caminhões em uso pelo EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Até por isso eles estão em extinção no Brasil. Mas como se trataria de caminhões militares, quem sabe o problema poderia ser contornado de forma a permitir que uma possível aquisição, e uso, pudesse ocorrer de forma vantajosa.
Em todo caso, os russos também tem isso aqui:
Em todo caso, os russos também tem isso aqui:
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18740
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
A TatraBras, representante da fabricante tcheca Tatra, apresentou a autoridades governamentais do Paraná, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, dois caminhões da linha Phoenix, modelos definidos para estrear a operação na fábrica em construção em Ponta Grossa.
A unidade fabril, a primeira fora da República Tcheca, recebe investimento de R$ 102,7 milhões e a estimativa é de gerar por volta de 300 empregos diretos até 2026.
A produção, incialmente em regime CKD, deverá começar a partir de setembro.
De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, no entanto, o investimento prevê incorporar na operação todas as etapas da fabricação, o que inclui motores e componentes.
A programação estima produzir 100 unidades/ano e, gradualmente, crescer para tomar a capacidade instalada de 800 a 1 mil caminhões anuais.
A Tatra é uma marca tradicional de caminhões fora de estrada e uma das mais antigas do mundo, com 170 anos de história. A oferta no País será de configurações 6×6 e, futuramente, 8×8.
Os veículos estarão voltados para atender os setores de mineração, construção, florestal e sucroalcooleiro.
Além do mercado brasileiro, a empresa tem planos de exportações para países da América do Sul e África.
A expectativa da companhia para os próximos anos é superar R$ 500 milhões em negócios
- Vinícius Almeida
- Avançado
- Mensagens: 358
- Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
- Agradeceu: 223 vezes
- Agradeceram: 49 vezes
- Contato:
Re: caminhões em uso pelo EB
Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
No caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.Vinícius Almeida escreveu: ↑Dom Ago 22, 2021 12:09 am Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.
Carpe Diem
- Vinícius Almeida
- Avançado
- Mensagens: 358
- Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
- Agradeceu: 223 vezes
- Agradeceram: 49 vezes
- Contato:
Re: caminhões em uso pelo EB
Muito obrigado!FCarvalho escreveu: ↑Seg Ago 30, 2021 10:22 amNo caso do conjunto chassi/motor a empresa exporta eles com o motor TATRA T3C-928-90 EURO 3, enquanto a transmissão é também uma Tatra 14 TS 210.Vinícius Almeida escreveu: ↑Dom Ago 22, 2021 12:09 am Só uma duvida, alguém sabe qual a motorização das viaturas do programa Astros 2020?
A empresa também trabalha com motores Cummins caso o cliente assim deseje.
Qual deles a Avibrás emprega em seus Astros 2020 é algo a saber.
Motor refrigerado a ar, muito interessante.
- jeanscofield
- Avançado
- Mensagens: 396
- Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Numa viagem a Maceió, foi ofertado um passeio neste REO 6x6 1967, fiquei curioso quanto a posição do diferencial dianteiro, pois está "virado". Os senhores saberiam explicar o motivo de tal posicionamento? Fiquei um tanto quanto curioso.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Com a aposentadoria dos VW Worker das linha de produção Na Wolkswagen do Brasil, abre-se no futuro a médio e longo prazo a substituição deste modelo de 5 ton no EB, e que existe ao milhares em diversas funções.
No caso alemão, a VW através da MAN que é sua controladora, pode apresentar como opções os modelos: CONSTELLATIONS, MAN TGS e HX3. Os dois últimos não são fabricados no Brasil, mas por outro lado, as quantidades envolvidas na reformulação da frota dos Worker pode suscitar tal oportunidade. Isto, claro, se a escolha for por modelos que realmente signifiquem um avanço concreto em termos de veículos motorizados e não apenas simples adaptações do que existe por aqui na linha civil.
Já a Mercedez Benz pode oferecer algo a mais além dos ATEGO que ela já tem por aqui, e que também são usados ao milhares. Em todo caso, a empresa pode tentar emplacar os modelos:
a. AROCS
b. ATEGO
C.UNIMOG
d.ZETROS
https://mbs.mercedes-benz.com/fileadmin ... een_DS.pdf
Existe talvez a oportunidade de o EB poder fazer evoluir a sua frota de caminhões, não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade, algo que já foi demonstrado pelos poucos TATRA 8x8 que foram recebidos recentemente, e que mostra que dispor e manter uma frota de caminhões militares raiz e muito mais adequados as diversas necessidades que se tem vale mais apenas do que a velha pecha de pagar pouco pelo que se compra, para depois pagar caro para o que se mantém.
