
É o tipo de solução que andamos necessitando por aqui. As possibilidades são muitas em termos de opções de aplicação naval, e as tecnologias de construção não tem nenhum mistério que a indústria naval nacional não possa acolher e multiplicar.
Na verdade é um navio pequeno para o padrão russo dos últimos 30 a 40 anos em termos construtivos, mas só o fato de ele poder ser emoldurado de acordo com as necessidades, e recursos, já torna o projeto atraente por si mesmo.
Dava para tirar os Navios Multipropósito e NAe que se propunha anos atrás na MB usando o mesmo casco padrão. Já seria uma baita economia, dado que eram solicitados 4 NDM e 2 NAe, além de 5 NApLog e outros 5 Navios Transporte, ou seja, na teoria seria possível encomendar não 1, mas 26 navios com o mesmo casco padrão, com as diferenças ficando por conta dos blocos a mais ou a menos utilizados em cada versão e a organização interna de cada um deles, de acordo com sua destinação. Imagines o quanto poderia ser economizado nas fases de projeto e construção, além das perspectivas de se poder apor insumos nacionais devido à modularidade do projeto.
É mais ou menos a mesma coisa que os russos devem estar avaliando agora em termos de custo x benefício.
Mas, assim como eles, o nosso problema maior seria onde arrumar escoltas para tudo isso...
