindo se, como ou quando iremos construir 1 navio a mais destes submarinos, mas contratando naturalmente um novo lote conforme o indicado no escopo original do Prosub. É uma vergonha morar em um país que parece só existe a cada quatro anos.PROSUB:
4 Submarinos classe Riachuelo
Submarino nuclear de ataque Álvaro Alberto
Nota: Existem informações da intenção da construção de mais um submarino da classe Riachuelo.
Naturalmente este programa tende a alcançar os 6 navios no longo prazo, e talvez parar por aí mesmo. Esta é mais uma celeuma da nossa eterna falta de ligação entre o planejado e a realidade dos cofres públicos e a ausência de vontade política com o tema Defesa no Brasil. Novamente, o almirantado quando inquirido teria afirmado que um mínimo de 18 navios seriam necessários para manter poder ter uma esquadra para chamar de nossa, e no entanto, estamos discutindo a possibilidade de construção de apenas 1 ou 2 navios a mais aos atuais 4 contratados a muito custo. E como sempre, no país não falta quem diga que já é muito.Programa fragatas da classe Tamandaré:
6 fragatas (4 + 2)
Parece interminável a saga destes modelos que ao fim e ao cabo não devem passar desta duas únicas unidades.PRONAPA:
2 NaPa 500: Maracanã e Mangaratiba
Quando é que a MB vai finalmente passar este leme para quem de obrigação tem de mantê-lo à mão?Navios avulsos:
Navios de assistência hospitalar Ana Nery
2. Programas planejados:
Novamente, quando é que a MB vai finalmente passar este leme para quem de obrigação tem de mantê-lo à mão?Programa de obtenção de navios de assistência hospitalar (4 navios)
Sem a previsão de liberação dos recursos do FMM difícil crer que saiam do papel tão cedo.Navios patrulha oceânico (5 navios)
Se ainda for vantajoso, o projeto dos NDD sul coreanos construídos sob licença no Peru pode ser uma boa opção.Navio escola para substituição do NE Brasil
Isto é um assunto que já devia ter sido resolvido há muito tempo. Mas deixaram para a última hora, como sempre.Avisos de Instrução para substituição das atuais unidades do Colégio e Escola Naval. (inicialmente 3 unidades para a Escola Naval)
Navio de apoio logístico multipropósito para substituir o navio tanque Gastão Motta.
Há vários projetos de inúmeras fontes que podem substituir o atual NT. Mas a questão principal a saber continua sendo de onde virá a verba para tal.
Também há vários projetos que podem ser obtidos de diferentes fontes, e eu diria que olhar para o oriente é no mínimo prudente antes de decidir por um navio usado ou projeto novo europeu. Até eles estão fazendo isso. Por que não nós?PRONANF ( 2 navios anfíbios novos ou por oportunidade)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Acredito que o dinheiro gasto até hoje no Prosub , dava pra comprar umas 10 Tamandaré ! Pra mim foi um gasto desnecessário ,se o país não tem plano para o futuro , aquela base será inútil e já está claro que a mão de obra será perdida ali , se fosse para construir modernizava o AMRJ e construía os subs ali ! A MB terá elefantes e filhotes na próxima década !
Só gasto desnecessário ....
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Prosub ser inútil kkkkkkkkkkkk.
O da hora mesmo é ter um monte de fraveta, NAe e caçinha pra brincar de US Navy, submarino é coisa de gente otária. Por que pensaram nisso?
O da hora mesmo é ter um monte de fraveta, NAe e caçinha pra brincar de US Navy, submarino é coisa de gente otária. Por que pensaram nisso?
- Túlio
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
gabriel219 escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 9:29 pm Prosub ser inútil kkkkkkkkkkkk.
O da hora mesmo é ter um monte de fraveta, NAe e caçinha pra brincar de US Navy, submarino é coisa de gente otária. Por que pensaram nisso?
Pior que tem nego que comete cada post horripilante e provavelmente nem fica vermelho: será que pelo menos sabe a diferença entre um meio TÁTICO (Fragata ou Corveta) e ESTRATÉGICO (Submarino, mesmo SSK)?
PUTZ, e taí um exemplo próximo, O ÚNICO barco da ARA que pôde navegar impunemente na Guerra das Malvinas foi um IKL todo escangalhado, sem um dos quatro geradores, sem um dos dois conversores, computador de tiro pifado, torpedos que arrebentavam o fio, pessoal novato mal treinado e mesmo assim deixaram a inglesada de cabelo em pé por mais de um mês!!!
E o cara quer DEZ FRAVETAS...
PUTZ, e taí um exemplo próximo, O ÚNICO barco da ARA que pôde navegar impunemente na Guerra das Malvinas foi um IKL todo escangalhado, sem um dos quatro geradores, sem um dos dois conversores, computador de tiro pifado, torpedos que arrebentavam o fio, pessoal novato mal treinado e mesmo assim deixaram a inglesada de cabelo em pé por mais de um mês!!!
E o cara quer DEZ FRAVETAS...
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