Penso que está na hora de aproveitar as oportunidades que possamos ter mais para frente, até porque existem vários RO emitidos desde 2018 que fazem jus à adoção de tipos de caminhões militares que realmente fariam muita diferença por aqui e que podem surgir das soluções acima apresentadas, ou de outras empresas, como a Iveco, a própria Tatra e/ou que se aventurem a desbravar os negócios militares brasileiros.
No caso alemão, a VW através da MAN que é sua controladora, pode apresentar como opções os modelos: CONSTELLATIONS, MAN TGS e HX3. Os dois últimos não são fabricados no Brasil, mas por outro lado, as quantidades envolvidas na reformulação da frota dos Worker pode suscitar tal oportunidade. Isto, claro, se a escolha for por modelos que realmente signifiquem um avanço concreto em termos de veículos motorizados e não apenas simples adaptações do que existe por aqui na linha civil.
Já a Mercedez Benz pode oferecer algo a mais além dos ATEGO que ela já tem por aqui, e que também são usados ao milhares. Em todo caso, a empresa pode tentar emplacar os modelos:
a. AROCS
b. ATEGO
C.UNIMOG
d.ZETROS
https://mbs.mercedes-benz.com/fileadmin ... een_DS.pdf
Existe talvez a oportunidade de o EB poder fazer evoluir a sua frota de caminhões, não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade, algo que já foi demonstrado pelos poucos TATRA 8x8 que foram recebidos recentemente, e que mostra que dispor e manter uma frota de caminhões militares raiz e muito mais adequados as diversas necessidades que se tem vale mais apenas do que a velha pecha de pagar pouco pelo que se compra, para depois pagar caro para o que se mantém.
Penso que está na hora de aproveitar as oportunidades que possamos ter mais para frente, até porque existem vários RO emitidos desde 2018 que fazem jus à adoção de tipos de caminhões militares que realmente fariam muita diferença por aqui e que podem surgir das soluções acima apresentadas, ou de outras empresas, como a Iveco, a própria Tatra e/ou que se aventurem a desbravar os negócios militares brasileiros.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Um bom achado na Europa. É mais uma oportunidade para sentar e conversar. Em pouco tempo teremos que começar a substituir vários modelos que estão saindo de linha. E a meu ver, seria adequado refletir sobre a evolução da frota de caminhões do EB e demais forças, dentro daquilo que for útil e oportuno em termos de modelos, marcas e competências.FCarvalho escreveu: ↑Qua Nov 10, 2021 9:58 pm E a Polônia também tem a sua fábrica de caminhões militares. E que pelo que pude ver, não deixa nada a desejar à concorrência.
https://jelcz.com.pl/en/new-vehicles-fo ... ed-forces/
A Ford já era, e os Worker estão com quase vinte anos de uso. Os Atego também caminham para a mesma marca, além de várias outros modelos que precisarão ser renovados.
Entendo que é uma oportunidade impar de elevar a qualidade dos veículos militares brasileiros.
A pergunta que fica é: por que não?
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Um modelo que eu gostaria muito pessoalmente de ver por aqui no Brasil nas cores das forças armadas. E na minha opinião, um ótimo candidato a substituir os muitos caminhões Ford e Worker em aplicações especiais que ainda existem no exército.
MZKT 600102/600203
Motor Caterpillar C13, e capacidade de carga de 10 e 17 ton.
Só de não ter problemas com a logística do motor já é um ganho, além de poder ser mantido sem maiores problemas no país.
Não faria feio também nas versões básicas de transporte de tropa e carga.
https://www.volatdefence.com/en/katalog/6001-series/
MZKT 600102/600203
Motor Caterpillar C13, e capacidade de carga de 10 e 17 ton.
Só de não ter problemas com a logística do motor já é um ganho, além de poder ser mantido sem maiores problemas no país.
Não faria feio também nas versões básicas de transporte de tropa e carga.
https://www.volatdefence.com/en/katalog/6001-series/
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Fiz esta lista de equipamentos motorizados de um Btl Inf Mec a partir da imagem (foto) da formação do mesmo durante a apresentação da Forpron. Notar que a maioria dos veículos são VW Worker e Agrale Marruá.
No total existe em torno de 60 veículos de diferentes modelos, pesos e tipos de emprego.
Veículos Motorizados de Apoio
1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 - 14 unidades
2. Veículo Transporte Ambulância ½ ton – VTNE AM-31 - 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada 5 ton – VTNE - 24 unidades
4. Veículo Transporte Baú – VTNE - 3 unidades
5. Veículo Transporte Cisterna - VTNE - 3 unidades
6. Veículo Transporte Tanque – VTNE - 5 unidades
7. Veículo Transporte Muck - VTNE - 2 unidades
8. Veículo Transporte Carga Geral – VTNE - 3 unidades
9. Veículo Transporte Guincho – VTNE - 2 unidades
Existe ainda a possibilidade de no futuro os modelos abaixo serem adicionados ao BIMec de acordo com o desenvolvimento e/ou aquisição de cada versão. Estes modelos podem ou não ser baseados nos Tectran do Astros 2020 da Avibrás ou em outros modelos de caminhões que possam ter suas cabines blindadas.
1. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina
2. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação
3. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque
4. Veículo Blindado Muck – VBE Muck
5. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container
6. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste
No total existe em torno de 60 veículos de diferentes modelos, pesos e tipos de emprego.
Veículos Motorizados de Apoio
1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 - 14 unidades
2. Veículo Transporte Ambulância ½ ton – VTNE AM-31 - 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada 5 ton – VTNE - 24 unidades
4. Veículo Transporte Baú – VTNE - 3 unidades
5. Veículo Transporte Cisterna - VTNE - 3 unidades
6. Veículo Transporte Tanque – VTNE - 5 unidades
7. Veículo Transporte Muck - VTNE - 2 unidades
8. Veículo Transporte Carga Geral – VTNE - 3 unidades
9. Veículo Transporte Guincho – VTNE - 2 unidades
Existe ainda a possibilidade de no futuro os modelos abaixo serem adicionados ao BIMec de acordo com o desenvolvimento e/ou aquisição de cada versão. Estes modelos podem ou não ser baseados nos Tectran do Astros 2020 da Avibrás ou em outros modelos de caminhões que possam ter suas cabines blindadas.
1. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina
2. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação
3. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque
4. Veículo Blindado Muck – VBE Muck
5. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container
6. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Com base na organização acima apresentada, criei esta proposta de reorganização dos meios motorizados para o Btl Inf Mec.
1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-200 – 4 unidades
2. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 – 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-23 – 4 unidades (CDCC)
4. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-31 – 4 unidades
5. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-41 – 8 unidades
6. Veículo Transporte Não Especializado 5 ton 6x6– VTNE – 6 unidades
7. Veículo Transporte Não Especializado 10 ton 8x8 – VTNE – 6 unidades
8. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container – 4 unidades
9. Veículo Blindado Cisterna – VTNE – 2 unidades
10. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque – 4 unidades
11. Veículo Blindado Muck – VBE Muck – 3 unidades
12. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste – 3 unidades
13. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina – 3 unidades
14. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação – 3 unidades
Opiniões?
1. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-200 – 4 unidades
2. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-21 – 4 unidades
3. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-23 – 4 unidades (CDCC)
4. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-31 – 4 unidades
5. Veículo Transporte Não Especializada ¾ ton – VTNE AM-41 – 8 unidades
6. Veículo Transporte Não Especializado 5 ton 6x6– VTNE – 6 unidades
7. Veículo Transporte Não Especializado 10 ton 8x8 – VTNE – 6 unidades
8. Veículo Blindado Porta Container – VBE Porta Container – 4 unidades
9. Veículo Blindado Cisterna – VTNE – 2 unidades
10. Veículo Blindado Tanque – VBE Tanque – 4 unidades
11. Veículo Blindado Muck – VBE Muck – 3 unidades
12. Veículo Blindado Guindaste – VBE Guindaste – 3 unidades
13. Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina – 3 unidades
14. Veículo Blindado Recuperação – VBE Recuperação – 3 unidades
Opiniões?
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Marcas de Cavalo Mecânico em uso pelo exército atualmente.
1. Iveco
2. Ford
3. VW
4 Mercedes Benz
5. Scania
6. Volvo
1. Iveco
2. Ford
3. VW
4 Mercedes Benz
5. Scania
6. Volvo
Carpe Diem